Jump to content

A Caminho de Lisboa [Melodifestivalen | Regulamento]


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

SchmvxL.png

Välkommen till Melodifestivalen

OU

Bem-vindos ao Melodifestivalen!

REGULAMENTO

O concurso, que tem sido a forma de selecionar a canção eurovisiva favorita dos foristas, voltará para mais uma edição mais dinâmica e mais competitiva do que nunca!
 

Regulamento Melodifestivalen ATV

Inspirado na mais reputada final nacional europeia, o Melodifestivalen regressará ao fórum atelevisão. O programa não é desconhecido e, mesmo que alguém esteja desconectado do mundo eurovisivo, que já ouviu, decerto, falar dele. Contudo, caso resulte ainda como algo desconhecido, brevemente se explica: tem o mesmo intuito do Festival da Canção, isto é, serve para selecionar o artista que irá à Eurovisão, ganhando a possibilidade de representar a Suécia no maior evento do mundo. Mas não se baseia só nas canções; de facto, é um verdadeiro espetáculo televisivo, que impressiona qualquer um. Altamente dinâmico e muito cativante, o show reúne as famílias suecas, ao mesmo tempo que a indústria musical do país nórdico consegue mostrar o que de melhor tem para oferecer. É um verdadeiro sucesso, que não consegue deixar ninguém indiferente!

Chegando esta altura do ano, é altura de o fazer regressar, mais ou menos nos mesmo moldes, se bem que a fase inicial seja completamente inovadora. Obviamente que avaliaremos as 43 canções que fazem parte do Festival Eurovisivo de 2018 (não terá nada a ver com a Suécia!), que se realizará pela primeira vez em Lisboa! Vamos eleger a nossa favorita - à qual daríamos douze points! 

De forma se vai operacionalizar? Bem, é isso que vamos saber agora! 
 

REGULAMENTO SIMPLES E RÁPIDO

43 canções - todas as que competem na Eurovisão 2018 -, lutam para prosseguirem em competição, de forma a chegarem à Grande Final e vencerem-na! Anteriormente a esta fase, cada uma terá de passar por uma semifinal (por ventura o denominado 2nd Chance) e por uma pré-seleção das canções. Ora, contrariamente a anos passados, em 2018 cada canção terá uma identidade, assumida por um concorrente. 

Assim sendo, no início do jogo, cada forista receberá aleatoriamente, através da escolha de três números de 1 a 42, 3 canções. Dessas, terá de salvar apenas uma, isto é, terá de a colocar automaticamente nas semifinais, passando, a partir desse momento, de igual modo a ser titular da mesma. As outras duas irão para o chamado Euroclub. Este espaço servirá para as músicas que não foram, em primeira instância, elegidas. Ao seu todo serão 28, sendo que cada concorrente terá de selecionar uma, sendo que aqui a eleição é totalmente livre. A partir de desse momento, a canção também passa a ser do forista e a estar presente numa das semifinais. Ao seu todo, cada concorrente terá, sob sua identidade, duas músicas.

Seguidamente, 28 canções serão divididas em 4 semifinais. canções passarão diretamente para a Grande Final, enquanto 2 irão para 2nd Chance. Neste último, 4 canções serão salvas e estarão presentes na derradeira Final. 

Para quem quer saber mais coisas, isto é, todos os detalhes do certame, aqui vão elas. Caso não, desloquem-se para onde diz "Inscrição".
 

ESCOLHA DOS NÚMEROS 

No início do jogo, 13 concorrentes (mais eu, que dá 14, que também participarei e votarei) elegerão números de 1 a 42, via Mensagem Privada. Cada um esconde a canção de um país. Será feito um sorteio (mediante o random.org) que irá determinar o país que cada algarismo omitirá, que, no final do certame, será divulgado. Mais informações importantes em seguida:

  • A eleição dos 3 números é feita por ordem de chegada. Dito doutro modo, quem se inscrever e escolher os algarismos primeiro será aquele que os obterá. Além disso, subentende-se com isto que cada número só poderá ser elegido por um concorrente.
  • Em caso de um ou mais números já ter sido elegido, será comunicado ao concorrente em questão. Porém, de forma espaçada, serão divulgados no tópico que algarismos é que já foram escolhidos.
  • Infelizmente, haverá uma canção - aquela quer for sorteada com o número 43 -, que não poderá ser escolhida inicialmente. Tendo em conta o sorteio realizado, a música que ocupar o lugar 43 do sorteamento não poderá ser elegida na primeira fase. Tal deve-se a, uma vez serem 43 canções e 14 concorrentes (14*3=42), ter de ficar uma de fora, de forma a todos os participantes ficarem com 3 músicas. Essa canção é a do MONTENEGRO. 
    • Embora a proposta montenegrina não possa ser elegida nesta primeira fase, a música estará disponível numa fase posterior do certame, isto é, no Euroclub, sendo que aí poderá ser selecionada por qualquer concorrente.
  • Paralelamente à declaração de inscrição, os concorrentes terão de enviar as suas três eleições.


PÓS-ESCOLHA DOS NÚMEROS

Assim que o concorrente enviar e a inscrição for aceite, serão divulgadas quais três canções (via MP) é que lhe calharam da rifa. O forista terá, seguidamente, de eleger qual aquela que se deseja ver representado por e que tenciona enviar para as semifinais. Uma vez eleita a música, não será possível mudá-la - os participantes terão até a data final das inscrições para refletir e fazer a sua escolha. Nessa lógica, a organizadora ficará com os 3 números que ninguém quiser. De salientar ainda que em circunstância alguma, os concorrentes poderão revelar qual canção escolheu - aliás, manteremos o secretismo ao longo de TODO o certame, sob pena de lhe ser imputado um castigo. 
 

EUROCLUB

Após cada concorrente ter optado por uma canção, as restantes duas dirigir-se-ão para o Euroclub. Neste espaço estarão 29 músicas. A partir daqui, desenrola-se desta forma - bastante simples por sinal.

  • Na data em que o tempo de reflexão finda, serão divulgadas não só as já semifinalistas, como também aquelas que não foram escolhidas.
  • No dia a seguir, o Euroclub será aberto. Aí, os 14 participantes terão de escolher uma música - completamente à sua escolha! A partir do momento que o fazem, essa canção passa a ser representado por si e a estar numa das semifinal. Obviamente, a que for elegida por um concorrente não poderá representar mais ninguém. Não a poderão mudar, a partir do momento que a selecionam.
  • A eleição será por ordem de chegada. Por outras palavras, quem chegar primeiro, terá a possibilidade de escolher aquela que deseja.
  • De maneira a aumentar o suspense, apenas no dia do prazo final do Euroclub é que serão reveladas as selecionadas; por outras palavras, não irão sendo divulgadas informações sobre que música é que, durante os dias que dura esta fase (apenas 2), foi ou não selecionada. 
  • Assim sendo, cada forista terá de ordenar 7 canções (por ordem preferencial, isto é, daquele que mais se ver representado até à menos), cuja titularidade tenciona outorgar. Caso essas 7 músicas já tenham sido - na mesma -, elegidas, será comunicado ao participante para selecionar outra.
  • É possível aos participantes, que enviaram uma determinada música ao Euroclub, escolherem essa que havia sido rejeitada por eles mesmos em primeira instância.
  • A organizadora será a última a escolher, dentro, claro está, das 16 sobrantes.
  • Com isto, 14 canções prosseguirão em competição, enquanto 15 músicas serão eliminadas e não poderão ser mais repescadas. 
  • Nestas circunstâncias, e uma vez as escolhas anteriores, em diante - em qualquer outra fase da competição -, os concorrentes NÃO poderão mais votar nas duas canções que lhe foram atribuídas. Será divulgado a seguir mais pormenores.

 

SEMIFINAIS

28 canções serão alocadas por 4 semifinais.

Forma de funcionamento:

  • Existirão 4 semifinais, tal como o Melodifestivalen sueco 2018.
  • A distribuição das músicas nas 4 semifinais serão feitas pelo random.org, por sorteio.
    • No entanto, de maneira a torná-las mais competitivas, nenhuma semifinal incluirá as DUAS músicas pertencentes a UM concorrente. As mesmas serão espaçadas.
  • Em cada uma, existirão 7 canções.
  • Como é óbvio, o objetivo final desta processo será apurar 2 canções para a Grande Final e 2 canções para o 2nd chance. Ambos os eventos serão devida e posteriormente explicados.

Processo de votação:

  • Para votar nas 28 músicas semifinalistas, haverá um método que difere do habitual. Consiste em ordenaram de 1 a 7, da vossa música favorita até a que gostam menos.
    • Exemplificando: existem três canções A, B e C. A música C é a minha favorita, enquanto a A é aquela que menos gosto. Como tal, disporei os meus votos desta maneira: 1 - C; 2 - B; 3 - A. Por outras palavras, revelo que a que quero ver chegar mais longe na competição é a C, enquanto prefiro que A seja eliminada. O 1 corresponde à pontuação mais alta; em contrapartida, o 7 corresponde à pontuação mais baixa
  • As duas canções com uma média mais baixa (ou com uma soma mais pequena, é igual) procederão, diretamente, para a Grande Final.
  • As duas canções que ficaram com a terceira e quarta média/soma mais baixa passarão para o 2nd chance.
  • As três canções com as músicas com a média/soma mais alta "abandonarão" a competição. São eliminadas e NÃO são passíveis de serem repescadas. 
  • Em caso de empate, a vencedora será aquela que obtiver mais 1's e por aí adiante. Em caso de a situação de empate permanecer, o segundo método será pela ordem da chegada da votações, ou seja, serão as votações do primeiro concorrente que terão uma maior preponderância, à excepção dos meus votos. Este cenário é, como bem entendem, muito pouco provável. 
  • Os participantes não poderão votar nas duas canções que lhe pertencem. Nesse caso, apenas ordenará de 1 a 6 e rezará para chegar à Final!
     

2nd Chance

Os dois países com a 3ª e a 4ª média/soma mais baixa de cada semifinal terão acesso a este evento, que só ocorrerá UMA vez.

Forma de funcionamento: 

  • O sistema deste formato é diferente do das semifinais. Assim, ocorrerão "batalhas" que irão opor duas nações frente a frente. 
  • Existirão 4 duelos 4 vencedores/perdedores.
  • Os 4 duelos também serão sorteados pelo random.org.
    • Contudo, em caso de duas canções de um forista estiveram no 2nd Chance, tal será tido em conta e estarão em duelos distintos. 

Processo de votação:

  • Diferentemente às semifinais, o processo não será a ordenação, mas sim, simplesmente, a escolha daquela que merece a vitória em cada duelo, conforme os nossos gostos.
  • A canção mais escolhida pelos foristas será a que passará à Final.
  • Em caso de empate, e dado que se trata de uma batalha, a música que levará o ticket para a fase seguinte será eleita pela ordem da chegada das votações, isto é, o primeiro concorrente a votar será aquele que desempatará, procedendo a sua favorita para a Final.
  • Os participantes que virem as suas músicas num dos duelos NÃO poderão votar no mesmo. 

 

GRANDE FINAL

Esta Final será composta pelas 8 canções que passaram diretamente das semifinais, bem como pelas 4 músicas que passarão pelo 2nd chance, totalizando 12 canções. Todas elas irão fazer de tudo pela obtenção do título de canção favorita. 

Processo de votação:

  • Esta parte é simples; aqui, utilizar-se-á a nova votação do Melodifestivalen ou a clássica da Eurovisão: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 10 e 12. 
  • A maneira como a pontuação será mostrada sofrerá grandes alterações, comparativamente com a 1ª edição:
    • Em primeiro, mostrar-se-ão a pontuação 1, 2, 3, 4 e 5, ou seja, as mais baixas. Simultaneamente, serão revelados para que canção vão os tão famosos twelve points. Estes tipos de votações serão vistos num scoreboard, assim como será revelado quem deu que pontuação a que canção.
    • Seguidamente, serão desvendadas as identidades das 16 canções que foram eliminadas - seja na semifinal, seja no second chance.
    • Depois, as pontuações 6, 7, 8 e 10 - ou seja, as intermédias -, serão todas somadas e serão reveladas em conjunto para cada canção, após a divulgação dos pontos 1, 2, 3, 4, 5 e 12. É, assim, uma adoção quer do sistema do Melodifestivalen, quer do Festival Eurovisão da Canção. Tudo poderá mudar! 
      • A ordem de divulgação será crescente (da menor pontuação somada para a maior).
      • Em conjunto, assim que são reveladas as somas pontuais, serão também mostradas as identidades dos 12 finalistas.
  • A música com mais pontos sangrar-se-á a grande vencedora do concurso.
  • Depois disto, serão conhecidos todos os votos de todos os que votaram em todas as etapas do concurso. 
  • Em caso de empate, a canção vencedora será aquela que obtiver mais 12 e por aí adiante. Em caso desta situação permanecer igual, o que será bastante improvável, serão os votos do primeiro concorrente a votar que terão preponderância relativamente aos outros.
  • Novamente, ninguém poderá votar na/nas música/s que têm a sua identidade.

     

REGRAS:

  • Pela primeira vez, aceitaremos inscrições e temos um número mínimo/máximo: 13. É verdade, seria mesmo, mesmo, mesmo e mesmo ideal atingi-lo, dado que para perfeita jogabilidade era necessário. No entanto, surgem dois cenários:
    • Caso não cumprimos e não houver participantes suficientes, teremos de conferenciar sobre o futuro do concurso - ou seja, se vale a pena realizar o concurso. Debateremos e daremos uma solução, no caso de houver um número suficiente de interessados.
    • Caso o número for superior a esse, infelizmente, não poderemos aceitar mais. :( É mesmo por uma questão de conveniência. Porém, se for mostrado interesse, poderemos abrir uma percentagem da votação aos não-concorrentes, nas fases posteriores à Euroclub. Tal ainda não é oficial e será averiguado mais tarde.
  • Que fique de aviso que eu também votarei e participarei. Ficarei com os três números que sobrarem (e desesperarei se ficar com as piores ou com 3 jóias :yes: ), serei a última a selecionar a minha canção no Euroclub e, se houver empate, os meus votos NUNCA contarão.
  • Toda a conversação do Melodifestivalen entre mim e os concorrentes serão feita via Mensagem Privada (NUNCA AQUI NO TÓPICO) NUNCA, seja em que circunstância for (a não ser que vos apontem uma arma à cabeça. Só assim!), poderão revelar os vossos votos, ou a vossa identidade. Haverá uma penalização, que consiste em perderem a titularidade das músicas.
  • A partir do momento que se inscrevem, terão de votar em TUDO. Semifinais, 2nd chance e Final. Se infringirem esta norma, serão acrescentados 3 pontos à vossa média, em cada semifinal, perderão automaticamente o duelo no 2nd Chance e perderão 75% da vossa pontuação na final. 
  • Tirando a eleição na primeira fase (em que selecionam os números e me dizem a vossa favorita) e a do euroclub, a alteração dos votos pode ser, em qualquer altura ser feita, tendo sempre em conta os prazos previamente estabelecidos. 
  • Só podem votar UMA vez.

CALENDÁRIO

hjQoU56.png

Inscrição

Para se inscreverem, precisam de:

  • Mandarem uma Mensagem Privada a dizer que o querem fazer;
  • Selecionar três números de 1 a 42, podendo ser qualquer um.

E é só! Boa sorte a todos! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...