Jump to content

81: Telecinco


ATVTQsV

Posts Recomendados

Depois da Telecinquenta, a Telecinco (isto soa um pouco constrangedor). E se julgavam que era uma edição sobre a Telecinco espanhola, estão enganados.

Quem viveu a última parte da década passada (há uns dez anos) lembra-se de todo o optimismo que se falava em torno da TDT. E quem viveu a mesma época lembra-se do optimismo gerado em torno do futuro "quinto canal".

Em 2008, quando a TDT ainda estava em fase experimental, abriu-se um concurso para qualquer empresa ter a licença do chamado "quinto canal". Na altura, a definição de "quatro canais" estava aceite por quase toda a gente que não tinha cabo, até a gente que tinha (eu alterava os "quatro canais" com os "canais da antena"). Infelizmente, a esperança de ver um quinto canal estava fora da calha. Até que, a 21 de Outubro de 2008, o concurso começou e entre os interessados estavam a ZON, a Cofina (longe de imaginar que iria fundar a CM TV e que iria se tornar no canal do desgraçamento mais puro da televisão portuguesa) e a Controlinveste. Cada empresa tinha como intenção evitar a concentração das licenças e privilegiar a informação.

Depois houve uma crise. A Controlinveste despediu 122 funcionários e só duas empresas foram à frente. A Cofina saiu e uma enigmática empresa tomou o seu lugar de assalto. A empresa era coordenada por Carlos Pinto Coelho (que veio a morrer um pouco mais tarde) e David Borges. O nome da empresa veio a revelar-se como Telecinco. Muita gente na altura criticava o nome, pois eu defendia algo como "TV5 Nacional" (para evitar as siglas), pois o nome era igual ao canal que a Mediaset opera em Espanha. Pois esta Telecinco tinha capital inteiramente português. Especulava-se que a Telecinco tinha "algum" capital angolano, numa altura em que Portugal estava a investir à brava em Angola. Isto numa altura em que a TV Zimbo tinha acabado de surgir, inicialmente com o aval do Moniz.

E no inverno de 2009, surge o site oficial da Telecinco, descrita como um "projecto empresarial de televisão". E eis que surgem os vídeos promocionais do canal, como este que promovia o futuro canal com palavras-chave que transpiravam optimismo.

Nightwish! Que espanto, sobretudo para um "projecto empresarial".

Até que, a meio do ano, a Telecinco parou. Porque será? Aparentemente a ERC chumbou a Telecinco e deu fim a um canal de televisão tido como "prometedor". Mas o projecto ambicioso da Telecinco não foi terminado, foi "congelado". Pior: em Dezembro de 2010, um dos mentores da Telecinco, o Carlos Pinto Coelho, faleceu. A Telecinco acabou por ser o último projecto dele e nunca chegou a ser realizado.

Em 2012/2013, o projecto ambicioso da Telecinco foi oficialmente esmagado. Já por esta altura tínhamos ganho uma cultura retrógrada face à nossa TDT, pois passámos pela pior fase política deste século em Portugal.

Termino esta THdS com um questionário. Qualquer um pode responder:

  1. Se a Telecinco fosse ao ar, qual seria a data ideal?
  2. Se sim, qual seria a grelha ideal para as primeiras semanas?
  3. A Telecinco iria ter os seus canais temáticos? Se sim, qual seria o mínimo?
  4. Acham que a Telecinco iria entrar num certo declínio?
  5. Se respondeu "sim" à pergunta anterior, a quem venderias?
  6. Como seria o quinto canal actualmente?
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
  • 4 semanas depois...

O mais ridículo foi terem chumbado as duas propostas por motivos completos opostos entre si:
-chumbaram a Telecinco por ser "demasiado ambiciosa" e não terem a certeza de como o projecto seria rentável;
-chumbaram a ZON II por ser barata demais (o projecto envolvia fazerem outsourcing da informação, por exemplo).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...