Jump to content

Vale a Pena Ver de Novo [Alma Gémea | Paraíso Tropical]


DanielNunes

Posts Recomendados

há 13 minutos, pedrovinsky disse:

Quando 'O Clone' voltou em 2011 eu jurava que seria um fenómeno. Mas patinou nos 15/16 meses a fio! Até terminou abaixo da meta.

É uma novela muito grande, mesmo com a duração do Vale a Pena passar de 1h10, ficará um bom tempo no ar.

Pelo menos é uma aposta segura.

Acho que ela até segurou bem com a sua fracassada antecessora "Sete Pecados". Não foi um grande fenômeno, mas tão pouco um fracasso. Vai beirar 200 capitulos. Vai seguir até meados de maio/junho. Mesmo fracassando terá esta quantidade. Caminho das Índias teve a mesma média de "Ti Ti Ti" e teve 185 capitulos. É um risco arriscar como será, pois as audiências da Globo não estão nada bem, mas se firmar nos 16 pontos, a novela estará no lucro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, pedrovinsky disse:

Quando 'O Clone' voltou em 2011 eu jurava que seria um fenómeno. Mas patinou nos 15/16 meses a fio! Até terminou abaixo da meta.

É uma novela muito grande, mesmo com a duração do Vale a Pena passar de 1h10, ficará um bom tempo no ar.

Pelo menos é uma aposta segura.

Em 2011 a audiência do horário já não era mais a mesma como era até dois, três anos antes, tanto que se for ver as audiências do Clone até Caras e Bocas que foi quando aconteceu a troca de horário com a trama no ar, a audiência ia diminuindo conforme a substituta ia ocupando a vaga.

 

há 30 minutos, DanielNunes disse:

Acho que ela até segurou bem com a sua fracassada antecessora "Sete Pecados". Não foi um grande fenômeno, mas tão pouco um fracasso. Vai beirar 200 capitulos. Vai seguir até meados de maio/junho. Mesmo fracassando terá esta quantidade. Caminho das Índias teve a mesma média de "Ti Ti Ti" e teve 185 capitulos. É um risco arriscar como será, pois as audiências da Globo não estão nada bem, mas se firmar nos 16 pontos, a novela estará no lucro.

 O publico nas redes sociais chiaram com a escolha, o que a galera não entende é que o publico do vale a pena, do viva e do globoplay são públicos distintos, o publico do viva e do globoplay é a galera das redes sociais, que ta sempre ligado em novidade, o pessoal que sempre pede e quando consegue corresponde na audiência, caso do viva.

O do vale a pena é aquele publico geral de Tv aberta mesmo, e ai se mistura quem vive nas redes sociais e quem é completamente avesso a elas, o que é o caso da grande maioria do publico dessa faixa, pois se o barulho das redes sociais servissem de termômetro, Celebridade teria sido a maior audiência da faixa e fracassou legal.

E isso até serve pra quem ta reclamando nas redes sociais, se querem tanto tramas que nunca foram reprisadas, porque não dão audiência quando elas acontecem? Desde que a classificação indicativa caiu era pra ter vindo todas as tramas das 20h00 da década passada que tiveram problemas com o MJ pra voltar a tarde e quando a Globo resolve apostar em duas delas, o publico simplesmente some.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, JMML disse:

Outra vez "O Clone"?

Quantas vezes a novela já deu no Brasil?

Essa será a terceira reprise, duas agora no Vale a Pena Ver de Novo em 2011 e 2021/22 e no Viva 2019/20. A desculpa para esta nova reprise é a comemoração dos 20 anos de sua estreia, que aconteceu em 01 de outubro de 2001. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo NaTelinha as novelas que disputavam a vaga para reprise eram O Clone, Mulheres de Areia e A Favorita. Mulheres de Areia era a favorita, só que a Globo queria uma novela que desse audiência e resultados logo e optaram por O Clone. Mas, em compensação Mulheres de Areia não foi descartada e jogada para uma possível volta ano que vem em comemoração aos 100 anos da autora Ivani Ribeiro se tivesse viva. Será que veremos uma terceira reprise pela primeira no Vale a Pena Ver de Novo? E outra curiosidade Mulheres de Areia substituiu O Clone em 2011, será que voltará acontecer este fato?!.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as re-reprises do Vale a Pena Ver de Novo:

A Gata Comeu: Exibição original - 1985. 1ª reprise (1989) 2ª reprise (2001). Passou no Viva em 2016/17.

A Viagem: Exibição original: 1994. 1ª reprise (1997) 2ª reprise (2006). Passou no Viva em 2014/15 e 2020/21.

Mulheres de Areia: Exibição original: 1993. 1ª reprise (1996/97) 2ª reprise (2011/12). Passou no Viva em 2016.

Chocolate com Pimenta: Exibição original: 2003/2004. 1ª reprise (2006/07) 2ª reprise (2012). Passou no Viva em 2020.

Da Cor do Pecado: Exibição Original: 2004. 1ª reprise (2007) 2ª reprise (2012/13). Exibida atualmente no Viva (2021).

O Cravo e a Rosa: Exibição Original: 2000/01. 1ª reprise (2003) 2ª (2013/14). Passou no Viva em 2019.

O Rei do Gado: Exibição original: 1996/97. 1ª reprise (1999) 2ª reprise (2015). Passou no Viva em 2011.

Anjo Mau: Exibição original: 1997/98. 1ª reprise (2003/04) 2ª reprise (2016). Passou no Viva em 2013/14.

Senhora do Destino: Exibição Original: 2004/05. 1ª reprise (2009) 2ª (2017).

Por Amor: Exibição Original: 1997/98. 1ª reprise (2002/03) 2ª reprise (2019). Passou no Viva em 2010/11 e 2017.

Laços de Família: Exibição original: 2000/01. 1ª reprise (2005) 2ª reprise (2020/21). Passou no Viva em 2016.

O Clone: Exibição original: 2001/02. 1ª reprise (2011) 2ª (2021/22). Passou no Viva em 2019/20.

Editado por DanielNunes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, DanielNunes disse:

Pelo NaTelinha as novelas que disputavam a vaga para reprise eram O Clone, Mulheres de Areia e A Favorita. Mulheres de Areia era a favorita, só que a Globo queria uma novela que desse audiência e resultados logo e optaram por O Clone. Mas, em compensação Mulheres de Areia não foi descartada e jogada para uma possível volta ano que vem em comemoração aos 100 anos da autora Ivani Ribeiro se tivesse viva. Será que veremos uma terceira reprise pela primeira no Vale a Pena Ver de Novo? E outra curiosidade Mulheres de Areia substituiu O Clone em 2011, será que voltará acontecer este fato?!.

Eu acabei de ler sobre isso e sendo bem sincero, acho pouco provável que aconteça, a Globo estranhamente tem um preconceito enorme com tramas de mais de 20 anos de exibição original no vale a pena, Por Amor só foi exceção porque dizem que foi um pedido do autor, mas se essa reprise de fato acontecer e der certo, abre caminho para outras tramas da década de 90 também voltar a faixa, mas como tinha na nota, acho mais fácil fazerem o remake do "amor com amor se paga" e acabarem jogando mulheres de areia pro viva de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Maciel disse:

Se o Clone ainda acabou em 2020 no Viva, será uma boa opção? 

Isso saberemos quando ela estiver a ser exibida. Mas, Por Amor depois de um ano e quatro meses de seu término no Viva, foi um grande sucesso no Vale a Pena Ver de Novo, sendo a terceira melhor audiência da década de 10. Para a Globo, o público do Viva e da Globo são públicos distintos e diferentes. Com a recessão econômica no Brasil, muitos não tem canais a cabo e muitos não tem o Globoplay. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielNunes disse:

Isso saberemos quando ela estiver a ser exibida. Mas, Por Amor depois de um ano e quatro meses de seu término no Viva, foi um grande sucesso no Vale a Pena Ver de Novo, sendo a terceira melhor audiência da década de 10. Para a Globo, o público do Viva e da Globo são públicos distintos e diferentes. Com a recessão econômica no Brasil, muitos não tem canais a cabo e muitos não tem o Globoplay. 

Todas as novelas que a Globo exibiu depois de ter passado no viva sempre foram bem na audiência, se o Clone for bem também o que eu acredito fácil já que o horário ajuda muito, pode ser que os caras tenham coragem e banquem de novo Mulheres de Areia no ano que vem, mesmo ainda achando bem improvável, mas vamos torcer né.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela notícia do site Notícias da TV, a Globo estuda colocar mais uma faixa de reprises a tarde no ano que vem. Com isso haverá duas reprises na Globo. A mudança vem com a queda de audiência no horário da tarde, com o quadro da "Hora da Venenosa" do Balanço Geral da Record. A Globo entre 14:45 à 15:15 enfrenta a disputa pela liderança com o quadro de fofocas do noticioso e muitas vezes perde a liderança nestes minutos. Com isso, a Globo apostará em novelas leves, com comédias românticas. "Alma Gêmea" é uma das apostas para inaugurar esta nova faixa de reprises.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Surpresa 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, DanielNunes disse:

Pela notícia do site Notícias da TV, a Globo estuda colocar mais uma faixa de reprises a tarde no ano que vem. Com isso haverá duas reprises na Globo. A mudança vem com a queda de audiência no horário da tarde, com o quadro da "Hora da Venenosa" do Balanço Geral da Record. A Globo entre 14:45 à 15:15 enfrenta a disputa pela liderança com o quadro de fofocas do noticioso e muitas vezes perde a liderança nestes minutos. Com isso, a Globo apostará em novelas leves, com comédias românticas. "Alma Gêmea" é uma das apostas para inaugurar esta nova faixa de reprises.

Eu li essa noticia também, mas as novelas cotadas são Chocolate Com Pimenta e Cabloca, alias pelo que dizem essa faixa seria apenas para reprises de novelas do horário das 18h00, ficando o Vale a Pena apenas pra novelas das 19h00 e 21h00.

Num primeiro momento essa noticia vem a ser até uma coincidência bem interessante, já que o Noticias da TV fez uma matéria sobre os bastidores da escolha do Clone e mencionaram que ela disputou vaga com Mulheres de Areia até o final, como essa ultima não foi descartada e pode vir no ano que vem, vai que resolvam colocar nessa faixa nova né?! Mas eu sinceramente não acredito que esse projeto vá pra frente, o vale a pena mudou de horário exatamente porque o horário antigo não tava dando mais certo, pelo que diz na matéria, essa faixa ta prevista pra estrear em Abril ou seja ainda tem sete meses pela frente, muita coisa pode mudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Helenaldo disse:

Eu li essa noticia também, mas as novelas cotadas são Chocolate Com Pimenta e Cabloca, alias pelo que dizem essa faixa seria apenas para reprises de novelas do horário das 18h00, ficando o Vale a Pena apenas pra novelas das 19h00 e 21h00.

Num primeiro momento essa noticia vem a ser até uma coincidência bem interessante, já que o Noticias da TV fez uma matéria sobre os bastidores da escolha do Clone e mencionaram que ela disputou vaga com Mulheres de Areia até o final, como essa ultima não foi descartada e pode vir no ano que vem, vai que resolvam colocar nessa faixa nova né?! Mas eu sinceramente não acredito que esse projeto vá pra frente, o vale a pena mudou de horário exatamente porque o horário antigo não tava dando mais certo, pelo que diz na matéria, essa faixa ta prevista pra estrear em Abril ou seja ainda tem sete meses pela frente, muita coisa pode mudar.

Estranho ''Chocolate com Pimenta'' e ''Cabocla'' de novo? Estas novelas estão muito recentes passou no ano passado no Viva. Acho um exagero colocar novelas exibidas no ano passado nestes horários. Tudo bem, que os dois canais tem púbicos diferentes, mas, deveriam pegar novelas que nem deram como ''Cama de Gato'', ''Paraíso'' e ''Escrito nas Estrelas''. Não dá mais para colocar o mais do mesmo, a Globo não é a Record que é refém de três clássicos (A Escrava Isaura, Prova de Amor e Os Dez Mandamentos), ela tem um catálogo enorme, que dá para testar várias novelas que ela bem quiser.

Acho este horário que eles querem e já foi testado com ''A Grande Família'', resultou muito bem, e fez uma boa dobradinha com ''Por Amor'' na ocasião, só que eles deverão escolher muito bem a novela das seis que entregue ou faça uma boa dobradinha com ''O Clone''.   

Editado por DanielNunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, DanielNunes disse:

Estranho ''Chocolate com Pimenta'' e ''Cabocla'' de novo? Estas novelas estão muito recentes passou no ano passado no Viva. Acho um exagero colocar novelas exibidas no ano passado nestes horários. Tudo bem, que os dois canais tem púbicos diferentes, mas, deveriam pegar novelas que nem deram como ''Cama de Gato'', ''Paraíso'' e ''Escrito nas Estrelas''. Não dá mais para colocar o mais do mesmo, a Globo não é a Record que é refém de três clássicos (A Escrava Isaura, Prova de Amor e Os Dez Mandamentos), ela tem um catálogo enorme, que dá para testar várias novelas que ela bem quiser.

Acho este horário que eles querem e já foi testado com ''A Grande Família'', resultou muito bem, e fez uma boa dobradinha com ''Por Amor'' na ocasião, só que eles deverão escolher muito bem a novela das seis que entregue ou faça uma boa dobradinha com ''O Clone''.   

Como eu falei, na noticia que eu li, a faixa seria para tramas apenas do horário das 18h00, e a faixa não é essa que passava a grande família, mas sim o antigo horário do Vale a Pena Ver de Novo ou até mesmo um pouco mais cedo, a ideia deles e competir com o "hora da venenosa" da Record que é o horário que a Record fica na liderança, porem em vez de passar só tramas do horário das 18h00, bem que poderia abrir espaço para novelas de todas as faixas sem limite de época, ou seja pega medalhão e coloca no ar em versão compacta.

Sobre as candidatas, Cabocla apesar da reprise recente no viva, ainda tem o desconto de ter sido reprisada uma unica vez na Globo e isso foi lá em 2008 ou seja, tem um tempo bem considerável já, agora Chocolate Com Pimenta realmente é de se estranhar, mas levando em conta que cogitam até Mulheres de Areia pro vale a pena mais uma vez, não seria de se estranhar que a trama do Walcyr Carrasco novamente ganhasse espaço de novo na TV aberta, dessa vez com o espaço de tempo que a ultima reprise deveria ter tido.

Mas ainda continuo acreditando que esse horário não vá pra frente, se fosse algo pra estrear logo agora no começo de 2022, até levaria fé que isso de fato fosse sair do papel, mas como é para Abril, é muito mais fácil daqui pra lá resolverem voltar com o Vídeo Show ou inventar um programa novo de auditório, infelizmente a Globo ainda sofre do mesmo mal do SBT, insistir no que não dá certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Helenaldo disse:

Como eu falei, na noticia que eu li, a faixa seria para tramas apenas do horário das 18h00, e a faixa não é essa que passava a grande família, mas sim o antigo horário do Vale a Pena Ver de Novo ou até mesmo um pouco mais cedo, a ideia deles e competir com o "hora da venenosa" da Record que é o horário que a Record fica na liderança, porem em vez de passar só tramas do horário das 18h00, bem que poderia abrir espaço para novelas de todas as faixas sem limite de época, ou seja pega medalhão e coloca no ar em versão compacta.

Sobre as candidatas, Cabocla apesar da reprise recente no viva, ainda tem o desconto de ter sido reprisada uma unica vez na Globo e isso foi lá em 2008 ou seja, tem um tempo bem considerável já, agora Chocolate Com Pimenta realmente é de se estranhar, mas levando em conta que cogitam até Mulheres de Areia pro vale a pena mais uma vez, não seria de se estranhar que a trama do Walcyr Carrasco novamente ganhasse espaço de novo na TV aberta, dessa vez com o espaço de tempo que a ultima reprise deveria ter tido.

Mas ainda continuo acreditando que esse horário não vá pra frente, se fosse algo pra estrear logo agora no começo de 2022, até levaria fé que isso de fato fosse sair do papel, mas como é para Abril, é muito mais fácil daqui pra lá resolverem voltar com o Vídeo Show ou inventar um programa novo de auditório, infelizmente a Globo ainda sofre do mesmo mal do SBT, insistir no que não dá certo.

Pelo que saiu no Notícias da TV o horário fixo seria as 15:45. Não pegaria "Hora da Venenosa" já que pegaria a "Sessão da Tarde", não teria como ser as 15hr, no horário antigo do "VAPVDN". É praticamente o horário vago de "A Grande Família" que era das 16:00 à 16:45.

Espero que a Globo não coloque, apesar que ultimamente ela vem copiando a Record e o SBT. Primeiro foi a dobradinha de uma novela que está a terminar e outra que está a estrear, depois as estreias de novelas a meio da semana. Agora com esta informação, nem precisa desacreditar, que pode acontecer. Não é de se estranhar, o que vem a acontecer este ano com as loucuras de mexe e remexe nos programas de sábados e domingos. A Globo não é mais a mesma, eu até acredito na notícia de uma nova faixa horária. Depois de tudo que aconteceu em 2020/21 e a começar em 2019 com a extinção do "Vídeo Show" e um novo programa desastre que foi o "Se Joga", não é de se duvidar de mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, DanielNunes disse:

A Globo não é mais a mesma, eu até acredito na notícia de uma nova faixa horária. Depois de tudo que aconteceu em 2020/21 e a começar em 2019 com a extinção do "Vídeo Show" e um novo programa desastre que foi o "Se Joga", não é de se duvidar de mais nada.

Acho que a grande questão que fica agora é, qual seriam essas tramas e qual o critério de escolha, o Fefito quando soltou em primeira mão a noticia disse que a faixa seria exclusiva para reprises de tramas das 18h00, o Edu Secco quando escreveu sobre isso hoje, disse que a faixa seria para tramas leves, o que nesse caso daria pra englobar tanto tramas das 18h00 como das 19h00, alias sobre as matérias nas duas citam exatamente essas duas tramas que falei acima "Chocolate Com Pimenta" e "Cabocla".

Muita coisa pode mudar até lá, mas sinceramente eu só vou levar fé mesmo que isso vai pra frente, quando tiver algum post da globo nas redes sociais usando algumas dessas tramas pra servir de termômetro pro publico, exatamente como a Globo Portugal e o Globo ON costumam fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Helenaldo disse:

Acho que a grande questão que fica agora é, qual seriam essas tramas e qual o critério de escolha, o Fefito quando soltou em primeira mão a noticia disse que a faixa seria exclusiva para reprises de tramas das 18h00, o Edu Secco quando escreveu sobre isso hoje, disse que a faixa seria para tramas leves, o que nesse caso daria pra englobar tanto tramas das 18h00 como das 19h00, alias sobre as matérias nas duas citam exatamente essas duas tramas que falei acima "Chocolate Com Pimenta" e "Cabocla".

Muita coisa pode mudar até lá, mas sinceramente eu só vou levar fé mesmo que isso vai pra frente, quando tiver algum post da globo nas redes sociais usando algumas dessas tramas pra servir de termômetro pro publico, exatamente como a Globo Portugal e o Globo ON costumam fazer.

Chocolate com Pimenta é um coringa. Mas estas duas opções é meio duvidosas. A segunda reprise de "Chocolate com Pimenta" não obteve uma boa audiência, e entregou muito mal para uma segunda reprise recente de "Da Cor do Pecado". Já "Cabocla" nem foi sucesso na sessão de novelas. Demorou para pegar. Se fosse um coringa deveria ser "Alma Gêmea", mas não sei porque a Globo não usa esta novela como arma para a volta de uma boa audiência garantida. Novela espiritualista vai muito bem, vide "A Viagem" no Viva um tremendo sucesso. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, DanielNunes disse:

Chocolate com Pimenta é um coringa. Mas estas duas opções é meio duvidosas. A segunda reprise de "Chocolate com Pimenta" não obteve uma boa audiência, e entregou muito mal para uma segunda reprise recente de "Da Cor do Pecado". Já "Cabocla" nem foi sucesso na sessão de novelas. Demorou para pegar. Se fosse um coringa deveria ser "Alma Gêmea", mas não sei porque a Globo não usa esta novela como arma para a volta de uma boa audiência garantida. Novela espiritualista vai muito bem, vide "A Viagem" no Viva um tremendo sucesso. 

Acho que o medo da Globo foi justamente gastar Alma Gêmea cedo demais como fizeram com Chocolate Com Pimenta e Da Cor do Pecado, é bom lembrar que até cair a obrigação da classificação indicativa, as opções de reprise eram bem escassas, tanto até a própria Alma Gêmea foi reeditada pro MJ pra ganhar o selo de 10 anos e até chegou a ser confirmada pela Globo em 2016 até trocarem por Cheias de Charme, depois que a classificação indicativa caiu a Globo aproveitou pra colocar o que tinha de melhor, dai veio as re-reprises de Senhora do Destino, Por Amor, Laços de Família, e as reprises de Celebridade, Belíssima, Avenida Brasil, isso que eu não to incluindo as tramas que nem precisariam ir pro MJ pra ganhar selo e que foram reprisadas nesse período.

Alma Gêmea com certeza em 2023 ou 2024 volta na Globo, ou pode até mesmo voltar no ano que vem, caso o viva mude de ideia e coloque outra trama pra substituir Da Cor do Pecado, olhando bem pra esse cenário dos últimos quatro anos foi até certo a Globo ter deixado Alma Gêmea na reserva, pois talvez não teria uma boa recepção do publico se tivesse voltado até 2016 por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certamente essa dobradinha fará melhor figura que a 'Sessão da Tarde', que patina entre 9-11 pontos. 

 

Há muito tempo atrás eu pensava numa sessão do 'Vale a Pena' na madrugada, antes do Corujão. Até pensava numa identidade visual mais "escura".

Seria uma forma de "gastar" novelas que não seriam apostas certeiras à tarde, como é muito comum na TVI, e de moldar o seu tempo, conforme a duração dos outros programas da grelha.

------------------------------------------------------

 

As soluções da TV aberta de hoje são essas.

Ou investem em programas ao vivo, de consumo rápido/instantâneo, como é comum em outros países da América Latina e Europa; ou metem novelas, que são ótimas formas de manter um público fiel a um horário. Outros programas de nicho são muito arriscados.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por um lado parece-me uma boa ideia um segundo horário de reprises visto que o acervo da globo é enorme e as novelas das 18h tendem a ser colocadas de parte no vale a pena ver de novo, a tendencia é ir buscar novelas das 8/9 por serem maiores sucessos e por terem tramas mais apelativas.

Esta era uma forma de dar reprise em novelas que não tiveram essa chance, fala-se de novelas das 6 mas obviamente cabem novelas das 7 que n passam no crivo do outro horário... mas embate já com o canal viva que apesar de n ser um canal que todos tenham é visto por muitos, é como aqui em portugal a globo portugal.

A questão aqui é aquela logica... a globo passa a ter 6 novelas no ar, isto se n contar-mos com possiveis superseries às 11h é muita novela e parece uma forma fácil de tapar horários onde não querem investir...

Pode isto também significar o fim da malhação? Enfim a globo anda meio perdidinha da cabeça.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, DanielNunes disse:

 

Revendo de novo essa chamada da pra perceber que alternaram tanto cenas em 16:9 esticado (padrão viva), como com aquele zoom adaptado da Globo, sinceramente espero que essa reprise seja sem zoom, ninguém merece imagem mutilada de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • DanielNunes mudou o título para Vale a Pena Ver de Novo [Alma Gémea | Paraíso Tropical]

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...