Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

Votado :) Pela primeira vez, também apanhei fila. A abstenção ainda desce e temos todos uma grande surpresa logo à noite. 

Isso é que já não tenho tanto a certeza. O que eu noto é que o eleitorado não está a deixar para a última da hora e tudo para ir ver a bola a tempo.

Editado por Fernando Costa
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou confiante, que o PDR consiga eleger um deputado. Se não conseguir, será uma desilusão para mim e um sinal que algo de errado se passa neste país. Vamos ver como corre...  

Sendo o Marinho e Pinto um idiota ao estilo Donald Trump, não acho que haja nada de errado com o país se ele ou alguém do partido dele for eleito, antes pelo contrário. Mas pronto, cada um com a sua ideologia. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A afluência às urnas até às 16:00 é de 44,38%, avança o Ministério da Administração Interna. 
 

De acordo com o site do MAI, às 16:00 deste domingo a afluência média às urnas na eleição da Assembleia de República estima-se em 44,38%. 

Por comparação com as últimas eleições legislativas, realizadas a 5 de junho de 2011, à mesma hora a afluência média foi ligeiramente inferior: 41,98%.
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quantos partidos já foram eleitos em 41 anos de democracia? PS e PSD!

Seremos só nós? Por acaso gostava de saber se, para além dos EUA, o bipartidarismo é uma realidade tão demarcada noutros países (especialmente no Norte da Europa) como é em Portugal. De resto, deve ser facílimo votar nos EUA: ou se é democrata ou se é conservador. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seremos só nós? Por acaso gostava de saber se, para além dos EUA, o bipartidarismo é uma realidade tão demarcada noutros países (especialmente no Norte da Europa) como é em Portugal. De resto, deve ser facílimo votar nos EUA: ou se é democrata ou se é conservador. 

em Inglaterra é nos Trabalhistas ou nos Conservadores

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A CDU também esteve nos governos provisórios e não deixou boas memórias.

Acho que nessa altura ainda era PCP. Mas foi mesmo o PCP ou foi o PCTP? É uma parte da nossa história que não sei bem... Sei que não deixou belas memórias por causa da reforma agrária e do PREC, que é outra coisa que não sei o que é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seremos só nós? Por acaso gostava de saber se, para além dos EUA, o bipartidarismo é uma realidade tão demarcada noutros países (especialmente no Norte da Europa) como é em Portugal. De resto, deve ser facílimo votar nos EUA: ou se é democrata ou se é conservador. 

Na Alemanha, após a 2ª Guerra Mundial, também existe o bipartidarismo entre a CDU/CSU e o SPD (algumas coligações com outros partidos ao longo da história, mas sempre com um deste dois a obterem a grande maioria dos votos). No Reino Unido, entre os Conservadores e o Labour e na Espanha entre o PP e o PSOE (aqui é que o bipartidarismo pode vir a alterar-se, mas o Podemos e o Ciudadanos também já tiveram maior força).

E nos EUA nem sempre é fácil. Por exemplo, atualmente o Congresso e o Senado é de maioria Republicana e o presidente é Democrata o que, nalgumas situações, deixa o presidente por vezes de mãos e pés atados. :laugh:

E também espero que o PDR não consiga eleger nenhum deputado. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nessa altura ainda era PCP. Mas foi mesmo o PCP ou foi o PCTP? É uma parte da nossa história que não sei bem... Sei que não deixou belas memórias por causa da reforma agrária e do PREC, que é outra coisa que não sei o que é.

foi mesmo o PCP (ala mais radical, pró soviética)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem não ter sido eleitos, mas deixaram marcas profundas no sector produtivo/agrário português, com as nacionalizações e a reforma agrária. 

Deixaram marcas durante apenas uns anos, essas politicas depois foram anuladas e hoje em dia o Estado ja privatizou tudo e nao temos nada.

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na Alemanha, após a 2ª Guerra Mundial, também existe o bipartidarismo entre a CDU/CSU e o SPD (algumas coligações com outros partidos ao longo da história, mas sempre com um deste dois a obterem a grande maioria dos votos). No Reino Unido, entre os Conservadores e o Labour e na Espanha entre o PP e o PSOE (aqui é que o bipartidarismo pode vir a alterar-se, mas o Podemos e o Ciudadanos também já tiveram maior força).

E nos EUA nem sempre é fácil. Por exemplo, atualmente o Congresso e o Senado é de maioria Republicana e o presidente é Democrata o que, nalgumas situações, deixa o presidente por vezes de mãos e pés atados. :laugh:

E também espero que o PDR não consiga eleger nenhum deputado. 

Ou seja, é um situação perfeitamente normal em qualquer parte do mundo. 

Sim, eu sei que nos EUA se passa isso. E como vejo House of Cards (que recomendo vivamente a quem gosta e não gosta de política, porque realmente a nossa visão sobre a política muda muito), percebo que o facto de o Senado ser Republicano torna a situação do Presidente Democrata bastante complicada. Mas o que eu me referia era às pessoas. É fácil para eles colocarem-se num dos lados, tendo em conta as suas próprias ideologias. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixaram marcas durante apenas uns anos, essas politicas depois foram anuladas e hoje em dia o Estado ja privatizou tudo e nao temos nada.

sim, mas ainda há um grande peso do estado em áreas como - administração local, saúde, segurança, educação, justiça, entre outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...