Jump to content

Televisão [Tópico Geral]


_zapping_

Posts Recomendados

Gostei da criação do tópico. Pode dar origem a  conversas sobre temas muito interessantes, como o que está a ser debatido neste momento. Uma iniciativa muito boa.

 

Também acho, ótimo tópico .. Até porque eu andava com uma dúvida e não sabia onde havia de colocar .. Acho que aqui faz sentido ..

 

Se calhar é uma dúvida parva mas a sério que não percebo x)

 

Qual é o sentido de a TVI passar de madrugada novelas?

 

Na ótica de espectador acho interessante porque há público (por pouco que seja) acordado àquela hora e sempre é uma alternativa .. Mas na ótica do canal, não ganhavam mais se àquela hora dessem televendas?

 

É que ganhavam € do patrocinador e não sei se se justifica ganhar naquele horário (só porque àquela hora como a concorrência nas generalistas são televendas, logo, à partida, eles são a "melhor" opção) tendo em conta que o público é muito pouco representativo : s

 

Além de que tenho ideia que para o cálculo do share diário de cada canal, aquele horário é muito pouco importante ..

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo o teu ponto de vista e concordo com ele. Podiam perfeitamente "fechar" mais cedo. Mesmo assim ainda dão 1h30 de Televendas (5h00-6h30).

Outra situação que não consigo entender é a necessidade de começarem a emitir notícias logo às 6h30. Por um lado percebo que há quem goste de ver notícias antes de ir trabalhar mas mesmo assim. A aquela hora que notícias é que existem? Só se for em situações como esta da Ucrânia (e mesmo assim...).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo o teu ponto de vista e concordo com ele. Podiam perfeitamente "fechar" mais cedo ...

Outra situação que não consigo entender é a necessidade de começarem a emitir notícias logo às 6h30 ...

 

Acho que faz sentido por exemplo darem as séries depois das novelas e "fecharem" a emissão tipo às 2h ou às 3h no máximo (para não ser tão drástica). Mas acho sinceramente que a partir dessa hora (2h/3h), o público que vê TV está no cabo!

 

Por isso é que não percebo a política de passarem mais séries a essa hora e ainda novelas depois, em vez de "ganharem" dinheiro com as televendas!

 

As notícias começarem às 6h30 até percebo, porque acredito que haja um "número representativo de espectadores" que querem saber antes de sair de casa não só as notícias mas o trânsito, o tempo, ...

 

Mas voltamos ao mesmo .. Se o número de espectadores a essa hora não for assim tão representativo, se calhar ganhavam mais com as televendas das 6h30 às 7h .. Não sei mesmo :S

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que faz sentido por exemplo darem as séries depois das novelas e "fecharem" a emissão tipo às 2h ou às 3h no máximo (para não ser tão drástica). Mas acho sinceramente que a partir dessa hora (2h/3h), o público que vê TV está no cabo!

 

Por isso é que não percebo a política de passarem mais séries a essa hora e ainda novelas depois, em vez de "ganharem" dinheiro com as televendas!

 

As notícias começarem às 6h30 até percebo, porque acredito que haja um "número representativo de espectadores" que querem saber antes de sair de casa não só as notícias mas o trânsito, o tempo, ...

 

Mas voltamos ao mesmo .. Se o número de espectadores a essa hora não for assim tão representativo, se calhar ganhavam mais com as televendas das 6h30 às 7h .. Não sei mesmo :S

 

Quanto ao Diário da Manhã, acho essencial, já que muitas das reportagens que lá aparecem são as que surgem mais tarde nos informativos principais. Por isso, a falta de notícias a essa hora não é um problema.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim as generalistas deveriam ter o seguinte modelo:

24:30-25:30: Séries internacionais (inéditas) - SIC, TVI, RTP1

25:30-26:30: Séries internacionais (repetição) - SIC, TVI, RTP1

26:30-07:00: Bloco de Televendas (SIC Boutique; TV Shop; Televendas RTP)

07:00-08:00: Informativo na SIC / Novela (Repetição) na TVI / Informativo na RTP1

08:00-09:00: Quiz com 760 na TVI / Cartas na SIC / Informativo na RTP1

09:00-10:00: Série nacional (Repetição) na SIC / Informativo na RTP1 / Informativo na TVI

10:00-12:00: Talk-show - SIC, TVI, RTP1

12:00-13:00: Talk-show na TVI / Game-show na SIC (com 760) / Novela na RTP1

13:00-14:00: Informativo - SIC, TVI, RTP1

14:00-15:00: Novela brasileira/nacional (Repetição) na SIC / Novela na RTP1 (Repetição) / Informativo na TVI

15:00-16:00: Talk-show na SIC / Série nacional na RTP1 (Repetição) / Novela na TVI (Repetição) 

16:00-17:00: Game Show na TVI / Talk-show - SIC e RTP1

17:00-18:00: Talk-show - SIC, TVI, RTP1

18:00-19:00: Talk-show na TVI, Novela brasileira na SIC, Informativo na RTP1

19:00-20:00: Série nacional na TVI, Novela brasileira na SIC, Game-show na RTP1

20:00-21:00: Informativo - SIC, TVI, RTP1

21:00-22:00: Reality-show na TVI, Novela nacional na SIC, Série nacional na RTP1

22:00-23:00: Novela nacional na TVI, Reality-show na SIC (Peso Pesado, The Amazing Race.. deste estilo nunca da Casa dos Segredos), Game-show na RTP1

23:00-24:00: Série nacional na TVI, Novela brasileira na SIC, Talk-show na RTP1

24:00-24:30: Magazine na TVI, Novela brasileira na SIC, Cinema na RTP1

 

Assim, teríamos muito mais diversidade!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim as generalistas deveriam ter o seguinte modelo:

24:30-25:30: Séries internacionais (inéditas) - SIC, TVI, RTP1

25:30-26:30: Séries internacionais (repetição) - SIC, TVI, RTP1

26:30-07:00: Bloco de Televendas (SIC Boutique; TV Shop; Televendas RTP)

07:00-08:00: Informativo na SIC / Novela (Repetição) na TVI / Informativo na RTP1

08:00-09:00: Quiz com 760 na TVI / Cartas na SIC / Informativo na RTP1

09:00-10:00: Série nacional (Repetição) na SIC / Informativo na RTP1 / Informativo na TVI

10:00-12:00: Talk-show - SIC, TVI, RTP1

12:00-13:00: Talk-show na TVI / Game-show na SIC (com 760) / Novela na RTP1

13:00-14:00: Informativo - SIC, TVI, RTP1

14:00-15:00: Novela brasileira/nacional (Repetição) na SIC / Novela na RTP1 (Repetição) / Informativo na TVI

15:00-16:00: Talk-show na SIC / Série nacional na RTP1 (Repetição) / Novela na TVI (Repetição) 

16:00-17:00: Game Show na TVI / Talk-show - SIC e RTP1

17:00-18:00: Talk-show - SIC, TVI, RTP1

18:00-19:00: Talk-show na TVI, Novela brasileira na SIC, Informativo na RTP1

19:00-20:00: Série nacional na TVI, Novela brasileira na SIC, Game-show na RTP1

20:00-21:00: Informativo - SIC, TVI, RTP1

21:00-22:00: Reality-show na TVI, Novela nacional na SIC, Série nacional na RTP1

22:00-23:00: Novela nacional na TVI, Reality-show na SIC (Peso Pesado, The Amazing Race.. deste estilo nunca da Casa dos Segredos), Game-show na RTP1

23:00-24:00: Série nacional na TVI, Novela brasileira na SIC, Talk-show na RTP1

24:00-24:30: Magazine na TVI, Novela brasileira na SIC, Cinema na RTP1

 

Assim, teríamos muito mais diversidade!

 

acho que é um bocado revolucionária de mais a tua grelha hugo :D

 

há ai várias sugestões com as quais concordo, mas acho que o público português não "exige" tanta diversidade e é mais "feliz" com a programação mais semelhante entre canais .. pelo menos é o que me parece

Editado por Joana Pereira
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que é um bocado revolucionária de mais a tua grelha hugo :D

 

há ai várias sugestões com as quais concordo, mas acho que o público português não "exige" tanta diversidade e é mais "feliz" com a programação mais semelhante entre canais .. pelo menos é o que me parece

 

Mesmo. E tem ali sugestões que seriam arrasadas e que não combinam com o público de cada canal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos apresentadores, estilo e público (e também do modo como o programa irá ser produzido.)

 

Claro, e fizeste boas escolhas, mas alguns programas ( dos três canais) seriam autênticos buracos, catastróficos e que poderiam contaminar o resto da programação.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro, e fizeste boas escolhas, mas alguns programas ( dos três canais) seriam autênticos buracos, catastróficos e que poderiam contaminar o resto da programação.

O objetivo claro deste molde seria a diversidade xD.

Mas claro, concordo contigo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao Diário da Manhã, acho essencial, já que muitas das reportagens que lá aparecem são as que surgem mais tarde nos informativos principais. Por isso, a falta de notícias a essa hora não é um problema.

 

Também acho que seja necessário, embora 3:30h de duração sejam um exagero, exatamente por causa do motivo que coloquei a negrito. Eu acho que a TVI e a RTP1 podiam tornar aquilo num espaço de rubrica informativa, com notícias diferentes (algo tipo as "rubricas" que passam na Euronews: Hi-Tech, cultura, etc) daquelas que passam nos informativos das 13/20h. A cada hora (isto é, às 6:30h, 7:30h, 8:30h, 9:30h) dedicavam 20 minutos para resumos das notícias e depois criavam um espaço onde combinassem notícias que não devem dar nos outros dois informativos e entrevistas. O estúdio e o grafismo seria obviamente diferente do da informação. Acho que assim se evitava terem de estar 3:30h a repetirem o mesmo cerca de três vezes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que seja necessário, embora 3:30h de duração sejam um exagero, exatamente por causa do motivo que coloquei a negrito. Eu acho que a TVI e a RTP1 podiam tornar aquilo num espaço de rubrica informativa, com notícias diferentes (algo tipo as "rubricas" que passam na Euronews: Hi-Tech, cultura, etc) daquelas que passam nos informativos das 13/20h. A cada hora (isto é, às 6:30h, 7:30h, 8:30h, 9:30h) dedicavam 20 minutos para resumos das notícias e depois criavam um espaço onde combinassem notícias que não devem dar nos outros dois informativos e entrevistas. O estúdio e o grafismo seria obviamente diferente do da informação. Acho que assim se evitava terem de estar 3:30h a repetirem o mesmo cerca de três vezes.

 

Claro, mas eles já costumam fazer entrevistas. Pelo menos, das vezes que consigo apanhar vejo algumas entrevistas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vendo a gala da RTP ontem à noite, reparo em algo que é visível, mas Galas na RTP são sinónimo de Catarina Furtado, assim como na SIC é sinónimo de Bárbara Guimarães. Será que estes dois canais não têm outras estrelas (com mais talento, diga-se  :rolleyes: ) para apresentar as grandes galas do ano das respectivas estações? 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vendo a gala da RTP ontem à noite, reparo em algo que é visível, mas Galas na RTP são sinónimo de Catarina Furtado, assim como na SIC é sinónimo de Bárbara Guimarães. Será que estes dois canais não têm outras estrelas (com mais talento, diga-se  :rolleyes: ) para apresentar as grandes galas do ano das respectivas estações? 

 

Até parece que a TVI é muito diferente...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vendo a gala da RTP ontem à noite, reparo em algo que é visível, mas Galas na RTP são sinónimo de Catarina Furtado, assim como na SIC é sinónimo de Bárbara Guimarães. Será que estes dois canais não têm outras estrelas (com mais talento, diga-se  :rolleyes: ) para apresentar as grandes galas do ano das respectivas estações? 

A Catarina Furtado apareceu no inicio e depois só no fim para entregar os prémios, houve gente que apareceu durante mais tempo...e parece-me que nem viste a gala toda para estares a dizer isso, ontem a gala teve vários apresentadores, o Nilton e o Zé Pedro tiveram mais tempo de antena que a Catarina.

Na TVI nem acontece o mesmo com a Cristina nem nada...

Editado por FilipeF
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Catarina Furtado apareceu no inicio e depois só no fim para entregar os prémios, houve gente que apareceu durante mais tempo...e parece-me que nem viste a gala toda para estares a falar à toa, ontem a gala teve vários apresentadores, o Nilton e o Zé Pedro tiveram mais tempo de antena que a Catarina.

Na TVI nem acontece o mesmo com a Cristina nem nada...

Na TVI é que são sempre os mesmos.

Eu também vi a gala e iam sempre rodando.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O regresso do "Big Show"

por NUNO SANTOSHojeicn_comentario.gif5 comentários

 

Muitos leitores desta coluna talvez se lembrem mais facilmente do Big Show SIC, com João Baião aos pulos, música pimba, animação genuína e alegria a rodos que do seu criador, o produtor brasileiro Ediberto Lima, que, poucos anos depois do arranque da SIC, chegou a Portugal. Ediberto trazia a escola da Globo e rapidamente Emídio Rangel viu nele um parceiro para desenvolver uma linha de programação popular que foi chave para que a SIC atingisse o patamar de televisão mais vista em Portugal. E, da cabeça de ambos, saíram programas próximos da escola brasileira como o dito Big Show, o Muita Louco, o Buereré ou a Roda dos Milhões, onde já num cenário imponente Jorge Gabriel conduzia um grande espetáculo nas noites de segunda-feira. Foi a célebre época da Televisão em Movimento, expressão criada na altura e que sobreviveu ao tempo. Ediberto Lima sempre dirigiu os seus projetos no terreno, sempre foi próximo das equipas, fez muitos amigos e, num pequeno país como Portugal, vários inimigos. A sua estrela começou a empalidecer quando produziu o tenebroso Bar da TV, uma desesperada tentativa da SIC para combater o Big Brother da TVI. O programa correu mal, a SIC desmoronou-se e Ediberto foi na enxurrada. Durante anos as suas atividades paralelas mantiveram-no dificilmente à tona, mas ele nunca desistiu. Como diretor de Programas da RTP e mais tarde da SIC, recebi-o várias vezes, escutei--o sempre com atenção e mesmo sem lhe encomendar programa algum nunca lhe vi qualquer desfalecimento. Um dia ele voltaria. Há uns meses, na minha nova aventura africana, encontrei-o ao leme da Boom TV, uma produtora em Angola que ambicionava ser um futuro canal de televisão. Ediberto falava de novas ideias e novos projetos. Agora, de regresso a Luanda, encontrei-o como responsável máximo da TV Zimbo, o canal privado do país, concorrente da TPA e onde ele promete fazer uma revolução de uma ponta à outra. A TV Zimbo tem um grande potencial, foi lançada há cinco anos com o apoio da Media Capital, mas tem tido dificuldade em encontrar o seu caminho. Será desta? A primeira decisão está tomada. O Big Show vai voltar.

 

As palavras certas

Declaração de interesses: sou amigo de José Manuel Portugal e ele fez parte da minha equipa, mas com a distância que sempre coloco na observação destas questões, acho que o novo diretor de Informação da RTP foi de uma grande lucidez na entrevista dada à Notícias TV da passada sexta-feira. Defendeu as pessoas, mostrou um espírito livre e vontade de concretizar mudanças. Deve apenas ter cuidado na distinção que a informação da RTP sempre deve assegurar.

Bom, mas igual...

Distinção, volta a ser a palavra. Foi bastante bom, enquanto produto televisivo, o espetáculo de sexta-feira à noite emitido para celebrar o aniversário da RTP. E foi boa a ideia de juntar (algumas, só algumas) caras que marcaram o canal independentemente de estarem hoje noutras paragens. Ironicamente pensado por José Eduardo Moniz, o programa fez lembrar uma Gala da TVI e isso é que dá que pensar. Numa altura em que a RTP não produz um documentário para o seu canal 2, anda nestas festarolas?

 

 

Concordo com tudo, mas o último ponto está muito bom! Também achei um tanto ou quanto parecido com as galas da TVI.. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...