Jump to content

138: A Televisão na Itália


Recommended Posts

Vendo que se aproxima mais uma Eurovisão, vamos falar sobre a televisão na Itália.

Como ando baixo nas motivações faço algo idêntico ao que fiz com o Colpo Grosso, limitando-me a fazer um "copia-e-cola" do artigo da televisão na Itália da Wikipédia italiana, e depois fazer alguns retoques na tradução.

Na Itália, os primeiros estudos e os primeiros testes experimentais de transmissões de televisão foram realizados a partir de 1934, portanto, durante o regime fascista, em Turim, cidade que já abrigava o Centro de Gestão da EIAR (Agência Italiana de Rádio, antecessora da Rai), órgão concessionário da Itália. transmissões de rádio, nas instalações do Teatro de Turim, adjacente ao local histórico na Via Verdi. Posteriormente, a EIAR estabelecerá um escritório em Roma, no bairro Prati, onde construirá a sede histórica na Via Asiago 10.

O Real Decreto-Lei de 26 de setembro de 1935, n. 1829 - convertida na lei n. 177 - estabeleceu a passagem dos programas do EIAR sob o controle do Ministério da Imprensa e Propaganda do governo Mussolini . O texto consolidado referido no Real Decreto de 27 de fevereiro de 1936, n. 645 ("Aprovação do código postal e das telecomunicações") reafirmou o princípio, estabelecido desde 1910, da reserva estadual para o exercício das atividades radiotelegráficas e radioelétricas, que se estendeu também ao telégrafo, telefone, cabo radioelétrico e ótica.

As primeiras transmissões experimentais começam em 1939 em Turim pela EIAR. A 22 de julho do mesmo ano, o EIAR inicia a sua programação experimental, com a entrada em funcionamento, em Roma, de um pequeno estúdio na Via Asiago e de um transmissor de 2 kW, montado no transmissor Monte Mario, que utilizava o 441 -line padrão desenvolvido pela Telefunken. Em setembro do mesmo ano, um segundo transmissor de televisão com potência de 400 W foi instalado em Milão na Torre Littoria (hoje Torre Branca) e realizou emissões experimentais por ocasião da XI Mostra della Radio e da XXI Feira de Milão. Os equipamentos de transmissão de ambas as estações foram projetados e construídos pela empresa SAFAR (Società Anonima Fabbruzione Radio Apparecchi) de Milão, enquanto outras empresas do sector, como Radiomarelli e Allocchio Bacchini, colocaram em produção equipamentos de recepção.

Entre 1939 e 1940 houve a difusão das primeiras transmissões televisivas nacionais com apresentadores, entrevistas desportivas em estúdio, sketches, canções, balés e óperas. As grandes empresas italianas de engenharia eléctrica começaram já a fabricar televisores de tubo, destinados a um pequeno público limitado a hierarcas fascistas, professores, industriais e empresários, que instalaram as primeiras antenas nos telhados das três maiores cidades italianas (Roma  e Milão,Turim) Os Palácios do Vaticano e a Villa Torlonia , residência do ditador Benito Mussolini [1] , não são exceção .. A programação regular de televisão da época é amplamente testemunhada no " Radiocorreriere ", que relata toda uma série de novidades absolutas para a Itália da época.

As transmissões terminaram repentinamente em 31 de maio de 1940 por ordem do governo, supostamente devido a interferências encontradas nos primeiros sistemas de navegação aérea; presumivelmente, a iminência da entrada da Itália na guerra desempenhou um papel nessa decisão. Portanto, com o conflito mundial, o desenvolvimento dessa tecnologia foi abruptamente suspenso e as empresas electrotécnicas concentraram-se na produção de transmissores de rádio e produtos para uso bélico. Os eventos de guerra também apagam os vestígios da primeira experimentação televisiva italiana, com a destruição dos arquivos do EIAR sob o bombardeio, tornando tudo relacionado a esta primeira fase da TV italiana (documentos, horários, roteiros, fotos, ordens de serviço, filmes).

Durante a ocupação, o exército alemão mandou desmontar e transportar para a Alemanha todos os equipamentos de transmissão do EIAR em Roma, incluindo o transmissor de televisão, que será posteriormente recuperado pelos aliados após o fim da guerra e devolvido à RAI (novo nome da EIAR desde 1944), que em janeiro de 1949 o instalou em Turim na localidade de Eremo, nas colinas de Turim juntamente com as novas antenas instaladas no telhado da sede da RAI na Via Verdi em Turim. Assim, a experimentação que levará à primeira transmissão oficial da televisão italiana é retomada.

Em 1944 a EIAR foi reaberta e mudou seu nome para RAI (Radio Audizioni Italiane, a partir de 1954 Rai - Radiotelevision Italiana) e estabeleceu como objectivo reiniciar a experimentação televisiva. A 11 de setembro de 1949 , com uma transmissão experimental da Trienal de Milão apresentada por Corrado Mantoni, conhecido simplesmente como Corrado, as transmissões experimentais de televisão na Itália foram retomadas, com o padrão de 625 linhas; a programação oficial começou a 3 de janeiro de 1954, a preto e branco, com a inauguração do primeiro canal de televisão italiano voltado para o grande público, o Programa Nacional. As transmissões duravam algumas horas por dia, começando ao meio-dia e terminando por volta das 23h. Durante esse período, Rai também transmitia às vezes à noite, por exemplo, mostrando lutas de boxe ao vivo e simultaneamente com os Estados Unidos da América. A 4 de novembro de 1961 , nasceu um novo canal, o Segundo Programa.

Na época, as competências em matéria de radiodifusão e televisão ainda estavam na reserva estadual, conforme estabelecido pelo DPR de 26 de janeiro de 1952, n. 180 que renovou as concessões à Rai até 1972.

A Rai tinha seu próprio código de autorregulação que, na época, incluía, entre seus princípios fundamentais, a não aceitação de cenas que perturbassem a paz social e incitassem o ódio de classe, o respeito à família e aos valores religiosos. A moralidade dos costumes merece o seu capítulo, que previa o pleno respeito à "santidade matrimonial" e a rejeição das cenas eróticas. Para garantir o cumprimento dessas regras, o "Comitê para a determinação de diretrizes culturais gerais" foi criado em 1947.

As primeiras transmissões da programação regular foram:

  • as entrevistas com o engenheiro Filiberto Guala, CEO da Rai, que definiu o novo meio como "o coração do nosso tempo";
  • o espetáculo intitulado "A orquestra dos 15", apresentado por Febo Conti ;
  • o programa musical Settenote;
  • Domenica sportiva (Domingo Desportivo).

As televisões ligadas eram, no dia da estreia, apenas oitenta mil, e os assinantes não ultrapassavam as vinte mil unidades por volta de fevereiro de 1954, principalmente devido aos elevados custos do serviço: na altura o preço médio de uma televisão, cerca de 450.000 liras (com a inflação hoje seria de 7.000 euros), estavam próximo do custo de um carro e estava perto de doze meses de uma renda média anual.

O sinal passou a abranger todo o território nacional quase três anos depois, a 31 de dezembro de 1956, numa altura em que os assinantes ainda eram relativamente poucos (cerca de 360.000).

A partir da década de 1950, a difusão da TV cresceu a um ritmo espantoso, como acontecia anteriormente no mercado americano. Naqueles anos, na Itália, a TV era um artigo de luxo que poucos podiam pagar, tanto que se tornou prática comum reunir-se em bares ou nas casas de conhecidos equipados com televisão, especialmente por ocasião de as transmissões dos primeiros concursos italianos, que rapidamente se tornaram muito populares, iniciados por Mario Riva com Il Musichiere e Mike Bongiorno com Lascia o radoppia?.

No final da década de 1950, a imprensa também começou a notar o novo meio. A primeira coluna de crítica televisiva editada por Ugo Buzzolan (autor do primeiro original televisivo La Domenica di un fiancée) nasceu em La Stampa de Turim .

Foi nesse período que nasceu o primeiro telejornal (Telegiornale) da Rai , com Vittorio Veltroni como diretor. Conseguiu chegar onde a imprensa não conhecia: propor imagens e áudio ao mesmo tempo produziu um efeito extraordinário de realidade e possibilitou testemunhar eventos sensacionais ao vivo. Em 1960 nasceu o programa Tribuna elettorale, seguida no ano seguinte pela Tribuna política, que possibilitou pela primeira vez conhecer os rostos dos líderes da oposição política.

Particularmente relevante foi o aparecimento, em 1957, da publicidade na televisão italiana, com o advento do Carosello, programa que permaneceu historicamente famoso, que incluía toda a publicidade e em que as mensagens publicitárias deviam respeitar rigorosas regras estilísticas e narrativas: o produto anunciado que ele só podia ser mencionado pelo próprio nome no início e no final de um filme de 2 minutos e 15 segundos. (Foi deste programa que nasceu o Calimero, por via de um anúncio a um detergente)

Nos anos sessenta, com o progresso da economia, os preços dos televisores começaram a ser mais acessíveis e cada vez mais pessoas tinham a oportunidade de obtê-los, mesmo nas classes menos abastadas; o alto índice de analfabetismo encontrado entre eles sugeriu a exibição, entre 1960 e 1968, de Nunca é Tarde (Non è mai troppo tardi), programa de ensino fundamental conduzido pelo professor Alberto Manzi; estima-se que o programa ajudou quase um milhão e meio de cidadãos italianos a obter o certificado do ensino fundamental/secundário.

Pelo menos na fase inicial, a televisão italiana desempenhou um papel cultural notável: os seus objectivos eram certamente educativos e sem atenção especial ao consentimento dos telespectadores. Se por um lado uma parte substancial da programação pode não ser imediatamente apreciada pelo público, por outro ela trazia vantagens indiscutíveis contra uma situação nacional caracterizada então por um certo atraso nos costumes e uma heterogeneidade cultural. Não é apenas uma piada dizer que, em nível linguístico, "Garibaldi não fez a unificação da Itália, mas foi o Mike Bongiorno que fez ".

A partir de 1962, houve a primeira ligação via satélite entre a Itália e os Estados Unidos, que marcou o advento da comunicação intercontinental, permitindo testemunhar ao vivo eventos importantes da história contemporânea, como o pouso do primeiro homem na Lua em 1969. que atraiu cerca de 500 milhões de espectadores.

No entanto, as etapas subsequentes do desenvolvimento tecnológico da televisão italiana indicam um atraso em relação a outros países europeus, especialmente no que diz respeito às transmissões de televisão em cores.

As emissões a cores começaram em regime experimental já na década de setenta , em particular com a transmissão do Mundial de 1970 e dos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, que aconteciam com sistemas diferentes em dias alternados, como ocorria no Parlamento naquela época: o debate sobre qual sistema de transmissão escolher, o que opôs partidários do SÉCAM francês contra os do PAL alemão. A TV italiana começou oficialmente a transmitir A cores apenas em fevereiro de 1977, ou seja, cerca de 10 anos depois do que em países europeus mais desenvolvidos.

De facto, o debate sobre a introdução da televisão a cores já tinha começado em 1964, quando o Conselho Superior dos Correios e Telecomunicações nomeou uma comissão para escolher entre o sistema PAL e o SECAM. No entanto, a decisão foi adiada várias vezes, principalmente devido à oposição de algumas figuras políticas (em particular Ugo La Malfa) que temiam os efeitos devastadores sobre a então precária situação econômica italiana do desencadeamento da "corrida para comprar" o novo aparelho (caro e quase sempre importado do exterior) por famílias italianas.

Em particular, em 1973, o Partido Republicano Italiano, liderado pelo próprio La Malfa, retirou sua confiança no ministro dos correios Giovanni Gioia, derrubando assim o segundo governo Andreotti precisamente na questão da televisão em cores. Em 4 de abril de 1975, o sistema PAL foi oficialmente escolhido, mas isso não significou automaticamente o início das transmissões em cores. Foi o advento das televisões privadas e estrangeiras, que transmitiam a cores, que forçou a RAI a mudar para cores, dois anos depois.

O problema das possíveis emissões do exterior para o território italiano surgiu antes mesmo do início das emissões regulares na Itália. Em particular, foi considerada a possibilidade de a República de São Marinho ter uma empresa de televisão. Portanto, no tratado firmado entre a Itália e San Marino em 1953, a República de Titano também se comprometeu a não estabelecer emissoras de rádio ou televisão em seu território.

As coisas mudaram nos anos setenta, quando a pressão pelo pluralismo do rádio e da televisão se tornou forte. Assim, a lei de 14 de abril de 1975 n. 103 autorizou a instalação em território italiano de repetidores de emissoras estrangeiras. Consequentemente, no norte da Itália começaram a ser recebidos canais de televisão estrangeiros em italiano, como a Telemontecarlo, que transmitia do Principado do Mónaco, a TSI , dedicado aos habitantes de língua italiana do cantão de Ticino, e a TV Koper-Capodistria (na Itália comumente chamada de Tele Capodistria), que transmite da cidade homônima , dedicada às comunidades italianas residentes em algumas áreas da então Jugoslávia (território hoje pertencente à Eslovénia) mas que também foi capturado em algumas regiões do nordeste da Itália. Estes canais tornaram-se bastante populares por uma década.

As primeiras tentativas de iniciar emissões de TV privada na Itália foram feitas logo após o início do serviço público. Em 1956, uma TV privada, Il Tempo TV, criada pelo jornal romano Il Tempo, pediu a concessão para começar a transmitir: após um longo processo judicial, o Tribunal Constitucional decidiu que reafirmou o monopólio da Rai.

História semelhante ocorreu com a lombarda TV1, que terminou com a decisão da Consulta de 13 de julho de 1960, que justificou o monopólio da Rai com base na constatação de que as frequências disponíveis eram limitadas. A Corte também destacou que o monopólio das transmissões de rádio e televisão foi um dos casos protegidos pelo artigo 43 da Constituição italiana, que estabelece que, para fins de utilidade geral, a lei pode reservar certas empresas que se referem a serviços públicos essenciais ao Estado e são de interesse geral preeminente.

Entre o final dos anos sessenta e o início dos anos setenta, os particulares, para contornar a proibição sancionada pelo Tribunal Constitucional para as frequências terrestres, optaram pelo caminho da televisão por cabo: assim começaram a surgir as TVs por cabo privadas locais.
Em 1966 o engenheiro Pietrangelo Gregorio fundou a Telediffusione Italiana Telenapoli, a primeira televisão a cabo gratuita italiana. Posteriormente, em 1972, o director Giuseppe Sacchi fundou a Telebiella: Sacchi foi submetido a um julgamento criminal por isso, no contexto do qual o magistrado de Biella levantou a questão da legitimidade constitucional. A história terminou com a sentença do Tribunal Constitucional n. 226, de 10 de julho de 1974, que legitimava a existência das TVs a cabo, por serem necessariamente locais, não prejudicando, portanto, o monopólio da Rai nas transmissões nacionais. Aproveitou essa possibilidade Giacomo Properzj, que fundou a Telemilanocavo para atender Milano 2 , uma área residencial no município de Segrate (província de Milão) construída pela Edilnord, empresa do empresário Silvio Berlusconi . Em 3 de outubro de 1974, a Telecavocolor de San Benedetto del Tronto.

Posteriormente, a reforma da RAI de 1975 autorizou as transmissões por cabo a nível nacional, bem como, como já escrito, a retransmissão terrestre em território italiano de televisões estrangeiras, entre as quais se juntaram também as TVs estatais francesas TF1, Antenne 2 e FR3.

O Tribunal Constitucional decidiu novamente em 1976 com a sentença no. 202 de 28 de julho de 1976, que também autorizava as emissões terrestres desde que fossem locais. Isso determinou o crescimento exponencial das televisões privadas: de facto, as televisões locais passaram de 246 em 1977 para 250 em 1978 e depois para 600 em 1980.

Na realidade, já em 1974, ou seja, dois anos antes do julgamento da Consulta, nasceram as primeiras televisões italianas gratuitas no ar (que serão legitimadas 2 anos depois): algumas delas foram Canale 21 (em Nápoles) e Telealtomilanese (em Busto Arsizio). Mais tarde, após a referida sentença, outras televisões nasceram, como Antennatre (em Legnano) de Renzo Villa e Enzo Tortora (que começou a emitir a 3 de novembro de 1977 e garantiu apresentadores famosos como o próprio Tortora e Ettore Andenna) e GBR (em Roma). Editoras também entraram no mercado, incluindo Rusconi, que fundou a Quinta Rete em Roma em 1976 e a Antenna Nord em Milão em 1977. Em 1978 também nasceu a Telemilano, uma evolução terrestre da Telemilanocavo, propriedade da Fininvest de Silvio Berlusconi .

Enquanto isso, as consequências da reforma de 1975 foram a experimentação de estilos e conteúdos menos institucionais, também em resposta ao crescimento das emissoras privadas, que também levou à introdução de transmissões regulares em cores. A 14 de abril de 1975, a lei 103/75, a chamada lei de reforma da RAI, marcou uma mudança marcante na história da televisão; a TV estatal passa do controle governamental ao controle parlamentar; está prevista a construção de um terceiro canal público pública. A reforma levou a um acordo de partilha entre os partidos do arco constitucional para o controlo dos canais de televisão da empresa pública em carácter eleitoral, conhecido como subdivisão, que viu a Rai 1 na esfera de influência dos democratas cristãos, a Rai 2 na do Partido Socialista Italiano, e a Rai 3, nascida em 1979 , na órbita do Partido Comunista Italiano.

A década de oitenta assistiu à afirmação das televisões. Embora a decisão do Tribunal Constitucional proibisse a transmissão nacional por televisões privadas, a proibição foi contornada pelo envio de fitas com programas gravados para transmissão a todas as estações afiliadas à mesma rede. As repetidoras locais transmitiam com mínimas diferenças de tempo entre si, de modo que a lei era respeitada em nível formal, mesmo que a programação fosse de facto nacional.

Este método de transmissão foi utilizado pela primeira vez por Silvio Berlusconi, proprietário da Telemilano, que entretanto enriqueceu a programação do seu canal com programas liderados por pessoas muito famosas da Rai, obtendo assim um grande sucesso de audiência: ter maior lucros de publicidade, Berlusconi começou a explorar o sistema de transmissão de fitas pré-gravadas progressivamente em toda a Itália, criando assim um sistema de distribuição de televisão; assim nasceu em 1980 a Canale 5, que viria a substituir a Telemilano.

Este sistema foi posteriormente utilizado também pela Primarete Indipendente da Rizzoli, também nascida em 1980; no entanto, a Primarete Indipendente foi encerrada já em 1982, na sequência do despacho da Consulta de 14 de Julho de 1981 e da crise Rizzoli ligada ao escândalo P2.

Posteriormente, também a Italia 1 da Rusconi e Rete 4 da Mondadori utilizaram o mesmo sistema, ambas nascidas em 1982 e adquiridas pela Fininvest respectivamente em novembro de 1982 e agosto de 1984.

A 16 de outubro de 1984, alguns pretores (em Turim , Roma e Pescara ) desativaram os repetidores das três redes em Piemonte, Lácio e Abruzzo, interrompendo a interconexão naquelas regiões. Assim foi criado um caso de media; mas com a intervenção do governo, através dos chamados decretos de Berlusconi [16] , as três redes tiveram a oportunidade de transmitir nacionalmente através de cassetes pré-gravadas.

Esses decretos não regulamentaram definitivamente a radiodifusão privada em nível nacional, e foram colocados de forma declarada a favor das nascentes grandes redes de televisão comercial ao tornarem legais as interconexões entre emissoras privadas em escala nacional ( syndication ), posteriormente declaradas inconstitucional [ 17] [18] .

No mesmo período, nascem também outros circuitos, como Rete A e Euro TV, e assistimos ao declínio das televisões estrangeiras em italiano, com a excepção da Telemontecarlo, que consegue manter a cobertura nacional e enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada inicialmente como controlada pela Rai e posteriormente com a gestão dos brasileiros da Rede Globo. Também nasceu em 1984 a Videomusic, um canal nacional inteiramente dedicada à transmissão de programas de música e videoclipes, lançada por Marialina Marcucci e Pier Luigi Stefani.

Em 1987, a Euro TV foi dividida em dois novos circuitos, a Odeon e a Italia 7, esta última controlada pela Fininvest, que geria as vendas de publicidade e o fornecimento de programas de televisão; a intenção da Fininvest era ter quatro redes de televisão para transmitir programas adequados para todos os públicos: Rete 4 para o público feminino, Canale 5 para toda a família, Italia 1 para o público jovem e Italia 7 para o público masculino. Em 1988, a Fininvest também assumiu as vendas de publicidade da TV Koper-Capodistria, e a levou a aumentar a cobertura na maior parte do território italiano e, graças a acordos especiais, a enriquecer sua programação com eventos esportivos ao vivo.

Em 1990 entrou em vigor a lei Mammì, que efectivamente sancionou a legitimidade do duopólio RAI-Fininvest existente, mas estabeleceu que uma empresa privada poderia transmitir no máximo três canais de TV, então a Italia 7 mudou de gestão. A lei também autorizou redes privadas a se interligarem ou transmitirem programas ao vivo, possibilitando efectivamente a transmissão de programas de notícias.

A proliferação de canais de televisão exigiu repetidamente intervenções legislativas regulatórias, nenhuma das quais obviamente saiu ilesa da controvérsia. A articulação dos problemas enxertados é tal que envolve direitos constitucionais e questões de oportunidade política nos temas de discussão, mesmo tendo desenvolvido uma jurisprudência especializada (por exemplo, as sentenças nunca respeitadas e plurivioladas do Tribunal Constitucional).

Em 1990, a concessão para a transmissão de três canais de televisão foi fornecida à nascente empresa Telepiù, da qual a Fininvest detinha uma percentagem, mas devido à lei Mammì desistiu rapidamente. Em outubro do mesmo ano, começaram as emissões das três redes pagas: TELE+ 1 (dedicada ao cinema), TELE+ 2 dedicada ao desporto e TELE+ 3 dedicada à cultura e entretenimento, que inicialmente transmitia em sinal aberto; em 1991 a TELE+ 1 começou a codificar as suas emissões, seguida pela TELE+ 2 em 1992 e pela TELE+ 3 em 1995. Em 1996 a Telepiù foi adquirida pela empresa francesa Vivendi, proprietária da Canal+. No ano seguinte houve uma renovação em que TELE+ 1, TELE+ 2 e TELE+ 3 foram transformados: os dois primeiros tornaram-se, respectivamente, na TELE+ Nero e TELE+ Bianco. Ao mesmo tempo nasceu a Stream TV, concorrente directa da nova plataforma de satélite D+.

Quanto às emissões em sinal aberto, os tres canais da Fininvest (que passarão a ser geridas pela Mediaset) consolidaram o seu sucesso no panorama televisivo italiano e, consequentemente, o "duopólio" televisivo em oposição aos três canais da RAI. Em 1995 a Telemontecarlo foi adquirida pelo produtor de filmes Vittorio Cecchi Gori, que anteriormente também havia comprado a Videomusic, que em 1996 se tornará na TMC 2. Outras televisões nacionais menores, como Retemia e Rete A, e várias outras também continuaram a transmitir como a Odeon, enquanto a Italia 7 sofre uma divisão, dando origem à Europa 7 (do empresário Francesco Di Stefano) e à Italia 7 Gold (do trio de empresários Tacchino-Galante-Ferretti).

Em 1999 foi lançado um concurso para a concessão de frequências de televisão e, na sequência da lei Maccanico, foi reduzido o limite numérico de estações de televisão que uma empresa privada pode possuir, de três para duas. O resultado do concurso concedeu as frequências nacionais anteriormente destinadas à Rete 4 à syndication de Francesco Di Stefano, Europa 7, e a Mediaset teve um prazo até 31 de Dezembro de 2003 para transferir as emissões da Rete 4 das frequências terrestres analógicas para a televisão por satélite.

Em agosto de 2000, a TMC e a TMC 2 foram vendidas por Cecchi Gori ao grupo Telecom Italia. Entre 2000 e 2001, a Telecom, para relançar a TMC, não mais ligada ao Principado de Mônaco, optou por uma mudança radical de conteúdo e, sobretudo, decidiu adotar uma nova marca, LA7 , que nascerá oficialmente em 24 de junho de 2001. No mesmo período, a companhia telefónica permitiu que a MTV utilizasse as frequências da TMC 2 para uma versão italiana do canal, que na verdade já existia desde 1997, pois ocupava a maior parte da programação da Rete A; em 2001, portanto, as transmissões da MTV ocupando a Rete A foram substituídas pelas da alemã VIVA, até maio de 2002, quando a Rete A se tornou autónoma com o novo nome All Music, que em 2004 passará para o Grupo Editorial L'Espresso.

Em 2001, a Retemia fechou, deixando espaço para alguns canais de televisão inteiramente dedicadas às televendas; as frequências serão compradas pela Mediaset para o desenvolvimento da televisão digital terrestre, uma nova tecnologia que permite acolher vários canais numa única frequência.

Entretanto, a Rete 4 continuou a transmitir até 2003, ano em que foi aprovada a lei Gasparri, que autorizou a rede a continuar a transmitir em aberto até que a televisão analógica terrestre na Itália fosse desligada, a ser implementada até 2012. Europa 7 interpôs vários recursos ao TAR e ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, e em 2008 obteve uma frequência da banda VHF III, iniciando as transmissões em nível experimental em 2009 e em nível oficial em 2010, criando a TV paga em HD Europa7.

Também em 2003, as duas plataformas de satélite italianas Stream TV e TELE+ Digitale fundiram-se na Sky Italia, propriedade do grupo britânico Sky da News Corporation.

Por volta de 2005, em conjunto com o início da experimentação com técnicas de transmissão de televisão digital terrestre, nasceram duas novas TVs pagas: Mediaset Premium, do grupo Mediaset, e Cartapiù, da Telecom Italia Media, disponíveis exclusivamente nesta nova tecnologia. Em 2009 a Cartapiù torna-se na Dahlia TV.

Até o início dos anos 2000, os três canais Rai e os três canais Mediaset reuniam a grande maioria da audiência, enquanto os demais canais eram principalmente televisões locais, que atendiam uma população regional ou municipal (entre as poucas excepções estavam LA7, MTV e All Music). No final dos anos 2000 o sector foi alvo de uma nova revolução graças à transição do sinal analógico para o digital, uma transição que ocorreu tanto para cumprir a Directiva Europeia Televisão sem Fronteiras, para permitir tanto um aumento de emissoras (a transmissão digital permite a activação de um número maior de canais) como uma rápida disseminação do novo padrão de alta definição.

Entre 2004 e 2012, a televisão italiana enfrentou e completou a transição para o digital, pelo que o mundo da televisão também sofreu algumas grandes mudanças em termos de conteúdos e horários; isso também foi parcialmente causado pela diretiva acima. O número de canais aumentou significativamente, assim como a audiência nos vários canais. A transição digital ocorreu através do apagão, ou seja, o desligamento progressivo da televisão analógica terrestre em nível regional. A transição terminou em 4 de julho de 2012 com o desligamento do sinal analógico em algumas áreas da Calábria e Sicília.

Em 2009, nasceu a Tivùsat, a plataforma de satélite gratuita que visa levar novos canais digitais para as casas de todos.

Em 2009 a All Music vendeu suas frequências para a Deejay TV, que ficou com o número 9 no digital terrestre, destinado a canais generalistas.

Em 2013, os canais LA7 e LA7d foram vendidos pela Telecom para o grupo editorial Cairo Communication.

Em 2015, o canal Deejay TV foi adquirido pela Discovery Italia, que o rebatizou de Nove (nome baseado no número do canal na numeração LCN). Também no mesmo ano, a Sky Italia comprou o número LCN 8 da MTV, já atribuído ao canal de música, que por sua vez mudou para a plataforma de satélite (no número 133) para dar lugar à TV8 .

A transição para o digital leva à criação de inúmeros novos canais temáticas gratuitas, de propriedade das redes existentes (Rai, Mediaset e Sky) e de novos operadores (Discovery Italia, Cairo Communication, GEDI Gruppo Editoriale). Tal transformação, por um lado, aumentou a oferta televisiva italiana, enquanto, por outro, poderia ter reduzido os orçamentos das emissoras, induzindo algumas delas a replicar filmes e programas durante a semana, o que nos anos noventa, por exemplo, era muito raro nos principais canais.

Além disso, mantém-se uma situação de oligopólio, com as posições dominantes da Rai e da Mediaset nas emissões terrestres e da Sky nas emissões por satélite, tanto em número de canais como em receitas; a partir de 2018, Rai possui dezasseis canais gratuitos, a Mediaset 14 e Sky apenas três. As receitas publicitárias em 2018 ascenderam a 3 mil milhões de euros para a Sky, 2,6 mil milhões para a Rai e 2,4 mil milhões para a Mediaset, sendo que estes três operadores sozinhos representam 92% do total. As outras operadoras menores totalizaram receitas de 0,25 bilhão (Discovery), 0,17 (Fox Italia), 0,15 (LA7-Cairo) e 0,08 (Viacom). Há quem acredite que a situação italiana, devido à concentração de grande parte das receitas publicitárias em alguns grupos de televisão diversos, pode estar em contraste com o fundamental artigo 21 da Constituição (liberdade de expressão), pelo menos no campo da televisão.

Em 2020 começa o segundo desligamento da televisão digital terrestre italiana. A primeira fase, concluída em 2020, foi a realocação de frequências para multiplexes locais. Em 15 de outubro de 2021, espera-se que todos os canais mudem para o padrão de codificação de vídeo MPEG-4 . A reorganização das frequências de TV região a região está em andamento desde setembro de 2021, com o objetivo de liberar a faixa de frequência em torno de 700 MHz, destinada a ser detectada pela telefonia móvel com a transição para os padrões 5G. Em janeiro de 2023 será obrigatório substituir o sistema de transmissão DVB-T pelo de próxima geração, DVB-T2, que até então ficará a critério das empresas individuais.

Paralelamente à mudança no sistema de transmissão digital terrestre, o desligamento progressivo do sistema de emissãodigital por satélite DVB-S nas plataformas Sky Italia e Tivùsat também ocorre entre 2020 e 2021 , em favor do DVB-S2 mais actualizado. A Sky completou a atualização de suas frequências em dezembro de 2020, Mediaset e Rai em dezembro de 2021.

Fonte

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...