Jump to content

Económico TV


João

Posts Recomendados

Novo canal económico no ar em Março

O canal da televisão da Económica, em emissões experimentais desde Novembro, chega aos pacotes básicos da ZON e do MEO até ao final de Março, mas estará na Internet (em www.economico.pt) este mês, adiantou o director, António Costa, à Lusa.

Apesar de ser um canal de notícias de economia, o Económico TV "não será um canal fechado, segmentado, para especialistas", assegura Costa. Com uma redacção própria, composta por 20 pessoas, o canal conta com a colaboração dos 80 jornalistas que diariamente fazem o jornal Diário Económico. "Isto é uma redacção que se pretende que seja multimédia. A marca tem um jornal em papel, tem um site e vai ter um canal de televisão", acrescenta Raul Vaz, o director do canal que vai ter informação 24 horas por dia e uma programação mais light ao fim-de-semana.

Com o objectivo de captar novos públicos e "crescer nas vendas", a partir deste mês, o jornal sofre também alterações na sua edição em papel com a introdução de novas secções: Internacional, Desporto e Reportagem (esta só à sexta-feira).

Fonte: DN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...
há 21 minutos, RenatoSimões disse:

Ao que tudo indica, o Económico TV acabou, está sem emissão desde quinta-feira passada.

Este canal tem alguns vídeos sobre as peripécias do último dia de emissões, algumas no mínimo insólitas. https://www.youtube.com/user/oalmadensept/videos 

Já se sabia foi muito comentado só restava o canal .

Na Marca economico estava a meses a ser sustentado por 3/4 jornalistas com Meses de atrasado.

O que me parece e que a decisão do canal foi tomada no mesmo dia e as ultimas horas as do canal foram muito tristes , e a impresão que dava e que já estava a engolhar para fechar de vez

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 8 meses depois...
  • 2 semanas depois...

A tua história de subestação - capítulo 5: Económico TV

Portugal sempre teve algumas lacunas no campo da indústria televisiva. Há géneros e sub-géneros e ninguém apostou neles durante tanto tempo. Desde o tema das regiões, abordado pela RTV, que entretanto mudou para a agropecuária, até à música, abordada parcialmente pela MVM (e pela RTP Música, canal esse que nunca teve a sorte de ser lançado), claramente Portugal é uma economia meio desenvolvida. Quando falamos em canais económicos, o primeiro registo é claramente fictício:

Este anúncio de Fevereiro de 2009 ao Euromilhões que satirizava a velha aparência do Bloomberg (aqui ficcionalizado como tv.economia) é mais recordado pelos portugueses pela sua versão ligeiramente encurtada (em que o corte não é feito quando ouvimos a palavra "transmontano" e que conseguimos ouvir o tal jingle do Euromilhões cantado por aqueles moços e moçoilas). O conceito era este: se alguém ganhasse o Euromilhões, iria ter dinheiro suficiente para poder comprar um canal que aparentemente estava na normalidade até que o tal senhor vencedor iria trocar o nome e o perfil do canal. Houve também uma versão para rádio em que, salvo erro, ouvia-se uma voz digna de Antena 2 a dizer que a rádio teria sido comprado pelo sr. Nuno Cabral de Montalegre e que iria passar a emitir apenas folclore transmontano. Houve também um anúncio na web, lembro-me que aparecia no SAPO.

Mas um anúncio filmado em Boticas não foi o suficiente para tornar o sonho do primeiro canal económico português numa realidade. A pré-história do Económico TV estava nas parcerias com o Financial Times (acho eu) emitidas nos anos 90 na RTP. Quando os direitos passaram para a TVI, o da RTP passou a ser o RTP Economia mas eventualmente foi cancelado pelo Rangel. O canal só começaria em 2009 e só na internet. O próximo passo: levar o canal às operadoras pagas e deixar de ser estritamente um canal de internet.

Inicialmente o arranque estava previsto para Novembro de 2009. Porém, o lançamento viria ser adiado várias vezes: inicialmente para Março de 2010, depois para Maio de 2010. Pelo que me lembro, a ZON adicionou o canal em Abril de 2010 e pô-lo em standby até ao arranque definitivo do canal, tal como iria acontecer em 2014 com a Sporting TV.

O canal foi lançado a 6 de Maio de 2010 e inicialmente não emitia durante 24 horas. Durante a madrugada, emitia o canal web que era o protótipo da ETV. Inicialmente era um exclusivo da ZON e integrou o pacote da ZAP em Angola (e mais tarde Moçambique) para reforçar a portugalidade da nova operadora africana. Em 2011, chegou à MEO e às outras operadoras e chegou a ser retirado por um breve período da Cabovisão. Foi também o primeiro canal de informação português a emitir em HD.

A 3 de Outubro de 2011, o canal tentou crescer a sua visibilidade na ZON ao mudar para o 16. A sua posição antiga (o 200) foi reservado para a versão em HD. Ou devo estar enganado?

Em Março de 2016, o Económico passou por uma crise e o jornal deixou de ser publicado em papel. Eventualmente a crise iria ser arrastada para o canal, que esteve em piloto automático em Outubro de 2016 até ao seu posterior fecho no dia 20 do mesmo mês. A 21 de Novembro foi declarado insolvente. A suspensão era para ser temporária mas o canal fechou de forma definitiva. Um dia negro para a informação portuguesa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Parece que o Jornal Económico, antigo OJE, ficou com material do Económico TV, nomeadamente a mesa só mudou foi o acento laranja que fazia parte do logo. Aliás até parece que ficaram com estúdio, tendo em conta que o plateau termina no mesmo sítio e depois tem fundo verde tal como era usado no Económico TV para a colocação do grafismo virtual e tem as mesmas cortinas pretas que eram usadas em alguns programas do canal também. No entanto, não deve ser porque o estúdio ficava nas instalações do Diário Económico/Económico TV e o Jornal Económico tem sede noutro local.

1420295766_EconomicoTV.jpg.2cb4e3c112718b567e1623113e88ef40.jpg1572080710_JornalEconomico.jpg.6042ae8d3540de67bc12815755a2c168.jpg

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, ATVTQsV said:

O novo JE deveria investir num novo canal português de economia. Desde que a ETV fechou, tivémos uma lacuna no audiovisual português.

Eles tentaram comprar o Económico TV mas a Ongoing andava para a frente e para trás e eles acabaram a desistir.

https://www.rtp.pt/noticias/economia/megafin-retira-proposta-de-compra-do-economico-tv_n935687

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Repsrei que no YouTube ainda existe o canal do Económico tv.

https://youtube.com/user/economicotv

 

Algumas imagens do canal:

https://www.behance.net/gallery/2612257/Economico-TV

 

22328042_kyqTj.png

22328043_H4ew6.jpeg

Acho que faz falta um canal destes em Portugal, mas provavelmente nunca mais irão lançar um canal de economia no nosso país. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 7/13/2022 at 10:01 PM, D91 said:

Repsrei que no YouTube ainda existe o canal do Económico tv.

https://youtube.com/user/economicotv

 

Algumas imagens do canal:

https://www.behance.net/gallery/2612257/Economico-TV

 

22328042_kyqTj.png

22328043_H4ew6.jpeg

Acho que faz falta um canal destes em Portugal, mas provavelmente nunca mais irão lançar um canal de economia no nosso país. 

Já nem me lembrava do João Ferreira no Económico TV.

Tinha um ou outro programa interessante (tentava sempre ver um que tinha o Raul Vaz e o Manuel Monteiro a comentar) e um bom leque de comentadores, pena o canal e o jornal (que também tinha qualidade) terem ido ao charco.

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Alguém sabe que audiências costumava ter este canal? Já pensei que faz falta um canal destes em Portugal, já que os canais de informação pouco destaque dão a estes temas de economia. 

Acho que faz falta uma Bloomberg TV Portugal, mas infelizmente não vai acontecer. 

Editado por D91
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...