Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

Eu sinceramente acho mal as pessoas nao quererem saber da politica, e uma coisa que lhes diz muito respeito, estamos numa democracia... se o povo nao quer saber, depois nao podem queixar-se que estamos mal, e o proprio conceito de democracia perde-se um pouco  :|

Concordo, e acho que sinceramente, há falta de preparação. :P Para mim, deveria de haver um bloco de 50 minutos para todos os anos, onde se falava de Cidadania Política, e aí os jovens realmente aprenderiam a importância do seu voto, entre outras coisas. É um dever cívico que deve de ser transmitido.

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, e acho que sinceramente, há falta de preparação. :P Para mim, deveria de haver um bloco de 50 minutos para todos os anos, onde se falava de Cidadania Política, e aí os jovens realmente aprenderiam a importância do seu voto, entre outras coisas. É um dever cívico que deve de ser transmitido.

 

Tecnicamente, pelo menos no meu tempo havia, há um bloco semanal de 90 minutos de "Educação Civil". Podiam aproveitar isso. ;)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, e acho que sinceramente, há falta de preparação. :P Para mim, deveria de haver um bloco de 50 minutos para todos os anos, onde se falava de Cidadania Política, e aí os jovens realmente aprenderiam a importância do seu voto, entre outras coisas. É um dever cívico que deve de ser transmitido.

Sim, isso tambem acho. Eu tive sorte porque o meu prof de Historia no liceu era excelente, e falava-se bastante de politica e de coisas que se passaram que influenciam o presente. Acho que sem se saber o que vem de tras, nao se consegue perceber o presente. Muita gente nem deve saber que o PCP governou Portugal durante cerca de 1/2 anos, e que queria levar Portugal a uma ditadura comunista de estilo sovietico. Por isso nao venham dizer que nunca governou Portugal, como dizem. O Bloco de Esquerda e que nunca governou.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, e acho que sinceramente, há falta de preparação. :P Para mim, deveria de haver um bloco de 50 minutos para todos os anos, onde se falava de Cidadania Política, e aí os jovens realmente aprenderiam a importância do seu voto, entre outras coisas. É um dever cívico que deve de ser transmitido.

Acho que a Formação Cívica deveria servir para isso, mas era sempre usado pra resolver conflitos  :rolleyes:  :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente acho mal as pessoas nao quererem saber da politica, e uma coisa que lhes diz muito respeito, estamos numa democracia... se o povo nao quer saber, depois nao podem queixar-se que estamos mal, e o proprio conceito de democracia perde-se um pouco  :|

Concordo plenamente. Toda a gente reclama mas quando toca a votar ou a fazer algo para mudar as coisas ninguém quer. Falar mal é fácil, fazer melhor é que é pior. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente acho mal as pessoas nao quererem saber da politica, e uma coisa que lhes diz muito respeito, estamos numa democracia... se o povo nao quer saber, depois nao podem queixar-se que estamos mal, e o proprio conceito de democracia perde-se um pouco  :|

 

Se isso acontece é também como a Ana disse, porque há falta de preparação. Costumo dizer várias vezes à minha mãe que muitos dos que vão para a rua protestar no dia das eleições não saem do casa. Por exemplo, acho que o voto devia ser obrigatório. Podiam votar nulo, mas pelo menos votavam. 50 por cento de abstenção é muito mesmo... E claro, na escola, em certas disciplinas podiam estimular os jovens a "abrir os olhos" a esse tipo de coisas. A minha professora de História costumava fazer isso de vez em quando, e agora o meu professor de Filosofia até nos deixa debater política uma vez ou outra, mas noto, pelo menos na minha turma, que são poucos que querem saber de política.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso tambem acho. Eu tive sorte porque o meu prof de Historia no liceu era excelente, e falava-se bastante de politica e de coisas que se passaram que influenciam o presente. Acho que sem se saber o que vem de tras, nao se consegue perceber o presente. Muita gente nem deve saber que o PCP governou Portugal durante cerca de 1/2 anos, e que queria levar Portugal a uma ditadura comunista de estilo sovietico. Por isso nao venham dizer que nunca governou Portugal, como dizem. O Bloco de Esquerda e que nunca governou.

Sim, eu também tive e quem é aluno de Humanidades ou Economia, sempre entra em mais contacto com a política, pois estuda. 

Em relação à parte em negrito, é pena que ninguém estude devidamente. Era algo que devia-se de saber. Mas, eu acho que a governação foi tão traumática, que se esqueceu. :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que me informar melhor sobre isso, porque o meu pai já me falou disso e tenho pensado seriamente no assunto xD 

 

é sempre uma rede de contactos. não há nada a perder em te associares a um partido .

 

 

Sim, isso tambem acho. Eu tive sorte porque o meu prof de Historia no liceu era excelente, e falava-se bastante de politica e de coisas que se passaram que influenciam o presente. Acho que sem se saber o que vem de tras, nao se consegue perceber o presente. Muita gente nem deve saber que o PCP governou Portugal durante cerca de 1/2 anos, e que queria levar Portugal a uma ditadura comunista de estilo sovietico. Por isso nao venham dizer que nunca governou Portugal, como dizem. O Bloco de Esquerda e que nunca governou.

 

O meu prof de história de este ano candidatou-se à camara de sintra, pelo que noções sobre politica não faltam . 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se isso acontece é também como a Ana disse, porque há falta de preparação. Costumo dizer várias vezes à minha mãe que muitos dos que vão para a rua protestar no dia das eleições não saem do casa. Por exemplo, acho que o voto devia ser obrigatório. Podiam votar nulo, mas pelo menos votavam. 50 por cento de abstenção é muito mesmo... E claro, na escola, em certas disciplinas podiam estimular os jovens a "abrir os olhos" a esse tipo de coisas. A minha professora de História costumava fazer isso de vez em quando, e agora o meu professor de Filosofia até nos deixa debater política uma vez ou outra, mas noto, pelo menos na minha turma, que são poucos que querem saber de política.

 

Nao sei se devia ser obrigatoria, eu preferia que as pessoas fossem la votar por elas proprias, nem que seja em branco! E mil vezes preferivel um voto em branco do que nao votar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso já depende das motivações de cada um. Eu por acaso gosto mesmo da área, mas a verdade é que têm muitas vantagens a vários níveis. Mais de metade do pessoal das juventudes dos partidos está lá porque calhou, nem conhecem os regulamentos e os ideais do partido.  

Sim, depende sempre de cada um, mas a ideia que eu tenho é que as motivações principais da maioria, ou metade vá, do pessoal que se junta assim a partidos é para conhecer pessoas e pelas cunhas, a politica vem depois. É pena. Torna-se naquilo que criticam.

 

Concordo, e acho que sinceramente, há falta de preparação. :P Para mim, deveria de haver um bloco de 50 minutos para todos os anos, onde se falava de Cidadania Política, e aí os jovens realmente aprenderiam a importância do seu voto, entre outras coisas. É um dever cívico que deve de ser transmitido.

Se fosse só isso! Eu acho que na nossa educação temos grandes falhas! O Fofusco no outro dia meteu uma imagem no OT muito boa e relacionada com este tema por acaso. Porque é que não nos ensinaram a fazer um IRS? Mas pronto, já estamos fartos de saber que o sistema de ensino é fraco :P vamos parar de bater no ceguinho :haha:

 

Tecnicamente, pelo menos no meu tempo havia, há um bloco semanal de 90 minutos de "Educação Civil". Podiam aproveitar isso. ;)

Eu nem me lembro do que dava nessas aulas :haha: mas a verdade é que nesses anos a maioria do pessoal está-se bem a c*gar pa isso das politicas. Acho que faria mais sentido no secundário ou até na faculdade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso tambem acho. Eu tive sorte porque o meu prof de Historia no liceu era excelente, e falava-se bastante de politica e de coisas que se passaram que influenciam o presente. Acho que sem se saber o que vem de tras, nao se consegue perceber o presente. Muita gente nem deve saber que o PCP governou Portugal durante cerca de 1/2 anos, e que queria levar Portugal a uma ditadura comunista de estilo sovietico. Por isso nao venham dizer que nunca governou Portugal, como dizem. O Bloco de Esquerda e que nunca governou.

Aqui está algo que a maioria dos portugueses não sabe é que o PCP tinha como intenção tirar Salazar do poder para fazerem eles uma ditadura comunista com contornos ainda piores. Agora é que se congratulam como se o 25 de Abril fosse uma grande obra, quando deviam era referir as verdadeiras motivações.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está algo que a maioria dos portugueses não sabe é que o PCP tinha como intenção tirar Salazar do poder para fazerem eles uma ditadura comunista com contornos ainda piores. Agora é que se congratulam como se o 25 de Abril fosse uma grande obra, quando deviam era referir as verdadeiras motivações.

 

E não te esqueças que naquela altura o mundo estava mergulhado na Guerra Fria, pelo que a influencia da URSS no apoio ao PCP era considerável. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei se devia ser obrigatoria, eu preferia que as pessoas fossem la votar por elas proprias, nem que seja em branco! E mil vezes preferivel um voto em branco do que nao votar. 

 

O problema é que são cada vez menos a votar por elas próprias... Muitos dos adultos de hoje estão de tal maneira descontentes que se desligaram da política completamente e grande parte dos jovens também não quer saber. A continuar assim, qualquer dia temos uma taxa de abstenção ainda mais alarmante e leva a que os resultados não representem a população portuguesa (menos votos, mais fácil a percentagem de um partido varia).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está algo que a maioria dos portugueses não sabe é que o PCP tinha como intenção tirar Salazar do poder para fazerem eles uma ditadura comunista com contornos ainda piores. Agora é que se congratulam como se o 25 de Abril fosse uma grande obra, quando deviam era referir as verdadeiras motivações.

Mas, Tiago, claro que não iriam referir as suas verdadeiras motivações... É claro que eles calam-se e criticam a Troika, o euro e afins, porque o discurso cola com o povo. É normal. E isso da ditadura, basicamente, foi o que todos os países assumidamente comunistas fazem/fizeram portanto, não foi grande novidade. Em relação aos princípios básicos do comunismo é uma incongruência ao mais alto nível. 

Editado por Ana Maria Peres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está algo que a maioria dos portugueses não sabe é que o PCP tinha como intenção tirar Salazar do poder para fazerem eles uma ditadura comunista com contornos ainda piores. Agora é que se congratulam como se o 25 de Abril fosse uma grande obra, quando deviam era referir as verdadeiras motivações.

 

O Salazar nao, que o homem nao estava ca, mas sim o Marcelo Caetano  :)

 

E sinceramente, quando falam no 25 de Abril como se fosse o inicio da democracia irrita-me, porque nao foi. As primeiras eleiçoes foram so em 1976.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas, Tiago, claro que não iriam referir as suas verdadeiras motivações... É claro que eles calam-se e criticam a Troika, o euro e afins, porque o discurso cola com o povo. É normal. E isso da ditadura, basicamente, foi o que todos os países assumidamente comunistas fazem/fizeram portanto, não foi grande novidade, o que é uma incongruência ao mais alto nível. 

 

Eu até tenho medo do dia em que eles fizerem coligação com o PS (não estou a ver o Seguro a conseguir maioria absoluta, mas até posso estar enganado). Com ideias parvas como "vamos sair do Euro como quem muda de roupa" ou "vamos deixar de pagar a dívida que temos sem mais nem menos porque somos os maiores", acho que uma possível coligação com eles não vai resultar e ainda vai piorar o país.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que são cada vez menos a votar por elas próprias... Muitos dos adultos de hoje estão de tal maneira descontentes que se desligaram da política completamente e grande parte dos jovens também não quer saber. A continuar assim, qualquer dia temos uma taxa de abstenção ainda mais alarmante e leva a que os resultados não representem a população portuguesa (menos votos, mais fácil a percentagem de um partido varia).

 

Pois, por este caminho vai ser preciso medidas drasticas  :S

 

Sinceramente, custa-me a crer que com tantos partidos, nenhum represente o que uma pessoa defende/acha, e que para alem dos 5 partidos principais, ha ainda outros partidos mais pequenos, que podem se erguer se as pessoas quiserem  :dontknow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas, Tiago, claro que não iriam referir as suas verdadeiras motivações... É claro que eles calam-se e criticam a Troika, o euro e afins, porque o discurso cola com o povo. É normal. E isso da ditadura, basicamente, foi o que todos os países assumidamente comunistas fazem/fizeram portanto, não foi grande novidade, o que é uma incongruência ao mais alto nível. 

É uma coisa que me enerva na Política é esta parte. As pessoas, basta um partido dizer mal do que está no poder, dizer que vão fazer tudo diferente e isto e aquilo, e esquecem-se do que esse partido fez no passado. Referindo-me agora ao presente, o José Seguro é um banana, o pior dirigente que o PS teve nos últimos anos, mas como diz mal do Governo, o Zé Povinho gosta. Esquecem-se que foi esse partido que escondeu a grave situação do país há uns tempos atrás e que tem sido o Governo, apesar de usar mecanismos não muito justos, também por causa do Cavaco e do Tribunal constitucional, que conseguiu cumprir o programa da Troika e que o país começa a dar sinais positivos na economia... Enfim, irrita-me dizerem mal do Passos Coelho quando o homem é que agarrou na vaca fria.. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma coisa que me enerva na Política é esta parte. As pessoas, basta um partido dizer mal do que está no poder, dizer que vão fazer tudo diferente e isto e aquilo, e esquecem-se do que esse partido fez no passado. Referindo-me agora ao presente, o José Seguro é um banana, o pior dirigente que o PS teve nos últimos anos, mas como diz mal do Governo, o Zé Povinho gosta. Esquecem-se que foi esse partido que escondeu a grave situação do país há uns tempos atrás e que tem sido o Governo, apesar de usar mecanismos não muito justos, também por causa do Cavaco e do Tribunal constitucional, que conseguiu cumprir o programa da Troika e que o país começa a dar sinais positivos na economia... Enfim, irrita-me dizerem mal do Passos Coelho quando o homem é que agarrou na vaca fria.. 

O Passos Coelho também não é nenhum inocente... :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até tenho medo do dia em que eles fizerem coligação com o PS (não estou a ver o Seguro a conseguir maioria absoluta, mas até posso estar enganado). Com ideias parvas como "vamos sair do Euro como quem muda de roupa" ou "vamos deixar de pagar a dívida que temos sem mais nem menos porque somos os maiores", acho que uma possível coligação com eles não vai resultar e ainda vai piorar o país.

 

E assim, ha coisas que eu tambem acho extremas no Bloco de Esquerda, e por isso que fico assim entre o PS e o BE. Sair do Euro tambem nao me parece uma boa ideia, mas acho que renogociar a divida ate pode ser uma coisa boa, claro que nao pode ser assim as tres pancadas, mas nao e impossivel, mais nao seja parcialmente. Mas e uma coisa a pensar, no futuro, temos muitos anos para pagar a divida que contraimos.

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, por este caminho vai ser preciso medidas drasticas  :S

 

Sinceramente, custa-me a crer que com tantos partidos, nenhum represente o que uma pessoa defende/acha, e que para alem dos 5 partidos principais, ha ainda outros partidos mais pequenos, que podem se erguer se as pessoas quiserem  :dontknow:

 

O problema é que esses partidos pequenos também não apresentam ideias suficientes para atrair pessoas. Vou pegar no caso da NSDAP, o partido nazi. Surgiu do nada e no entanto bastaram pouco mais de 10 anos para transformar a Alemanha naquilo que seria o III Reich. Claro que os tempos e o contexto eram muito diferentes dos de agora, mas os moldes podem ser o mesmo. Os partidos pequenos raramente possuem ideias que colem, e mesmo que colem, não existe ninguém com carisma suficiente para que faça as pessoas votarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até tenho medo do dia em que eles fizerem coligação com o PS (não estou a ver o Seguro a conseguir maioria absoluta, mas até posso estar enganado). Com ideias parvas como "vamos sair do Euro como quem muda de roupa" ou "vamos deixar de pagar a dívida que temos sem mais nem menos porque somos os maiores", acho que uma possível coligação com eles não vai resultar e ainda vai piorar o país.

Camarada, Rúben, o que importa é que NÃO FOMOS NÓS QUE FIZEMOS A DÍVIDA! Foram os sacanas do capitalistas, os grandes banqueiros! Vamos não pagar e depois, matar os alemães todos. A LUTA É ALEGRIA!

 

 

Sinceramente, custa-me a crer que com tantos partidos, nenhum represente o que uma pessoa defende/acha, e que para alem dos 5 partidos principais, ha ainda outros partidos mais pequenos, que podem se erguer se as pessoas quiserem  :dontknow:

Os partidos políticos pequenos são cada um pior que o outro. :haha: A ver a publicidade para as europeias, eu até me assusto se algum daqueles partido chega ao Poder. :| 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até tenho medo do dia em que eles fizerem coligação com o PS (não estou a ver o Seguro a conseguir maioria absoluta, mas até posso estar enganado). Com ideias parvas como "vamos sair do Euro como quem muda de roupa" ou "vamos deixar de pagar a dívida que temos sem mais nem menos porque somos os maiores", acho que uma possível coligação com eles não vai resultar e ainda vai piorar o país.

Se o Seguro conseguir maioria absoluta alguma coisa não está bem na cabeça deste povo. Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência percebe que o homem não tem perfil nem capacidade para governar um país. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...