Jump to content

75: Rede Manchete


Recommended Posts

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Para qualquer brasileiro com mais de vinte anos que estiver a ler esta edição, ou para algum português que foi para o Brasil nos anos 90 e que cruzou com o símbolo em cima. E para quem viu uma novela deles na RTP nos anos 90, parabéns a si também. Porque a história da Rede Manchete foi uma telenovela complicadíssima que teve as suas 1001 reviravoltas, casos de liderança com a novela Pantanal e até enclausuramento por salários em atraso.

Nunca ouviu falar da Manchete e do quão mágica era? Então se considere com muita sorte. Vamo viajá no tempo, né?

Para compreender o porquê da sua existência, temos de viajar até 1980. A 14 de Julho, mais concretamente. A TV Tupi de São Paulo é encerrada. Mais tarde, no dia 18, caos. Várias componentes da Rede Tupi, pertencentes aos Diários Associados, encerraram as suas emissões. Algumas ficaram a salvo como a TV Itapoan e a TV Brasília ao juntarem-se a outras redes mas muitas delas tiveram o seu triste desfecho naquele fatídico dia. Os canais que encerraram as suas emissões foram os seguintes:

  • TV Marajoara, Belém/PA
  • TV Ceará, Fortaleza/CE
  • TV Rádio Clube, Recife/PE
  • TV Itacolomi, Belo Horizonte/MG
  • TV Tupi, Rijo de Janeiro/RJ
  • TV Piratini, Porto Alegre/RS

Estas licenças mais a TV Tupi de São Paulo foram atribuídas a novos grupos que quiseram ousar o início da sua carreira televisiva. Os principais interessados eram a editora Abril (que viria a ter os seus canais nos anos 90, em particular a MTV deles), o Jornal do Brasil (que merece ser aprofundado numa tua história de subestação), o Grupo Sílvio Santos e a Bloch Editores. Sílvio Santos pegou nas concessões da TV Tupi paulista, da TV Piratini e da TV Marajoara mais uma licença criada de raiz para Brasília para se juntar à TVS do Rio de Janeiro que ele próprio fundou em 1976. Já o Grupo Block ficou com a TV Tupi do Rio, a TV Rádio Clube, a TV Itacolomi e a TV Ceará. A licença paulista ficou para o canal 9, outrora ocupado pela TV Excelsior que encerrou em 1970 depois de dez anos de actividade, já que o Brasil ainda estava numa ditadura militar e o Maurício Wallace Simonsen tinha ideologias que eram mais "liberais".

A concorrência pelas licenças teve tanto entusiasmo que houve um atraso nos resultados. O SBT, muito provavelmente por causa da expertise de Sílvio Santos, foi ao ar antes da Manchete, em Agosto de 1981.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

O dono da Manchete era Adolpho Bloch. Um empresário nascido na Ucrânia que mais tarde naturalizou-se brasileiro por ser judeu e por ter enfrentado problemas com a chegada da União Soviética e do comunismo à Ucrânia na sua juventude. Tipo um Lew Grade do Brasil, mas emigrou mais tarde. O nome veio da revista Manchete da empresa que controlava.

O grande problema para a TV Manchete era instalar a dita, pois o SBT tinha a facilidade de ir ao ar mais cedo com os equipamentos da TV Tupi. A 19 de Agosto de 1981, Sílvio Santos e Adolpho Bloch assinaram os contratos para a emissão, mas a Manchete precisava era de encontrar equipamentos e investir bastante. A Manchete tinha uma pretensão de ser uma televisão de classes A e B, com escola BBC de jornalismo e um posicionamento jovem e moderno.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Em 1982, Oscar Niemeyer expande o edifício da Bloch para albergar a futura Manchete. Durante este período comprou equipamento vindo da Europa, Estados Unidos e Japão. A Rede Manchete tinha um prazo de dois anos estabelecido no seu contrato de concessão. Inicialmente era suposto entrar no ar entre Setembro e Novembro de 1982, mas passado algum tempo houve um atraso. Eventualmente nasciria no ano seguinte, e depois vemos.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...