Jump to content
ATVTQsV

83: A Televisão em Israel

Recommended Posts

Como estamos na semana eurovisiva, faz sentido falar sobre a televisão em geral do país que a acolhe este ano.

A bandeira tem ao centro a Estrela de Davi, símbolo do judaísmo.

1966 a 1983

Com o surgimento do Estado de Israel em 1948, só havia rádio, e os primeiros governos não preferiam a televisão. Tudo muda no início dos anos 60, quando as emissões dos países vizinhos - Líbano, Chipre e Egipto - arrancavam e podiam ser apanhados em Israel se as condições eram favoráveis. A UNESCO sugeriu a criação de uma televisão com fins demarcadamente educativos em 1961. A televisão - que até então era apreciada em lugares públicos com as emissões vizinhas - passou a ser tratada mais a sério em 1963 quando Levi Eshkol passou a ser o primeiro-ministro e a IBA foi criada em 1965 para distanciar-se da rádio do governo, para avançar com o arranque. Porém, a 24 de Março de 1966, uma outra entidade avançou. Era a Televisão Educativa de Israel.

Israel tornava-se num dos últimos países dentro da região da UER a entrar na era da televisão. As emissões não eram regulares - só se tornariam a 2 de Maio de 1968 quando a IBA começava as suas emissões.

ס×× ×¨×©×ת ×ש×××ר

Foi precisamente no Dia da Independência israelita que a televisão teve os seus primórdios, uns anos depois da aprovação pelo Knesset a 6 de Junho de 1965. Depois de um período dito "experimental", as emissões passaram a ser regulares em Agosto. Inicialmente a emissão era de uma hora em árabe e duas em hebraico. O seu programa mais emblemático, o Mabat laHadashot (Olhar às Notícias) foi emitido pela primeira vez a 1 de Agosto de 1968 e o primeiro noticiário em árabe a 13 de Agosto.

Em 1969, a emissão é alargada às sextas e sábados, o que gerou polémica entre alguns telespectadores, sobretudo de alguns judeus que fazem sabática de sexta para sábado. Tal confusão foi efectuada em Novembro de 1969, com o surgimento das emissões diárias. Na mesma altura surgiu outro ícone da televisão israelita, Psuko Shel Yom (O Verso do Dia) onde eram emitidos versos da Tora. O programa encerrava as emissões do canal durante décadas e tornou-se um sinónimo para a hora de dormir, a um ponto que muita gente associava o programa à hora em que passava.

Em 1971, a primeira série da televisão israelita, Hedva e Shlomik, é produzida. Com o fim da Guerra do Yom Kippur em 1973, a emissão passa a ser de seis horas, com uma hora e meia de programas em árabe e uma hora para as crianças. O atraso na chegada da televisão israelita trouxe também outro problem, o das emissões a cores, numa altura em que já começavam a surgir emissões no tal formato nalguns países europeus. A IBA testa os limites quando o Festival da Canção deles, o Kdam ("pré", como em "pré-Eurovisão") de 1978 foi produzido a cores. No mesmo ano, Israel sagrou-se campeão em França pela primeira vez na Eurovisão e produziu a edição a cores para não irritar os outros membros da UER, que já eram todos a cores.

Israel venceu a Eurovisão de 1979 mas foi impedida de organizar em 1980 por uma razão: a televisão ainda era a preto e branco e a IBA não tinha dinheiro para duas coisas: financiar um evento internacional e ainda por cima ter equipamento a cores numa ocasião temporária. Em 1982, a Televisão Educativa (que emitia nas frequências do canal da IBA durante parte do dia) estreava um programa dedicado aos soldados da Guerra do Líbano, a cores, que ao fim de pouco tempo se tornava num programa permanente, o Erev Hadash (A Nova Noite), o primeiro noticiário a cores da televisão israelita.

No mesmo ano, a IBA já fazia as suas experiências a cores. Mas no ano seguinte, tudo mudaria.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...