Jump to content

Filha do Mar


Tiago Madeira

Posts Recomendados

On 05/09/2015 at 03:02, Tiago Madeira disse:

Filha-do-Mar.jpeg

Filha do Mar  foi uma telenovela portuguesa da TVI, transmitida entre 3 de Setembro de 2001 e 12 de Abril de 2002. É da autoria de Manuel Arouca e Tomás Múrias . Foi reposta nas madrugadas da TVI entre o dia 23 de Maio e 31 de Julho de 2012 e TVI Ficção entre 16 de Outubro de 2012 e 31 de Março de 2013.

Está a ser reposta, novamente, nas madrugadas da TVI desde Março de 2015 substituindo Olhos nos Olhos

 

Sinopse | Uma história de amor e desencontro. Marta Barquinho (Dalila Carmo), recém formada em Medicina, vive com o seu pai, um pescador reformado, na Ilha do FaialAçores.

Um dia, Marta apaixona-se por Salvador Silva Valadas (Marcantónio Del Carlo), um ribatejano que acabou o curso de Arquitectura e que, decide viajar para os Estados Unidos com dois amigos, num veleiro, passando pelos Açores, exactamente pelo Faial. Marta conhece Salvador quando esta é chamada para ir ao veleiro salvar um dos amigos de Salvador que, tinha entrado em coma alcoólico.

Vivem uma louca paixão, mas o veleiro acaba por zarpar, rumo ao seu destino final, os Estados Unidos. Quando regressa aos Açores, Marta está grávida de três meses. No cais, espera, em vão, Salvador. Um dos seus amigos diz-lhe que Salvador morreu.

Passados dez anos e após a morte do seu pai, Marta diz a Maria Barquinho Valadas (Diana Marquês Guerra), a filha daquela paixão, que nada mais as liga aos Açores. É com grande emoção que Maria se despede daquele mar imenso, pois a mãe sempre lhe disse que ela era Filha do Mar.

Marta é colocada em Santarém como médica. E é precisamente aí que vive Salvador, com a sua mulher Sofia Moreira de Campos Valadas (Fernanda Serrano) e o filho Tomás de Campos Valadas (Luís Simões). Salvador é de uma família abastada, conservadora e, tradicional, que tem a maior herdade da região, a "Lusitana".

Maria vai para a mesma turma de Tomás e entre eles nasce, desde logo, uma grande amizade. É assim que Marta vai acabar por saber que Salvador está vivo e que Maria e Tomás são meio irmãos. Tudo vai mudar nas vidas de Salvador e Marta.

 

 

Não sou de fazer ressuscitar tópicos mas há uma coisa que me chamou atenção neste video. O logotipo da TVI parece-me muito mal centrado.

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Comprei há dias no OLX o  livro da versão novelizada desta telenovela (creio que foi a única vez que foi editada uma novelização de uma novela portuguesa, pelo menos da TVI), escrito pelo autor Manuel Arouca. O livro aborda apenas a trama principal do quadrado amoroso Marta/Salvador/Sofia/Eduardo e as outras personagens só são referidas quando intervêm nessa trama principal. Por exemplo, o Manel do Coice só é mencionado quando tem o grave acidente do cavalo e a Constança só é referida muito de passagem.  

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, FraisesSucrées disse:

Comprei há dias no OLX o  livro da versão novelizada desta telenovela (creio que foi a única vez que foi editada uma novelização de uma novela portuguesa, pelo menos da TVI), escrito pelo autor Manuel Arouca. O livro aborda apenas a trama principal do quadrado amoroso Marta/Salvador/Sofia/Eduardo e as outras personagens só são referidas quando intervêm nessa trama principal. Por exemplo, o Manel do Coice só é mencionado quando tem o grave acidente do cavalo e a Constança só é referida muito de passagem.  

Por acaso O Olhar da Serpente teve livro

?uid=lg5lqhqi4vGfuLa7IPRs

E penso que a Jóia de África também teve.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a preparar um texto sobre esta telenovela no blogue mas há algumas coisas que eu não me lembro e que o livro não aborda. Se alguém souber poderia me dizer:

- Além dos estratos sociais, porque é que o amor da Constança e do Manel do Coice era proibido?

- Qual era o motivo do alcoolismo do Tutas, e o que é acontece a ele no final? E qual foi a punição do vilão Guilherme, é só expulso da Lusitana?

- Como eram as personagens Tomé (Almeno Gonçalves), Leonel (Eurico Lopes), Mena (Isabel Guerreiro), Ângela (Maya Booth) e Mariana (Inês Castel-Branco)? 

- Eu sei que o final foi decidido pelo público entre três possíveis: Marta fica com Salvador, Marta fica com Eduardo, Marta volta para os Açores, tendo ganho o primeiro. As percentagens dos votos chegaram a ser reveladas?  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, FraisesSucrées disse:

Estou a preparar um texto sobre esta telenovela no blogue mas há algumas coisas que eu não me lembro e que o livro não aborda. Se alguém souber poderia me dizer:

- Além dos estratos sociais, porque é que o amor da Constança e do Manel do Coice era proibido?

- Qual era o motivo do alcoolismo do Tutas, e o que é acontece a ele no final? E qual foi a punição do vilão Guilherme, é só expulso da Lusitana?

- Como eram as personagens Tomé (Almeno Gonçalves), Leonel (Eurico Lopes), Mena (Isabel Guerreiro), Ângela (Maya Booth) e Mariana (Inês Castel-Branco)? 

- Eu sei que o final foi decidido pelo público entre três possíveis: Marta fica com Salvador, Marta fica com Eduardo, Marta volta para os Açores, tendo ganho o primeiro. As percentagens dos votos chegaram a ser reveladas?  

O Manuel do Coice era filho do António, e portanto meio-irmão do Salvador e do Eduardo.

A Constança pensava que era filha do António tal como os outros dois, mas afinal era filha do Eduardo (o irmão dela).

No final descobre-se que afinal também não era do Eduardo, mas sim do veterinário Guilherme.

O Tutas virou alcoólico salvo erro devido a um problema de disfunção erétil e era rejeitado pelas mulheres por isso.

O Guilherme é despedido da Lusitana após descobrirem todas as falcatruas dele, mas depois acaba morto, caindo de uma ravina após uma sessão de porrada penso que envolvendo o Tomé.

O Tomé era veterinário também, bom homem, mas não tinha emprego. Vinha do rio e acho que as famílias dele e da mulher nunca se deram muito bem por virem de origens diferentes.  A mulher era costureira. Para ganhar dinheiro começou a ir pescar ao rio e a vender o peixe ao restaurante do Migalhas. Ajudou a salvar a vida do cavalo Lafões da herdade Lusitana, apesar de não trabalhar lá, ao contrário do Guilherme que inclusive o queria mandar abater. Não me lembro mas penso que conseguiu emprego lá na herdade no final.

O Leonel era um engatatão que trabalhava na academia da Lourdes Norberto, era personagem mais cómica. Praticamente só aparecia nas cenas passadas na academia.

A Mena também trabalhava na academia e era uma personagem também com pouca relevância. Acho que tinha um filho ou uma filha mas nunca apareceu acho.

A Ângela era uma miúda muito totó e tímida que basicamente sofria de bullying pelo gang da Mariana mas depois solta-se completamente. Era amiga das personagens Vera Kolodzig e da Daniela Ruah.

A Mariana era uma invejosa, no núcleo das jovens era a vilã. Ela e a Ângela disputaram um trabalhador da Lusitana, um que tratava dos cavalos que agora não me recordo o nome.

As votações não me recordo de nada, tudo o que me lembro da história foi porque repetiu há poucos anos nas madrugadas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, FraisesSucrées disse:

Estou a preparar um texto sobre esta telenovela no blogue mas há algumas coisas que eu não me lembro e que o livro não aborda. Se alguém souber poderia me dizer:

- Além dos estratos sociais, porque é que o amor da Constança e do Manel do Coice era proibido?

- Qual era o motivo do alcoolismo do Tutas, e o que é acontece a ele no final? E qual foi a punição do vilão Guilherme, é só expulso da Lusitana?

- Como eram as personagens Tomé (Almeno Gonçalves), Leonel (Eurico Lopes), Mena (Isabel Guerreiro), Ângela (Maya Booth) e Mariana (Inês Castel-Branco)? 

- Eu sei que o final foi decidido pelo público entre três possíveis: Marta fica com Salvador, Marta fica com Eduardo, Marta volta para os Açores, tendo ganho o primeiro. As percentagens dos votos chegaram a ser reveladas?  

Essas perguntas já foram respondidas, mas posso acrescentar que os 3 finais foram exibidos na tarde a seguir ao final ou na semana seguinte, visto que terminou a uma sexta a seguir à estreia de O Último Beijo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, willy disse:

O Manuel do Coice era filho do António, e portanto meio-irmão do Salvador e do Eduardo.

A Constança pensava que era filha do António tal como os outros dois, mas afinal era filha do Eduardo (o irmão dela).

No final descobre-se que afinal também não era do Eduardo, mas sim do veterinário Guilherme.

A Mariana era uma invejosa, no núcleo das jovens era a vilã. Ela e a Ângela disputaram um trabalhador da Lusitana, um que tratava dos cavalos que agora não me recordo o nome.

A Constança era filha do Guilherme e da Augusta?

E acho que o rapaz disputado pela Ângela e a Mariana deve ser o Bernardo (um tal de Nuno Aramac, que pelo nome ser "Câmara" ao contrário, deveria ser da família Câmara Pereira). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, FraisesSucrées disse:

A Constança era filha do Guilherme e da Augusta?

E acho que o rapaz disputado pela Ângela e a Mariana deve ser o Bernardo (um tal de Nuno Aramac, que pelo nome ser "Câmara" ao contrário, deveria ser da família Câmara Pereira). 

Era filha do Guilherme e da Fernanda (Ana Nave).

E sim esse rapaz era esse Aramac.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura via isto, mas não me lembro de quase nada.

há 6 horas, FraisesSucrées disse:

Estou a preparar um texto sobre esta telenovela no blogue mas há algumas coisas que eu não me lembro e que o livro não aborda. Se alguém souber poderia me dizer:

- Além dos estratos sociais, porque é que o amor da Constança e do Manel do Coice era proibido?

- Qual era o motivo do alcoolismo do Tutas, e o que é acontece a ele no final? E qual foi a punição do vilão Guilherme, é só expulso da Lusitana?

- Como eram as personagens Tomé (Almeno Gonçalves), Leonel (Eurico Lopes), Mena (Isabel Guerreiro), Ângela (Maya Booth) e Mariana (Inês Castel-Branco)? 

- Eu sei que o final foi decidido pelo público entre três possíveis: Marta fica com Salvador, Marta fica com Eduardo, Marta volta para os Açores, tendo ganho o primeiro. As percentagens dos votos chegaram a ser reveladas?  

Penso que o final menos votado foi o da Marta ir sozinha para os Açores. Não sei se revelaram percentagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 11 meses depois...
há 2 horas, Guida disse:

esta novela - a par com Anjo Selvagem - estreou há 20 anos.

Aquela musica da Dina ate me da um arrepio :adoro:

Nao vi muito desta novela, apenas uns episódios em 2012 na TVI Ficção e vagamente nas madrugadas da ultima vez que passou. Parece me boa para a época, mas um bocado pastelosa para os dias de hoje

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Guida disse:

esta novela - a par com Anjo Selvagem - estreou há 20 anos.

Tchii estou velha! Tenho o álbum desta novela porque na altura andava super viciada na música do José Cid e a minha tia lá mo comprou pelos anos haha

Fiquei bastante impressionada quando vi a miúda principal toda crescida n'O Sábio da RTP1. Uma pessoa esquece-se que o tempo não passa só por nós :triste:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...