Jump to content

140: RTP CP


ATVTQsV

Posts Recomendados

Há uns anos, falei sobre a SIC Indoor, o canal que pouca gente se lembra, que dava nos centros comerciais da Sonae Sierra, junto com a Linha Mais TV que durou menos. A RTP tinha um canal do mesmo rubro, mas não do mesmo tipo de plataforma.

Em 2005, o Alfa Pendular passava a contar com um serviço da RTP para o canal interno do Alfa Pendular, que era emitido nos televisores pavorosamente 4:3 das carruagens. As emissões arrancaram a 1 de Outubro mas não sei quando é que acabaram. Cheguei ao cúmulo de ir a Lisboa e voltar a Braga no mesmo dia para passear umas horas, ver a cidade, e até aos seus centros comerciais, e é neste contexto que entram as minhas recordações do serviço.

Não se sabe exactamente como é que era o nome do canal, mas durante toda a sua existência, assumia que era RTP CP. A emissão era toda ela feita em silêncio pois para ouvir tinha que se ligar os auscultadores da CP ao sistema de som, e a "RTP CP" estava no canal 4 (os canais 1, 2 e 3 passavam rádios nacionais em alternância, sendo que a Antena 1, pelo que me lembro, era fixa). O separador do canal (tomara que o @LP 98 a reconstrua) era a versão reduzida do separador da RTP 1 de 2004, sem o 1 e com um grande logo da CP transparente, estando a logo da RTP dentro do P do logótipo.

A programação só era composta por diversos magazines da RTP e alguns programas de índole cultural e documentários. Porém o serviço nem sequer emitia séries, nem mesmo da própria RTP (nem Gato Fedorento, nem Beirais, etc.). Contaram-me que era por causa dos direitos, o que sendo séries produzidas inteiramente em Portugal não fazia grande sentido. De acordo com a nota do DN, estava prevista a inclusão de anúncios (que acabaram por ser incluídos, embora em escala extremamente reduzida) e de noticiários, porém os noticiários nunca chegaram a ser colocados. Embora estivesse incluída a possibilidade de um serviço a longo prazo, tecnicamente era impossível para a CP.

A emissão arrancava minutos depois do início da rota Braga-Lisboa e Lisboa-Braga. Sei que nos primeiros anos passavam um vídeo já antiquado da CP, mas depois foi substituído por uma do InterRail:

 

Quanto aos "anúncios", em 2006 só me lembro de um anúncio narrado por uma criança sobre os transportes públicos e os seus benefícios (é bem provável que tenha sido dado só nos primeiros anos) que nunca me lembro de ver pela televisão. Quando a emissão fechava nos últimos minutos da rota, aparecia uma espécie de ficha técnica inspirada nos grafismos das grelhas da RTP 1 de 2004, onde eram mencionadas as empresas que ajudavam à emissão do serviço (?).

Embora a CP prometia a diversificação dos conteúdos, como já disse, sempre foi limitado a magazines e programas culturais. (em 2012 cheguei a ver o Portugueses Pelo Mundo em Cairo, que ja tinha visto na RTP 1 naquele verão) Era caro demais passar nem mesmo uma série da RTP.

Não sei exactamente quando é que o canal encerrou.

Só sei (que nada sei) que em 2016, o canal tinha sido substituído por um mais barato, e de total propriedade da CP.

A programação era muito mais low-cost: continha programas do Porto Canal, mais anúncios da CP e o cúmulo do baixo custo: alguns programas já com alguns anos (Moments of Truth, Fashion Memoir, etc.) produzidos pela australiana Switch International. Programas deles que até a TV estatal do Botswana passava (tinha provas no YouTube mas a BTV aparentemente acabou com o próprio canal que tinham no YouTube, que tinha muitas lives dos noticiários)

Como não tinha os fones para poder comprovar, não sei se os programas eram dobrados. Também a emissão acabava antes do programa acabar.

"My God, eu vi isso da última vez que fiz Porto-Lisboa no Alfa... Eram basicamente desfiles de moda de 2001 e coisas assim. Secante. E sim, depois lá davam de vez em quando uns programas do Porto Canal." (LP 98)

E o que é pior, o canal já tinha sido mudado para 16:9, mas os monitores continuavam em 4:3, portanto o novo canal interno da CP era em letterbox.

Em Janeiro deste ano e já com novos monitores, a programação foi substituída por programas de "canais regionais" (canais web no caso, um canal nunca será regional se não emitirá por ondas hertzianas ou cabo, MEO Kanal não conta). As reportagens passam com algum tempo de atraso.

Isto é tudo o que posso contar sobre a "RTP CP". Também nas lides do fórum, ouvi falar de uma tal RTP TAP, aproveitando os sistemas de entretenimento que a TAP tinha, e que passava Mr. Bean (supostamente por via da TAP e não da RTP). Se alguém quiser falar sobre o assunto, alguém que tenha viajado para o estrangeiro e usado esses sistemas da TAP (se viajasse com eles, claro, só andei na Ryanair e não tem tais sistemas), alguém que fale sobre isso e que escreva uma crónica. É bem provável que fale da RTP Mobile.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto vi que a CP tinha um canal interno entre 1999 e 31 de Dezembro de 2004 passando conteúdo da SIC, e entre os programa estava Os Malucos do Riso:

https://arquivo.pt/wayback/20051125143131/http://jn.sapo.pt/2005/01/17/televisao/comboios_programas_sic.html

Nunca entendi como é que a RTP não esteve fiel às suas promessas e não incluiu séries na "grelha"

Suponho que nem tinha separadores

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, JDaman disse:

Quando andei no Alfa em 2018 o que apanhei era um misto de programas do Porto Canal com programas do 24Kitchen e esses enlatados low-cost referidos no texto. Maldita a hora em que não comprei um jornal para ler.

Pelo menos o Porto Canal lá dava o Caminhos da História, já não é mau...

@ATVTQsVgostava mesmo (como em maior parte das vezes) onde sacas essas informações, os botões para as rádios no comboio sempre foram um mito para mim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, canal5 disse:

Pelo menos o Porto Canal lá dava o Caminhos da História, já não é mau...

@ATVTQsVgostava mesmo (como em maior parte das vezes) onde sacas essas informações, os botões para as rádios no comboio sempre foram um mito para mim...

Várias idas no Alfa Pendular.

Pelo que me lembro as rádios eram rotativas e a Antena 1 era fixa. Cheguei a ouvir a Antena 3, a RFM, a Renascença e a Comercial, e eles mudavam com "alguma" frequência as duas outras rádios.

há 44 minutos, TV1_22 disse:

Entre 2006 e 2009 apanhei o Alfa Pendular entre Lisboa-Oriente e Coimbra-B e recordo-me da RTP CP e do seu separador. Lembro-me que chegou a passar o Só Visto(?)

Em 2006 dava sim, com algumas semanas de atraso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, canal5 disse:

Pelo menos o Porto Canal lá dava o Caminhos da História, já não é mau...

@ATVTQsVgostava mesmo (como em maior parte das vezes) onde sacas essas informações, os botões para as rádios no comboio sempre foram um mito para mim...

Sim e o programa do Rui Massena. Mas chega a um ponto em que é cansativo ver as mesmas coisas em loop. Arrependi-me bem de não ter levado um jornal comigo para essa viagem (não queria gastar bateria do telemóvel porque ia precisar para logo).

Editado por JDaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
On 11/07/2022 at 12:27, ATVTQsV disse:

Não se sabe exactamente como é que era o nome do canal, mas durante toda a sua existência, assumia que era RTP CP. A emissão era toda ela feita em silêncio pois para ouvir tinha que se ligar os auscultadores da CP ao sistema de som, e a "RTP CP" estava no canal 4 (os canais 1, 2 e 3 passavam rádios nacionais em alternância, sendo que a Antena 1, pelo que me lembro, era fixa). O separador do canal (tomara que o @LP 98 a reconstrua) era a versão reduzida do separador da RTP 1 de 2004, sem o 1 e com um grande logo da CP transparente, estando a logo da RTP dentro do P do logótipo.

A minha reconstituição do logótipo da RTP CP, com base nas características a negrito, mencionadas pelo @ATVTQsV:

HiPaint_1710928753823.png.e81996a22222f7ab87c0e20533c8e415.png

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...