Jump to content

142: Europe Frite


ATVTQsV

Posts Recomendados

Esta crónica da THdS foi meio que inspirada na da Big Fun que eu escrevi há ano e meio. Mas, infelizmente, ao tratar-se de um produto alimentar, é bem mais provável que uma mísera embalagem não exista nos anais da história, ainda por menos que fosse vendida em pelo menos uma cadeia de supermercados, da qual por agora não irei dar o nome pois estou a fazer spoiler. No ano passado tive a sorte da minha mãe ter encontrado o cartão daquilo, com a mesma logo que tinha encontrado e que abriu-me uma porta trancada, aquilo tinha fechado em 2003. Sem mais delongas, a crónica.

A temática gastronómica anda bem forte na THdS, depois de ter escrito a crónica da Max Burger no domingo passado à laia de uma descoberta do espólio do Afonso Gageiro. Porém hoje vou falar de outro tema, e não de uma cadeia, e sim de um produto alimentar que juro ter visto uma vez em 2004.

Estritamente falando, o meu Chogurte seria um produto que o meu eu de 2004 - que tinha começado a debruçar mais na temática de bandeiras e países - certamente iria gostar e que só se encontrava no Intermarché: as batatas fritas Europe Frite.

Até à escrita desta crónica eu ia jurar que a dita cuja era uma invenção minha, pois literalmente toda a gente com a qual falei não se lembra do produto. E eu iria jurar que era escrito assim ó: Europe (com E no fim) Frite. Sabia que era francês (como o Intermarché) e iria levá-lo a casa, até que o meu pai rejeitou porque era caro demais ou era piroso demais. Não me lembro exactamente mas era uma das duas, venha o diabo e escolha.

Eu até falei daquilo com amigos da escola (até em viagens de autocarro em visitas de estudo) tantos anos mais tarde (já em 2014 eu acho) e também achava que aquilo só existia por duas razões: o alargamento da União Europeia a 25 ou o Euro 2004. Mas nem um nem o outro, e nós com isso? Dificilmente uma empresa francesa iria fazer um produto daqueles especificamente para Portugal e que alargamentos da UE não serviriam de apoio à criação de batatas fritas com a forma de países europeus ou da UE.

Achava que estava tudo perdido.

Até que, há bem poucos minutos, estava eu a pesquisar sobre a tal Europe Frite e a minha cara de Melvin Sneedly acabou por ter um derrame. O produto em questão não se chamava Europe Frite, era um efeito Mandela. Era Europ' Frite. E ao contrário daquilo que eu achava que era, as batatas fritas nem eram em formas de países da Europa. Eram batatas fritas palitadas, as suspeitas do costume. E ERAM BELGAS (capital das batatas fritas por excelência)

Confuso?

Incrédulo?

Vejam o que eu encontrei:

https://www.facebook.com/105204954509746/posts/europ-frite-french-frieswe-are-selling-bulk-and-resale-10-kg-per-box10-packs-no-/105264201170488/

Está resolvido o enigma das batatas fritas Europe (perdão. EUROP') Frite. Foi um efeito Mandela total, desde a forma que se escrevia à forma das batatas em si. E já percebi porque é que não as comprei ou pedi aos pais para comprar: eram iguais às outras.

Se tiverem os vossos efeitos Mandela alimentares, partilhem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...