Jump to content

124: Big Fun


ATVTQsV

Posts Recomendados

Pessoal, sou como o Nuno Markl quando se lembra do Chogurte, que outras pessoas afirmam nunca ter existido. Eu preciso de desabafar algo tirado do meu sistema, algo que já aqui falei algumas vezes noutros tópicos no passado e que até hoje parece meio "mitológico", dada a escassez de informações que existem na net.

Teria eu sonhado com um centro de divertimentos absolutamente divinal que houve na minha infância (e na infância do Braga Parque), hoje completamente desaparecido do centro e que dava pelo nome sugestivo e auto-explicativo de Big Fun?

Muita gente se lembra da famigerada Bracalândia, que pelos vistos surgiu em 1990 (Março talvez) e saiu de cena da cidade a 30 de Setembro de 2007. Até hoje considero a Bracalândia uma perca incomensurável para o turismo bracarense, apesar do parque ser de dimensões medianas. Por outro lado existiram muitos parques de diversão indoor, bem mais pequenos, e que entretanto desapareceram. Um caso notável é o do Chiqui Park (só fui lá pela primeira vez em 2005 - já como PlayPark - e que era no "antigo" Hotel Turismo (acho que saiu com a entrada do Mercure). E pessoas que se lembram do Big Fun, ah?

Dados online relativos ao Big Fun continuam escassos, mas a triste verdade é que, fora as recordações que deixei no Cantinho do Off-Topic em 2018, as provas da sua existência não existem, pois a meu ver parece que o dito foi apagado completamente da história. Teria sido uma fabricação da minha mente? Será que aos 5 anos entrei numa dimensão paralela? Porque é que as pessoas se lembram da Bracalândia e do PlayPark e ninguém se lembra do Big Fun? Antes de tentar aprofundar as minhas recordações, vamos ver o que o Google contemporâneo diz, utilizando métodos booleanos. Primeiro vamos ver o que se encontra ao pesquisar:

"Braga Parque" "Big Fun"

SOGSppA.png

Tirando os do meio que eram posts meus, o primeiro link tem nas tags o extinto Big Fun:

EMgliUy.png

Saca só a quantidade de lojas que já saíram há coisa de mais de 10 anos!

E mais: se pesquisar pelo seguinte:

"Mundicenter" "Big Fun"

aparece-me isto:

0xEvPgv.png

E nem uma foto da bendita! Dizem que há partes da história que querem apagar, agora o Big Fun do Braga Parque? Francamente! Isto está no mesmo nível da televisão local que houve em Braga, não existem gravações!

E eu à medida que me ia crescendo, perguntava o seguinte: teria eu sido o único a ir ao Big Fun? Já fui lá uma data de vezes em 2002/2003, com o pai ou a mãe, e quando aquilo fechou ficava com raiva. Até hoje não sei o porquê. Teria sido porque o poder económico do Braga Parque atingiu o seu limite que uma espécie de salão de jogos indoor já não era viável em todos os pontos de vista imagináveis? Teria sido uma invenção derivada da criação da piada da secção de congelados do Jumbo, junto aos douradinhos (em seis dos sete continentes)?

Calma, pessoal, calma. Primeiro, antes de ir à meca das provas que é o Arquivo.pt, de onde tirei informações há alguns anos, vamos falar de experiências que tive com colegas meus mais velhos na escola em 2010. Disseram que se lembravam de ir ao Big Fun e que "tinha os bonecos da Warner na entrada". Espera aí, teria sido a entrada do cinema Warner-Lusomundo? Pelo que parece, pouca gente se lembra, mas vou então às minhas memórias.

O sítio era localizado no lugar onde mais tarde iria ser a Vobis (e que foi retirada em 2008/2009 devido a uma reformulação no Braga Parque, que iria visar também o fim definitivo do Feira Nova). Lembro-me que na entrada não tinha bonecos da Warner mas sim um logotipo cheio de círculos e letras tipo Club Penguin (não, não me refiro ao jogo em si, e sim ao tipo de letra) a dizer BIG FUN, em letras grandes e espalhafatosas. O interior daquilo parecia ter poucas luzes, como a entrada ao Warner-Lusomundo que havia no outro lado do paraíso que era o segundo andar. Aquilo tinha divertimentos de um salão de jogos por um lado, e por outro parecia um daqueles parques infantis indoor de insufláveis e escorregas. E é só. Uma vez em Fevereiro de 2014 sonhei que estava num sítio parecido ao Big Fun quando na verdade estava a ir à piscina (e no sítio do pagamento era um Big Fun, com pessoas a jogar ao Sonic 2 e tal, jogo que o glorioso Big Fun não teria condições de albergar na altura, já que foi feito para consolas de casa).

Bem, gostaram das recordações? Acham que estou a halucinar, pois não? Nas minhas pesquisas no Arquivo.pt encontrei informações preciosas, porém escassas.

A primeira data - literalmente - da virada do milénio, poucos meses depois do Braga Parque ter começado a existir. Data de 27 de Dezembro de 1999 e é da região de Aveiro. Sim, o Big Fun não era uma coisa só de Braga, e sim uma cadeia de salões de jogos espalhadas pelo país. Com isto podemos tirar ilações - a Big Fun era detida a três mãos: a Mundicenter, a Lusomundo (sim, a Lusomundo, daí alguém ter recordado as personagens dos Looney Tunes na entrada) e de um grupo espanhol, a CIRSA. A CIRSA é um operador de casinos espanhol, que no início dos anos 90 começou a se espalhar por outros países, começando pela República Dominicana e pela Venezuela. A CIRSA opera dezenas de milhares de maquininhas que estão também espalhados pelos cafés espanhóis (como pude comprovar na minha ida a Barcelona em 2015 - não sei porque é que estas máquinas dignas de salão de jogos praticamente sumiram de Braga). A proprietária da Big Fun, que era o holding detido pelas três, chamava-se Mundifun. Ao pesquisar por "Mundifun" "Braga Parque", o primeiro link é o de um artigo do Público de 18 de Maio de 1999 - cinco dias depois da fundação do Braga Parque. Está escondida por uma muralha paga (para quê paywall?) mas na cache dá para ver e a dada altura aparece isto:

"Além da Jerónimo Martins e do Carrefour Portugal, no Oeiras Parque, a Mundicenter conta com outros parceiros, como a Lusomundo, com quem assinou recentemente um acordo para a constituição da Mundifun, cujo objectivo é a exploração de unidades de divertimento. Esta sociedade tem duas lojas a funcionar e já reservou espaços nos centros comerciais de Almada e Faro."

A Mundifun (Big Fun) detinha na altura do primeiro artigo (o de Aveiro do Glicínias Shopping) dois salões de jogos, em Braga e em Oeiras.

Eu achava que tinha perdido tudo face ao Big Fun até que, a certa altura da minha escrita, ao testar pesquisar por "CIRSA" "Big Fun", abriu-se uma porta na minha mente.

8KRoB17.png

Depois de 18 anos (mais coisa menos coisa) sem ver aquela logo às cores que me remetia para um imaginário sem igual na história da cidade de Braga, achei um cartão do bowling do Big Fun (que certamente o glorioso Braga Parque não teria, ou era eu ou só me lembrava de metade daquele sítio), mas da Argentina. Sim, houve Big Fun na Argentina, eu já disse que a CIRSA era uma multinacional :riso_fatima:

E encontrei no lugar onde menos esperava: o site Colnect, que colecciona cartões antigos de todo o mundo. É tipo a telecartofilia, certamente já ouviram falar da Caderneta de Cromos sobre o Credifone, mais tarde TLP Card. Diz ser espanhola mas só acertou na nacionalidade da CIRSA, e com isto pude comprovar que, com base nas minhas suspeitas iniciais, a Big Fun não era coisa de Portugal, e que provavelmente havia em Espanha também.

E a busca não acaba aqui: ainda existem páginas da CIRSA que mencionam o Big Fun, como a da sucursal italiana, que menciona que a própria CIRSA chegou a ter um tal de City Fun que consistia exclusivamente em salões de jogos, cujas informações eram escassas mas deduzo que tenha sido dentro do Big Fun. Ou provas de que existiram Big Funs em Espanha,  como no célebre centro comercial à beira-mar de Barcelona, o Mare Magnum (onde já lá estive em 2015, por esta altura o Big Fun já era uma memória remota). E ainda um em Málaga, num centro comercial de pertença da Sonae. Também encontrei um vídeo promocional do Big Fun do Mare Magnum que pelos vistos parece ter sido do começo das operações no fim dos anos 90, com imagens do seu interior:

O que levou ao fim do Big Fun, que esteve em Braga por cerca de quatro anos? A minha pesquisa trouxe à tona uma notícia que vinha do El País, de Fevereiro de 2008, diz a dada altura que tinha fechado a Big Fun, e também negócios na Rússia e na Coreia do Sul que não agradaram à legislação dos respectivos países. Já um artigo de 2004 do El País, na sua secção económica (Cinco Dias) dizia (não tenho pachorra de traduzir dada a forte carga emotiva):

Spoiler

La compañía reconoce que su introducción en el segmento de ocio familiar mediante los centros Big Fun tuvo un mal comienzo. 'Nos equivocamos, aunque hemos logrado estabilizar esta línea de negocio', indican desde la empresa. En 2003, este área de actividad cerró con 9,1 millones de pérdidas. En la actualidad, el grupo cuenta con 11 centros, de los que a excepción de uno instalado en Suecia, están todos ubicados en España. La compañía contaba con tres centros en Francia, que ya no se encuentran operativos. Por el momento, Cirsa no se plantea nuevas inauguraciones. 'Somos muy selectivos y una nueva apertura estará muy bien estudiada', indican. Big Fun y Next son las enseñas bajo las que opera.

Resumidamente: o Big Fun começou indevidamente, apesar dos sucessos que teve com a linha de negócio que representava, sendo que em 2003 tinha perdido 9,1 milhões de euros graças ao investimento que tinha no estrangeiro, sendo que em 2004, todos os Big Funs existentes, salvo um em Estocolmo, eram todos localizados em Espanha.

Agora é que, ao fim de tantos anos, descobri a verdadeira razão pela qual o Big Fun saiu do Braga Parque prematuramente e sem aviso prévio. A CIRSA tinha um investimento ultra ambicioso para um centro de lazer como o Big Fun, mas o plano era ainda mais ambicioso do que eles imaginavam, a um ponto que chegaram a investir em demasiados países, sabe-se lá porquê, e tiveram a proeza de acabar com aquilo.

Portanto uma pequena pesquisa por uma peça do puzzle que estava em falta trouxe-me à conclusão de que o Big Fun, apesar de ser recordado por poucos em Braga, afinal, era uma cadeia multi (mais tarde mono) nacional de jogos de lazer, sendo que em Portugal a Mundicenter e a Lusomundo estavam envolvidas na sua operação nacional.

Quando fui a Pontevedra a 1 de Dezembro de 2017 vi que num pseudo-centro comercial Vialia na estação de comboios (até cinema tem) havia um centro de lazer tipo Big Fun de Braga mas que anda mais para o centro de lazer que há no Bragashopping e é inferior em termos qualitativos (cujo nome agora esqueci), o Estrella Park. Como a ida foi passageira, não tive tempo de ver como era aquilo à perfeição, mas consegui tirar duas fotos do exterior:

aGnDfxW.jpg

E tinha também algumas máquinas da Sega:

2EteFFB.jpg

Em Agosto de 2019, houve uma exposição fotográfica relativa aos 20 anos do Braga Parque e tinha algumas fotos de como era antigamente, apesar de serem poucas as fotos relativas ao centro (houve primazia a coisas como a construção do Estádio Municipal de Braga), três é que me destacaram. A primeira era a entrada dos cinemas Warner-Lusomundo antes da mudança em 2007:

eaqBloy.jpg

saudades néons.

Quem fez esta exposição salvou duas fotos - infelizmente a preto e branco - do Big Fun:

owiZ39s.jpg

Pelos vistos estas fotos foram tiradas numa fase inicial, dado que na última foto desta crónica, aquilo parecia ter o ar de estar inacabado:

SbtE4wK.jpg

Acreditam que um sítio destes é preciso na era contemporânea dos tempos actuais?

Se o Seu Madruga o diz, é porque a minha tese está certa.

A única vez em que fui ao Playcenter (ou Funcenter, não me lembro com qual dos nomes é que começou) do Colombo foi em 2011. E aquilo parecia ter ar de vazio, mesmo para a hora em que estive (hora de almoço) e passado um par de anos foi encerrado, dando lugar à Colombo Land noutro lugar (e deduzo que tenha sido bem mais pequeno).

O Nova Arcada tem um pequeno centro de lazer, mas é inteiramente pré-escolar.

Descobri que o Big Fun passou por mais uma renovação quando esta se limitou quase exclusivamente a Espanha, antes de ter fechado. Achei aqui num site cheio de cartões de centros de lazer.

Para terminar: existe ainda um Big Fun em Portugal, só que não é o Big Fun já aqui mencionado. Localizado em Alhos Vedros, direi apenas que é um sítio no mesmo naipe do PlayPark. Um dos pontos negativos de crescer: perde-se a vontade de ir a sítios destes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Dimitri disse:

creio que tenho algumas fotos tiradas no da Madeira que ficou aberto apenas 2 anos

Agora sim é que estou confuso, houve Funcenter na Madeira (sabendo que a Sonae tem o Madeira Shopping no Funchal) ou era mesmo Big Fun?

Se foi mesmo um Big Fun acredito que tenha sido relacionado com o de Braga, já que o conceito nem durou dez anos, nem em Espanha

Achado nos arquivos do La Vanguardia, uma crítica (meio que negativa) ao recém-inaugurado Big Fun de Barcelona, datada de 29 de Dezembro de 1995:

T48g3sf.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, FraisesSucrées disse:

Eu pensava que seria uma crónica sobre esta boy band dos anos 80

 

Só soube da existência deles quando comecei a escrever a crónica. Talvez um dia fale sobre bandas musicais quando descobrirem o mistério da canção misteriosa, a "Like the Wind", talvez quando acabarem com a busca.

Só com esta crónica do Big Fun foi meio que um Like the Wind pessoal, não existiam provas suficientes da sua existência na net, e referi-me à de Braga. Vamos ver se vou ganhar fama e fortuna.

PS: num grupo (hoje privado) onde as pessoas fingem estar nos anos 2000, há uns meses quando falaram sobre o programa À Sombra da Bananeira, um espertalhão qualquer foi buscar o link da minha crónica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Hoje descobri isto:

20220112_204701.jpg

20220112_204708.jpg

Não entendo como é que este cartão permaneceu ileso por praticamente mais de dezoito anos, sendo que só no ano passado descobri a prova cabal de que houve mesmo e não era um delírio de infância

Mas pronto, fica aqui mais um registo da operação em Portugal, embora o cartão estava escrito em espanhol (era exactamente igual ao que estava escrito no cartão argentino, mas com a logo da CIRSA à direita e nada à esquerda)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...