Jump to content

42: SMS TV


Posts Recomendados


Estamos em 2003. Já mais do que metade da população sabia o que era um telemóvel e o que era um SMS. Os programas da manhã e da tarde passaram a ter um rodapé que mostrava mensagens enviadas por SMS a mandar beijinhos para um familiar no estrangeiro, algo que foi usado em programas de outra índole como o Só Visto e o extinto canal Sol Música (que terá a sua crónica no verão e cujas SMSs foram parodiadas no vídeo em cima). Vivíamos numa altura em que os jovens eram o futuro da pátria e a solução seria criar um canal português de mensagens escritas.

Em 2003, Tomás Taveira, o arquitecto que no fim dos anos 80 causou furor com os seus vídeos de cariz "quase" pornográfico, comprou, logo no início do ano, um terço do capital do Vivir/Viver (mais tarde só Viver) e fundou a sua produtora de conteúdos, a Olho Mágico, para fornecer os programas locais de um canal que ainda estava a emitir de Madrid que deixou o seu conceito inicial de um canal ibérico para ser mais um canal temático português que tinha que lidar com uma série de problemas para atingir melhores audiências. No fim de Janeiro, Taveira disse, em declarações ao Correio da Manhã:

“É um canal estritamente de SMS, não vai haver a menor alternativa de alguém interagir com o canal sem ser através de SMS. Essa é a inovação”, disse Taveira ao CM. 
“A tecnologia e os conteúdos existem, está tudo escrito e feito, portanto é só dizer que começa amanhã [N.E.: não se sabia exactamente quando, a notícia era de 31 de Janeiro de 2003]”.
O canal pode incluir “todos os conteúdos que se possa imaginar, desde que haja um tema que seja susceptível de criar excitação a uma pessoa”. Como exemplo, falou da eventual guerra no Iraque [N.E.: da qual chegou a acontecer, e a nossa RTP foi a primeira a noticiar. Viva Portugal!]: “Dentro das guerras há um universo louco de situações, há quem goste de aviões, destroyers... Através dos SMS vão poder dialogar com os telespectadores que têm a mesma opinião ou uma diferente”.

sms-tv.jpg
A promessa foi cumprida. Em Novembro o canal arrancou as suas emissões, conforme noticiou o Público:
"Cada programa será patrocinado por uma das marcas ligadas às telecomunicações - PT Comunicações, TMN, Optimus ou Vodafone -, principais beneficiadas pelo crescimento da utilização do SMS (Short Message System).

O telespectador terá uma participação activa na programação do canal, já que é o público que escolhe, através das mensagens escritas, como será o episódio seguinte da novela ou quais as músicas que o canal transmitirá, entre outras selecções.

O canal conta com apresentadoras, mas que servirão apenas de ligação entre programas, já que não será permitido apresentar conteúdos tradicionais.

O SMS TV está registado com o estatuto de canal de televendas, depois de a Alta Autoridade para a Comunicação Social ter considerado que o conteúdo preponderante é "a promoção de vendas dos produtos de telecomunicações tipo SMS", como referiu em deliberação de 2 de Outubro passado.

Transmitindo 24 horas por dia a partir de quinta-feira, o SMS TV começará, no início da próxima semana, a ser anunciado no canal 21 e na frequência 29, onde será instalado.

Para a estreia, a TV Cabo organizou uma festa numa discoteca lisboeta, sendo a animação e a contagem decrescente para o lançamento do canal protagonizadas pelo humorista Herman José."

O canal era único e inovador no seu esquema de gestão: pelo que sei, quem legalmente operava o canal era a Olho Mágico, que também fornecia alguns programas para o dito, mas as operadoras de telecomunicações móveis da altura (TMN, Vodafone, Optimus) chegaram a ter algum nível de "dono", mais ou menos como a NOS, MEO e Vodafone fazem com a SPORT.TV. O canal emitia, cerca de metade do tempo, SMSs enviados em tempo real para que fossem emitidos no dito. Por esta altura os teletextos dos canais tinham algo parecido: a RTP foi a primeira a ter um canal chat para engates. A SIC e a TVI, quando arrancaram os seus teletextos, fizeram o mesmo quando a RTP abdicou-se dos chats, supostamente por causa de uma reestruturação. Mas o "canal do engate" não era só engate.

A grelha era a seguinte:
Anedotas: Se não perdes uma oportunidade de dizer uma graça ou simplesmente aprecias o bom humor, então não podes passar ao lado deste programa. Aqui encontra as melhores anedotas dos outros e o ambiente certo para partilhar as tuas. Envia as tuas piadas favoritas para este verdadeiro clube do riso e além de boa disposição, podes ganhar prémios. Diariamente, às 12:48h, 17:33h, e 19:33h.
Chat: Queres mandar bocas aos teus amigos? E aos "menos amigos"? Então o Chat é o teu programa. Aqui mandas por SMS as mensagens que quiseres. Comunica no Chat de segunda a sexta-feira às 13:00h, 22:26h, 00:33h, 03:33h e no sábado e domingo às 20:00h e 21:00h. Aqui os nossos campeões de mensagens ganham prémios fantásticos. Não percas os programas e descobre como.
Videoclips: Aqui podes escolher o videoclip que queres ver. Basta enviares a tua escolha por SMS. Há sempre três opções diferentes e a mais votada é exibida. Aqui és tu o DJ! Não percas o VideoClips de segunda a sexta-feira, às 9:00h, 14:00h e 16:30h. Os campeões de mensagens ganham prémios!
VIPs: Durante uma semana inteira, escolhe a companhia de gente famosa. Este é um programa de entrevistas diferente. Podes mandar a pergunta que queres fazer aos convidados e sugerir quem desejas ver a seguir. Aqui tu comandas a entrevista! Vale a pena puxar pela cabeça porque a pergunta mais interessante da semana ganha um prémio sensacional...
O Diário de Sofia (sim, antes da RTP 1 deu aqui): Escolhe o destino da Sofia no SMS TV. A cada dia, há um desafio novo e a opção mais votada é mostrada no dia seguinte. Imperdível! Aceita este desafio e participa, todos os dias às 22:00h, com repetições às 9:00h e às 13:30h. Se perdeste algum dia, não te preocupes. No fim-de-semana podes ver o compacto com o melhor da semana, nos mesmos horários. Aqui também podes ganhar muitos prémios. Fica alerta para saberes como podes ganhar!
Karaoke: Solta a voz no SMS TV! No Karaoke escolhe por SMS a canção do teu artista favorito e treina os teus talentos musicais. Se quiseres, podes ainda inscrever-te no concurso de cantores. Os telespectadores votam nos seus favoritos e no final de cada semana o mais votado ganha um prémio (além de vários novos fãs, claro!). Diariamente, solta a voz às 15:15h e às 23:00h. Todas as semanas podes ganhar muitos prémios.
Adivinhas: Conheces as caras mais famosas? Tens a certeza? Então prova que és craque e participa no Adivinhas. Só tens de adivinhar o nome da cara conhecida que aparece distorcida no ecrã e enviar um SMS. Se fores mesmo bom, e acertares todas as adivinhas durante a semana, ganhas um prémio fantástico!...
Fórum Sub-18: Queres saber o que os outros pensam? Queres fazer-te ouvir? Este é o teu espaço. Todos os dias, temas quentes à tua espera. Participa, enviando a tua opinião por SMS. Fóruns temáticos, diariamente, às 10 da manhã. Os campeões de mensagens ganham prémios!
Submarino: Agora podes jogar a Batalha Naval na tua TV. Envia um SMS indicando a casa onde achas que está escondido o submarino. Se der água, tenta outra vez. Se acertares, acumulas pontos. Fica atento ao ranking, porque o melhor jogador da semana ganha um prémio incrível!...
Quiz: Põe à prova a tua cultura geral neste jogo de perguntas e respostas. Só tens que enviar um SMS com a opção que julgas correcta. Se acertares, juntas pontos. Se errares, tenta novamente. Fica atento ao ranking, porque todas as semanas o melhor jogador ganha prémios fantásticos.
Camelos: Gostas de corridas? Então este é um jogo perfeito para ti. Adivinha qual o camelo que chega em primeiro lugar e podes ganhar pontos. Mas atenção, há percalços no caminho e é preciso estar atento! Se fores o melhor da semana, ganhas um prémio fantástico do SMS TV.
Clube dos Namoros: Esta é a forma mais original de conheceres novas pessoas. Manda um perfil por SMS e a tua foto para o programa Clube dos Namoros e podes receber dezenas de mensagens. Podes também enviar mensagens para outros participantes com fotos em exibição na TV. Tu escolhes se contactas ou és contactado (ou ambas!). Clube dos Namoros é transmitido todos os dias no SMS TV: às 12:00h,14:45h,17:4h e 23:30h.
Fórum Bancada Central: As conversas mais importantes do desporto nacional. O programa de sucesso da TSF também está na televisão. Conversa com o Fernando Correia no SMS TV. Mexe-te e participa enviando o teu SMS, de segunda a sexta-feira, às 20:00h. Os campeões de mensagens ganham prémios!
Striptease: Três strippers por dia. Mulheres e homens. Corpos perfeitos. A escolha é de quem vota... depois de conhecer de perto os actores desta ousadia. Diariamente, à meia-noite. Neste programa, todas as semanas podes ganhar prémios.

Os donos do canal queriam que o uso das SMSs em Portugal subisse de 3 para 5%. Eventualmente o Canal 43 da TV Cabo, detido pela TVI, quis seguir a ousadia da SMS TV e usou o seu canal para emitir um live chat SMS quando não haviam reality shows. Aliás, as informações parecem ser escassas e não sei quem veio primeiro: a SMS TV ou o Canal 43.

As minhas memórias do canal: só me lembro de apanhar em 2004/2005 ao fazer zapping, lembro-me vagamente dos grafismos que usavam (eram como na imagem em cima). Cheguei a apanhar alguns videoclips e uma promo aos jogos, que acho que eram quatro: a Batalha Naval, a corrida de camelos e um par de jogos com temáticas desportivas (um ou era pong ou era futebol). Tenho a vaga ideia de que o canal esteve disponível online para quem era assinante do extinto Sapo XL como eu. (Ai o Sapo XL! Este verão também vamos falar sobre o Sapo XL.)

Infelizmente, o canal fechou em Outubro de 2005 - ao fim de quase dois anos de emissão. A TV Cabo considerava que "o desempenho do canal SMS TV não atingiu os níveis desejados, pelo que decidiu procurar alternativas que vão de encontro às necessidades da maioria do seus clientes". A falta de boa parte dos conteúdos dos primeiros tempos tornou o canal numa espécie de chat non-stop, da qual surgiria a alcunha de "canal do engate".

Na terça passada descobri um canal da produtora Caixa Branca no Sapo Vídeos, ou seja, a produtora que era a antiga Olho Mágico. Seis dos oito vídeos correspondem a programas da SMS TV, um é uma maqueta do Estádio do Palmeiras da qual Tomás Taveira queria fazer umas obras e a outra é uma espécie de "emissão experimental" da Oeiras TV, por volta de 2007.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...