Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 16 minutos, Televisão 10 disse:

Os telefilmes desta série vão repetir nas madrugadas da RTP 2, de segunda a sexta-feira, a partir da madrugada de hoje, à 1h40.

:perdida:

Porquê de madrugada? se podiam dar ao meio dia? :curtainpeek:

• Like 1
  • LOL 3
  • 9 months later...
Posted

https://comunidadeculturaearte.com/contado-por-mulheres-ukbar-filmes-e-rtp-preparam-nova-temporada-de-20-telefilmes-realizados-por-mulheres

“Contado por Mulheres”: Ukbar Filmes e RTP preparam nova temporada de 20 telefilmes realizados por mulheres

O projeto audiovisual “Contado por Mulheres” vai ter uma nova temporada de vinte telefilmes realizados por mulheres portuguesas e inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, revelou hoje a produtora Ukbar Filmes.

A nova temporada de filmes, em preparação pela Ukbar Filmes em parceria com a estação pública RTP, foi hoje apresentada no encontro profissional Conecta Fiction & Entertainment, que termina na quinta-feira em Cuenca, Espanha.

• Like 5
Posted

Na lista de realizadoras dos filmes constam alguns nomes bem conhecidos que em alguns casos será a sua primeira experiencia nesta área:

Lucia Moniz

Cristina Carvalhal 

Margarida Vila Nova 

Joana Madeira

Sandra Faleiro

Ana Cunha

• Like 3
  • 2 weeks later...
Posted (edited)

Se não têm uma história com negros, ou sei lá com um deficiente, vão inventar uma à pressa, acho que seria um bocado estupido. Se estão tão preocupados, porque raio não se candidataram e resolveram o problema, é que estar de fora a criticar é fácil.

Edited by tuscano
  • Like 1
Posted
há 22 minutos, tuscano disse:

Se não têm uma história com negros, ou sei lá com um deficiente, vão inventar uma à pressa, acho que seria um bocado estupido. Se estão tão preocupados, porque raio não se candidataram e resolveram o problema, é que estar de fora a criticar é fácil.

Mas a primeira temporada teve um filme sobre uma familia negra, o que foi realizado pela Ruah. 

Acho que esta postura foi um bocado agressiva para com o projeto, até porque a primeira temporada era inspirada em contos de autores portgueses.

Engraçado como ninguém está preocupado que as novelas portuguesas só tenham pessoas racializadas se forem feitos em angola... já para não falar do resto... na sic então são sempre os mesmos 2 ou 3.

• Like 1
  • Thanks 1
Posted
há 12 horas, AndreRob disse:

Mas a primeira temporada teve um filme sobre uma familia negra, o que foi realizado pela Ruah. 

Acho que esta postura foi um bocado agressiva para com o projeto, até porque a primeira temporada era inspirada em contos de autores portgueses.

Engraçado como ninguém está preocupado que as novelas portuguesas só tenham pessoas racializadas se forem feitos em angola... já para não falar do resto... na sic então são sempre os mesmos 2 ou 3.

Sim, mas refiro-me a esta temporada. Isto é coisa de quem não tem mais nada que fazer e a RTP o que tem a fazer, e não ligar e seguir com o projecto e quem não quer estar não esteja

• Thanks 1
Posted

Eu não percebi bem se tem a ver com as histórias/personagens ou com o facto das realizadoras serem todas mulheres brancas, seja como for parece-me um não assunto a menos que tenham rejeitado, sem motivo, candidaturas em que houvesse maior representatividade.

Posted
há 1 hora, Surigata disse:

Eu não percebi bem se tem a ver com as histórias/personagens ou com o facto das realizadoras serem todas mulheres brancas, seja como for parece-me um não assunto a menos que tenham rejeitado, sem motivo, candidaturas em que houvesse maior representatividade.

acho que o motivo é sobretudo serem todas mulheres brancas, não há realmente pelo menos no lote apresentado nenhuma realizadora negra, das outra areas nem sei. A questão é se há realmente um numero de mulheres negras realizadoras que justifique o convite, alem de que na maioria dos casos são realizadoras amadoras ou seja uma oportunidade de fazerem um projeto a solo.

Talvez tivesse sido mais adequado terem apresentado o projeto sem anunciarem ainda as realizadoras e abrir espaço para convidar mulheres negras, trans ou com alguma deficiencia que pudesse tornar o projecto mais abrangente.

• Like 2
  • 9 months later...
Posted (edited)

Já iniciaram a produção do novo lote de telefilmes

https://radioelvas.com/2026/04/14/filme-de-joana-machado-madeira-para-a-rtp-gravado-em-campo-maior/

Filme de Joana Machado Madeira para a RTP gravado em Campo Maior

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, marcou presença nas filmagens do telefilme “Manual de Sobrevivência para Ex-Casais”, uma colaboração institucional entre a Ukbar Filmes – Produção de Longas e Curtas-Metragens e o Município de Campo Maior. A obra, realizada por Joana Machado Madeira, está a ser filmada estes dias na Herdade dos Adaens e em vários locais da vila de Campo Maior.

O autarca foi recebido, no primeiro dia de filmagens, por José Fragoso, diretor da RTP, e por Pandora da Cunha Telles, em representação da Ukbar Filmes. Com exibição prevista nos canais da RTP, o telefilme conta no elenco com Rita Salema, Nuno Nolasco, Carolina Loureiro, Rui Porto Nunes, Diana Lara, Bernardo Faria e João Maria.

A produção integra o projeto “Contado por Mulheres – 20 Telefilmes para o Desenvolvimento Sustentável”, uma iniciativa que pretende promover uma reflexão sobre temas sociais, ambientais e culturais contemporâneos e, com a rodagem do telefilme em Campo Maior, valorizar o concelho, destacando o seu património cultural, natural e paisagístico, enquanto território de acolhimento de projetos culturais. Paralelamente, estas produções incentivam o envolvimento da comunidade local através da participação nas filmagens.

Edited by AndreRob
  • 2 weeks later...