ATVTQsV Posted December 8, 2018 Share Posted December 8, 2018 Boa noite. Vivemos numa época de constantes mudanças: o mundo avança por ordem alfabética, com diferentes letras: o A, depois o B, depois o C, o D, o E, por aí adiante, diferentes palavras, diferentes temas, diferentes imagens. Tudo isto é o Herman Enciclopédia, este projecto de extraordinária qualidade a que com todo o gosto acedi a prefaciar. Por isso, este século será sempre conhecido como "O Século das Enciclopédias". A MENSAGEM DE DIÁCONO REMÉDIOS Boa noite, meus amigos-oze. Chego agora a constatar que um certo frequentador de um fórum português está a fazer uma edição desta rubrica licenciosa que é a tua história de subestação. E parece que o tal esta a fazer uma análise detalhada daquela série do demo que é a Enciclopédia do Hermano. Eu já fui contratado há mais de vinte anos para ser o seu provedor, e quando deixou de ser emitida, fiquei aliviado, no entanto, quando surgiram novas séries do Hermano, na RTP e noutros canais, deparei-me com clones não-autorizados da minha pessoa. Não havia necessidade. E temo o pior: este tal utilizador cujo nome parece ser impronunciável poderá cometer os mesmos pecados que a Enciclopédia do Hermano: sempre que ele desviar as atenções para algo mais picante, vou ter de intervir. Até porque o artista é um bom artista, e metade das subestações são indispensáveis para a minha leitura na casa de banho. Só não gostei daquela resenha inteira sobre o tal de Viver que passava aquelas películas que só davam desgraças. Não havia necessidade. Continuem, mas com cuidado. Pois é, falta pouco para abrir a Herman Enciclopédia, a tal enciclopédia do demo que teve duas temporadas com treze episódios cada, sketch atrás de sketch com a qualidade das Produções Fictícias (que parecem ser mais azedas hoje em dia) e bordões que muita gente ainda repete, até pessoas mais novas do que a série como eu. Daqui a um par de dias vamos passear "junto com a gente" pelas ruas que ditaram o início da Herman Enciclopédia, os sketches recorrentes e a ousadia deste episódio: uma análise episódica da série, o que quer dizer que isto vai ser a edição mais comprida da tua história de subestação, mas comprida até que a da TV Cabo. Leiam sempre boas subestações (always watch gude subestations) e ti jei. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATVTQsV Posted December 9, 2018 Author Share Posted December 9, 2018 Para entendermos o porquê da Herman Enciclopédia, recuemos até à primeira metade dos anos 90. O programa que Herman José tinha no Canal 1 aos sábados à noite era um concurso chamado de Parabéns, que inicialmente dava prémios aos aniversariantes da semana, porém o sucesso foi tanto que passou a ser mais do que um mero programa para aniversariantes e sim para a generalidade do público português. A partir de certa altura, achavam que era boa ideia ter a rubrica Herman Zap (ou "Herman ZAP!", tanto faz). O programa tinha alguns esboços de coisas que viriam a ganhar outra dimensão na Herman Enciclopédia, como a Herman Geographic e a Melga Shop. Por trás dos textos estava a equipa das Produções Fictícias, criada a 1 de Abril de 1993 de modo a responder a uma ambição de Herman José: como deixou de escrever os seus próprios sketches depois de escrever O Tal Canal, decidiu criar uma equipa que criou a empresa que já teve a sua idade de ouro para eventualmente cair na desgraça. Mas tudo bem. As Produções Fictícias tinham acabado de nascer e estavam longe de vivenciar todo um futuro onde perderam o sentido de humor e o seu fundador chegou a estar na RTP. O problema surge em 1995, quando uma das rubricas do Herman Zap sobre uma repórter viajante no tempo foi à Última Ceia. A temática religiosa num país fortemente católico foi a principal razão das queixas, mas há uns anos, o Nuno Markl afirmou que o ponto de partida das queixas era o estilo de jornalismo que começava a ser praticado pelas privadas, sobretudo pela TVI. A suposta rubrica da viajante no tempo foi cancelada e a produção ditou que a presente série do Parabéns seria a última. No verão de 1996, uma vez terminado o Parabéns, a RTP passou um programa "temporário" para que não houvesse nova zaragata entre Herman e o público. A solução chamava-se Herman Total. Consistia pura e exclusivamente numa revisão da carreira do Herman através de sketches dos seus programas antigos. Entretanto, na piscina casa do Herman em Azeitão, houve uma reunião da equipa daquilo que viria a ser a Herman Enciclopédia. A ordem do trabalho: "escrevam o que quiseram e eu depois interpreto como quiser". Herman José e a sua equipa tornaram "o que quiseram" numa sucessão de sketches e bordões repetidos infinitamente nas mentes portuguesas, na Herman Enciclopédia, que tirava partido das enciclopédias em CD-ROM que estavam em voga nestas fases pré-Wikipédia. O primeiro episódio foi ao ar no dia 15 de Abril de 1997, e cada programa tinha uma duração que variava entre os 45 e os 60 minutos (às vezes mais). Cada episódio era subordinado a um tema, sobre as quais iremos analisar à lupa ainda nesta edição, que ameaça tornar-se enciclopédica. Acabou-se o cavaquismo quando o Guterres passa a ser o primeiro-ministro e Portugal estava a preparar uma exposição que iria trazer o mundo a Portugal. Os episódios eram definidos por reuniões com os membros da equipa, que depois era dada aos guionistas (normalmente duplas), para depois juntarem os textos e de enviar o guião acabado para o Herman, sobretudo nos sketches em que participava. Quando o primeiro episódio foi emitido, Nuno Artur Silva, fundador e presidente das Produções Fictícias, disse que "foi uma desilusão total". As audiências não gostaram de ver os sketches que tinham pouca piada, mas não faz mal. A série tinha muito por melhorar. A RTP começou a gostar do programa, quando a equipa da Herman Enciclopédia estava a ver o contrário. O sucesso foi tanto que teve direito a uma segunda temporada (melhor que a primeira) e sucessivas repetições: na RTP 1, RTP Memória (em 2006, 2017 e 2018) e as duas temporadas em DVD, em 2010. Mas o verdadeiro segredo do sucesso estava nas personagens fixas e nos seus bordões, das quais vou falar na próxima parte. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.