Jump to content

Ouro Verde ®


Vieira

Posts Recomendados

Maria João Costa insultada nas redes sociais por cena retratada em «Ouro Verde»

A protagonista Beatriz Ferreira da Fonseca, interpretada por Joana de Verona, é fundadora e presidente da Mundo Verde, uma organização não governamental de defesa do ambiente. Assume ser vegan e é contra a exploração dos animais para o excessivo consumo de carne mas num dos episódios da semana passada foi «apanhada» a comer um bife. Nas redes sociais, autora Maria João Costa explicou a cena, após a polémica instalada entre os internautas.

«Ela diz-se vegan (e é, na maioria dos dias, se é que isto se pode dizer assim, ou talvez o melhor seja dizer que ela gostaria de ser, mas não consegue) mas quando tem uma crise emocional come um bife quase em sangue. É naturalmente uma contradição mas é intencional. O facto de alguém ser vegano por convicção não significa que nunca tenha um desejo por carne, significa apenas que escolhe não a comer, o que é diferente. Se a Bia contar a alguém do seu meio [ativistas] que às vezes comete este pecado, provavelmente seria banida do grupo. Os grupos têm códigos e as pessoas são levadas a copiar esses mesmo códigos para podem ser aceites […] Ela vomita depois de comer a carne porque se sente culpada», escreveu no seu perfil de Facebook. 

A explicação não foi bem aceite pelos considerados «veganos verdadeiros» e, de imediato, Maria João Costa foi alvo de insultos. «Percebi que há um grupo de gente que se sente no direito de nos policiar: as nossas opiniões, nas respostas que damos, nas piadas que fazemos, na forma como gerimos, ou não, os nossos posts […] A liberdade de expressão é um direito consagrado para todos e eu não sou excepção. Portanto, lanço um desafio àqueles que se juntaram para me por em causa a propósito da forma como os vegans são retratados na novela: por que é que eles mesmos não desenvolvem o seu próprio produto de ficção e convencem alguém a emiti-lo? […] Chego à conclusão que não sabem que não há apenas uma maneira de dizer as coisas, que não há apenas uma perspectiva sobre as coisas, e essa é justamente a graça da liberdade individual, da liberdade de pensar e se expressar […] Vou contar a minha história como eu quiser porque nunca fui influenciável, nem permeável a qualquer tipo de pressão, e não vai ser agora que isso vai mudar. Tenho as minhas próprias ideias sobre a alimentação, o planeta e a sua sustentabilidade e é isso que exploro na história […] A mensagem vai passar, podem ter a certeza, por mais que vos pareça que escolhi a forma errada de o fazer. Mas vai passar à minha maneira e não à vossa […]», escreveu a autora de Ouro Verde num outro post publicado nas redes sociais.

 

Muito bem dito. Ela escreve da maneira que gosta e contra isso não se pode fazer nada. Mas há um problema... 

Spoiler

Quando se descobrir que a Bia está grávida o público pode confundir-se e pensar que os primeiros vómitos já se deviam à gravidez o que não corresponde à realidade que autora pensou.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje em dia tudo faz confusão e dá polémica,  até me admira não terem criado polémica com as vegetarianas de Belmonte por servirem a sargento que disse que preferia um bom bife à comida delas, não sei se quando estão mais em baixo os veganos tem tentação de comer carne ou não mas também não me interessa, eu percebi perfeitamente a ideia da autora.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carrega MJC :cool:

Estou muito curioso para saber o rumo que ela vai continuar a dar à história. Fechou-se um ciclo, que ao mesmo tempo abre outras portas, com o episódio de 6f, mas há ainda tanto para acontecer pelo que temos vindo a ler e saber.  

Editado por ZDK
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Forbidden disse:

Quer dizer, dizem que Amor Maior é uma floribella, mas os fãs desta novela fazem barraco por uma personagem comer um bife. Está certo :lol:

Não são os fãs, são os veganos que se insurgiram contra o facto da protagonista, sendo vegana, comer um bife num momento de maior stress (depois foi vomitá-lo). 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Forbidden disse:

Eu acho que pra falarem e porque viram pelo menos alguns eps... eu só vi a estreia e nem sabia que ela era vegetariana, quero lá saber se come bifes ou não :haha:

Bem sabes como as coisas se espalham pela Internet e como muitos só comentam por comentar, debitando o seu 'ódio' só porque sim.

E ela não é vegetariana, é vegana. Mas lá está, só viste o primeiro episódio lol 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, ZDK disse:

Bem sabes como as coisas se espalham pela Internet e como muitos só comentam por comentar, debitando o seu 'ódio' só porque sim.

E ela não é vegetariana, é vegana. Mas lá está, só viste o primeiro episódio lol 

Sim, isso é verdade, muitos só comentam pra meter veneno...

Apesar de não ver esta novela, vou lendo os vossos comentários por aqui, além de seguir as audiências, e quando li aqui sobre o barraco achei insólito e tinha que comentar :haha:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Magazine disse:
  Mostrar conteúdo escondido

 

um gajo qualquer que depois foi lá escrever um comentário "que merd@ é esta".

Apaguei o comentário e vinguei-me, escrevendo o mesmo comentário num vídeo dele :rofl::lol::rofl::lol:

 

 

Pobre do recalcado... :lol::lol:

Editado por Insight
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...