Jump to content

Regresso a Ítaca ®


Televisão 10

Posts Recomendados

há 2 horas, AndreRob disse:

Esta série é horrivel. Os atores nem disfarçam o tom teatral disto... além de que é para lá de elitista com as referencias literárias. :abismado4:

Oh não, referências literárias, o horror. O povão tem um esgotamento só de ver isso. :cryhappy:

há 5 minutos, bacalhaucomnatas disse:

uma boa descrição do que deve ser a ficção da RTP2. querem produtos populares têm a 1. 

(mas a RTP2 habitua mal o público ao transmitir séries popularuchas da congéneres europeias da 1) 

Diz-me que não conheces as séries da RTP2 sem dizeres que não conheces as séries da RTP2. :mico:

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, miguelalex23 disse:

Oh não, referências literárias, o horror. O povão tem um esgotamento só de ver isso. :cryhappy:

Diz-me que não conheces as séries da RTP2 sem dizeres que não conheces as séries da RTP2. :mico:

às vezes costumo fazer zapping pós-Jornal 2 e o que vejo, em termos técnicos, são seriados que me parecem dos canais congéneres da RTP1, mas posso estar enganado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, bacalhaucomnatas disse:

às vezes costumo fazer zapping pós-Jornal 2 e o que vejo, em termos técnicos, são seriados que me parecem dos canais congéneres da RTP1, mas posso estar enganado. 

Obviamente, com algumas excepções, os canais públicos apostam nas suas principais produções para os canais congéneres da RTP1. São mercados com hábitos de consumo e uma indústria audiovisual completamente diferentes dos nossos, muitas vezes o que lá é mainstream aqui na nossa monocultura da telenovela é de nicho. Nem estou aqui a discutir se são gostos melhores ou piores, são diferentes. De resto, é ver precisamente as audiências que as séries da RTP1 têm comparadas com as novelas das privadas e tirar daí as conclusões.

Claro que há séries com mais apelo comercial que outras, mas achar que só por causa disso teriam de ser vetadas da RTP2 é absurdo. Ninguém se lembraria de dizer à BBC Four que não devia dar dramas nórdicos porque foram líderes de audiências na DR ou na NRK, por exemplo. Porque é que séries populares noutros países (populares, não popularuchas), da comédia ao drama, não poderiam dar na RTP2?

Coisa diferente é achar que algumas mereciam ter um espaço digno na RTP1, coisa impossível com o Fragoso, mas isso é outra conversa. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, miguelalex23 disse:

Obviamente, com algumas excepções, os canais públicos apostam nas suas principais produções para os canais congéneres da RTP1. São mercados com hábitos de consumo e indústria audiovisual completamente diferentes dos nossos, muitas vezes o que lá é mainstream aqui na nossa monocultura da telenovela é de nicho. Nem estou aqui a discutir se são gostos melhores ou piores, são diferentes. De resto, é ver precisamente as audiências que as séries da RTP1 têm comparadas com as novelas das privadas e tirar daí as conclusões.

Claro que há séries com mais apelo comercial que outros, mas achar que só por causa disso teriam de ser vetadas da RTP2 é absurdo. Ninguém se lembraria de dizer à BBC Four que não devia dar dramas nórdicos porque foram líderes de audiências na DR ou na NRK, por exemplo. Porque é que séries populares noutros países (populares, não popularuchas), da comédia ao drama, não poderiam dar na RTP2?

Coisa diferente é achar que algumas mereciam ter um espaço digno na RTP1, coisa impossível com o Fragoso, mas isso é outra conversa. 

eu ainda sou do tempo em que a RTP1 passava dramas históricos da BBC em horário nobre... os resultados audiométricos não eram tão desastrosos quanto isso (ou pelo menos não mais que o costume)

quem se queixa da excessiva teatralidade deste Regresso a Ítaca não deve estar lembrado de alguns filmes do Manoel de Oliveira ou do Paulo Rocha, ícones do cinema português a nível internacional

a teatralidade ou amadorismo na representação é, digamos, um "portuguese touch"

Editado por bacalhaucomnatas
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/09/2023 at 21:08, bacalhaucomnatas disse:

eu ainda sou do tempo em que a RTP1 passava dramas históricos da BBC em horário nobre... os resultados audiométricos não eram tão desastrosos quanto isso (ou pelo menos não mais que o costume)

quem se queixa da excessiva teatralidade deste Regresso a Ítaca não deve estar lembrado de alguns filmes do Manoel de Oliveira ou do Paulo Rocha, ícones do cinema português a nível internacional

a teatralidade ou amadorismo na representação é, digamos, um "portuguese touch"

Mas aquilo não é cinema... é um teatro disfarçado de série. Muito mal escrito por sinal, quiseram fazer uma modernização do Regresso a Itaca do Ulisses mas depois fazem episódios com uma unica cena do inicio ao fim, onde os atores mal se movem e debitam textos completamente literários que não fazem sentido numa série.

Em comparação a Cassandra que é igualmente uma série algo elitista e teatral fica a milhas, os textos são muito melhores e apesar da produção de baixo orçamento tem mais conteudo que esta farsa teatral.

 

On 11/09/2023 at 20:44, miguelalex23 disse:

Oh não, referências literárias, o horror. O povão tem um esgotamento só de ver isso. :cryhappy:

 

Mas ninguém vê... aí é que está o problema. E não é por ter refências literárias é por ser literal mesmo e não fazer sentido para quem não leu a obra 50 vezes... Uma adaptação de uma obra literaria deve ter o objectivo de fazer uma leitura dessa obra e criar interessa pela mesma... isto só cria sono.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...