Jump to content

Quarto Crescente


_zapping_

Posts Recomendados

Júlio Isidro com programa novo na RTP1

Júlio Isidro vai apresentar "late night show", um formato ao estilo do dos norte-americanos Jay Leno e Conan O'Brien. O programa que estreia em Outubro vai ser semanal, dará às 23:00 e terá apenas uma mesa, um sofá, convidados e muita conversa.

"Propus cinco nomes para o programa, mas ainda não foi escolhido qual vai ser", contou Júlio Isidro ao jornal "Diário de Notícias". "Vai ser um late night show clássico, com uma mesa, um sofá para os convidados, muitas conversas... Não será um programa cultural, mas vão ser convidados muitos artistas portugueses", explicou o apresentador. E recorda que "Um dos programas com mais sucesso da minha carreira foi A Outra Face da Lua. A estrutura é basicamente a mesma. No fundo, foi o que fiz sempre.".

E acerca do programa que vai estrear no próximo mês, o apresentador diz que "Estou a fazer vários guiões e a ensaiar. Vamos arrancar agora em Outubro e vai ser emitido a meio da semana, mas ainda não posso dizer em que dia. Mas vai ter cerca de uma hora de duração". "Digo umas coisas a abrir e depois começam a entrar os convidados, sempre na companhia de um agrupamento musical. Acho que é um programa para quem acaba de jantar às 22.00 e às 23.00 quer começar a ver televisão que seja calma e disponha bem. Vai ser uma coisa positiva. Hoje em dia já não se usa estarmos sempre a queixar-nos. O programa vai funcionar pela positiva", acrescentou Júlio Isidro que tem 63 anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Sexta á Noite???

Se fosse com outro apresentador talvez. O Malato tem um problema, fala pelos cotovelos e não deixa os convidados falarem, no entanto consegue divertir o telepestacdor.

E o Júlio Isidro centra-se só no tema, deixa os convidados falar, mas é muito sério, por vezes pode ser secante.

Para mim acho que para um programa destes um Jorge Gabriel seria a escolha certa, ou alguém da velhinha RTP, por exemplo o Joaquim Letria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

RTP 1 - ‘Quarto Crescente’ estreia no dia 12 de Novembro

Júlio Isidro prepara talk show para o serão

As noites de quarta-feira da RTP 1 vão ter um novo formato. A partir do próximo dia 12 de Novembro, pelas 23h30, Júlio Isidro está de volta com ‘Quarto Crescente’, um programa ao género do popular norte-americano ‘The Tonight Show with Jay Leno’, com muita conversa e alguns apontamentos de humor.

"Há seis anos tinha proposto um late night show. Na direcção do Nuno Santos estava quase a conseguir que o projecto fosse para o ar e agora com o José Fragoso [director de Programas]vai mesmo", confidenciou Júlio Isidro ao Correio da Manhã.

Tendo como ponto de partida a actualidade, o apresentador irá contar em estúdio com quatro convidados. "Ainda não posso avançar nomes. Pretendo que o programa tenha muita actualidade, pelo que só dois dias antes é que saberei com quem vou estar à conversa", justifica o apresentador.

Júlio Isidro garante contudo que não há espaço para o improviso: "Não uso teleponto e não improviso nada. Está tudo bem arquitectado. E não vou fazer perguntas aos convidados, vou conversar com eles... Acho que as pessoas vão gostar." Sobretudo porque "o humor terá o seu espaço. Haverá sempre qualquer coisa de diferente, nem que seja uma graça. Mas terá sempre a ver com o contexto do programa", explica.

Júlio Isidro promete preencher uma lacuna na televisão portuguesa ao nível do entretenimento fora de horas, ou seja, em horário tardio. "Tenho a certeza absoluta de que não me vou bater pelas audiências. O que é uma grande tranquilidade", disse a propósito.

Ainda assim o apresentador poderá ter uma agradável surpresa, já que este formato tem boas referências. Recorde-se que os programas norte-americanos ‘The Tonight Show with Jay Leno’ e ‘Late Night by Conan O’Brien’ , ambos da NBC, são verdadeiros fenómenos de popularidade. "Espero que depois de 49 anos de carreira não faça nenhum disparate", desabafa Júlio Isidro.

O MAIS POPULAR DOS ANOS 80

Foi na década de 80 que Júlio Isidro se destacou ao conduzir o célebre programa de rádio ‘Febre de Sábado de Manhã’, que transpôs para a televisão com o nome de ‘Passeio dos Alegres’. Este programa de entretenimento serviu de ranpa de lançamento de novas bandas de música, como os Trabalhadores do Comércio e os UHF, entre outros, e do célebre boneco de Herman José, ‘Tony Silva’.

PERFIL

Júlio Isidro nasceu a 5 de Janeiro de 1945. Iniciou a carreira aos 15 anos no ‘Programa Juvenil’ da RTP e passados oito anos começa a trabalhar no Rádio Clube Português. Em 1974 destaca-se com o programa infantil ‘Fungagá da Bicharada’ e na década de 80 apresenta o famoso ‘Passeio dos Alegres’. Desde então mantém colaborações com a RTP.

in CM online

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... o programa deverá ser bom, mas as horas...

Estreia Quarta-Feira, após o Contra Informação, que antes deste ainda tem as Conversas com Mário Soares e o Jogo Duplo.

Ou seja, de acordo com a programação da RTP, o Quarto Crescente vai para o ar à meia noite em ponto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Júlio Isidro estreia "Quarto Crescente"

Júlio Isidro começa esta quarta-feira a apresentar "Quarto Crescente", um programa de divulgação cultural. Durante uma hora, mostra-se o que está a ser feito em cada semana e juntam-se várias gerações de profissionais. Quem também vai ter directo ao seu programa com convidados é Ana Zanatti. Com o nome "7 Palmos de testa", terá exibição mensal, a partir de 23 de Novembro, na RTP2.

Mais uma conversa entre amigos, do que uma tertúlia. É deste modo que Júlio Isidro descreve o novo programa que a RTP1 estreia esta quarta-feira à noite. O apresentador recebe em estúdio quatro convidados, que vão falar dos projectos que têm em curso, e apresentar novos talentos na área musical. O formato também tem uma rubrica de sugestões.

"Vou manter a tradição de cruzar gerações", adianta o apresentador ao JN, acrescentando que pretende convidar para cada emissão artistas e autores consagrados bem como "alguém acabado de chegar" ao meio.

Mas esta é a única certeza, em termos de organização do alinhamento, que Júlio Isidro dá como garantida. "Nunca será nada igual", promete. Os convidados tanto podem estar desde o início do programa, como chegarem apenas no momento de intervirem, e ficarem até ao final; ou saírem do plateau mais cedo. As conversas incidem sobre os trabalhos em exibição e outros aspectos da vida dos entrevistados.

Gravado duas horas antes de ir para o ar, "Quarto Crescente" não será, porém, um programa à semelhança de formatos internacionais, como os conduzidos por Jay Leno ou Conan O'Brien. Comparação que rejeita com veemência. Principalmente pela diferença de meios, já que tem uma equipa "liliputiana". "Pode ser que um dia Portugal tenha um programa desta dimensão", frisa, sublinhando saber do que fala. É que, segundo conta, enquanto estudava produção e realização televisiva na Universidade da Califórnia, Júlio Isidro foi por duas vezes convidado do "pai" dos "talk-shows": Johnny Carson, autor e apresentador durante três décadas do "The Tonight Show", até passar o testemunho a Jay Leno.

Ao exemplo do apresentador norte-americano, o formato de "Quarto Crescente" é um original da sua autoria. Que foi proposto pela primeira vez à estação pública há cerca de seis anos, em moldes diferentes. Só agora surgiu a oportunidade de o colocar no ar, com produção RTP e produção criativa da JIP – Júlio Isidro Produções.

O gosto pelo "fenómeno da Lua" inspirou o nome do programa. "Crescente, a ficar com mais luz, mais luminosidade . Simboliza a possibilidade dio crescimento do convívio e da palavra". Palavras estas que, considera fazerem falta nas emissões televisivas. "As pessoas gostam de ouvir conversa s com conteúdos", remata.

FONTE: JN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Fazer televisão para os outros

Júlio Isidro comemora hoje 50 anos de carreira. O espectador continua a ser a sua prioridade

Considera que o título de apresentador é "redutor". Júlio Isidro, "profissional de Comunicação Social", celebra hoje, sábado, 50 anos de carreira. Os pés assentes na terra permitiram-lhe sobreviver quase cinco décadas sem um ordenado mensal da Televisão.

O início da sua vida profissional confunde-se quase com o do arranque da Televisão em Portugal. Júlio Isidro tinha 14 anos quando se estreou no ecrã, no "Programa juvenil" ao lado de Lídia Franco e João Lobo Antunes.

Mas é "O passeio dos alegres", em 1981, que marca definitivamente o seu estilo de comunicador. "Foi o maior e mais inovador programa de entretenimento familiar. Cinco horas de emissão ao vivo (e em directo) com famílias inteiras a ver", conta.

Ali se lançaram carreiras como a de Ana Bola, Rui Veloso ou Os Trabalhadores do Comércio. O programa teve três temporadas e deu origem a outro formato, "Festa é festa", que por sua vez se transformou em "A festa continua".

"Evoluí de um programa de puro entretenimento para aquilo a que hoje se chama 'infotainment'. Não sabia que o estava a fazer. Tive sentadas naquela cadeira (em 'Festa é festa') pessoas como o José Cardoso Pires ou Manuel Alegre".

Nas últimas duas décadas, Júlio Isidro conduziu inúmeros formatos de "talk-show" na RTP e na TVI, estação por onde teve uma breve passagem. Actualmente, conduz nas noites de quarta-feira o programa "Quarto crescente", na RTP1 e, na rádio, "A ilha dos tesouros" (Antena 1).

Contrato por mais um ano

Enquanto espectador gosta de realçar a "qualidade da reportagem e do documentário". "Quando me ponho à frente do ecrã é para perguntar para que é que isto me serve. E quando faço televisão para os outros é sempre a pensar de que maneira os vai servir". Mas depois de quase 48 anos sem ordenado mensal da Televisão, só em 2007 celebrou um contrato com a estação pública. "Terminou a 31 de Dezembro e é renovado em Janeiro por mais um ano".

"Fiz toda a minha carreira a pensar que hoje há, mas amanhã não há; subestimando a ideia de que o Mundo está aos nossos pés. A única coisa que está aos nossos pés é a terra", aliás, "quando vejo um apresentador a ser a vedeta do show acho que alguma coisa não está bem".

Questionado sobre o que lhe falta fazer em Televisão, Júlio Isidro revela que gostava de voltar a entrevistar Oprah Winfrey e ter um "talk show" de maior duração. Nos últimos meses de Nuno Santos na RTP, ainda chegou a ser ponderado o formato "Duetos impossíveis", onde, com a ajuda das novas tecnologias, artistas actuais interpretariam temas com vedetas mortas. Como o dueto entre Nat King Cole e Natalie Cole. Mas o projecto não voltou a ser abordado pela nova Direcção de Programas.

Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também dou os Parabéns a este grande profissional, é um Homem que se tem dedicado à televisão ao longo destes anos e que merece esta homenagem. Não sou grande fã dele, mas reconheço um excelente trabalho até hoje.

Parabéns pela brilhante carreira, uma excelente homenagem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...