Jump to content

45: Video Pop

Recommended Posts

2012. Era dura para a internet, os memes e derivados. O todo-poderoso Gosto Disto, que inicialmente era para ser um programa de pouca dura, acabou por ser um programa diário que durou meio ano e daí em diante passou a ser semanal.

Na altura em que o Gosto Disto foi "de férias" por causa do Euro e voltou no novo regime semanal em Julho, a TVI não quis ficar atrás e estreou o seu próprio programa, o Video Pop.

Este não era o primeiro programa de vídeos supostamente engraçados mas que afinal não tinha bastante piada que deu na TVI. Em 2000 mais ou menos, havia um programa na onda deste que era o Olhó Vídeo. Em meados da década, estreou um programa (com uma bola no canto) chamado Vídeo Choque, uma tentativa vã de copiar 1001 programas americanos sobre desastres capturados em vídeo.

O Video Pop foi anunciado com uma semana de antecedência. Era o trunfo do canal para substituir o concurso Dá Cá Mais 5 e de concorrer contra as novelas brasileiras mais leves da Globo na SIC. Na semana de estreia, a SIC passava Morde e Assopra (que a minha mãe gostava) que estava a dar por uma hora porque tinha acabado de estrear Fina Estampa (da qual a minha mãe gostou e viu dois torrents: um da Globo em 2012 e um do canal israelita Viva com legendas em russo (sim, há uma diáspora russa em Israel que é tão forte como a ucraniana ou a romena é para nós) em 2017). Deixemos de inutilidades. O Video Pop não era o Gosto Disto. O Video Pop era uma espécie de "noticiário" onde as "notícias" eram os vídeos. O programa tinha também o 760, numa fórmula em que não era preciso responder a nenhuma pergunta. Era, afinal, algo que começava a sustentar a TVI com as suas ocasionais festas e romarias que neste ano passaram a ser semanais, com o nome Somos Portugal.

O programa foi fortemente criticado por ser barato, fácil de fazer e por dar uns trocos de sobra para o canal. Nos fóruns chamava-se a este programa de "Super Pop" (clara alusão ao detergente). Durante a sua curta e intensa vida, teve poucos momentos notáveis. Para promover a terceira edição da Casa dos Segredos, e como o Gangnam Style já estava na moda, o Video Pop não queria ficar atrás.

O vídeo não era deles, eram os da TVI que escolheram o vídeo e acharam piada. No programa emitiram o som da canção coreana, portanto o vídeo é uma espécie de montagem.

O último Video Pop deu em Outubro e durante o último programa fizeram uns provérbios populares em imagem tipo o Salão Neurótico.

Mas calma, ainda não acabou. Com o lançamento da +TVI, fizeram mais umas ediçõezinhas pré-gravadas no estúdio, sem o 760 (é óbvio) e os apresentadores pareciam estar mais aborrecidos.

A TVI nunca mais replicou esta fórmula para novos programas.

• Like 3

há 6 minutos, Pedro M. disse:

Lembro-me vagamente. Era bem rasca.

Quando vi a estreia, aquilo correspondeu às minhas expectativas. Era mesmo rasca, mas eu na altura tinha um parafuso a menos e via este tipo de programas como o Gosto Disto.

Depois apercebi-me que era um erro grosseiro gostar dos tais programas.

• 4 years later...
há 1 hora, TV1_22 disse:

Ainda por cima nas promoções, o globo que aparecia como fundo tinha uns elementos (computadores, máquinas de filmar, etc.) à la Gosto Disto...

É o que dá ter um desespero para fazer frente ao Gosto Disto, mesmo que tal programa passou a ser semanal e desde o início era em horário nobre