Jump to content

R19: TV Guia, 10 a 16 de Fevereiro de 1979


ATVTQsV

Posts Recomendados

tSVU57o.png

(primeira parte)

É Natal.

Já aqui analisei algumas revistas anteriores a 1990 e para fechar o ano com chave de ouro, viajemos a 1979 para falar sobre a TV Guia. Não uma TV Guia qualquer, a primeira.

Acho que já dei uma introdução à revista, até porque já falei dela anteriormente (ver crónicas anteriores da TV Guia, incluindo uma de 1979 já analisada). Daqui a sensivelmente um mês e meio, a revista fará 43 anos - um pouco mais velho do que o Correio da Manhã - e como já sabemos, virou recentemente um agregador de notícias falsas.

22217058_oh2vg.jpeg

A primeira capa já circulou na internet faz tempo, privilegiando a ainda locutora Teresa Cruz, num negócio por onde já passaram a Manuela Moura Guedes e a Maria Elisa antes de se tornarem apresentadoras. Fala também sobre o FC 1979 e promove os resumos do Astro.

22217059_LyNmP.jpeg

A primeira anunciante, a Publinter, "agência de publicidade de serviço completo".

22217060_kZf8Y.jpeg

"Este é o número 1 de uma revista aparentemente igual a tantas outras. Mas, de facto, só aparentemente igual às outras. Todos os que idealizaram esta revista fizeram-no com extremos de dedicação. Depois, os que lhe deram forma, escrevendo, fotografando, maquetizando, vendendo a publicidade, compondo-a, imprimindo-a e distribuindo-a, agarraram a ideia com amor. Nas suas mãos deixamos agora uma revista que... só vendo e lendo...

Teresa Cruz, uma das novas locutoras da RTP, conta-nos os seus projectos na página nove. O Festival da Canção também é assunto neste número. Porém, chamamos a especial atenção do leitor para o estilo do nosso caderno de programação e para secções com a assinatura de conhecidas figuras da TV, caso do José Hermano Saraiva, na página vinte e nove. E, a partir de agora, uma promessa: faremos o melhor que pudermos e soubermos, para si, leitor.

NUNO VASCO"

Não quero gastar tempo a analisar a revista em texto (apesar da câmara do telemóvel do @D91 digna de Tekpix) como fazia em crónicas anteriores, nem dedicar idiossincrasias a certos e determinados programas anteriores ao meu nascimento, como foi o caso nas revistas dos anos 90.

22217061_AefmI.jpeg

Série Limite na RTP 1

22217062_8vTog.jpeg

Segunda semi-final do FC 1979, qual delas vai a final e, daqui para a frente, quem vai a Jerusalém?

22217063_k8m1I.jpeg

Anúncio em BD a um champô para cão

22217064_kzhzJ.jpeg

Mais FC 1979, com aquilo que presumo ser um anúncio a vinis da RCA com canções a concurso nas semi-finais.

22217065_kqzSY.jpeg

Anúncio da Iberia. Não é a única linha aérea a fazer publicidade na revista.

22217066_Yzf78.jpeg

Entrevista a Teresa Cruz com duas fotos dela a cores no estúdio de continuidade.

22217067_KubaR.jpeg

Estatuto editorial e anúncio da Royal Air Maroc que já analisei anteriormente.

22217068_5kN5Z.jpeg

Capa da programação. Ficará para a segunda parte.

Termino a primeira parte a dizer que a inspiração chilena, Esta Transmissão é Ilegal, chegou ao fim no fim-de-semana, pelo fim da temporada televisiva chilena (já é verão) e com a certeza de que estando a pandemia bem mais próxima do fim, certamente não continuarão com o programa. A secção das revistas inspirou-me a fazer estas crónicas, a um ponto que a imagem de cima foi inspirada nos grafismos do programa.

Vendo que a pandemia acabará em Portugal um dia destes, certamente irei perder a motivação de escrever as crónicas, mais por causa de procrastinação ou trabalho deste que vos fala.

  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(segunda parte)

Seguem-se as páginas de programação, das quais não vou comentar.

22217093_Byw2u.jpeg22217094_4roAZ.jpeg22217095_IJnLM.jpeg22217096_KKAd0.jpeg22217097_gPJua.jpeg22217098_4UAQe.jpeg22217099_NZZfr.jpeg22217100_qUKym.jpeg22217101_JZKNy.jpeg22217102_LN1zG.jpeg22217103_krgiy.jpeg22217104_hiPPy.jpeg22217111_1N0ZY.jpeg22217106_4JYAL.jpeg22217107_DBwT0.jpeg

22217108_bfvQM.jpeg

Algo referente à dobragem da Abelha Maia e o filme Nazaré.

22217109_3MjDL.jpeg

Anúncio ao aguardente Antiqua.

22217110_o2jjv.jpeg

Correspondências a José Hermano Saraiva.

22217112_c2UVr.jpeg

Anúncio à empreiteira Suporte.

22217113_GCZ7k.jpeg

Como funciona uma câmara de televisão e anúncio ao semanário Ilustrado, que ainda não tinha saído à data desta revista.

22217114_WMSk0.jpeg

As primeiras palavras cruzadas, já resolvidas por quem as fez.

Da primeira vez que fiz uma crónica destas queria mais interacção com os leitores e queria que fizessem os testes das revistas dos anos 90, mas até agora nada, nem sequer uma mísera imagem feita no Paint :riso_fatima:

22217115_R9Nbz.jpeg

Concurso e sementes.

22217116_zjZje.jpeg

Astrologia e horóscopo.

22217117_j4z2B.jpeg

Anúncio da "Nobre", ainda com aspas no nome. Cheira-me que houve uma campanha televisiva inspirada nos westerns, em em Portugal ainda estavam em voga, e que mesmo os anúncios televisivos desta campanha são mais um exemplar de lost media.

22217118_U5vg4.jpeg

Para fechar um anúncio aos sapatos Italus com um homem a elogiar os sapatos da mulher que anda a tocar no carro como se fosse objecto de feitio.

E foi a revista, só não sei quando é que voltarei a este ofício.

  • Gosto 1
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É curioso que a Maria Dulce (que, aliás, seria vista mais tarde na telenovela portuguesa "Chuva na areia" (1985) como uma turista americana que tivera um momento aparentemente sexual com Caniço (Nuno Melo) tenha estado no mundo das dobragens como a voz portuguesa da Dª Cassandra na dobragem original de "Abelha Maia"

 

Editado por LAboy 456
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Teresa Cruz meio que caiu no esquecimento. Aliás a primeira vez que ouvi falar nela foi em 2009 quando comprei a edição do 30º aniversário da TV Guia e vinha a primeira capa. Alguém se lembra se teve assim algum destaque na época na RTP? Sei que quando a TV Guia fez um ano ela voltou a figurar na capa.

spacer.png

No início deste ano quando comecei a ver Olhos nos Olhos (os vídeos entretanto foram apagados do youtube), a locutora que aparece na TV a anunciar um ciclone é a própria Teresa Cruz, que diga-se em abono da verdade passados 30 anos continuava igual.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, thass_hot disse:

A Teresa Cruz meio que caiu no esquecimento. Aliás a primeira vez que ouvi falar nela foi em 2009 quando comprei a edição do 30º aniversário da TV Guia e vinha a primeira capa. Alguém se lembra se teve assim algum destaque na época na RTP? Sei que quando a TV Guia fez um ano ela voltou a figurar na capa.

spacer.png

No início deste ano quando comecei a ver Olhos nos Olhos (os vídeos entretanto foram apagados do youtube), a locutora que aparece na TV a anunciar um ciclone é a própria Teresa Cruz, que diga-se em abono da verdade passados 30 anos continuava igual.

Ela que eu saiba desenrolou boa parte da sua carreira foi no sector da informação (por 27 anos), em 1989 cobriu até a queda do Muro de Berlim.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, ATVTQsV disse:

Ela que eu saiba desenrolou boa parte da sua carreira foi no sector da informação (por 27 anos), em 1989 cobriu até a queda do Muro de Berlim.

Acredito, mas a verdade é que hoje ninguém fala nela. Ou pelo menos quando se fala nos locutores históricos da RTP ela nem sequer é mencionada. Ou então é e passou-me completamente ao lado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/23/2021 at 10:38 AM, thass_hot said:

Acredito, mas a verdade é que hoje ninguém fala nela. Ou pelo menos quando se fala nos locutores históricos da RTP ela nem sequer é mencionada. Ou então é e passou-me completamente ao lado.

Está um bocadinho esquecida, mas ainda há uns tempos foi ao Inesquecível do Júlio Isidro.

Ela foi pivot do Telejornal entre o fim dos anos 70 e o início dos 80, talvez entre 1978 e 1983. Depois foi jornalista na Alemanha durante muito tempo, colaborando esporadicamente com a RTP.

Porém, há uns tempos apanhei-a num vídeo antigo do 24 Horas de 2003 a fazer peças do internacional (voz-off), ou seja, deve ter regressado a Lisboa durante algum tempo e acredito que deve ter rescindido com a RTP logo depois, tal como muita gente nessa altura, devido ao plano de redução de custos implementado pela administração de Almerindo Marques.

Editado por Rangel
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...