Jump to content

Morangos com Açúcar [T1-T9]


Pedro

Posts Recomendados

há 16 minutos, Nogueiraa03 disse:

Muito bom, mas podias deixar em 4:3, fica tão feio esticado...

Só não deixei porque a maioria também não ficou assim tão mal esticado, mesmo os mais antigos não ficaram muito feios.

Aliás, aprecio muito mais os das temporadas 1 e 2 de verão agora aos vê-los assim.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Laurindinha disse:

Pra quem gosta de re(ver) os genéricos dos Morangos, eu compilei todos num vídeo com melhor qualidade (e em 16:9) que os publicados no YouTube de há 10 anos atrás:rofl:

 

Pelo menos aqui já conseguimos ver os nomes dos atores nos genéricos das férias de Verão 1 e 2 ? (Nao sei quem é que se lembrou de fazer aquilo assim e ainda para mais na altura em que as tvs eram pequenas xd) 

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Rui Melo disse:

Ja disse e volto a repetir. Os melhores genericos sao os da T1, T3, T3 verão, T6, T7 e T9.

O da T1 é um clássico mesmo! Gostava imenso que tivessem feito todos os de verão com a letra e estilo parecidos aos da 1 e 2 de verão, é simples e nostálgico :wub:

Não sei qual é o meu favorito mas o meu top 3 seria: T3 de verão, T4 e T7

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Laurindinha disse:

Pra quem gosta de re(ver) os genéricos dos Morangos, eu compilei todos num vídeo com melhor qualidade (e em 16:9) que os publicados no YouTube de há 10 anos atrás:rofl:

 

Update: Fiz também upload indivual de cada um dos genéricos pra quem prefere! Só me falta publicar o da 8 de verão e o da 9.

Alguém me sabe dizer se o da 9 de verão é diferente do das aulas?

Editado por Laurindinha
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Laurindinha disse:

Update: Fiz também upload indivual de cada um dos genéricos pra quem prefere! Só me falta publicar o da 8 de verão e o da 9.

Alguém me sabe dizer se o da 9 de verão é diferente do das aulas?

Acho que é igual. Só mudaram os nomes do elenco e acrescentaram "Férias de Verão".

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/09/2021 at 22:25, Dimitri disse:

eu vi na época toda, e é boa, eu gosto mais que a 8 que é a pior a meu ver. Só o inglês arábico deles é que é mt cringe, eles chamarem o bryan de CAMÓNE e não c'mon :zzz: 

"Camóne" é propositado. Há quem se refira assim aos estrangeiros de países de língua oficial inglesa.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/09/2021 at 23:52, Laurindinha disse:

Pra quem gosta de re(ver) os genéricos dos Morangos, eu compilei todos num vídeo com melhor qualidade (e em 16:9) que os publicados no YouTube de há 10 anos atrás:rofl:

 

Obrigado TVI (Televisão Independente) por bloqueares o conteúdo que devia estar postado no teu próprio canal do YouTube, mas que não está.

                                                                                                    :ok::ok::ok::ok:

  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de rever a temporada 3 toda já não me lembrava muito bem e na temporada de verão considero que a Susana e o Afonso são muito mais protagonistas do que a Matilde e o Tiago até tiveram aquele storyline no Brasil. Uma das melhores temporadas for sure :adoro:.

Tenho uma curiosidade fico a pensar como seria o storyline do Afonso e da Susana se o Dino tivesse continuado na série. 

  • Adoro 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, John123 disse:

Acabei de rever a temporada 3 toda já não me lembrava muito bem e na temporada de verão considero que a Susana e o Afonso são muito mais protagonistas do que a Matilde e o Tiago até tiveram aquele storyline no Brasil. Uma das melhores temporadas for sure :adoro:.

Tenho uma curiosidade fico a pensar como seria o storyline do Afonso e da Susana se o Dino tivesse continuado na série. 

Gosto muito mais do Afonso e da Susana como núcleo de protagonistas do que da Matilde e do Tiago :wub:

Acho que se o Francisco Adam não tivesse morrido, seria provável que a Susana e o Dino acabássem juntos

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem estou aborrecido então vou escrever aqui algumas considerações individuais a cada temporada esperando num futuro que os foristas debatam comigo algumas opiniões concordando ou até concordando e reforçando os pontos de vista.

MCA 1:

A Temporada de escola para mim é ótima, a de verão não vale nada a meu ver tirando alguns momentos isolados. A Banda sonora é muito boa e um genérico muito forte e sonante, de novo, na de verão não há nenhuma hit banger a não ser talvez a mítica Dragostea Din Tei. Atores a fazer de pais, professores, alunos e até elenco infantil, apesar dos 18 anos de distância desta temporada até hoje é talvez a temporada que o elenco continua e tornou-se mais conhecido e com o maior número de atores ainda relevantes. Os plots de MCA em todas as temporadas tiveram núcelos interessantes, mas esta por ser a primeira e ainda não ter a fórmula de desporto/música+casalinhos etc... a história acaba por ser um pouco mais única, mais novelesca até e também mais redonda e com menos palha. Núcleo principal muito bem construído, a história dos irmãos. Atores que destaco são a Helena Isabel (embora a personagem fosse uma tonta), Benedita e Catarré incontornáveis embora algo que canastrões, Diogo Martins que embora tendo a idade que tinha continua a ser um grande papel. A escola da barra acabou por ser a mais emblemática, embora talvez a D. Sebastião esteja mais na memória.

MCA 2:

Esta temporada já não gosto tanto, a de verão para mim é melhor. Não gosto tanto porque acho uma temporada um pouco "cópia" da 1 mas mais fraca na maioria dos aspetos, a fórmula morangos aqui ainda se estava a encontrar, a adição do desporto do motocross sem dúvida que contribuiu para na Plural entenderem o rumo a dar a este franchise. Já a banda sonora é perfeita, tao 2000's mas cheia de hits e músicas tão boas de se disfrutar. O genérico não me cativa, o vídeo é-me igual e a canção é honestamente a mais fraca de todas as temporadas. A de verão não é a melhor mas é um tremendo avanço à da T1. Quanto a enredo é um pouco mais "vazio" em certos aspetos, a de verão já é mais ritmada e com maior propósito que a primeira, a adição de atores da T3 nela também só a fez ganhar. Destaco claro a abordagem da homossexualidade. Quanto a atores, começamos a ver as primeiras transições, a Rita Salema ter-se mantido foi algo bom pois desempenhou um bom papel e podemos ver mais dela, o João Catarré também se bem que a personagem não foi muito mais desenvolvida.  O elenco estreante, bem, Pedro Teixeira não gostei muito da prestação, claro que em MCA ninguém está perfeito MAS ele em comparação com os protagonistas da 1 é mais fraco, a Cláudia Vieira também não está grande coisa embora efetivamente melhor. Outro facto indispensável é que aqui começaram a engatinhar o projetos musicais criados na série como DZRT, Vicky. Destaco por útimo Ana Guiomar, Dânia Neto e Joana Seixas. Sei que escrevi mais nesta que na 1 mas não é propriamente positivo.

MCA 3:

Chegamos à primeira temporada em que a TVI creio que sabia exatamente o que tinha em mãos e esta temporada já foi toda delineada, sendo para mim a primeira feita nos moldes da Fórmula Morangos que foi usada até à T9. Temos um genérico apelativo, e uma música chiclete. A Banda sonora é muito boa mas para mim um pouco mais fraca que a da T2. O enredo acho que é o melhor pois esta temporada é a única que realmente é mesmo "novelinha" teen, que combina música, desporto e um enredo consistente. Apesar disto, o enredo como é normal em tantos episódios tem debilidades como incongruências temporais e de ritmo principalmente com o casal principal. O começo em Cuba é realmente um marco e provou o investimento e a importância que um produto destes tinha. Luís Lourenço esteve bem, Joana Duarte também no entanto era mais "azeiteira" que ele, o que até acho estranho porque ela à data tinha mais experiência pelo que vi. De elenco Paula Neves maravilhosa, Sofia Grillo também embora asiática? kkk, eu nem vou problematizar o facto dela fazer de asiática, para alguns seria um problema, para mim não é mas realmente de asiática ela não tem nada e caracterizada continuava igual. Bar do Fred outro set icónico. De resto, Mariana Monteiro, Diana Chaves, Paulo Rocha, Diogo Valsassina, Francisco Corte-Real, Francisco Adam, Athayde, Inês Castel-Branco, Sara Prata, Oceana Basílio... todos para o que é expectável para MCA cumpriram e outros até mais que isso. Acrescento apenas que a de verão em nada tenha sido UAU em comparação com a escola manteve a qualidade.

MCA 4:

Aqui os problemas começam, a máquina estava a todo o vapor e entram os canastrões a força toda, a geração morangos ao rubro e os pseudo atores que só queriam fama também, e claro que do lado do elenco de "alunos/adolescentes" isso refletiu-se. A Banda sonora disto para mim é uma caquinha embora tenha um dos melhores genéricos, vídeo entretém e música é muito orelhuda. Os protagonistas André e Sofia são o melhor desta temporada e todas as personagens para mim elevam-se quando estão em confronto ou contracenam com esta história. No entanto o Isaac está longe de estar bem nesta novela, mas a personagem salva de ser pior. Temos a Joana de Verona (que eu particularmente não gosto nada mas não deixa de ser uma grande figura que surgiu aqui), Pedro Caeiro que acho muito talentoso, Nuno Janeiro também acabou por se tornar um bom ator e a linda Vicky Guerra. O elenco adulto aqui para mim é o mais esquecível tirando talvez a Lia Gama e o José Carlos Pereira (que nem sei bem se conta já que ele não era bem bem adulto). Os outros núcleos também são chatos na maioria das vezes especialmente as gémeas zzzz. Tivemos cenas que ficaram para a memória como a do Batismo, a criação e sucesso dos 4Taste, o rapto da Sofia. O pior nesta temporada para mim é mesmo a cena final entre o Ricardo e a Patrícia a se jogarem da ponte sem contexto, sem sequer um "FIM", totalmente horrível. 

MCA 5:

Este genérico é uma coisa muito genérica, contudo, não foge da proposta. Os protagonistas eram imensos, a história que mais me prendeu foi a da Sara Barradas principalmente quando engravida. Esta temporada é muito who a meu ver e merece, falta foco, são muitas mini histórias a ser contadas, falta conexão. A Banda sonora é boa, muito boa até mas depois chega a uma fase que é overdose de Just Girls. Desculpem mas não tenho mesmo muito o que dizer desta temporada... a de verão também não gostei de nada, tudo muito sem sal. Nada aqui foi memorável, é a pior.

Amanhã continuo

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Dimitri disse:

Bem estou aborrecido então vou escrever aqui algumas considerações individuais a cada temporada esperando num futuro que os foristas debatam comigo algumas opiniões concordando ou até concordando e reforçando os pontos de vista.

MCA 1:

A Temporada de escola para mim é ótima, a de verão não vale nada a meu ver tirando alguns momentos isolados. A Banda sonora é muito boa e um genérico muito forte e sonante, de novo, na de verão não há nenhuma hit banger a não ser talvez a mítica Dragostea Din Tei. Atores a fazer de pais, professores, alunos e até elenco infantil, apesar dos 18 anos de distância desta temporada até hoje é talvez a temporada que o elenco continua e tornou-se mais conhecido e com o maior número de atores ainda relevantes. Os plots de MCA em todas as temporadas tiveram núcelos interessantes, mas esta por ser a primeira e ainda não ter a fórmula de desporto/música+casalinhos etc... a história acaba por ser um pouco mais única, mais novelesca até e também mais redonda e com menos palha. Núcleo principal muito bem construído, a história dos irmãos. Atores que destaco são a Helena Isabel (embora a personagem fosse uma tonta), Benedita e Catarré incontornáveis embora algo que canastrões, Diogo Martins que embora tendo a idade que tinha continua a ser um grande papel. A escola da barra acabou por ser a mais emblemática, embora talvez a D. Sebastião esteja mais na memória.

MCA 2:

Esta temporada já não gosto tanto, a de verão para mim é melhor. Não gosto tanto porque acho uma temporada um pouco "cópia" da 1 mas mais fraca na maioria dos aspetos, a fórmula morangos aqui ainda se estava a encontrar, a adição do desporto do motocross sem dúvida que contribuiu para na Plural entenderem o rumo a dar a este franchise. Já a banda sonora é perfeita, tao 2000's mas cheia de hits e músicas tão boas de se disfrutar. O genérico não me cativa, o vídeo é-me igual e a canção é honestamente a mais fraca de todas as temporadas. A de verão não é a melhor mas é um tremendo avanço à da T1. Quanto a enredo é um pouco mais "vazio" em certos aspetos, a de verão já é mais ritmada e com maior propósito que a primeira, a adição de atores da T3 nela também só a fez ganhar. Destaco claro a abordagem da homossexualidade. Quanto a atores, começamos a ver as primeiras transições, a Rita Salema ter-se mantido foi algo bom pois desempenhou um bom papel e podemos ver mais dela, o João Catarré também se bem que a personagem não foi muito mais desenvolvida.  O elenco estreante, bem, Pedro Teixeira não gostei muito da prestação, claro que em MCA ninguém está perfeito MAS ele em comparação com os protagonistas da 1 é mais fraco, a Cláudia Vieira também não está grande coisa embora efetivamente melhor. Outro facto indispensável é que aqui começaram a engatinhar o projetos musicais criados na série como DZRT, Vicky. Destaco por útimo Ana Guiomar, Dânia Neto e Joana Seixas. Sei que escrevi mais nesta que na 1 mas não é propriamente positivo.

MCA 3:

Chegamos à primeira temporada em que a TVI creio que sabia exatamente o que tinha em mãos e esta temporada já foi toda delineada, sendo para mim a primeira feita nos moldes da Fórmula Morangos que foi usada até à T9. Temos um genérico apelativo, e uma música chiclete. A Banda sonora é muito boa mas para mim um pouco mais fraca que a da T2. O enredo acho que é o melhor pois esta temporada é a única que realmente é mesmo "novelinha" teen, que combina música, desporto e um enredo consistente. Apesar disto, o enredo como é normal em tantos episódios tem debilidades como incongruências temporais e de ritmo principalmente com o casal principal. O começo em Cuba é realmente um marco e provou o investimento e a importância que um produto destes tinha. Luís Lourenço esteve bem, Joana Duarte também no entanto era mais "azeiteira" que ele, o que até acho estranho porque ela à data tinha mais experiência pelo que vi. De elenco Paula Neves maravilhosa, Sofia Grillo também embora asiática? kkk, eu nem vou problematizar o facto dela fazer de asiática, para alguns seria um problema, para mim não é mas realmente de asiática ela não tem nada e caracterizada continuava igual. Bar do Fred outro set icónico. De resto, Mariana Monteiro, Diana Chaves, Paulo Rocha, Diogo Valsassina, Francisco Corte-Real, Francisco Adam, Athayde, Inês Castel-Branco, Sara Prata, Oceana Basílio... todos para o que é expectável para MCA cumpriram e outros até mais que isso. Acrescento apenas que a de verão em nada tenha sido UAU em comparação com a escola manteve a qualidade.

MCA 4:

Aqui os problemas começam, a máquina estava a todo o vapor e entram os canastrões a força toda, a geração morangos ao rubro e os pseudo atores que só queriam fama também, e claro que do lado do elenco de "alunos/adolescentes" isso refletiu-se. A Banda sonora disto para mim é uma caquinha embora tenha um dos melhores genéricos, vídeo entretém e música é muito orelhuda. Os protagonistas André e Sofia são o melhor desta temporada e todas as personagens para mim elevam-se quando estão em confronto ou contracenam com esta história. No entanto o Isaac está longe de estar bem nesta novela, mas a personagem salva de ser pior. Temos a Joana de Verona (que eu particularmente não gosto nada mas não deixa de ser uma grande figura que surgiu aqui), Pedro Caeiro que acho muito talentoso, Nuno Janeiro também acabou por se tornar um bom ator e a linda Vicky Guerra. O elenco adulto aqui para mim é o mais esquecível tirando talvez a Lia Gama e o José Carlos Pereira (que nem sei bem se conta já que ele não era bem bem adulto). Os outros núcleos também são chatos na maioria das vezes especialmente as gémeas zzzz. Tivemos cenas que ficaram para a memória como a do Batismo, a criação e sucesso dos 4Taste, o rapto da Sofia. O pior nesta temporada para mim é mesmo a cena final entre o Ricardo e a Patrícia a se jogarem da ponte sem contexto, sem sequer um "FIM", totalmente horrível. 

MCA 5:

Este genérico é uma coisa muito genérica, contudo, não foge da proposta. Os protagonistas eram imensos, a história que mais me prendeu foi a da Sara Barradas principalmente quando engravida. Esta temporada é muito who a meu ver e merece, falta foco, são muitas mini histórias a ser contadas, falta conexão. A Banda sonora é boa, muito boa até mas depois chega a uma fase que é overdose de Just Girls. Desculpem mas não tenho mesmo muito o que dizer desta temporada... a de verão também não gostei de nada, tudo muito sem sal. Nada aqui foi memorável, é a pior.

Amanhã continuo

Também estou um pouco aborrecido xd

Em relação à T1 de Verão, eu gostei das cenas na quinta das artigas, mas para mim tem um dos desfechos mais ridículos, uma vez que a Catarina deveria ter ficado com o Rafa! 

A T2, para mim, correu melhor que a T1 e, ao contrário de ti, não achei nada que fosse uma cópia mais fraca da anterior, pelo contrário, o confronto vetos vs dreds foi algo marcante, toda a historia do motocross que envolveu muitas personagens e que culminou com a Ana Luísa a levar um tiro/morte da sua mãe, tornou a série mais adulta, já para não falar no sequestro no colégio da barra e do contrabando no verão xd Também gostei do Sapinho a assumir a direção do colégio por duas vezes. 

Talvez não seja uma opinião muito consensual, mas gostava mais de ver o Dino com a Soraia. 

Em relação à T3, para mim foi a mais completa. Teve de tudo, começou em Cuba e acabou no Brasil e acho que é a mais recordada até hoje, são muitos os momentos e as personagens inesquecíveis (Matilde esfaqueada, virus, incêndio, despedida do Dino, a caça ao tesouro, a competição inter-escolas, etc.) . No entanto, a Matilde e o Tiago passam 90% da temporada escolar chateados. Eles namoram durante umas semanas, chateiam - se e depois so fazem as pazes no espetáculo do coliseu. 

No verão, gostei do facto de irem todos para uma casa passar férias e toda a história com os fantasmas foi hilariante. Os caseiros foram excelentes adições à história 

Em relação à T4, concordo que foi aqui que os problemas começaram a surgir, acho que quiseram repetir a fórmula da T3 que fez um grande sucesso, mas saiu tudo ao lado (btw, os 4taste foram criados na T3 xd) . Ao contrário de ti, achei os protagonistas péssimos (o facto de não se darem na vida real talvez não tenha ajudado muito) e aquilo só se salvou um bocado quando começaram a dar mais protagonismo ao Rui e à Adriana. A personagem da Lia Gama e do Rodrigo vieram dar um novo fôlego a uma temporada que já estava meia perdida e que não tinha vilões em condições, já que a Tânia era péssima a todos os níveis. 

O facto de trasitarem muito poucos alunos da barra também não ajudou muito, podiam ter aproveitado mais personagens, mas quiseram encher aquilo de personagens novas. Antigamente achava que a mudança da Becas tinha sido muito repentina, mas ao rever fiquei com uma ideia diferente e foi uma mudança que até foi justificada. 

No Verão, a meu ver, houve um excesso de personagens, haviam personagens para tudo e grande parte delas só estavam a existir e a impedir o desenvolvimento de outras, tanto que ao longo das temporada foram-se livrando de alguns personagens da série escolar (gémeas, Lourenço, Lucas, Leonor, Filipa, Paulo, os 4taste que ficavam longos períodos de tempo sem aparecerem, os próprios protagonistas tiveram fora durante muitos episódios, etc.). 

Em relação à T5 e ao contrário de ti, achei uma lufada de ar fresco e muito bom para manter a série viva. Era necessário mudar de fórmula para manter a série atrativa, o colégio da barra era icónico, mas a mudança de escola era mais do que necessária. Tivemos personagens marcantes e boas histórias, no entanto é claro que os rebeldes dominaram a série, se bem que eu também simpatizava com os bonzinhos. 

Em relação à season de verão, acho que teve momentos memoráveis e abordou temas interessantes (o rapto do nuninho, o preconceito contra o pessoal do circo e o seu modo de vida, o rapto do Luís, a violação masculina, a história do Rei, já para não falar no casal Mário/Autora que tinha imensa química, apesar de estragarem a história deles na T6) 

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Rodrigo Soares disse:

Também estou um pouco aborrecido xd

Em relação à T1 de Verão, eu gostei das cenas na quinta das artigas, mas para mim tem um dos desfechos mais ridículos, uma vez que a Catarina deveria ter ficado com o Rafa! 

A T2, para mim, correu melhor que a T1 e, ao contrário de ti, não achei nada que fosse uma cópia mais fraca da anterior, pelo contrário, o confronto vetos vs dreds foi algo marcante, toda a historia do motocross que envolveu muitas personagens e que culminou com a Ana Luísa a levar um tiro/morte da sua mãe, tornou a série mais adulta, já para não falar no sequestro no colégio da barra e do contrabando no verão xd Também gostei do Sapinho a assumir a direção do colégio por duas vezes. 

Talvez não seja uma opinião muito consensual, mas gostava mais de ver o Dino com a Soraia. 

Em relação à T3, para mim foi a mais completa. Teve de tudo, começou em Cuba e acabou no Brasil e acho que é a mais recordada até hoje, são muitos os momentos e as personagens inesquecíveis (Matilde esfaqueada, virus, incêndio, despedida do Dino, a caça ao tesouro, a competição inter-escolas, etc.) . No entanto, a Matilde e o Tiago passam 90% da temporada escolar chateados. Eles namoram durante umas semanas, chateiam - se e depois so fazem as pazes no espetáculo do coliseu. 

No verão, gostei do facto de irem todos para uma casa passar férias e toda a história com os fantasmas foi hilariante. Os caseiros foram excelentes adições à história 

Em relação à T4, concordo que foi aqui que os problemas começaram a surgir, acho que quiseram repetir a fórmula da T3 que fez um grande sucesso, mas saiu tudo ao lado (btw, os 4taste foram criados na T3 xd) . Ao contrário de ti, achei os protagonistas péssimos (o facto de não se darem na vida real talvez não tenha ajudado muito) e aquilo só se salvou um bocado quando começaram a dar mais protagonismo ao Rui e à Adriana. A personagem da Lia Gama e do Rodrigo vieram dar um novo fôlego a uma temporada que já estava meia perdida e que não tinha vilões em condições, já que a Tânia era péssima a todos os níveis. 

O facto de trasitarem muito poucos alunos da barra também não ajudou muito, podiam ter aproveitado mais personagens, mas quiseram encher aquilo de personagens novas. Antigamente achava que a mudança da Becas tinha sido muito repentina, mas ao rever fiquei com uma ideia diferente e foi uma mudança que até foi justificada. 

No Verão, a meu ver, houve um excesso de personagens, haviam personagens para tudo e grande parte delas só estavam a existir e a impedir o desenvolvimento de outras, tanto que ao longo das temporada foram-se livrando de alguns personagens da série escolar (gémeas, Lourenço, Lucas, Leonor, Filipa, Paulo, os 4taste que ficavam longos períodos de tempo sem aparecerem, os próprios protagonistas tiveram fora durante muitos episódios, etc.). 

Em relação à T5 e ao contrário de ti, achei uma lufada de ar fresco e muito bom para manter a série viva. Era necessário mudar de fórmula para manter a série atrativa, o colégio da barra era icónico, mas a mudança de escola era mais do que necessária. Tivemos personagens marcantes e boas histórias, no entanto é claro que os rebeldes dominaram a série, se bem que eu também simpatizava com os bonzinhos. 

Em relação à season de verão, acho que teve momentos memoráveis e abordou temas interessantes (o rapto do nuninho, o preconceito contra o pessoal do circo e o seu modo de vida, o rapto do Luís, a violação masculina, a história do Rei, já para não falar no casal Mário/Autora que tinha imensa química, apesar de estragarem a história deles na T6) 

Realmente a 5 não foi assim tao má mas é realmente a que menos gosto (por uma nesga porque a 8 também é horrorosa):, já estava com sono e não tive pachorra de escrever mais… mas concordo que o circo foi uma lufada de ar fresco, pensava que tinha escrito isso mas afinal não, só tinha pensado escrever KKK. A de verão da 4 foi uma confusão desmedida. É na 3 o tempo que os protagonistas estão separados é absurdo, eles dão aquele beijo no oceanario e tal e depois só quase no fim é que voltam, todavia é uma boa temporada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Dimitri disse:

Bem estou aborrecido então vou escrever aqui algumas considerações individuais a cada temporada esperando num futuro que os foristas debatam comigo algumas opiniões concordando ou até concordando e reforçando os pontos de vista.

MCA 1:

A Temporada de escola para mim é ótima, a de verão não vale nada a meu ver tirando alguns momentos isolados. A Banda sonora é muito boa e um genérico muito forte e sonante, de novo, na de verão não há nenhuma hit banger a não ser talvez a mítica Dragostea Din Tei. Atores a fazer de pais, professores, alunos e até elenco infantil, apesar dos 18 anos de distância desta temporada até hoje é talvez a temporada que o elenco continua e tornou-se mais conhecido e com o maior número de atores ainda relevantes. Os plots de MCA em todas as temporadas tiveram núcelos interessantes, mas esta por ser a primeira e ainda não ter a fórmula de desporto/música+casalinhos etc... a história acaba por ser um pouco mais única, mais novelesca até e também mais redonda e com menos palha. Núcleo principal muito bem construído, a história dos irmãos. Atores que destaco são a Helena Isabel (embora a personagem fosse uma tonta), Benedita e Catarré incontornáveis embora algo que canastrões, Diogo Martins que embora tendo a idade que tinha continua a ser um grande papel. A escola da barra acabou por ser a mais emblemática, embora talvez a D. Sebastião esteja mais na memória.

MCA 2:

Esta temporada já não gosto tanto, a de verão para mim é melhor. Não gosto tanto porque acho uma temporada um pouco "cópia" da 1 mas mais fraca na maioria dos aspetos, a fórmula morangos aqui ainda se estava a encontrar, a adição do desporto do motocross sem dúvida que contribuiu para na Plural entenderem o rumo a dar a este franchise. Já a banda sonora é perfeita, tao 2000's mas cheia de hits e músicas tão boas de se disfrutar. O genérico não me cativa, o vídeo é-me igual e a canção é honestamente a mais fraca de todas as temporadas. A de verão não é a melhor mas é um tremendo avanço à da T1. Quanto a enredo é um pouco mais "vazio" em certos aspetos, a de verão já é mais ritmada e com maior propósito que a primeira, a adição de atores da T3 nela também só a fez ganhar. Destaco claro a abordagem da homossexualidade. Quanto a atores, começamos a ver as primeiras transições, a Rita Salema ter-se mantido foi algo bom pois desempenhou um bom papel e podemos ver mais dela, o João Catarré também se bem que a personagem não foi muito mais desenvolvida.  O elenco estreante, bem, Pedro Teixeira não gostei muito da prestação, claro que em MCA ninguém está perfeito MAS ele em comparação com os protagonistas da 1 é mais fraco, a Cláudia Vieira também não está grande coisa embora efetivamente melhor. Outro facto indispensável é que aqui começaram a engatinhar o projetos musicais criados na série como DZRT, Vicky. Destaco por útimo Ana Guiomar, Dânia Neto e Joana Seixas. Sei que escrevi mais nesta que na 1 mas não é propriamente positivo.

MCA 3:

Chegamos à primeira temporada em que a TVI creio que sabia exatamente o que tinha em mãos e esta temporada já foi toda delineada, sendo para mim a primeira feita nos moldes da Fórmula Morangos que foi usada até à T9. Temos um genérico apelativo, e uma música chiclete. A Banda sonora é muito boa mas para mim um pouco mais fraca que a da T2. O enredo acho que é o melhor pois esta temporada é a única que realmente é mesmo "novelinha" teen, que combina música, desporto e um enredo consistente. Apesar disto, o enredo como é normal em tantos episódios tem debilidades como incongruências temporais e de ritmo principalmente com o casal principal. O começo em Cuba é realmente um marco e provou o investimento e a importância que um produto destes tinha. Luís Lourenço esteve bem, Joana Duarte também no entanto era mais "azeiteira" que ele, o que até acho estranho porque ela à data tinha mais experiência pelo que vi. De elenco Paula Neves maravilhosa, Sofia Grillo também embora asiática? kkk, eu nem vou problematizar o facto dela fazer de asiática, para alguns seria um problema, para mim não é mas realmente de asiática ela não tem nada e caracterizada continuava igual. Bar do Fred outro set icónico. De resto, Mariana Monteiro, Diana Chaves, Paulo Rocha, Diogo Valsassina, Francisco Corte-Real, Francisco Adam, Athayde, Inês Castel-Branco, Sara Prata, Oceana Basílio... todos para o que é expectável para MCA cumpriram e outros até mais que isso. Acrescento apenas que a de verão em nada tenha sido UAU em comparação com a escola manteve a qualidade.

MCA 4:

Aqui os problemas começam, a máquina estava a todo o vapor e entram os canastrões a força toda, a geração morangos ao rubro e os pseudo atores que só queriam fama também, e claro que do lado do elenco de "alunos/adolescentes" isso refletiu-se. A Banda sonora disto para mim é uma caquinha embora tenha um dos melhores genéricos, vídeo entretém e música é muito orelhuda. Os protagonistas André e Sofia são o melhor desta temporada e todas as personagens para mim elevam-se quando estão em confronto ou contracenam com esta história. No entanto o Isaac está longe de estar bem nesta novela, mas a personagem salva de ser pior. Temos a Joana de Verona (que eu particularmente não gosto nada mas não deixa de ser uma grande figura que surgiu aqui), Pedro Caeiro que acho muito talentoso, Nuno Janeiro também acabou por se tornar um bom ator e a linda Vicky Guerra. O elenco adulto aqui para mim é o mais esquecível tirando talvez a Lia Gama e o José Carlos Pereira (que nem sei bem se conta já que ele não era bem bem adulto). Os outros núcleos também são chatos na maioria das vezes especialmente as gémeas zzzz. Tivemos cenas que ficaram para a memória como a do Batismo, a criação e sucesso dos 4Taste, o rapto da Sofia. O pior nesta temporada para mim é mesmo a cena final entre o Ricardo e a Patrícia a se jogarem da ponte sem contexto, sem sequer um "FIM", totalmente horrível. 

MCA 5:

Este genérico é uma coisa muito genérica, contudo, não foge da proposta. Os protagonistas eram imensos, a história que mais me prendeu foi a da Sara Barradas principalmente quando engravida. Esta temporada é muito who a meu ver e merece, falta foco, são muitas mini histórias a ser contadas, falta conexão. A Banda sonora é boa, muito boa até mas depois chega a uma fase que é overdose de Just Girls. Desculpem mas não tenho mesmo muito o que dizer desta temporada... a de verão também não gostei de nada, tudo muito sem sal. Nada aqui foi memorável, é a pior.

Amanhã continuo

No geral, concordo com as tuas opiniões sobre cada uma.

A 1 de verão foi um bocado tosca, acho que a maioria da cenas passavam-se num aldeamento, não é? Também tentaram forçar imensos momentos cómicos, que não tinham nada de engraçados. Mas gostei que introduziram logo a Mitó (Marta Navarro - Ana Guiomar) e mais 1/2 personagens da temporada que viria a seguir.

A temporada 2 é uma das minhas favoritas, mas concordo que o genérico não é muito bom/cativante e a atuação dos protagonistas deixa a desejar, acho que a Rita Pereira foi das melhorzinhas atrizes estreantes lá.

A 3 está no meu top 3 de melhores, apesar de ser já um núcleo mais teen (comparado com as outras duas que era mais estilo "novela"), é muito boa! A de verão é de destacar também.

Gostei da 4, especialmente do "novo Colégio da Barra" que era mais moderno (e acho mil vezes melhor que D. Sebastião), achei interessante terem trazido a Marina da temporada 1 de volta como uma personagem com relevância, e acho que foi só isso. A temporada de verão é péssima e chata.

"Geração Rebelde" cumpriu a premissa de se focar num grupo de amigos em vez de apenas em mais um casal, e tal como disseste a storyline da Diana é de destacar! A temporada de verão já foi melhorzinha que a anterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizer que a 5 foi a pior quando há a temporada 9, que é de longe a mais fraca :confusa_cristina: Eu percebo que haja quem não goste muito, teve muitas mudanças, mas eu gostei bastante. Teve bons plots e os rebeldes eram icones. Os bonzinhos não tanto, mas tinha um ou outro mais agradável.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 5 era chata, não gostava de nenhum dos protagonistas e não tinha por quem torcer. Valia pelo Sisley Dias, Sara Barradas e Rui Porto Nunes apenas.

Quando colocaram o Mário e a Aurora no verão melhorou muito. Saudades da No One a tocar em todas as cenas. :cryhappy: Acho que foi mesmo das melhores temporadas de verão, a par da 2 e da 3.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MCA1:

Lembro-me de gostar. O casal Pipo e Joana é dos melhores e adorei o casamento deles na temporada de verão. No entanto acho que comparado com as temporadas seguintes tinha poucas personagens jovens e mais personagens adultas. A Mónica e a Carla também eram personagens interessantes. Também gostava do casal Catarina e Rafa e do grupinho dos miúdos (Su, Dani e Patrícia). O Sapinho também é uma personagem marcante.

Gostava da Patrícia Candoso e tenho pena que seja um bocado esquecida quando se fala sobre cantores/bandas dos Morangos com Açúcar.

Gostei da temporada de verão com o aldeamento e a família do Sapinho a ter destaque. Achei interessante que a personagem da Ana Guiomar tenha começado a aparecer nesta temporada de verão.

MCA2:

Eu gostava da Ana Luísa e do Simão mas as prestações deles deixaram um bocado a desejar. Acho que a Rita Pereira esteve melhor. Mas os núcleos familiares deles eram muito bons. Destaque para a cena em que a mãe da Ana Luísa morre e também para a cena em que a Ana Luísa leva um tiro. Foi aqui que também começaram os DZRT a primeira banda dos Morangos. Também gostei de toda a história do Motocross que envolve várias personagens. E destaco também o sequestro no Colégio da Barra.

Na temporada de verão acho que o mais marcante foi mesmo a introdução do núcleo do Fred, Teresinha, Alice e Dino que ganhou muito destaque na T3.

MCA3:

Para mim foi a melhor temporada dos Morangos e a mais marcante de todas. A banda sonora é muito marcante e as personagens todas ícones. Adorava o casal Tiago e Matilde. Também gostava das maldades das icónicas Popstars. Os casais Bia e Cristiano e Crómio e Daniela eram muito bons. O grupinho dos grafitis também era icónico.

Tenho que destacar o icónico vírus e o incêndio no final da temporada escolar. As cenas em que a Matilde é esfaqueada pelo Tupac e em que é violada pelo Nelson foram marcantes também. Lembro-me que também dava para consultarmos o blog da Matilde que foi uma inovação na época em que os blogs estavam a começar a estar na moda.

De destacar também as cenas em Cuba no primeiro episódio. E claro o episódio de despedida do Dino.

Também foi aqui que começaram a aparecer os 4 Taste e o FF. Também apanhou a melhor fase dos DZRT enquanto banda.

Adorei a temporada de verão com o pessoal todo na Surf House. E depois no final ainda tivemos cenas no Brasil. E a Mónica a ser presa por ter provocado o incêndio no colégio.

MCA4:

Eu gostei desta temporada mas não foi das mais bem conseguidas. O casal protagonista (André e Sofia) não era mau mas as prestações dos atores eram medíocres. Aliás esta temporada tem vários atores canastrões. O Rui e a Adriana acabaram por ir ganhando mais destaque. Gostei de alguns plots como o plot da Angelina que era vítima de violência por parte do pai. A meio da temporada inseriram o Rodrigo que era um bom vilão e mexeu imenso com a história. Também gostava da diretora Vitória (Lia Gama) que era vilã e tinha uma boa história. Achei interessante terem ido buscar a Marina da T1.

A Tânia era suposto ser a vilã principal mas foi um flop e deixou o triângulo amoroso muito cedo. Gostei muito do último episódio da temporada escolar com a diretora a colocar bombas no colégio que quase ia pelos ares.

Para mim esta temporada teve a melhor transição da temporada escolar para temporada de verão.

A temporada de verão foi uma grande confusão com várias personagens a desaparecerem um bocado sem sentido. Gostei da introdução dos núcleos Beatriz/Sara/Ricardo e Pulga/João/Nicolau/Matias que depois algumas dessas personagens transitaram para T5. Não entendi porque é que a última cena foi uma cena random com a Patrícia e o Ricardo a jogarem-se de uma ponte.

MCA5:

Foi necessário fazerem várias mudanças na série e por isso entendi as mudanças. Mas na altura confesso que também estranhei. Gostava do grupinho de amigos protagonistas mas eram um bocado sem sal. Os que mais gostava era da Raquel e do Diogo. Também gostava da Vera mas não gostava muito da prestação da Vanessa Martins.

O núcleo dos rebeldes era melhor e as personagens Bruno, Carlos, Nuno, Diana e Sónia tiveram um bom desenvolvimento. Adorei toda a história da gravidez da Diana na adolescência e todas as suas dúvidas.

A temporada de verão era muito boa e eu gostava do núcleo do circo e do casal Mário e Aurora.

MCA6:

Não entendi porque é que transitaram poucas personagens da T5 para T6. E o Nuno, Diana, Carlos e Sónia ficaram pouco tempo nesta temporada e eu também não entendi porquê. 

Gostava do Rodrigo e da Madalena mas não eram nada de especial. O núcleo da Candy, Beatriz e Fred era muito bom e tinha muito destaque e também gostei do tema do alcoolismo com o António. Foi interessante. O Jimmy era um bom vilão. Destaque também para morte da professora Eva.

Na temporada de verão adorei o núcleo do teatro com as irmãs e o Nicolau Breyner.

MCA7:

É a minha segunda temporada favorita. Tinha personagens e núcleos muito bons. O elenco tanto o jovem como o adulto foi muito bem escolhido. A Margarida, Rui, Flash, Bruno, Mariana, Leo, Paula, JP, Rita e Fábio eram personagens muito bem escritas. Também gostei das maldades da Rita e da evolução da personagem e do casal com o Bruno.

Gostei que tivessem recuperado o Zé Milho dos DZRT.

Só não gostava quando as personagens começavam do nada a cantar e a dançar. Era um bocado cringe.

Na temporada de verão gostava dos GTC mas algumas cenas eram um bocado cringe. Gostava do casal Nina e Flash. Adorei as cenas em Londres.

MCA8:

Esta temporada não foi má mas não teve a qualidade da T7. Não achava o casal Marta e Lourenço nada de especial. Preferia o casal Pedro e Inês. Mas o melhor para mim era a Andreia que foi uma das melhores vilãs dos Morangos.

Não achei a temporada de verão nada de especial. Não incluíram praticamente novos plots e personagens novas na temporada de verão com exceção do bar da praia.

MCA9:

Confesso que vi pouco da temporada escolar. Vi mais a de verão. Gostava da vilã da Marta Andrino. Mas achei a cena final em que a Verónica tenta matar a Ana Rita um bocado cringe. A Missy M foi um flop.

O FILME:

Gostava que tivessem dado mais destaque às personagens das três primeiras temporadas. Os protagonistas das 4 primeiras temporadas a aparecer em um segundo foi um crime. Pelo menos a Matilde teve algum destaque mas nem sequer apareceu com o Tiago. Mas o destaque foi quase todo para as personagens da T7.

 

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Free Live disse:

A 5 era chata, não gostava de nenhum dos protagonistas e não tinha por quem torcer. Valia pelo Sisley Dias, Sara Barradas e Rui Porto Nunes apenas.

Quando colocaram o Mário e a Aurora no verão melhorou muito. Saudades da No One a tocar em todas as cenas. :cryhappy: Acho que foi mesmo das melhores temporadas de verão, a par da 2 e da 3.

Pena terem estragado o casal na T6 xd 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...