Rdrigx Posted December 10, 2016 Posted December 10, 2016 (edited) Decidi fazer este tópico, porque o MGM (agora AMC) tem um tópico dividido, e porque não ter um pro TCM? O Turner Classic Movies (TCM) Portugal era um canal de cabo, de propriedade de Turner Broadcasting System, subsidiária da Time Warner. Este canal foi feito quando o TNT parou de emitir os filmes clássicos, para passar ser um canal de entretenimento. Como os mais old school (ou não) devem saber, o TCM era um canal que dividia a sua emissão com o feed Pan Europeu do Cartoon Network que nos tínhamos. A sua emissão começava ás 20hrs e acabava ás 5hrs. Este canal, em certos operadores era dividido do Cartoon Network (acho que quando não estava no ar o feed do TCM o canal do TCM ficava todo preto), enquanto que em outros os dois canais ficavam na mesma posição. O canal focava se em transmitir filmes da familia Turner Entertainment, onde emitia filmes clássicos (1950-1980). O canal acabou quando o Cartoon Network Portugal começou as suas emissões, por felicidade de muitos e tristeza de outros. Este canal nunca chegou a emitir em 16:9 em Portugal. Fim do TCM no Astra 1 (UK): https://www.youtube.com/watch?v=FAWyjFO1TxM Fecho de programação do TCM e início do CN: https://www.youtube.com/watch?v=FQiYKGlAvaM Fim da programação do CN e início do CN (Feed Romania): https://www.youtube.com/watch?v=JIWpmSw5zxY Edited December 10, 2016 by Rodriigo +info 2 Quote
Loverboy Posted December 7, 2020 Posted December 7, 2020 Eu era coladão no Cartoon Network mesmo não percebendo nada do que lá se dizia. Preferia isto ao Panda e outros canais. O CN tinha mesmo muita qualidade. Detestava quando à noite mudavam a emissão para os filmes porque eram todos horríveis e quase sempre a preto e branco. 5 Quote
Nogueiraa03 Posted December 7, 2020 Posted December 7, 2020 eu tinha medo quando dava "Coragem, o cão cobarde" Quote
NotNick Posted December 7, 2020 Posted December 7, 2020 há 9 horas, BlueScorpion disse: Eu era coladão no Cartoon Network mesmo não percebendo nada do que lá se dizia. Preferia isto ao Panda e outros canais. O CN tinha mesmo muita qualidade. Detestava quando à noite mudavam a emissão para os filmes porque eram todos horríveis e quase sempre a preto e branco. Exatamente, também me lembro bem. Fechava a emissão à 20h. O último programa do CN costumava ser o Wacky Races. Quote
ATVTQsV Posted December 7, 2020 Posted December 7, 2020 Eu tinha medo da mudança entre canais, visto que às 20 horas passava um destes separadores (cerca dos 2:40 entre 2002 e 2006, 3:27 Abril a Junho de 2006, 4:13 2006 a 2010 e o último até 2013) e começava o TCM. E pior ainda, o canal abria a emissão (em 2003/2004) a mentir, a dizer algo tipo "24 hours a day, 7 days a week, 365 days a year, this is TCM". Eu até à data só consegui encontrar a troca da versão polaca, dado que a versão que tínhamos emitia 24/24 em países árabes e africanos desde a viragem do milénio. Apesar disto o canal começou a ser mais "atraente" em 2011, lembro-me aliás que em 2012 chegaram a dar o primeiro Gremlins na Páscoa. No fim de 2013, coincidindo com o lançamento do Cartoon Network português, o TCM foi extinto noutras paragens também. 1 Quote
emanuel92 Posted December 11, 2020 Posted December 11, 2020 A versão que era usada em Portugal até 2013 era a Europeia em que o Cartoon e o TCM funcionavam como um canal único ao longo do dia emitia os programas infantis ao longo da noite emitia clássicos do cinema. Com o fim da versão europeia em Portugal e noutros países também o Cartoon/ TCM foi descontinuado, sendo que em Portugal a Tuner decidiu terminar de vez com o canal. Quote
Tiorstionat Posted May 9, 2023 Posted May 9, 2023 On 07/12/2020 at 21:21, ATVTQsV disse: Eu tinha medo da mudança entre canais, visto que às 20 horas passava um destes separadoresbasket random(cerca dos 2:40 entre 2002 e 2006, 3:27 Abril a Junho de 2006, 4:13 2006 a 2010 e o último até 2013) e começava o TCM. E pior ainda, o canal abria a emissão (em 2003/2004) a mentir, a dizer algo tipo "24 hours a day, 7 days a week, 365 days a year, this is TCM". Eu até à data só consegui encontrar a troca da versão polaca, dado que a versão que tínhamos emitia 24/24 em países árabes e africanos desde a viragem do milénio. Apesar disto o canal começou a ser mais "atraente" em 2011, lembro-me aliás que em 2012 chegaram a dar o primeiro Gremlins na Páscoa. No fim de 2013, coincidindo com o lançamento do Cartoon Network português, o TCM foi extinto noutras paragens também. Resposta útil. Muito obrigado. Quote
D91 Posted May 11, 2023 Posted May 11, 2023 Eu não vi a fase de ouro do Cartoon Network, infelizmente, mas do que sei tinha mesmo muita qualidade. O TCM era um canal de filmes que passava à noite, não sei a partir de que horário. Não sabia que os filmes eram terríveis e quase sempre a preto e branco. Quote
ATVTQsV Posted May 11, 2023 Posted May 11, 2023 agora mesmo, D91 disse: Eu não vi a fase de ouro do Cartoon Network, infelizmente, mas do que sei tinha mesmo muita qualidade. O TCM era um canal de filmes que passava à noite, não sei a partir de que horário. Não sabia que os filmes eram terríveis e quase sempre a preto e branco. Ui era um medo de infância, chegavam as 20 horas (21 até 2003) e entravam os filmes antigos, acabavam-se os desenhos. Havia um separador que "abria" as emissões às 20 em 2003 e apregoava que emitia o dia todo, todos os dias (24/7/365) o que para os telespectadores dos países em que se emitia a versão partilhada (CN das 5 às 20 e TCM das 20 às 5) era literalmente enganoso. Tal separador ainda é lost media. Infelizmente o canal quando saiu de Portugal (junto com a principal tragédia que foi o fim do Cartoon Network em inglês ) foi lamentado pelos cinéfilos nacionais como se fosse mais um ataque contra a cultura. Ainda que na altura já estava a começar a emitir alguns filmes alheios ao catálogo que tinham por tantos anos. Tipo, o primeiro Gremlins, para dar um exemplo. 3 Quote
LAboy 456 Posted July 21, 2023 Posted July 21, 2023 (edited) Primeiros segundos do TNT - mais tarde TCM - no ano de 1995: Edited July 21, 2023 by LAboy 456 1 Quote
Recommended Posts