Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 29 minutos, InesMig disse:

Eu sou do tempo em que as escolas que eram local de voto não abriam na segunda feira seguinte

A minha era uma delas

A minha ainda faz isso.

A minha escola fecha na sexta-feira à tarde e só reabre na segunda-feira à tarde :galderia:

• Like 2
Posted

Pensando bem

Estava no 7º ou 8º quando começaram a haver os tempos de aulas de 45' ou 90'

No 9º ano fiz provas globais

E só tive exames nacionais no 12º e eram 5 exames

• Thanks 1
Posted
há 8 minutos, InesMig disse:

Pensando bem

Estava no 7º ou 8º quando começaram a haver os tempos de aulas de 45' ou 90'

No 9º ano fiz provas globais

E só tive exames nacionais no 12º e eram 5 exames

E antes, como é que eram os tempos?

• Thanks 1
Posted
há 40 minutos, AndréGonçalves disse:

E antes, como é que eram os tempos?

Eram de 40 penso, mas raramente tinha 2 aulas seguidas da mesma disciplina o que fazia com que tivesse muitas disciplinas no mesmo dia

Com os tempos de 90' ajudou a ter menos disciplinas o que aliviou o peso na minha mochila

• Thanks 2
Posted

Uma coisa que eu não percebo no meu horário deste ano, é ter 2 aulas teóricas + 1 prática de FQ e 1 teórica + 1 prática de ciências. Tudo bem que como entramos num novo ciclo a matéria de FQ precisava de alguma exposição, contudo, penso que isto levou com que as aulas (teóricas) de ciências se tornassem, pelo menos para mim, um pouco irrelevantes e quando as vou ter parece que é apenas mais 50 minutos numa disciplina qualquer. Para além de que este ano a matéria está um pouco chatita, o que torna as coisas um pouco mais mazinhas.

• Thanks 1
Posted
há 1 hora, Lee disse:

Quando percebes mais com um vídeo de 30 minutos do que com uma professora em 30 aulas :jamesbond:

Esta parte é talvez a mais demorada na resolução de problemas, mas não acho que seja o bicho de sete cabeças que os professores querem que pareça, até porque, muitas vezes, isto é tão natural e lógico para nós, mas pronto... já sabemos como é o sistema de ensino e como os professores adoram complicar o simples.

• Like 1
Posted (edited)
há 4 minutos, Lee disse:

Le défi de demain est trois faciles et trois rapides :dog:

São seis desafios? Ou querias dizer "très faciles"? :abismado2:

(Eu a achar-me professor de Francês, sendo que só sei dizer "baguette" e "croissant")

Edited by AndréGonçalves
  • LOL 3
Posted
há 5 minutos, Lee disse:

Le défi de demain est trois faciles et trois rapides :dog:

Fala português querido :ok: 

Estou com preguiça de ir ao tradutor :ok: 

• LOL 4
Posted
há 4 minutos, AndréGonçalves disse:

Instala Duolingo e aprende Francês :ew:

Ou isso, ou pode ir viver para um país francófono e fica rapidamente a saber da língua, isto é, em menos de um ano :vip:

• LOL 2
Posted
agora mesmo, Brunooo disse:

Ou isso, ou pode ir viver para um país francófono e fica rapidamente a saber da língua, isto é, em menos de um ano :vip:

Às vezes, nem é preciso um ano... falo por experiência própria, rara é a vez em que saio de Portugal e não aprendo a língua do outro país que visitei e nunca estive mais de 2 semanas em nenhum deles...

• Like 1
  • Shock 1
Posted
agora mesmo, ilovetv.2008 disse:

Às vezes, nem é preciso um ano... falo por experiência própria, rara é a vez em que saio de Portugal e não aprendo a língua do outro país que visitei e nunca estive mais de 2 semanas em nenhum deles...

Sim, claro, mas isso vai com cada pessoa. Eu também sou uma pessoa que se adapta bem a línguas. Mas existe sempre quem tenha mais dificuldades a adaptar-se em certas línguas, sobretudo as línguas latinas, que são bastante complexas e o francês é uma delas por exemplo. 

• Like 3
Posted
há 17 horas, Lee disse:

C'est fini :fancy:

Realmente estes vídeos são tão ou mais explicativos do que as 6 horas de MACS semanais!

há 6 horas, Luisão disse:

Bom dia. Hoje acordei com o macaco Adriano na minha cama :clown:

Será que vem aí o Big Show SIC - O Regresso para combater o Gouchão, perdão o Funtástico... :chocada:

• Like 1
Posted

POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM (PAC)

O surgimento da PAC

- Durante a II Guerra Mundial e anos subsequentes, a Europa foi marcada por graves penúrias alimentares.

- Os países que formavam a então designada Comunidade Económica Europeia (CEE) dependiam do estrangeiro no seu abastecimento alimentar.  

- A agricultura foi eleita como a primeira prioridade na construção do mercado comum e a Política Agrícola Comum (PAC) surgiu como a primeira grane política comunitária. 

Os objetivos iniciais da PAC

- Aumentar a produtividade da agricultura, através da atribuição de subsídios, da garantia de preços e da cedência de ajudas ao investimento e à modernização da agricultura;

- Assegurar um nível de vida equitativo à população agrícola;

- Assegurar preços razoáveis nos fornecimentos aos consumidores.

Os princípios da PAC

- Unicidade de mercado

- Criação de uma organização comum de mercado (OMC) para cada produto agroalimentar.

- Preferência comunitária

- Proteção dos mercados europeus face a produtos importados de países terceiros a preços mais baixos;

- Aplicação de barreiras alfandegárias aos produtos estrangeiros.

- Solidariedade financeira

- Todas as despesas e gastos resultantes da aplicação da PAC eram suportados pelo orçamento comunitário.

Grau de autoaprovisionamento

- A percentagem da razão entre a produção interna e o consumo interno.

- Se for inferior a 100%, a produção interna não é suficiente para satisfazer as necessidades de consumo interno.

- Se for superior a 100%, a produção interna excede as necessidades de consumo interno.

Os problemas iniciais da PAC

- Criação de excedentes agrícolas (graus de autoaprovisionamento superiores a 100%) em quantidades impossíveis de escoar nos mercados;

- Peso muito elevado da PAC no orçamento comunitário;

- Tensão entre os principais exportadores mundiais, nomeadamente com os EUA, devido às medidas protecionistas e à política de incentivo à exportação;

- Graves problemas ambientais, motivados pela prática de uma agricultura intensiva, com utilização em massa de produtos químicos;

• Like 1
  • Sad 1