Jump to content

76: H2O: Just Add Water


ATVTQsV

Posts Recomendados

Sereias. Criaturas mitológicas que atraíram os filmes e algumas séries. Dotadas de supostas vozes de luxo que atraíram navegadores à sua distracção, estas criaturas foram as cobaias de uma série criada pelo australiano Jonathan M. Shiff (um homem que fez séries infantis com conceitos invulgares para captivar audiências), que outrora fez experiências como Ocean Girl.

O problema? A série era para meninas, e até vir o seu spin-off, achava que era para meninas. Porém há uma comparação por fazer: esta série teve algo parecido com as telenovelas australianas. Todas as séries que o dito cujo fez até H2O eram tipo Filhos e Filhas (Sons and Daughters) e não eram vistas por muita gente, por causa da fraca exportação. Mas quando H2O: Just Add Water captivou as vendas internacionais, fez um efeito parecido às novelas Neighbours e Home and Away onde a série foi exportada para muitos sítios, e até para Portugal. E daqui para a frente, o Jonathan M. Shiff criou mais e mais conceitos bizarros para aliciar, sobretudo, as faixas femininas.

O conceito da série é fácil de explicar. No primeiro episódio, três raparigas adolescentes (que na primeira temporada eram a Cleo, a Emma e a Rikki) ficam presas na ilha de Mako e, dentro de um vulcão, elas foram vitimadas pela lua cheia e passam a ser sereias só com o toque da água só dez segundos depois de tocar. Cada uma tinha um poder, tipo as Powerpuff Girls: a Rikki aquecia a água, a Emma congelava e a Cleo manipula a forma da água (olha, lancei uma farpa a um filme). Elas tentam sobreviver numa sociedade humana ao esconderem o seu segredo, e os poderes delas trazem altos e baixos.

A série era filmada na cidade de Gold Coast, a sul de Brisbane e um importante ponto turístico australiano.  Na primeira temporada (cujos primeiros episódios criaram um filme que era uma simples compilação dos primeiros três episódios). Já a segunda temporada introduziu uma inimiga, a Charlotte, que passou a ter os poderes das três juntas, que foi derrotada no fim da temporada. Como a actriz que fez de Emma, a Claire Holt, foi para a Bulgária fazer as filmagens de um filme (Messengers 2: The Scarecrow), a personagem saiu da série e disse que ia viajar pelo mundo. A terceira temporada trouxe uma substituta, a Bella, que se tornou numa sereia aos nove anos de idade na Irlanda, e cujo poder é a de tornar água em gelatina.

A série chegou ao Brasil mais cedo do que em Portugal (temos de falar com qualquer leitor brasileiro que tropeça nas minhas escrituras), onde estreou no Boomerang (sim, na altura ousaram tornar num canal para adolescentes, mas a ideia caiu por água abaixo) e foi emitida também na Record. Em Portugal calculo que chegou ao Nickelodeon quando a versão que recebíamos era a da Europa de Leste, mas como só vi o canal no verão de 2009, não posso dizer quando deu. A dobragem portuguesa, assinada pela Nacional Filmes 2, estreou em Dezembro de 2008 na SIC. Quando o Nickelodeon passou a ser o espanhol, a série voltou, e legendada como era na altura, porém o próprio canal pasosu a dar as séries live-action quase todas dobradas a partir de 2010. Também teve um par de breves passagens no Disney Channel português, quando o Nickelodeon perdeu os direitos, e em 2016 volta a Portugal mas no Biggs, onde só deu a primeira temporada. A SIC K só passou o telefilmes (por causa disto dos direitos) e a SIC foi o único canal a passar as temporadas todas com dobragem.

A série foi lançada em DVD no seu auge português em 2009, porém acho que foi daqueles DVDs incompletos. O típico DVD português, onde nem tinham todos os episódios.

Nem sequer falo da série animada que surgiu para a Netflix em 2015 e que estreou na SIC no mesmo ano. A série foi animada em França e isto retira logo a australianidade que a série em imagem real tinha (apesar da mão alemã).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro tanto H2O! E entretanto também surgiu outro spin-off de live-action, Mako Mermaids, com um Tritão :mosking: Já passou na SIC xD

Eu tenho ideia que as passagens nos últimos anos no Disney Channel desta série nem foram tão breves assim, tenho ideia de que durante o Verão o canal deu duas ou três temporadas à hora de almoço um ou dois anos (não sei se em 2018 ainda o fez).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, ATVTQsV disse:

Esta edição vai falar sobre o spin-off, aguarde

Em 2018 o Disney Channel não deu a série. Acho que a última vez que deu no canal foi em 2014.

Tens a certeza? Eu tenho a ideia de que há relativamente pouco tempo, no verão, a série passava à hora de almoço! Tipo 2017, ou pelo menos 2016! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, tjspy disse:

Tens a certeza? Eu tenho a ideia de que há relativamente pouco tempo, no verão, a série passava à hora de almoço! Tipo 2017, ou pelo menos 2016! 

2016. O Biggs deu a primeira temporada mas numa nova dobragem, horrenda por sinal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...