Jump to content

75: Rede Manchete


Recommended Posts

320px-Manchete_M_logo.svg.png

Para qualquer brasileiro com mais de vinte anos que estiver a ler esta edição, ou para algum português que foi para o Brasil nos anos 90 e que cruzou com o símbolo em cima. E para quem viu uma novela deles na RTP nos anos 90, parabéns a si também. Porque a história da Rede Manchete foi uma telenovela complicadíssima que teve as suas 1001 reviravoltas, casos de liderança com a novela Pantanal e até enclausuramento por salários em atraso.

Nunca ouviu falar da Manchete e do quão mágica era? Então se considere com muita sorte. Vamo viajá no tempo, né?

Para compreender o porquê da sua existência, temos de viajar até 1980. A 14 de Julho, mais concretamente. A TV Tupi de São Paulo é encerrada. Mais tarde, no dia 18, caos. Várias componentes da Rede Tupi, pertencentes aos Diários Associados, encerraram as suas emissões. Algumas ficaram a salvo como a TV Itapoan e a TV Brasília ao juntarem-se a outras redes mas muitas delas tiveram o seu triste desfecho naquele fatídico dia. Os canais que encerraram as suas emissões foram os seguintes:

  • TV Marajoara, Belém/PA
  • TV Ceará, Fortaleza/CE
  • TV Rádio Clube, Recife/PE
  • TV Itacolomi, Belo Horizonte/MG
  • TV Tupi, Rijo de Janeiro/RJ
  • TV Piratini, Porto Alegre/RS

Estas licenças mais a TV Tupi de São Paulo foram atribuídas a novos grupos que quiseram ousar o início da sua carreira televisiva. Os principais interessados eram a editora Abril (que viria a ter os seus canais nos anos 90, em particular a MTV deles), o Jornal do Brasil (que merece ser aprofundado numa tua história de subestação), o Grupo Sílvio Santos e a Bloch Editores. Sílvio Santos pegou nas concessões da TV Tupi paulista, da TV Piratini e da TV Marajoara mais uma licença criada de raiz para Brasília para se juntar à TVS do Rio de Janeiro que ele próprio fundou em 1976. Já o Grupo Block ficou com a TV Tupi do Rio, a TV Rádio Clube, a TV Itacolomi e a TV Ceará. A licença paulista ficou para o canal 9, outrora ocupado pela TV Excelsior que encerrou em 1970 depois de dez anos de actividade, já que o Brasil ainda estava numa ditadura militar e o Maurício Wallace Simonsen tinha ideologias que eram mais "liberais".

A concorrência pelas licenças teve tanto entusiasmo que houve um atraso nos resultados. O SBT, muito provavelmente por causa da expertise de Sílvio Santos, foi ao ar antes da Manchete, em Agosto de 1981.

artigo_1876.jpg

O dono da Manchete era Adolpho Bloch. Um empresário nascido na Ucrânia que mais tarde naturalizou-se brasileiro por ser judeu e por ter enfrentado problemas com a chegada da União Soviética e do comunismo à Ucrânia na sua juventude. Tipo um Lew Grade do Brasil, mas emigrou mais tarde. O nome veio da revista Manchete da empresa que controlava.

O grande problema para a TV Manchete era instalar a dita, pois o SBT tinha a facilidade de ir ao ar mais cedo com os equipamentos da TV Tupi. A 19 de Agosto de 1981, Sílvio Santos e Adolpho Bloch assinaram os contratos para a emissão, mas a Manchete precisava era de encontrar equipamentos e investir bastante. A Manchete tinha uma pretensão de ser uma televisão de classes A e B, com escola BBC de jornalismo e um posicionamento jovem e moderno.

artigo_143.jpg

Em 1982, Oscar Niemeyer expande o edifício da Bloch para albergar a futura Manchete. Durante este período comprou equipamento vindo da Europa, Estados Unidos e Japão. A Rede Manchete tinha um prazo de dois anos estabelecido no seu contrato de concessão. Inicialmente era suposto entrar no ar entre Setembro e Novembro de 1982, mas passado algum tempo houve um atraso. Eventualmente nasciria no ano seguinte, e depois vemos.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...