Jump to content

127: TV5 Nacional

Recommended Posts

Só para desanuviar a cabeça do gozo que foi ontem:

• Esta história foi parcialmente inspirada no processo do quinto canal e do projecto bastante ambicioso da ZON para lançar um canal arrojado, a Telecinco.
  • E sim, tem bastante humor autorreferencial. Primeiro, todos os nomes de canais fictícios (Tecnologia TV e TV5 Nacional), eu próprio inventei em 2002 e 2008/2009 respectivamente! Hoje em dia qualquer quiança com oito anos de idade a ver separadores de canais e tal no YouTube e a escrever comentários tipo dskfiçgsdgja pode fazer um canal com este nome. Naqueles tempos pré-YouTube é que era melhor, agora até as quiança acabam por torrar a paciência de qualquer um.
  • A Telecinco a ter uma grelha arrojada? Há uns dias vi o tópico do Zwame sobre o suposto quinto canal e havia uma proposta parcial de grelha sacado de uma revista Telecabo, era o plano da ZON. Um dia vou actualizar a crónica com as novas informações. No entanto, este canal acabaria por ser um espelho daquilo que viria a ser a UNI e em menor escala a SBC7 - canais insatisfeitos com o estado actual da televisão com uma programação diferente da habitual e capaz de render menos esforços. Aqui vamos supor que a SBC7 toma agora os emissores da antiga Tecnologia TV/TV5 Nacional e que a UNI não passou de um mero canal de cabo. Também os canais do atvBoard fingem ser canais da TDT e quando há um canal temático (tipo o Dá Ficção do Dá Mais) tem de ser por cabo.
  • A introdução é inspirada no início da Sheik Tour do Gonçalo José - de onde tirei o hino do canal! Acho que até dava jeito para a SBC7 se trocasse "sheik, sheik, sheik" por "SBC". Fora isso, até o Markl (em Outubro de 2006) não conseguia entender a mensagem do locutor a dizer que a Sheik Tour era "um espectáculo único em todo o país". Tentar adaptar para uma pessoa (a THdS é toda ela escrita por mim) é complicado, né?
  • Calabocla é uma piada da Salt Cover, vejam o encerramento de 2004. Lembro-me que numa live dele ele elogiou a logo da novela que a inspirou (Cabocla) por causa dos detalhes e tal. Resolvi meter porque Cabocla ainda está a ser reposta.
  • Há também outras piadas que obviamente ninguém percebe - consegui tacar dois YouTube Poops brasileiros em grelha - O ClolC (por 007cadaver - no versão passado foi derrubado pela Globo mas consegui salvá-lo a tempo) e uma das minhas obras-primas favoritas, A Árvore Brasileira de Versão Nenhum (por TiagoAngelelli). Também não irão entender os nomes no genérico do ClolC - boa parte dos nomes ou são poopers ou são memes que eles usavam. Como a do Fausto Silva e a sua churrasqueira controle remoto
  • Para acabar, o "arranhador de subestações" tem algo a ver com o YouTube Poop das antiga - um vídeo feito em 2003 por um tal de Scratch Boy misturando um Jornal Nacional da época com o da morte dos Mamonas Assassinas - infelizmente a preto e branco - e que entrou na lore da comunidade pooper brasileira como sendo o primeirão, antes mesmo do YouTube ter existido. Na SBC7 tenho um programa em meu nome (tudo o que faço na SBC7 é só posts no Facebook, em breve mais imagens?) onde consegui finalmente adaptar a THdS a vídeo.

Espero que em 2022 tire mais uma crónica do mesmo naipe.