Wizs Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 1 minuto, D91 disse: Mas antes as personagens tinham boas histórias e até alguma relevância na trama, como em Alma e Coração, Amor Maior, na Paixão, Sol de Inverno.... Desde que o Daniel Oliveira assumiu a direção praticamente essas personagens desapareceram das tramas, e quando aparecem pouco destaque tem ou são mal desenvolvidas ou estão nos núcleos cómicos sem história quase nenhuma. O que aconteceu em novelas como Papel principal e Valor da Vida foi vergonhoso. 2 Quote
D91 Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 agora mesmo, Wizs disse: O que aconteceu em novelas como Papel principal e Valor da Vida foi vergonhoso. O que aconteceu em Valor da Vida? Quote
Amorim Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 7 minutos, liv disse: As novelas da SIC com personagens LGBT são sempre personagens sem grande relevância. Por exemplo na Promessa, temos aquele casal sénior LGBT que apenas aparece para ter graça. O problema é mesmo esse. Só fazem personagens LGBT para comédia. É assim tão difícil fazer um casal com os mesmos problemas de im casal heterossexual? 4 Quote
D91 Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 (edited) Em Flor sem Tempo podia ter sido melhor desenvolvido o casal Jaime' e 'Ricardo' do Jorge Corrula e Diogo Valsassina, mas quando iam dar um beijo apagaram a luz para não chocar as velhotas que viam a novela. Edited April 6, 2025 by D91 6 Quote
George Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 3 minutos, D91 disse: Em Flor sem Tempo podia ter sido melhor desenvolvido o casal Jaime' e 'Ricardo' do Jorge Corrula e Diogo Valsassina, mas quando iam dar um beijo apagaram a luz para não chocar as velhotas que viam a novela. Que ridiculo 4 Quote
D91 Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 A SIC devia vir com uma novela mais arrojada, com alguns temas pouco abordados. Um casal gay com destaque, o tema do nanismo (nunca abordado nas novelas portuguesas), transexualidade (muito difícil de abordar na SIC também), etc. Mas espero que a Sofia Ribeiro não seja a protagonista, depois de tanto tempo em antena com a Senhora do Mar. 1 Quote
AndreOliveira26 Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 16 minutos, D91 disse: A SIC devia vir com uma novela mais arrojada, com alguns temas pouco abordados. Um casal gay com destaque, o tema do nanismo (nunca abordado nas novelas portuguesas), transexualidade (muito difícil de abordar na SIC também), etc. Mas espero que a Sofia Ribeiro não seja a protagonista, depois de tanto tempo em antena com a Senhora do Mar. Eu tenho visto Amor Maior na SIC Novelas e acho que essa novela é um perfeito exemplo de núcleos bem desenvolvidos e temas pouco abordados. O elenco desta novela era enorme, mas todas as personagens fossem principais ou secundárias tinham excelentes desenvolvimentos, todas tinham o seu propósito e não tinham que estar ligadas aos protagonistas, o que tem faltado ultimamente em muitas novelas. Em relação aos temas "tabu" falados nesta novela tivemos a esquizofrenia da Diana (Victoria Guerra), um casal gay, Ricardo e Henrique (Tiago Teotónio Pereira e Tiago Aldeia), o cancro da Mafalda (Filipa Areosa), a Alice (Mariana Norton) que acabou com o sofrimento do marido, eutanásia, e também engravidou por inseminação artificial, a adição de comprimidos do Lucas (Marco Mendonça). Essa novela abordou muito bem esses temas. Acho que deveriam voltar com um formato deles um elenco grande, pra dar trabalho aos atores e atrizes portugueses, com uma excelente história principal e depois estes núcleos secundários muito bem desenvolvidos. 3 4 3 Quote
Vieira Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 15 minutos, AndreOliveira26 disse: Eu tenho visto Amor Maior na SIC Novelas e acho que essa novela é um perfeito exemplo de núcleos bem desenvolvidos e temas pouco abordados. O elenco desta novela era enorme, mas todas as personagens fossem principais ou secundárias tinham excelentes desenvolvimentos, todas tinham o seu propósito e não tinham que estar ligadas aos protagonistas, o que tem faltado ultimamente em muitas novelas. Em relação aos temas "tabu" falados nesta novela tivemos a esquizofrenia da Diana (Victoria Guerra), um casal gay, Ricardo e Henrique (Tiago Teotónio Pereira e Tiago Aldeia), o cancro da Mafalda (Filipa Areosa), a Alice (Mariana Norton) que acabou com o sofrimento do marido, eutanásia, e também engravidou por inseminação artificial, a adição de comprimidos do Lucas (Marco Mendonça). Essa novela abordou muito bem esses temas. Acho que deveriam voltar com um formato deles um elenco grande, pra dar trabalho aos atores e atrizes portugueses, com uma excelente história principal e depois estes núcleos secundários muito bem desenvolvidos. Sempre fui muito crítico do núcleo principal dessa novela, mas a verdade é que essa novela teve núcleos secundários muito bons, com temas diferentes do habitual. 3 Quote
D91 Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 5 minutos, Vieira disse: Sempre fui muito crítico do núcleo principal dessa novela, mas a verdade é que essa novela teve núcleos secundários muito bons, com temas diferentes do habitual. Pois teve. E tinha um núcleo cómico muito bom, a Maria João Abreu arrasou, e a filha tinha uma boa história até. 3 Quote
Vieira Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 1 minuto, D91 disse: Pois teve. E tinha um núcleo cómico muito bom, a Maria João Abreu arrasou, e a filha tinha uma boa história até. Nos seus últimos anos de vida, a Maria João Abreu teve ótimas personagens na SIC, que culminou na grande protagonista em Golpe de Sorte. A novela falou também de violência doméstica, o Júlio César era maltratado pelo filho. 5 Quote
D91 Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 agora mesmo, Vieira disse: Nos seus últimos anos de vida, a Maria João Abreu teve ótimas personagens na SIC, que culminou na grande protagonista em Golpe de Sorte. A novela falou também de violência doméstica, o Júlio César era maltratado pelo filho. Em Mar Salgado, Amor Maior, Paixão e Golpe de Sorte teve as personagens da vida dela em televisão. 7 Quote
Manu Tenry Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 (edited) há 32 minutos, AndreOliveira26 disse: Eu tenho visto Amor Maior na SIC Novelas e acho que essa novela é um perfeito exemplo de núcleos bem desenvolvidos e temas pouco abordados. O elenco desta novela era enorme, mas todas as personagens fossem principais ou secundárias tinham excelentes desenvolvimentos, todas tinham o seu propósito e não tinham que estar ligadas aos protagonistas, o que tem faltado ultimamente em muitas novelas. Em relação aos temas "tabu" falados nesta novela tivemos a esquizofrenia da Diana (Victoria Guerra), um casal gay, Ricardo e Henrique (Tiago Teotónio Pereira e Tiago Aldeia), o cancro da Mafalda (Filipa Areosa), a Alice (Mariana Norton) que acabou com o sofrimento do marido, eutanásia, e também engravidou por inseminação artificial, a adição de comprimidos do Lucas (Marco Mendonça). Essa novela abordou muito bem esses temas. Acho que deveriam voltar com um formato deles um elenco grande, pra dar trabalho aos atores e atrizes portugueses, com uma excelente história principal e depois estes núcleos secundários muito bem desenvolvidos. Uma das coisas que me fascinava nessa novela eram os cenários. Aquele supermercado era incrível! Super realista e era bem grande, devia ser maior que um Minipreço. Nunca gostei muito dessa novela. Abusavam muito de cenas com slowmotion, isso irritava-me solenemente. Verdade que tinha bons núcleos secundários e protagonistas péssimos! Os vilões e as miúdas levavam o núcleo principal às costas. Depois tinha aquele pai da família, Jean Pierre Martins, se não estou em erro, que era péssimo ator!! Até fazia aflição! Edited April 6, 2025 by Manu Tenry 5 Quote
Vieira Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 1 minuto, D91 disse: Em Mar Salgado, Amor Maior, Paixão e Golpe de Sorte teve as personagens da vida dela em televisão. Também esteve muito bem na série Médico de Família e em Aqui Não Há Quem Viva. Na SIC teve as melhores personagens. 2 1 Quote
D91 Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 3 minutos, Vieira disse: Também esteve muito bem na série Médico de Família e em Aqui Não Há Quem Viva. Na SIC teve as melhores personagens. Sim essas também eram boas personagens. Na TVI as personagens que mais me recordo é em Feitiço de Amor e nos MCA5. Mas teve outras também. Teve uma personagem também muito engraçada na série A Família Mata, mas essa série foi um flop. 4 Quote
Manu Tenry Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 (edited) Realmente foi na SIC que teve as melhores personagens. Na TVI, os projetos mais memoráveis dela, deve ser os Bons Vizinhos, os Morangos, Feitiço de Amor e talvez Espírito Indomável. Ah e a participação no Remédio Santo onde fez a sua única vilã. Agora não se compara com as dezenas personagens ótimas que teve na ficção da SIC. Edited April 6, 2025 by Manu Tenry 6 Quote
Vieira Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 1 minuto, D91 disse: Teve uma personagem também muito engraçada na série A Família Mata, mas essa série foi um flop. Não gostei nada dessa série, mas ela teve uma boa prestação. 3 Quote
Rickal Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 1 hora, Manu Tenry disse: Realmente foi na SIC que teve as melhores personagens. Na TVI, os projetos mais memoráveis dela, deve ser os Bons Vizinhos, os Morangos, Feitiço de Amor e talvez Espírito Indomável. Ah e a participação no Remédio Santo onde fez a sua única vilã. Agora não se compara com as dezenas personagens ótimas que teve na ficção da SIC. Esqueçam, a melhor personagem dela foi na novela Sentimentos, onde se inseria no núcleo do lar de idosos 3 Quote
M2M Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 3 horas, D91 disse: Mas antes as personagens tinham boas histórias e até alguma relevância na trama, como em Alma e Coração, Amor Maior, na Paixão, Sol de Inverno.... Desde que o Daniel Oliveira assumiu a direção praticamente essas personagens desapareceram das tramas, e quando aparecem pouco destaque tem ou são mal desenvolvidas ou estão nos núcleos cómicos sem história quase nenhuma. Daniel homofóbico Quote
Wizs Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 18 minutos, M2M disse: Daniel homofóbico A inclusão é muito bonita excepto se for gays e mulheres negras 5 Quote
M2M Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 (edited) há 11 minutos, Wizs disse: A inclusão é muito bonita excepto se for gays e mulheres negras Agora que dizes. Nem me lembro da última vez que vi uma mulher negra numa novela da sic. Não existem pessoas negras em Portugal anyway. Edited April 6, 2025 by M2M Quote
Vieira Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 11 minutos, M2M disse: Agora que dizes. Nem me lembro da última vez que vi uma mulher negra numa novela da sic. Não existem pessoas negras em Portugal anyway. Sónia Cláudia Neves na novela A Promessa (que faz de agente). Mas sim, são casos raros. Quote
Wizs Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 19 minutos, M2M disse: Agora que dizes. Nem me lembro da última vez que vi uma mulher negra numa novela da sic. Não existem pessoas negras em Portugal anyway. Não falo particularmente das novelas da SIC, falo se séries e publicidade em geral. Quote
M2M Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 9 minutos, Wizs disse: Não falo particularmente das novelas da SIC, falo se séries e publicidade em geral. Mas a sic é o caso mais gritante. Pelo menos a tvi de vez quando ainda faz uma novela com vários atores negros tipo a fazenda. Quote
Manu Tenry Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 há 7 minutos, M2M disse: Agora que dizes. Nem me lembro da última vez que vi uma mulher negra numa novela da sic. Não existem pessoas negras em Portugal anyway. Alma e Coração tinhas duas atrizes no elenco principal. A atriz Grace Mendes esteve também nos elencos de Nazaré, Amor Amor, Lua de Mel. A Marta Faial na Senhora do Mar, a participação foi curta é certo mas esteve no elenco. A Soraia Tavares esteve em Paixão também, e em séries esteve na Lista e no Clube. Ok, têm estado mais em elenco adicional, agora não podem dizer que não são chamadas. Na minha opinião, devia haver sempre um núcleo com atores negros, ou que pelo menos fizessem personagens em que o foco não fosse sempre o racismo ou a trama fosse passada em países africanos. Podiam perfeitamente fazerem personagens fixos com profissões que é indiferente a raça, etnia como polícias, médicos, padres, advogados, etc. Lá está, até fazem, mas são grande parte das vezes adicionais. 2 Quote
RicardoFMatos97 Posted April 6, 2025 Posted April 6, 2025 Ainda sobre casais homossexuais em novelas, o melhor deve ser com poucas duvidas este: 3 Quote
Recommended Posts