ATVTQsV Posted October 6, 2019 Share Posted October 6, 2019 O programa Quebra-Cabeças é um concurso de televisão português, adaptado do formato holandês Brainstorm, da produtora holandesa IDTV. Estreou a 2 de Outubro de 2000 na RTP 1 e teve ao todo quatro temporadas, sendo a primeira composta por 80 sessões. O concurso foi emitido em horários do fim da tarde, inicialmente antes do Telejornal, e depois passou a ser emitido antes das 18 horas. Foi um dos concursos mais injustamente esquecidos da história da RTP, e foi apresentado por Cristina Möhler na sua primeira fase. Foi o primeiro programa onde o prémio era em euros, ao contrário de escudos, dada a mudança entre as moedas que estavam em vigor. Foi reposto pela primeira vez a 30 de Setembro de 2019 na RTP Memória, supostamente por causa do formato já não estar em produção no estrangeiro. Como se joga PRIMEIRA PARTE DO PASSATEMPO Em cada programa (que terá a duração aproximada de 40 minutos), intervêm quatro concorrentes. Dois concorrentes disputam entre eles três frases-puzzle. O concorrente que acertar cada uma das frases-puzzle tem direito a responder a cinco perguntas de cultura geral no espaço de trinta segundos, por cada frase-puzzle acertada. Aquele que no final das três frases-puzzle e respectivas perguntas de cultura geral tiver a maior pontuação passa à fase seguinte do jogo. O mesmo esquema aplica-se aos outros dois concorrentes. Nesta fase não há prémios em jogo, mas sim o acesso à fase seguinte. SEGUNDA PARTE DO PASSATEMPO Os concorrentes que venceram as eliminatórias disputam entre si a passagem à fase final do passatempo. Para seleccionar qual deles joga primeiro, é lançada uma frase-puzzle, que tanto pode ser um provérbio ou ditado popular, como o título de um filme, um livro, uma canção ou um poema. Diante dos concorrentes, surgirá um gráfico com os espaços correspondentes às letras e às palavras que compõem a frase-puzzle. De três em três segundos, surgirá de forma aleatória, uma letra. Quando um dos concorrentes pensa que sabe a resposta, acciona um botão e dá a resposta. Se não estiver correcta, o outro concorrente pode tentar adivinhar. Se o segundo concorrente também não acertar, voltam a aparecer letras de três em três segundos, até um dos concorrentes voltar a carregar no botão para tentar responder, e assim sucessivamente até um deles conseguir acertar. Cabe ao concorrente que adivinhar a frase-puzzle iniciar a segunda parte do passatempo. Um computador fará aparecer, de forma aleatória, seis letras P (de perguntas) e seis letras T (de temas). O concorrente deverá accionar um botão, fazendo parar o sistema. Se sair P, o concorrente terá de responder a cinco perguntas de cultura geral, se sair T terá de dizer cinco nomes de um determinado tema. Tanto no caso de P como no de T, aparecem sempre no écran as iniciais das respostas. No caso de T, surgirá ainda, além das iniciais, a indicação do tema que está em discussão. Numa sessão, esta sucessão (frase-puzzle, P ou T) poderá verificar-se sete vezes, no máximo. O concorrente que, nesta fase, tiver obtido a maior pontuação, passa à terceira parte, onde tentará ganhar o Jackpot. O outro é eliminado nesta altura. MODO DE DESEMPATE Se, no final do máximo de sete jogadas, os dois concorrentes tiverem o mesmo número de pontos, joga-se uma nova frase-puzzle (sem, contudo, se jogar o P ou o T), para decidir quem vai à final. TERCEIRA PARTE DO PASSATEMPO A terceira parte consiste na disputa do jackpot. Entre três temas apresentados, o concorrente finalista terá de escolher um. Desse tema, ele terá de dizer correctamente os dez nomes respectivos (as iniciais dos dez nomes aparecem no ecrã) . Tanto nesta fase como na anterior, os nomes dos temas terão de ser aqueles que constam no computador. Se, dos dez nomes, o concorrente acertar entre zero e seis, será eliminado; se acertar em sete, oito ou nove, volta a jogar uma das eliminatórias na sessão seguinte (sem ganhar nada). Só ganha o jackpot se acertar nos dez nomes. O Prémio Final Todos os prémios monetários deste passatempo serão atribuídos em Euros. Na segunda parte, por cada resposta certa, o concorrente vai contabilizando 100 Euros. Nesta fase, o concorrente que for eliminado não tem direito a qualquer prémio. Todo o dinheiro que foi sendo contabilizado até ao final da primeira parte, junta-se no jackpot. Nesta fase não há valor a atribuir por cada nome certo. Após a disputa do jackpot - e tal como ficou referido atrás - três situações poderão ocorrer: se o concorrente acertar até seis nomes,é eliminado; entre sete e nove nomes, fica automaticamente apurado para disputar a eliminatória seguinte (sem ganhar nada). Só ganha o jackpot quem acertar nos dez nomes. Nas sessões em que os concorrentes finalistas não ganham o jackpot, o dinheiro acumulado passa para a sessão seguinte, assim acontecendo até alguém acertar nos dez nomes. Por tudo isto, o prémio em jogo no jackpot será sempre variável de dia para dia. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Johnman Posted October 6, 2019 Share Posted October 6, 2019 (edited) Aquele concurso cult básico que merecia melhor, apesar de ser muito simples. Fun fact para fãs do atvboard: o @Televisão 10 e eu íamos comprá-lo originalmente em vez do Lingo e fazer uma versão atualizada à realidade de 2019 para o nosso ASV. Porém, a falta de arquivo impediu a entrada do programa no Mercado, portanto, ficámos com o outro formato da IDTV de fim de tarde da RTP (Já agora: este tópico não devia estar no grupo do Cabo?) Edited October 6, 2019 by Johnman 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted October 6, 2019 Author Share Posted October 6, 2019 (edited) há 5 minutos, Johnman disse: (Já agora: este tópico não devia estar no grupo do Cabo?) Não, pois passa num canal do grupo da RTP, segundo as regras dos grupos. O mesmo aplica-se para a SIC e a TVI. Se quiseres o formato para o atvBoard, fica para uma terceira edição. Edited October 6, 2019 by ATVTQsV Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted October 9, 2019 Author Share Posted October 9, 2019 pérola obtida de um vídeo do @RPSG e convertida para 4:3 mais um para os anais da história Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted October 9, 2019 Share Posted October 9, 2019 As regras do 1º post devem ser da 3ª ou 4ª série. Na 1ª é muito mais simples que isso. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted October 9, 2019 Author Share Posted October 9, 2019 há 3 horas, RPSG disse: As regras do 1º post devem ser da 3ª ou 4ª série. Na 1ª é muito mais simples que isso. O único post que encontrei com as regras nos arquivos da RTP datava de 2002. Tentei encontrar da primeira série mas no site da RTP da altura só havia informação básica e não detalhada. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted October 22, 2019 Share Posted October 22, 2019 Como sabem, sou eu que faço a "gravação" dos episódios do Quebra Cabeças e coloco-os no Youtube. Só que hoje (não sei se devido ao problema de rede da NOS) não consigo aceder ao programa através do NOS TV no PC (é assim que gravo o programa). Então não sei como vou fazer para colocar o episódio de hoje! 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted October 22, 2019 Author Share Posted October 22, 2019 há 1 hora, RPSG disse: Como sabem, sou eu que faço a "gravação" dos episódios do Quebra Cabeças e coloco-os no Youtube. Só que hoje (não sei se devido ao problema de rede da NOS) não consigo aceder ao programa através do NOS TV no PC (é assim que gravo o programa). Então não sei como vou fazer para colocar o episódio de hoje! Na minha rede a situação já está normalizada. Não sei se afectou as boxes, mas provavelmente vou ter de fazer um livestream da gravação do programa de hoje com o meu telemóvel (se bem que não tenho recursos suficientes para aguentar vinte minutos seguidos a gravar) Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted October 22, 2019 Share Posted October 22, 2019 (edited) há 27 minutos, ATVTQsV disse: Na minha rede a situação já está normalizada. Não sei se afectou as boxes, mas provavelmente vou ter de fazer um livestream da gravação do programa de hoje com o meu telemóvel (se bem que não tenho recursos suficientes para aguentar vinte minutos seguidos a gravar) Não faças isso. Usa um PC para gravar a tela e o som (há um gravador nativo de tela do Windows 10) através do NOS TV. Edited October 22, 2019 by RPSG Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted October 26, 2019 Author Share Posted October 26, 2019 Como não publicaste as sessões desta semana, vou tentar fazer resumos com as gravações que há. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted October 26, 2019 Share Posted October 26, 2019 há 3 minutos, ATVTQsV disse: Como não publicaste as sessões desta semana, vou tentar fazer resumos com as gravações que há. Publiquei os 2 últimos e o de 2ª feira. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted October 26, 2019 Author Share Posted October 26, 2019 há 2 minutos, RPSG disse: Publiquei os 2 últimos e o de 2ª feira. Vou tentar conseguir fazer resumos em texto das de terça e quarta. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted October 26, 2019 Share Posted October 26, 2019 há 3 minutos, ATVTQsV disse: Vou tentar conseguir fazer resumos em texto das de terça e quarta. O de 3ª não fiz porque não tive paciência para ver 2ª vez. Mas vou fazê-lo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted October 28, 2019 Author Share Posted October 28, 2019 Acho que infelizmente não vou ter tempo de fazer um resumo da edição de terça passada, mas sei que um dos jogos era sobre cidades que (na altura) tinham mais de três milhões de habitantes. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted October 29, 2019 Author Share Posted October 29, 2019 Hoje sonhei que a RTP tinha estreado uma nova versão disto Só não fui ao fórum ver as reacções. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted November 11, 2019 Share Posted November 11, 2019 Um jackpot de 239.000€, quem dera a muitos 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted November 18, 2019 Author Share Posted November 18, 2019 URGENTE: há 8 minutos, miguelalex23 disse: Más notícias para os fãs do Quebra-Cabeças aqui do fórum. Por alguma razão, a partir do dia 27 (Quarta), começam a dar o Eu Show Nico (1987) na faixa das 9h e transferem o Só Visto! para as 10h50, tirando o Quebra-Cabeças do ar ao fim de 42 programas. Segundo a sinopse, a primeira temporada tem 80 sessões. Dia 2 reestreia A Banqueira do Povo, desta vez na faixa das 13h, em substituição de Ricardina e Marta. Esperemos a próxima repetição, um dia quem sabe. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted November 19, 2019 Share Posted November 19, 2019 há 19 horas, ATVTQsV disse: URGENTE: Esperemos a próxima repetição, um dia quem sabe. E qual a lógica disto?? Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted November 28, 2019 Share Posted November 28, 2019 Boas notícias para os fãs. O Quebra Cabeças parece que continua no horário de sempre! 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted December 4, 2019 Share Posted December 4, 2019 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Popular Post RPSG Posted December 6, 2019 Popular Post Share Posted December 6, 2019 No episódio de ontem a Cristina induziu em erro a produção: na final a concorrente tinha dito Birmingham e uma das respostas era Nottingham e a Cristina disse que ela tinha dito Nottingham. Resultado: 198.300€ 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted December 15, 2019 Share Posted December 15, 2019 Se alguém conseguir gravar o episódio 53 (o de 4ª feira desta semana) ficaria super agradecido, porque a minha NOSTV deu-lhe o tilt e não consigo aceder. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nuno Sousa Posted January 15, 2020 Share Posted January 15, 2020 @RPSG Caro Rui Gonçalves, obrigado pelo seu trabalho de gravação. Participei neste programa há 20 anos mais ou menos e nunca consegui ficar com a gravação pelo que espero consegui-lo agora. O Rui. Sabe quantos episódios são no total? Obrigado 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted January 15, 2020 Author Share Posted January 15, 2020 há 2 horas, Nuno Sousa disse: @RPSG Caro Rui Gonçalves, obrigado pelo seu trabalho de gravação. Participei neste programa há 20 anos mais ou menos e nunca consegui ficar com a gravação pelo que espero consegui-lo agora. O Rui. Sabe quantos episódios são no total? Obrigado Na primeira série teve 80, agora não sei se vão passar as restantes de 2001-2002. Em que série participaste? Link to comment Share on other sites More sharing options...
RPSG Posted January 15, 2020 Share Posted January 15, 2020 há 2 horas, Nuno Sousa disse: @RPSG Caro Rui Gonçalves, obrigado pelo seu trabalho de gravação. Participei neste programa há 20 anos mais ou menos e nunca consegui ficar com a gravação pelo que espero consegui-lo agora. O Rui. Sabe quantos episódios são no total? Obrigado Em primeiro lugar, obrigado pela mensagem. Eu irei fazer upload de todos os episódios emitidos pela RTP Memória e que a NOSTV me permita. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts