Popular Post ATVTQsV Posted January 16, 2018 Popular Post Share Posted January 16, 2018 (edited) Esquema do mal? Táctica de audiências? O DOT é uma invenção holandesa porém foi aplicada pela primeira vez na Hungria. O DOT foi patenteado pelo alemão Thomas Hochenhacker da empresa holandesa TV Miles, apesar da imprensa portuguesa ter incorrectamente atribuído o título a Andrej Henkler.. Era uma rodela de cartão predominantemente amarela que dava para colar num canto do ecrã. Não se podia mudar de canal caso contrário quem possuía o DOT era desqualificado. De acordo com o que sei: Hungria Primeiro país a adoptar o DOT, no início de 1999. O DOT foi claramente uma aposta ganha da TV2, que com ano e meio de emissão, estava no meio de uma espécie de luta pois a televisão privada tinha sido legalizada e o canal viria a ter como principal concorrente a RTL Klub. De acordo com o Der Spiegel, os alemães da firma holandesa já entravam em negociações com canais da França, da Alemanha, da Nova Zelândia, do México e da Dinamarca. Nova Zelândia A Nova Zelândia adoptou os dots nos últimos meses de 2000 e quem os adoptou foi a TV3. Os grandes vencedores poderiam ganhar uma simbólica quantia de 333,333 dólares neo-zelandeses (é lógico já que era da TV3) ou umas férias. Austrália Os australianos tiveram a ideia mais Hollywoodesca: os DOTs viviam numa galáxia que aparentemente desapareceu sem explicitar (existem poucas promos disto) e eles tiveram de ir procurar por um lugar para viver. O DOT foi adoptado pela Seven (ou Southern Cross, ou Prime, se não moras numa capital de estado) no ano de 2000, precisamente o ano dos Jogos Olímpicos em Sydney das quais a Seven tinha um contrato para emitir. Alemanha A Alemanha (país do criador do DOT) foi o último país do mundo a adoptar os DOTs, em 2001, na ProSieben. No ano seguinte, o canal irmão SAT.1 experimentou por alturas do Mundial. Curiosamente foi lançado um CD cuja única música conhecida é esta. Polónia O último DOT tinha a tecnologia, mas não tinha o nome. Entre 2002 e 2003, a televisão polaca TVN iniciou a campanha "Kropek" (Ponto). Uns anos antes, a principal concorrência, a Polsat, tinha uma acção parecida, bem-sucedida, o Pasport Polsatu (Passaporte da Polsat). integrado no Klub Polsatu Provavelmente nesta altura o passaporte já não estava em circulação e a TVN chegou tarde demais. Alguns exemplares do DOT polaco sobrevivem no OLX e seus derivados - menos comparado com os passaportes da Polsat, o que mostra o insucesso do DOT à escala mundial. Porém, já que estamos num fórum português, e ainda por cima no tópico da SIC, porque é que não falamos dos DOTs portugueses? Um aviso importante aos leitores: estávamos no início de 2000, e não naquela fase em que o Big Brother mudou a face da TVI, que na altura era uma proto-CM TV. Os tais "redondinhos da sorte" obtinham-se das seguintes formas: -abastecer-se numa bomba da BP ou ao fazer compras na loja de conveniência -na TV Mais -nas garrafas de Coca-Cola -nos restaurantes McDonalds -se comprares X produtos ou mais no Continente, no Modelo ou na Worten Durante o inverno de 2000 (o DOT teve duas fases), muita gente ficou perplexa e quis saber mais sobre o tal DOT. Para já: o essencial era o facto de ser uma rodela de cartão com uns bicos, tal como aquele chapeu. O DOT era foto-sensível e tinha a característica de ser activada só em certos programas. A regra de ouro do DOT: se mudares de canal, o teu DOT fica desactivado. Na primeira fase do DOT, era injustificável a tal táctica de subir as audiências, já que a SIC era a líder absoluta. A TVI, por outro lado, como já aqui referi, parecia uma CM TV diversificada e com menos noticiários. Noutro dia, na BP, recebi um dot. Primeira coisa que faço? desfaze-lo para ver se "percebia" a "mentira" SIC. Conclusão: o dito cujo tem várias circunferências pintadas de um material fotosensível. Laranja, para ser mais exacto. Com a luz do fim da tarde, passado 2-3 minutos, tornaram-se amarelas. Ou seja, é sensível a um tipo de luz (branca, será?). Na TV, só parte do dot está iluminado a branco, o que faz que so a luz que passa pelos furinhos afecte algumas circunferências laranja (o que seleciona os dots válidos dos inválidos...) Dúvidas: o "nem no intervalo se pode mudar de canal..." porquê? o dot desaparece do ecran... o "Tem de ver o programa até ao fim..." ya, ya.... acredita... Cetezas: o "Os premiados da semana serão revelados no BIG SHOW SIC"... esta é a certeza que me faz nunca usar o dot.... "Nem no intervalo se pode mudar de canal": apesar da SIC ter um DOT ligeiramente mais pequeno para tentar apoiar o DOT que tínhamos recebido da BP ou do Continente, o dito ponto não aparecia nos intervalos. Será isto uma tentativa de continuar a induzir em erro? "Tem de ver o programa até ao fim": "Mas não mudes de canal até eu voltar, nem mesmo nos intervalos!" "Os premiados da semana serão revelados no Big Show SIC": o Big Show SIC (da qual não sei se vai ter direito a uma tua história de subestação para o ano) tinha uma rubrica que era A Família DOT em que eram mostrados, claro está, os premiados da semana. Diz a lenda que uma vez, um DOT matou uma criança por causa da carga foto-sensitiva que o aparelho emitia, aliado aos antigos televisores de CRT às quais apoiávamos o DOT na emissão do programa X até o dito cujo acabar. Ou, se calhar, era uma brincadeira, já que o DOT era perigoso para as televisões que tínhamos na altura. O DOT voltou a 4 de Setembro de 2000. O que é que aconteceu naquele mês, mais concretamente no dia anterior? A TVI estreou o Big Brother e ultrapassou todas as expectativas de audiência A SIC supostamente soube que o Big Brother entregue à concorrência iria mudar o panorama das audiências e, para tal, voltou a usar o DOT até à passagem de ano. A breve passagem do DOT no panorama televisivo português deixou marcas na sociedade portuguesa mas também foi lembrado pelas piores razões. É certo que, na Austrália, o DOT era uma táctica para a Seven ter mais audiências do que a líder Nine. Mas dos panoramas da Hungria, Alemanha e Nova Zelândia? Não sei. Sei que o DOT voltou no Programa da Maria (sim, vai ter uma THdS) de maneira completamente fictícia: Para acabar: "O bom de um esquema idiota é que pode ser falsificado de forma inteligente. Que tal gravar um programa inteiro com uma cassete VHS e usar todos os Dots nesse mesmo programa? Qualquer coisa e dizíamos que tínhamos várias televisões e um mordomo (para a época, era coisa de rico tanta televisão...e eu sempre quis ter um mordomo para o prender numa arca frigorifica como no Tomb Raider II, mas estou a divagar)." "Mas para os que se sentem enganados tenham calma e pensem: E se tivesse sido a TVI?" Edited September 4, 2019 by ATVTQsV 2 1 1 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
thass_hot Posted August 13, 2020 Share Posted August 13, 2020 Lembro-me perfeitamente desta campanha. Na minha opinião, como já foi dito, trata-se de uma das maiores operações de 'lavagem cerebral' e de marketing no nosso país (que obviamente foi importada). Quando começou esta campanha no início de 2000, os programas em que se viam com o dot eram os que menos audiência tinham e os que a SIC queria que subissem. Na altura lembro-me por exemplo o Herman SIC (acabado de estrear no 3ºcanal) ñ tinha esta opção. Quando voltou em setembro de 2000 foi quando além de ter de colar o dot à televisão se tinha de responder à pergunta e nessa altura foi quando a maioria das pessoas começou a desconfiar se se tinha de colar ou ñ à TV. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
TV1_22 Posted July 4, 2022 Share Posted July 4, 2022 (edited) Eu também. Eu na altura eu queria retirar o DOT da TV. Cheguei a mudar para a TVI para escapar ao DOT e isto que eu tinha uns 5 anitos... Edited July 4, 2022 by TV1_22 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts