Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 1 minuto, Afonso disse:

Mas tiveram a TVI Ficção a dar em loop da pandemia para cá só novelas recentes, à execeção, e de que me recordo, de Ninguém Como Tu e de Deixa Que Te Leve. Essas novelas antigas, é para esquecer. Nem no V+ TVI... quanto mais relançar um canal cujo intuito foi precisamente cessá-lo. Sim, porque estar no player é a mesma coisa que nada, aquilo está em piloto automático. 

Mas eu gostava de perceber porque é que eles não passam as novela antigas no cabo. 

Posted
agora mesmo, Afonso disse:

Mas tiveram a TVI Ficção a dar em loop da pandemia para cá só novelas recentes, à execeção, e de que me recordo, de Ninguém Como Tu e de Deixa Que Te Leve. Essas novelas antigas, é para esquecer. Nem no V+ TVI... quanto mais relançar um canal cujo intuito foi precisamente cessá-lo. Sim, porque estar no player é a mesma coisa que nada, aquilo está em piloto automático. 

Tambem deram Feitiço de Amor, Mistura Fina e Espirito Indomável. Mas sim 90% da grelha eram novelas ultra recentes ou as mesmas do costume da decada passada. Mas o canal estava em má gestão, se fosse dirigido por alguém com verdadeiro interesse e amor a ficcao da casa, podia perfeitamente ter os classicos a dar e duvido que não tivessem sucesso. O canal era fantástico e dos mais vistos no cabo

  • Like 1
Posted
há 2 minutos, D91 disse:

Mas eu gostava de perceber porque é que eles não passam as novela antigas no cabo. 

Porque a televisão portuguesa criou um preceito de que a imagem 4:3 esticada afastaria o público... levaram tanto tempo a inserir o 16:9, e o HD então nem se fala, que quando passou ser tudo assim, o conteúdo 4:3 foi logo descartado. Ainda tiveram Deixa Que Te Leve às tardes, em 2018(?), depois nunca mais foram buscar novelas antigas. O que chega a ser irrisório, se fizessem um bom tratamento de imagem, ou até uma faixa nova para edição especial dos clássicos, como a TV Globo tem, não acredito que faria menos que alguns programas em antena nesse horário atual da TVI. 

  • Like 4
Posted
há 7 minutos, Afonso disse:

Porque a televisão portuguesa criou um preceito de que a imagem 4:3 esticada afastaria o público... levaram tanto tempo a inserir o 16:9, e o HD então nem se fala, que quando passou ser tudo assim, o conteúdo 4:3 foi logo descartado. Ainda tiveram Deixa Que Te Leve às tardes, em 2018(?), depois nunca mais foram buscar novelas antigas. O que chega a ser irrisório, se fizessem um bom tratamento de imagem, ou até uma faixa nova para edição especial dos clássicos, como a TV Globo tem, não acredito que faria menos que alguns programas em antena nesse horário atual da TVI. 

Não sei se acredito muito nessa teoria. A SIC transmite novelas antigas na SIC Novelas. A V+TVI ainda repete o Inspetor Max e é uma série de 2004/2005 e também repetem os Morangos com Açúcar. Não deve ser só esse o motivo.

  • Like 2
Posted
há 28 minutos, Afonso disse:

Porque a televisão portuguesa criou um preceito de que a imagem 4:3 esticada afastaria o público... levaram tanto tempo a inserir o 16:9, e o HD então nem se fala, que quando passou ser tudo assim, o conteúdo 4:3 foi logo descartado. Ainda tiveram Deixa Que Te Leve às tardes, em 2018(?), depois nunca mais foram buscar novelas antigas. O que chega a ser irrisório, se fizessem um bom tratamento de imagem, ou até uma faixa nova para edição especial dos clássicos, como a TV Globo tem, não acredito que faria menos que alguns programas em antena nesse horário atual da TVI. 

Mundo Meu era a novela que estava no ar quando passaram para o 16:9, e sim DQTL foi a unica 4:3 a dar depois, quando começaram com Espirito Indomavel foram todas as HD pela ordem praticamente. Ainda tiveram foi Meu Amor as 0H em 2019, mas também cancelaram a meio

há 21 minutos, D91 disse:

Não sei se acredito muito nessa teoria. A SIC transmite novelas antigas na SIC Novelas. A V+TVI ainda repete o Inspetor Max e é uma série de 2004/2005 e também repetem os Morangos com Açúcar. Não deve ser só esse o motivo.

Sim os Morangos passam. Também temos de ver que a digitalização de conteudos antigos na TVI é recente pelo que sabemos. Antigamente podia ser « mais facil » optar pelo que ja e digital, mas hoje em dia com tudo a ir para o TVI Player isso ja nao sera desculpa. Se calhar acham que o publico nao vai ter interesse, ou que qualquer novela cumpre

  • Like 2
Posted (edited)
há 51 minutos, D91 disse:

Não sei se acredito muito nessa teoria. A SIC transmite novelas antigas na SIC Novelas. A V+TVI ainda repete o Inspetor Max e é uma série de 2004/2005 e também repetem os Morangos com Açúcar. Não deve ser só esse o motivo.

Oh obrigado, mas isso não é no canal generalista, lol. Pede-lhes para colocar essas novelas na hora do almoço, ou então no prime access e vais ver a resposta... :mosking:

Edited by Afonso
  • Like 1
Posted
há 11 horas, Afonso disse:

Porque a televisão portuguesa criou um preceito de que a imagem 4:3 esticada afastaria o público... levaram tanto tempo a inserir o 16:9, e o HD então nem se fala, que quando passou ser tudo assim, o conteúdo 4:3 foi logo descartado. Ainda tiveram Deixa Que Te Leve às tardes, em 2018(?), depois nunca mais foram buscar novelas antigas. O que chega a ser irrisório, se fizessem um bom tratamento de imagem, ou até uma faixa nova para edição especial dos clássicos, como a TV Globo tem, não acredito que faria menos que alguns programas em antena nesse horário atual da TVI. 

Mas essa teoria não é 100% verdade, visto que no V+ por exemplo não passam novelas dos anos 2000, mas passam filmes de 1980 do 007 com a imagem esticadissima e tremida…..

há 11 horas, Afonso disse:

Oh obrigado, mas isso não é no canal generalista, lol. Pede-lhes para colocar essas novelas na hora do almoço, ou então no prime access e vais ver a resposta... :mosking:

esquece mano essa teoria não funciona, ainda em 2022 ou 2023 em plenas 19h de um sábado foi exibido os batanetes de 2005 para tapar buraco com a imagem péssima e passou 

  • Like 1
  • Thanks 1
Posted (edited)

Não tem nada a ver com ser HD ou não. A TVI simplesmente deixou de querer acarretar os custos de um canal como havia no início, com direção dedicada, equipa editorial, promos e gestão ativa. Tornou-se mais vantajoso apostar no streaming, onde o conteúdo fica disponível quando o público quiser e evita-se pressão para preencher uma grelha linear.

Além disso, há uma lógica clara de monetização, sobretudo fora de Portugal. As novelas em episódios de produção como O Teu Olhar, Telhados de Vidro ou O Beijo do Escorpião passaram a exigir subscrição no estrangeiro. Quem está fora deixa de ter acesso fácil pela TV tradicional e passa a pagar diretamente à TVI, em qualquer parte do mundo algo que o canal TVI Ficção não permitia à TVI, pois estava em operadoras, não era a TVI diretamente a lucrar... além disso a TVI Ficção nunca teve uma grande cobertura global.

A TVI ganha com publicidade inserida nos episódios (vários blocos por episódio) e reforça a sua presença digital, já que o consumo no site e nas apps gera mais tráfego e dados. Um conteúdo disponível 24/7 tende a ser mais rentável do que uma emissão por dia na televisão.

Isto não significa que a TVI Ficção não fizesse sentido tinha audiência, e prova disso é que era bastante acompanhada. Mas a questão não é essa, a TVI mudou o modelo de negócio. O canal linear acabou por se tornar redundante dentro da nova estratégia, embora isso não impeça que conteúdos antigos possam voltar a aparecer no V+ esporadicamente, nada os impede de no futuro exibir uma novela antiga lá e é capaz de acontecer eventualmente.

Também é importante distinguirem audiência de lucro. O canal tinha bons números, mas deixou de ser exclusivo (por exemplo, da MEO, como foi muitos anos), o que reduz o seu valor comercial. Canais exclusivos são muitas vezes pagos a peso de ouro pelas operadoras e quando deixam de o ser, podem perder relevância financeira. Ter audiência não significa, por si só, gerar receita suficiente para justificar os custos de existir.

Já o regresso em formato FAST foi, de facto, um erro. Mesmo com novelas clássicas como vocês sugerem, dificilmente teria grande impacto. Esse modelo depende de consumo ativo, o espectador tem de procurar o canal ao contrário da televisão onde o zapping e o consumo espontâneo fazem muita diferença. Assumiu-se que o público já estaria pronto para migrar totalmente para o digital e que um novo canal generalista poderia captar mais audiência e publicidade, mas isso não se confirmou. Ainda assim, esse falhanço não invalida, por si só, a lógica que levou ao fim do canal original.

Edited by Dimitri
  • Like 7
Posted
há 1 minuto, Dimitri disse:

Não tem nada a ver com ser HD ou não. A TVI simplesmente deixou de querer acarretar os custos de um canal como havia no início, com direção dedicada, equipa editorial, promos e gestão ativa. Tornou-se mais vantajoso apostar no streaming, onde o conteúdo fica disponível quando o público quiser e evita-se pressão para preencher uma grelha linear.

Além disso, há uma lógica clara de monetização, sobretudo fora de Portugal. As novelas em episódios de produção como O Teu Olhar, Telhados de Vidro ou O Beijo do Escorpião passaram a exigir subscrição no estrangeiro. Quem está fora deixa de ter acesso fácil pela TV tradicional e passa a pagar diretamente à TVI, em qualquer parte do mundo algo que o canal TVI Ficção não permitia à TVI, pois estava em operadoras, não era a TVI diretamente a lucrar... além disso a TVI Ficção nunca teve uma grande cobertura global.

A TVI ganha com publicidade inserida nos episódios (vários blocos por episódio) e reforça a sua presença digital, já que o consumo no site e nas apps gera mais tráfego e dados. Um conteúdo disponível 24/7 tende a ser mais rentável do que uma emissão por dia na televisão.

Isto não significa que a TVI Ficção não fizesse sentido tinha audiência, e prova disso é que era bastante acompanhada. Mas a questão não é essa, a TVI mudou o modelo de negócio. O canal linear acabou por se tornar redundante dentro da nova estratégia, embora isso não impeça que conteúdos antigos possam voltar a aparecer no V+ esporadicamente, nada os impede de no futuro exibir uma novela antiga lá e é capaz de acontecer eventualmente.

Também é importante distinguirem audiência de lucro. O canal tinha bons números, mas deixou de ser exclusivo (por exemplo, da MEO, como foi muitos anos), o que reduz o seu valor comercial. Canais exclusivos são muitas vezes pagos a peso de ouro pelas operadoras e quando deixam de o ser, podem perder relevância financeira. Ter audiência não significa, por si só, gerar receita suficiente para justificar os custos de existir.

Já o regresso em formato FAST foi, de facto, um erro. Mesmo com novelas clássicas como vocês sugerem, dificilmente teria grande impacto. Esse modelo depende de consumo ativo, o espectador tem de procurar o canal ao contrário da televisão onde o zapping e o consumo espontâneo fazem muita diferença. Assumiu-se que o público já estaria pronto para migrar totalmente para o digital e que um novo canal generalista poderia captar mais audiência e publicidade, mas isso não se confirmou. Ainda assim, esse falhanço não invalida, por si só, a lógica que levou ao fim do canal original.

Ok. Mas podiam dar novelas antigas dos anos 2000 no V+. E preferem nesse canal dar novelas mais recentes também.

  • 4 weeks later...
Posted
há 11 horas, Dimitri disse:

Parece que está a dar a primeira temporada dos Jardins Proibidos no canal.

Confirmo, está mesmo a dar a versão de 2000.

  • Thanks 1
Posted

Curiosamente é um dos produtos mais antigos exibidos pelo canal em TV, a par de Crianças SOS e Super Pai. A TVI Ficção acabou sem nunca exibir nada anterior a 2000

Pelo menos depois resgataram Todo o Tempo do Mundo e Telhados de Vidro no TVI Player. As series dos anos 90 ja acho dificil algum dia voltarem a aparecer 

  • Like 6
Posted
On 09/05/2026 at 23:56, Rui Melo disse:

Curiosamente é um dos produtos mais antigos exibidos pelo canal em TV, a par de Crianças SOS e Super Pai. A TVI Ficção acabou sem nunca exibir nada anterior a 2000

Pelo menos depois resgataram Todo o Tempo do Mundo e Telhados de Vidro no TVI Player. As series dos anos 90 ja acho dificil algum dia voltarem a aparecer 

Sim nunca exibiriam nada anterior a 2000 na TVI Ficção, nem se quer Todo o Tempo do Mundo. Podiam ter uma TVI Ficção, se bem gerida, a bombar no cabo, mas enfim, eles não souberam aproveitar o potencial de um canal destes.

  • Like 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...