AndreRob Posted April 2, 2025 Posted April 2, 2025 Programa com teor misto de entretenimento e de divulgação cultural, com o intuito de apresentar, de forma leve, conteúdos diversificados O novo formato da RTP2, "Sempre a Tempo", é um programa com uma premissa diferente para esta faixa horária. Com teor misto de entretenimento e de divulgação cultural, tem como intuito apresentar, de forma leve, conteúdos diversificados. Quem estiver acordado neste horário terá sempre oportunidade de aprender algo novo ou de ser surpreendido com curiosidades que desconhecia. Este formato surge da vontade de transmitir conteúdos novos a qualquer hora do dia. É que, além de culta e adulta, também é uma televisão para ver a qualquer hora. Com duração de três horas e emitido diariamente de segunda a sexta-feira, "Sempre a Tempo" traz uma mescla de conteúdos que transforma as madrugadas da RTP2 em monstras de conhecimento. É uma produção RTP e está dividido em três segmentos: 1. Index (02H00 às 03H00) 2. Gabinete de curiosidades (03H00 às 04H00) 3. Ler de ouvido (04H00 às 05H00) Temáticas: Segunda: Geografia e Artes Terça: História e Entretenimento Quarta: Ciência e Literatura Quinta: Tecnologia e Português Sexta: Mundo Animal e Cinema 5 3 Quote
AndreRob Posted April 2, 2025 Author Posted April 2, 2025 Curiosamente o primeiro livro não é português... apenas em lingua. Ai ai Teresa ... 2 Quote
tuscano Posted April 2, 2025 Posted April 2, 2025 https://www.rtp.pt/play/p14758/e840251/sempre-a-tempo/1321352 há 20 minutos, AndreRob disse: Curiosamente o primeiro livro não é português... apenas em lingua. Ai ai Teresa ... Provavelmente o importante, nem será a língua, o que importará é que seja um livro que já não pague direitos de autor, pois foi o que ela disse no programa do provedora, ou seja terá de ser um livro publicado no mínimo à 70 anos. Quote
D91 Posted April 2, 2025 Posted April 2, 2025 Surpreendido por apostarem nas madrugadas, mas é uma boa aposta. A nossa culta e adulta está viva! Quote
tuscano Posted April 2, 2025 Posted April 2, 2025 (edited) há 24 minutos, tuscano disse: https://www.rtp.pt/play/p14758/e840251/sempre-a-tempo/1321352 Provavelmente o importante, nem será a língua, o que importará é que seja um livro que já não pague direitos de autor, pois foi o que ela disse no programa do provedora, ou seja terá de ser um livro publicado no mínimo à 70 anos. Portanto Machado de Assis está correcto, como estará Camilo, Eça, Júlio Dinis, Shakespeare, Dickens, Jane Austen, Emily Bronte algumas obras de Faulkner, Scott Fitzegerald, Steinebeck, algumas obras de Hemingway, Alexandre Dumas pai e filho, Émile Zola, Albert Camus, Exupery, Balzac, Cervantes, Lorca, Unamuno, clássicos russos como os de Dostoiévski, Tolstói, ou alguns orientais, etc etc. Edited April 2, 2025 by tuscano 1 Quote
AndreRob Posted April 2, 2025 Author Posted April 2, 2025 há 5 minutos, tuscano disse: Portanto Machado de Assis está correcto, como estará Camilo, Eça, Júlio Dinis, Shakespeare, Dickens, Jane Austen, Emily Bronte algumas obras de Faulkner, Scott Fitzegerald, Steinebeck, algumas obras de Hemingway, Alexandre Dumas pai e filho, Émile Zola, Albert Camus, Exupery, Balzac, Cervantes, Lorca, Unamuno, clássicos russos como os de Dostoiévski, Tolstói, ou alguns orientais, etc etc. Sim mas acho que vão dar mais destaque à lingua e literatura portuguesa... por isso devemos ver por lá alguns classicos como os do Eça de Queiroz ou do Camilo. 2 Quote
tuscano Posted April 2, 2025 Posted April 2, 2025 há 3 minutos, AndreRob disse: Sim mas acho que vão dar mais destaque à lingua e literatura portuguesa... por isso devemos ver por lá alguns classicos como os do Eça de Queiroz ou do Camilo. Ainda por cima o D. Casmurro como não tem o primeiro dia completo , o D. Casmurro começa no capitulo 18 no segundo programa, e não temos capítulos anteriores, vou lhes escrever no facebook. Quote
AndreRob Posted April 2, 2025 Author Posted April 2, 2025 há 3 minutos, tuscano disse: Ainda por cima o D. Casmurro como não tem o primeiro dia completo , o D. Casmurro começa no capitulo 18 no segundo programa, e não temos capítulos anteriores, vou lhes escrever no facebook. Sim eles por erro so publicaram o primeiro bloco. Precisam de ser avisados. 2 Quote
tuscano Posted April 2, 2025 Posted April 2, 2025 há 4 minutos, AndreRob disse: Sim eles por erro so publicaram o primeiro bloco. Precisam de ser avisados. Escrevi-lhes no facebook, no post que lá têm sobre o programa. há 15 minutos, AndreRob disse: Sim mas acho que vão dar mais destaque à lingua e literatura portuguesa... por isso devemos ver por lá alguns classicos como os do Eça de Queiroz ou do Camilo. O Conto digamos assim, do segundo dia não é de escritor de língua portuguesa, mas acredito que depois do Assis, sim deva ser um português. 2 Quote
tuscano Posted April 3, 2025 Posted April 3, 2025 Hoje puseram o terceiro dia todo mal no RTP Play, não colocaram a leitura do livro e trocaram a ordem dos outros dois espaços colocaram primeiro as curiosidades e depois o quiz, mas está meio maluco na RTP? Quote
AndreRob Posted April 3, 2025 Author Posted April 3, 2025 (edited) Quem coloca aquilo no play não verifica a grelha... metem tudo à balda. Vamos ter de fazer queixa à provedora porque continuam sem colocar o primeiro bloco do livro. Edited April 3, 2025 by AndreRob 3 Quote
Televisão 10 Posted April 3, 2025 Posted April 3, 2025 Na grelha, deviam ter separado no título do programa os segmentos, para não dar aso a confusões. Entretanto, pelo share diário do canal, este programa não estará a fazer grandes diferenças nos resultados da RTP 2. 1 Quote
AndreRob Posted April 3, 2025 Author Posted April 3, 2025 há 2 horas, Televisão 10 disse: Na grelha, deviam ter separado no título do programa os segmentos, para não dar aso a confusões. Entretanto, pelo share diário do canal, este programa não estará a fazer grandes diferenças nos resultados da RTP 2. também dificilmente um programa destes faria efeito sobretudo de madrugada... se subir do zero que o canal tem lá já vai ser sucesso. 2 Quote
tuscano Posted April 3, 2025 Posted April 3, 2025 (edited) há 2 horas, Televisão 10 disse: Na grelha, deviam ter separado no título do programa os segmentos, para não dar aso a confusões. Entretanto, pelo share diário do canal, este programa não estará a fazer grandes diferenças nos resultados da RTP 2. Isso não vai fazer pouca gente assiste a tv de madrugada, e muitos dos que assistem vão no cabo, mas a ideia não deixa de ser interessante. No caso do podcast de leitura, aquilo bem usado é excelente, ajuda a aumentar os audiolivros em português de Portugal, pode até ser usado em contexto escolar e podia motivar mais pessoas a conhecer as obras. Para isso a RTP tinha de colocar as coisas em condições no RTP Play, ou até colocar o áudio livro no spotify, uma vez que estas obras já não pagam direitos de autor, mas a continuar assim é desperdício, que no máximo ao fim de 7 dias desaparece. Edited April 3, 2025 by tuscano 2 Quote
miguelalex23 Posted April 4, 2025 Posted April 4, 2025 há 21 horas, AndreRob disse: também dificilmente um programa destes faria efeito sobretudo de madrugada... se subir do zero que o canal tem lá já vai ser sucesso. As audiências naquele horário, sobretudo em canais de audiência baixa, são bastante aleatórias. Tanto pode ter zero como pode de repente haver 2 ou 3 audímetros ligados e ter um share jeitoso, como no outro dia em que o Brainstorm ficou à frente do Passadeira Vermelha. Mas sim, o pouco público que existe está sobretudo no cabo. A ideia dos audiolivros tem algum potencial para um nicho, mas não está a ser aproveitada como devia, que é sobretudo na RTP Play. 4 Quote
tuscano Posted April 4, 2025 Posted April 4, 2025 (edited) há 2 horas, miguelalex23 disse: As audiências naquele horário, sobretudo em canais de audiência baixa, são bastante aleatórias. Tanto pode ter zero como pode de repente haver 2 ou 3 audímetros ligados e ter um share jeitoso, como no outro dia em que o Brainstorm ficou à frente do Passadeira Vermelha. Mas sim, o pouco público que existe está sobretudo no cabo. A ideia dos audiolivros tem algum potencial para um nicho, mas não está a ser aproveitada como devia, que é sobretudo na RTP Play. Como deixaram completamente de colocar a leitura livro não vejo muito utilidade em estar a ler livros durante 1h de madrugada, ainda para mais o livro leva várias horas a ser lido, ou seja, se no fim de um livro não o colocarem na integra não vale a pena estar nisto, mantenham só o resto. Edited April 4, 2025 by tuscano Quote
Televisão 10 Posted April 4, 2025 Posted April 4, 2025 On 03/04/2025 at 13:51, AndreRob disse: também dificilmente um programa destes faria efeito sobretudo de madrugada... se subir do zero que o canal tem lá já vai ser sucesso. Por isso é que, perdoem-me insistir no mesmo, não faz sentido esta aposta. Com tantos horários problemáticos, escolher as madrugadas para uma mudança de programação é de génio... Ainda por cima, a ocupar três horas, menos espaço para aproveitar os direitos das repetições de outros conteúdos. 2 Quote
tuscano Posted April 4, 2025 Posted April 4, 2025 (edited) há 40 minutos, Televisão 10 disse: Por isso é que, perdoem-me insistir no mesmo, não faz sentido esta aposta. Com tantos horários problemáticos, escolher as madrugadas para uma mudança de programação é de génio... Ainda por cima, a ocupar três horas, menos espaço para aproveitar os direitos das repetições de outros conteúdos. Na minha opinião, mantinha o espaço das curiosidades, colocando-o sempre antes da repetição do Sociedade Civil, pois até se aprendem coisas interessantes, o resto deitava fora. Como já disse, ter leituras que ao fim de 7 dias já não podem ser ouvidas, não faz sentido e o jogo naquele esquema ao fim de umas quantas perguntas torna-se enjoativo. Edited April 4, 2025 by tuscano Quote
Televisão 10 Posted April 4, 2025 Posted April 4, 2025 agora mesmo, tuscano disse: Na minha opinião, mantinha o espaço das curiosidades, colocando-o sempre antes da repetição do Sociedade Civil, pois até se aprendem coisas interessantes e o resto deitava fora. Como já disse, ter leituras que ao fim de 7 dias já não podem ser ouvidas, não faz sentido e o jogo naquele esquema ao fim de umas quantas perguntas torna-se enjoativo. Penso que o Sociedade Civil tem prioridade por causa do cumprimento da quota de língua gestual, que só é contabilizada até certo horário, salvo erro. 3 Quote
tuscano Posted April 4, 2025 Posted April 4, 2025 (edited) há 4 minutos, Televisão 10 disse: Penso que o Sociedade Civil tem prioridade por causa do cumprimento da quota de língua gestual, que só é contabilizada até certo horário, salvo erro. Ok, podia ir depois. Também podia ir antes do Jornal 2 poupando os documentários, mas já não gosto tato desta hipótese. há 16 minutos, Televisão 10 disse: Penso que o Sociedade Civil tem prioridade por causa do cumprimento da quota de língua gestual, que só é contabilizada até certo horário, salvo erro. A Teresa Paixão respondeu-me em relação aos problemas disto no RTP Play ao inicio da noite e disse isto: "vamos ver o que se passa . Obrigada por ver os programas da 2 seja lá onde for. Edited April 4, 2025 by tuscano 2 Quote
miguelalex23 Posted April 5, 2025 Posted April 5, 2025 há 1 hora, tuscano disse: Na minha opinião, mantinha o espaço das curiosidades, colocando-o sempre antes da repetição do Sociedade Civil, pois até se aprendem coisas interessantes, o resto deitava fora. Como já disse, ter leituras que ao fim de 7 dias já não podem ser ouvidas, não faz sentido e o jogo naquele esquema ao fim de umas quantas perguntas torna-se enjoativo. Os episódios disto não estão com limite de 7 dias na RTP Play... 1 Quote
tuscano Posted April 5, 2025 Posted April 5, 2025 (edited) há 11 horas, miguelalex23 disse: Os episódios disto não estão com limite de 7 dias na RTP Play... Eu sei isso, mas eu refiro-me à leitura do livro de que só está lá uma parte de várias, ou seja ao fim de 7 dias vai desaparecer, assim como o primeiro episódio das curiosidades, pois não o puseram. Edited April 5, 2025 by tuscano 1 Quote
AndreRob Posted April 5, 2025 Author Posted April 5, 2025 há 11 horas, tuscano disse: Eu sei isso, mas eu refiro-me à leitura do livro de que só está lá uma parte de várias, ou seja ao fim de 7 dias vai desaparecer, assim como o primeiro episódio das curiosidades, pois não o puseram. desaparecer das gravações... nao da rtpplay. Aquilo está uma enorme trapalhada... acho que um dos dias meteram o mesmo bloco duas vezes e voltaram a n meter o livro. 2 Quote
miguelalex23 Posted April 5, 2025 Posted April 5, 2025 Já agora, ao fim de semana repetem dois episódios entre as 2h e as 4h. Pela numeração dos episódios, excluem os audiolivros destas repetições: hoje dão o 1 e o 2, amanhã o 4 e 5, e assim sucessivamente. 3 Quote
miguelalex23 Posted April 9, 2025 Posted April 9, 2025 Os episódios dedicados aos quizzes (o 1, 4, e por aí adiante) vão passar de Segunda a Sexta às 11h a partir de dia 21. De facto, concordo que a parte dos quizzes é monótona e pouco dinâmica, sobretudo comparando com o Joga Quem Quizzer - que obviamente tinha uma produção mais cuidada, não era uma coisa feita para dar de madrugada. Parece um programa gerado por IA. 1 1 Quote
Recommended Posts