Jump to content

Falar, Falar Bem, Falar Melhor ®


Televisão 10

Posts Recomendados

há 2 minutos, RafaLopez disse:

Conheço, e sou do norte :sarcastic:

Haja alguém! :mosking: Foi a malta dos estúdios da RTP Porto que passou a informação.

Outra cena que deu no programa de hoje que eu fiquei meio parvo a ouvir foi a explicação da fonética da palavra "Nobel". No exercício de fonética, em que era preciso encontrar as 3 palavras mal ditas, eu notei que "Nobel" havia de ser uma delas, porque ainda noutro dia tinha ouvido a palavra como se a sílaba tónica fosse a última, quando toda a minha vida tinha ouvido até então como se fosse a primeira. Ora, a apresentadora explicou que normalmente se fala da maneira errada por conta da fonética inglesa, da mesma maneira que Gulbenkian era arménio e devíamos falar "Gulbenkiãn".

Eu acho isso uma tolice. São nomes de pessoas, é natural que a fonética seja a que se fala no seu país de origem. Eu sei que Nobel era sueco, mas nas cerimónias falam o nome como a gente também o costuma falar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, srcbica disse:

No exercício de fonética, em que era preciso encontrar as 3 palavras mal ditas, eu notei que "Nobel" havia de ser uma delas, porque ainda noutro dia tinha ouvido a palavra como se a sílaba tónica fosse a última, quando toda a minha vida tinha ouvido até então como se fosse a primeira.

Então deve dizer-se "Nóbel" ou "Nubel"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Televisão 10 disse:

Então deve dizer-se "Nóbel" ou "Nubel"?

Supostamente, aqui em Portugal deve dizer-se "Nobél". Mas isto é um nome. Para mim, não faz sentido. Imaginem agora que havia os prémios Carlos e na França chamavam-se os prémios Carlôt! :mosking:

Editado por srcbica
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, srcbica disse:

As gírias desta semana foram muito específicas. A primeira, props, nunca a ouvi. Só a vejo na internet e mesmo isso é raro. A segunda, dropar, é usada por skaters. Nunca iria lá chegar.

Por acaso, já tinha ouvido props, mas também não estava a ver o que significava.

Dropar quase parecia "comer drops (rebuçados)". :mosking:

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, srcbica disse:

As gírias desta semana foram muito específicas. A primeira, props, nunca a ouvi. Só a vejo na internet e mesmo isso é raro. A segunda, dropar, é usada por skaters. Nunca iria lá chegar.

 

há 1 hora, srcbica disse:

Sabes de onde se originou props, já agora? Tenho curiosidade. A outra é do verbo "to drop", que é tropeçar, cair.

Foi isso que explicaram no programa, ou seja, que é usada por skaters? É que, por acaso, não é daí que conheço a palavra :mosking: Ouve-se bastante no mundo gamer também, para dizer a uma pessoa para largar algum objeto que esteja a segurar. Mas a primeira vez que me deparei com esta nomenclatura foi em séries/animes: "dropar uma série" é "deixar de ver a série". Mas, em inglês, o verbo tem ainda o significado de "deixar alguém em algum lugar"

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Jota disse:

Foi isso que explicaram no programa, ou seja, que é usada por skaters? É que, por acaso, não é daí que conheço a palavra :mosking: Ouve-se bastante no mundo gamer também, para dizer a uma pessoa para largar algum objeto que esteja a segurar. Mas a primeira vez que me deparei com esta nomenclatura foi em séries/animes: "dropar uma série" é "deixar de ver a série". Mas, em inglês, o verbo tem ainda o significado de "deixar alguém em algum lugar"

Eles também disseram que era usada por skaters, para além de surfistas e até pela juventude em geral podia ser usado, mas eu próprio deduzi que devia ser uma gíria de skaters por conta do significado em inglês. Tipo, eu vi aquilo, não conhecia, mas pensei "deve ser derivado de to drop, provavelmente é usada pelos skaters" porque uma pessoa, mesmo não conhecendo as gírias, sabe que certos grupos têm gírias próprias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Guida disse:

Alguém me poderia dizer como é que este concurso se sai a nível de audiências? obrigado.

Acho que de forma mediana, mas é difícil avaliar, pois o horário varia muito.

Na estreia, teve um bom resultado, até porque a concorrência nas generalistas era do Direito de Antena. :mosking: Depois, parece-me que faz resultados médios para o padrão dos magazines da RTP 2. Talvez uma série fizesse mais, por exemplo.

Acho que teria potencial para fazer mais se a dinâmica do jogo fosse mais interessante. Por exemplo, ter duas duplas a competir em vez de só uma, a roda de letras não ser algo informatizado, os jogos serem mais compreensíveis, outra apresentação... tudo fatores que poderiam tornar o concurso mais interessante.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Guida disse:

Alguém me poderia dizer como é que este concurso se sai a nível de audiências? obrigado.

Espero não ser punido por off-topic mas aqui vai os resultados:

  • 16 de Janeiro (Estreia) - 1%/1,8%
  • 23 de Janeiro - 0,1%/0,2%
  • 30 de Janeiro - 0,2%/0,4%
  • 6 de Fevereiro - 0,2%/0,3%
  • 13 de Fevereiro - 0,3%/0,5%
  • 20 de Fevereiro - 0,2%/0,4%
  • 27 de Fevereiro - 0,2%/0,5%

A volta entre 18 mil e 25 mil espetadores que o programa consolidou. :mosking:

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...