jean Posted December 30, 2025 Posted December 30, 2025 há 17 horas, JJS disse: Já vi a série toda 2 vezes e comecei a ler os livros, vou terceiro dos 6 da mesma autora. Posso dizer que estou completamente viciado. Também estou a ler o terceiro gosto do facto de ser totalmente diferente dos outros dois. Quote
Afonso Posted December 31, 2025 Posted December 31, 2025 Estranhamente, ainda nenhuma editora portuguesa mostrou-se receptiva em lançar os livros traduzidos. Já no Brasil, estão a correr para lançar o máximo possível já no próximo trimestre. Quote
jean Posted December 31, 2025 Posted December 31, 2025 há 4 minutos, Afonso disse: Estranhamente, ainda nenhuma editora portuguesa mostrou-se receptiva em lançar os livros traduzidos. Já no Brasil, estão a correr para lançar o máximo possível já no próximo trimestre. Supostamente os direitos foram comprados e estão a ser traduzidos. Mas ainda não se sabe qual será a editora Espero que seja a Desrotina. O mercado literário em Portugal está a mudar e já se vê muita representação LGBT, mas do que tenho conhecimento não há por aí nenhum livro queer com smut, ao contrário dos romances hétero com capas fofas mas cheios de cenas de sexo. Quando acontecer com protagonistas queer, vai ser um grande passo. Mas confesso que tenho medo da tradução 3 Quote
Henrique_ Posted December 31, 2025 Posted December 31, 2025 Amei a série O único ponto negativo foi não terem desenvolvido mais o casal Scott e Kip... O Shane e o Ilya são também um bom casal, mas o meu preferido é mesmo o casal Scott e Kip. 1 Quote
User3468 Posted January 9 Posted January 9 Estreia em Portugal no dia 23. Será disponibilizado um episódio por semana. Quote
Dimitri Posted January 9 Posted January 9 há 1 hora, User3468 disse: Estreia em Portugal no dia 23. Será disponibilizado um episódio por semana. Que bom, mesmo a tempo já que ainda ninguém viu 2 Quote
User3468 Posted January 9 Posted January 9 há 2 horas, Dimitri disse: Que bom, mesmo a tempo já que ainda ninguém viu Ainda assim, estamos melhores que outros países. Muitos deles, incluindo o Brasil, só terão oficialmente a série em fevereiro. Quote
AndreRob Posted January 10 Posted January 10 há 11 horas, User3468 disse: Ainda assim, estamos melhores que outros países. Muitos deles, incluindo o Brasil, só terão oficialmente a série em fevereiro. Depois admiram-se da pirataria... uma série levar mais que 2 ou 3 semanas ou meses... mas estamos em 2010? 2 Quote
FraisesSucrées Posted January 10 Posted January 10 Sobre esta série, faço minhas as palavras da Agustina Bessa Luís: "O sexo é a única matéria inteligente." 1 Quote
AndreRob Posted January 25 Posted January 25 Eu acho que há algumas criticas meio infundadas sobre o uso do sexo na série, se repararem as cenas de sexo tendem a ser menos 'fisicas' conforme a serie avança e isso acaba por ser uma construção da propria relação que começa com encontros fortuitos apenas para sexo e desenvolve-se para um romance onde as cenas vao sendo cada vez mais romanticas do que sexuais.... Nas cenas da casa de campo isso é evidente, a relação deles evolui para algo muito mais romantico (tanto que temos menos sexo nesse episódio) do que aquilo que era nos primeiros capitulos e isso prova que se a série tivesse retirado o sexo da série ou o tivesse 'amenizado' não daria para ver toda a construção da relação das personagens da mesma forma. De resto acho que há outras criticas que acham que é tudo muito romantico e não existe 'bullying' e confrontos com colegas ou familiares que mostrem a homofobia no desporto... esquecem-se é que a série não é sobre homofobia é sobre uma relação entre dois desportistas ao longo do tempo... um romance como qualquer outro romance hetero, embora lá está tenha os elementos classicos do coming out porque ainda vivemos num tempo em que isto é a regra... a série e os livros não são um conto de fadas. 3 Quote
Afonso Posted January 25 Posted January 25 há 39 minutos, Ricardo disse: Os livros saem em maio pela Secret Society As capas são horríveis. A edição brasileira tem capas mais interessantes. Quote
Patiño Posted January 25 Posted January 25 Adorei o primeiro episódio ontem na HBO Max. Nunca tinha ouvido falar desta série/livros. Amei! Há livros em português? Quote
jean Posted January 26 Posted January 26 (edited) há 20 horas, Afonso disse: As capas são horríveis. A edição brasileira tem capas mais interessantes. Como assim? São as capas originais Tanto a edição normal como a edição especial são com as capas originais, nem traduziram o título. Edited January 26 by jean Quote
FraisesSucrées Posted February 1 Posted February 1 Eu acabei der ler o livro (em inglês) e nele, o Shane é descrito com algumas características dentro do estereótipo do gay bottom/submisso/afeminado. Felizmente, na série (creio que por opção do criador e/ou do actor), essas características foram minimizadas no Shane, possivelmente para não dar azo a esses estereótipos aos olhos do espetador: o Shane não é retratado como menos másculo por ser quem é, e a sua apetência para ser o bottom da relação é interpretada sobretudo como ele a abdicar do autocontrolo omnipresente na sua vida e entregar-se aos seus desejos. 2 Quote
AndreRob Posted February 1 Posted February 1 há 22 minutos, FraisesSucrées disse: Eu acabei der ler o livro (em inglês) e nele, o Shane é descrito com algumas características dentro do estereótipo do gay bottom/submisso/afeminado. Felizmente, na série (creio que por opção do criador e/ou do actor), essas características foram minimizadas no Shane, possivelmente para não dar azo a esses estereótipos aos olhos do espetador: o Shane não é retratado como menos másculo por ser quem é, e a sua apetência para ser o bottom da relação é interpretada sobretudo como ele a abdicar do autocontrolo omnipresente na sua vida e entregar-se aos seus desejos. Acho que nesse campo e sobretudo estando a falar de um desporto muito masculino até pela exigencia fisica e até algo violenta, não via esse perfil enquadrar-se muito na série... talvez no livro funcione mas aqui provavelmente nao ia funcionar muito bem visualmente. Ainda bem que retiraram esse elemento até porque hoje em dia já é realmente mais um estreotipo que propriamente uma caracteristica, sobretudo a nivel de series\filmes. 2 Quote
FraisesSucrées Posted February 14 Posted February 14 A dobragem brasileira. Apesar do Ilya não ter sotaque, acho que as vozes encaixam bem. (Vítor Mello, o dobrador do Shane, também foi a voz brasileira do Charlie em Heartstopper.) Quote
Recommended Posts