Jump to content

74: A Televisão na África do Sul


ATVTQsV

Posts Recomendados

200px-Flag_of_South_Africa_%281928%E2%80%931994%29.svg.png

A África do Sul foi um país que vivenciou a televisão com atraso. Na altura o país já era a super-potência do sul de África mas, por causa dos problemas do Apartheid, teve a sua chegada atrasada. Como é que isto foi possível?

Televisão? Os deuses devem estar loucos!

Na altura do Apartheid, a SABC detinha o monopólio da rádio. Introduzir a televisão seria o caos, pois iria ser uma ameaça para o povo africâner, ao criar uma concorrência desleal para a imprensa africâner e por hipoteticamente ser quase inteiramente em inglês. O primeiro-ministro Hendrik Verwoerd comparou a televisão com as bombas atómicas: "são coisas modernas, mas tal não quer dizer que são desejáveis. O governo deve observar se há problemas para o povo, espiritual e fisicamente". O Dr. Albert Hertzog disse que só veria a televisão "sob o seu cadáver", com os argumentos de que era incontrolável e que emitira filmes e séries importados com mistura de raças, e que era "a caixa do diabo, para disseminar o comunismo e a imoralidade".

Quando Neil Armstrong pisou a lua em 1969, a televisão ainda não estava disponível na África do Sul. Quem ousaria ver tal feito teria de ir ver cerca de um quarto de hora de imagens tal como disse o governo, mas ainda havia descontentamento face à falta da televisão. O partido da oposição extraiu argumentos tipo "até países menos desenvolvidos do sul de África já operavam a televisão". Basta ver o exemplo da Rodésia do Sul, actual Zimbabwe, que foi o primeiro país da região a ter televisão, ainda na fase britânica. Era a RTV, Rhodesia Television. Foi criada em 1960 e tinha alguns donos da África do Sul como o grupo de jornais Argus e a rádio moçambicana LM Radio - uma rádio da era do nosso ultramar que foi muito popular na África do Sul.

Nem as nossas colónias tiveram televisão tão cedo - apesar de intensos estudos por parte da RTP, a única televisão do ultramar foi a RPA, que entrou no ar semanas antes do 11 de Novembro de 1975, e com um símbolo parecido ao que a TPA iria usar até 1990.

Voltemos então à África do Sul. A falta da televisão trazia uma ideia fascinante: e se adaptássemos séries de televisão que andam a ser vendidas por muitos países? A produtora Sonovision fez uma adaptação de 18 meses da série de espionagem britânica The Avengers (melhor chamar assim para não confundir aos "Avengers" da Marvel) que se tornou num sucesso. Quando o Hertzog saiu, a África do Sul estava perto de experimentar a televisão. Em 1971, a SABC foi autorizada a ter dois canais, a TV1 em inglês e africâner e a TV Bantu, como o nome indica, nas línguas bantu. Infelizmente, quando a televisão chegou, a SABC optou só por emitir em canal único, com o formato da TV1.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...