Jump to content

45: Video Pop


Recommended Posts

2012. Era dura para a internet, os memes e derivados. O todo-poderoso Gosto Disto, que inicialmente era para ser um programa de pouca dura, acabou por ser um programa diário que durou meio ano e daí em diante passou a ser semanal.

Na altura em que o Gosto Disto foi "de férias" por causa do Euro e voltou no novo regime semanal em Julho, a TVI não quis ficar atrás e estreou o seu próprio programa, o Video Pop.

Este não era o primeiro programa de vídeos supostamente engraçados mas que afinal não tinha bastante piada que deu na TVI. Em 2000 mais ou menos, havia um programa na onda deste que era o Olhó Vídeo. Em meados da década, estreou um programa (com uma bola no canto) chamado Vídeo Choque, uma tentativa vã de copiar 1001 programas americanos sobre desastres capturados em vídeo.

O Video Pop foi anunciado com uma semana de antecedência. Era o trunfo do canal para substituir o concurso Dá Cá Mais 5 e de concorrer contra as novelas brasileiras mais leves da Globo na SIC. Na semana de estreia, a SIC passava Morde e Assopra (que a minha mãe gostava) que estava a dar por uma hora porque tinha acabado de estrear Fina Estampa (da qual a minha mãe gostou e viu dois torrents: um da Globo em 2012 e um do canal israelita Viva com legendas em russo (sim, há uma diáspora russa em Israel que é tão forte como a ucraniana ou a romena é para nós) em 2017). Deixemos de inutilidades. O Video Pop não era o Gosto Disto. O Video Pop era uma espécie de "noticiário" onde as "notícias" eram os vídeos. O programa tinha também o 760, numa fórmula em que não era preciso responder a nenhuma pergunta. Era, afinal, algo que começava a sustentar a TVI com as suas ocasionais festas e romarias que neste ano passaram a ser semanais, com o nome Somos Portugal.

O programa foi fortemente criticado por ser barato, fácil de fazer e por dar uns trocos de sobra para o canal. Nos fóruns chamava-se a este programa de "Super Pop" (clara alusão ao detergente). Durante a sua curta e intensa vida, teve poucos momentos notáveis. Para promover a terceira edição da Casa dos Segredos, e como o Gangnam Style já estava na moda, o Video Pop não queria ficar atrás.

O vídeo não era deles, eram os da TVI que escolheram o vídeo e acharam piada. No programa emitiram o som da canção coreana, portanto o vídeo é uma espécie de montagem.

O último Video Pop deu em Outubro e durante o último programa fizeram uns provérbios populares em imagem tipo o Salão Neurótico.

Mas calma, ainda não acabou. Com o lançamento da +TVI, fizeram mais umas ediçõezinhas pré-gravadas no estúdio, sem o 760 (é óbvio) e os apresentadores pareciam estar mais aborrecidos.

A TVI nunca mais replicou esta fórmula para novos programas.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

há 6 minutos, Pedro M. disse:

Lembro-me vagamente. Era bem rasca.

Quando vi a estreia, aquilo correspondeu às minhas expectativas. Era mesmo rasca, mas eu na altura tinha um parafuso a menos e via este tipo de programas como o Gosto Disto.

Depois apercebi-me que era um erro grosseiro gostar dos tais programas.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...