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26: +TVI


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Mais ou menos?

A TVI chegou tarde e a más horas aos canais temáticos. O primeiro canal temático da TVI foi o Canal 43 (aka TVI Eventos) da então TV Cabo, que ora numa altura era o Big Brother em directo, ora noutra era um chat interactivo.

A TVI teve várias tentativas falhadas de entrar neste maravilhoso mundo que para o líder era um luxo. Direi apenas que, quando me refiro à posição de "líder", refiro-me ao estado actual da TVI nos seus primeiros anos de liderança absoluta. Em 2001, já a TVI liderava o horário nobre graças ao sucesso do Big Brother (e seus derivados) e das novelas e quis lançar-se no cabo com uma oferta ousada que englobaria um canal de economia entre outros canais tão sugestivos como o TVI Batatoon, a TVI Lazer, a TVI Homem (sim, era para haver uma TVI Homem) e uma TVI LUX (direi apenas que seria a SIC Caras da TVI).

Apesar de nenhum destes canais ter sido arrancado, só em anos mais recentes é que a TVI mostrou extremo interesse em lançar novos canais e tentar concorrer contra a hegemonia da SIC e dos seus quatro canais temáticos (na altura).

No início de 2012, falava-se na criação de dois novos canais marca TVI. Só se sabia na altura que um dos canais era para ser de ficção. Estes projectos ambiciosos calharam com a renovação recente da TVI 24 e eram para ser lançados até Junho. Depois houve uma série de atrasos e uma nova série de negociatas: ficção para a MEO, entretenimento para a ZON.

Foi feita uma parceria entre a TVI e a ZON de uma maneira parecida a uma parceria feita com a MEO para lançar a TVI Ficção. O formato foi anunciado formalmente a 1 de Agosto. Eis que surge o nome oficial do canal: +TVI. Inicialmente previsto para ser lançado antes do fim do verão, a grelha iria ter produtos de música, cultura, gastonomia, moda, e alguns produtos internacionais. Porém, quando o canal foi anunciado, o site Mais TVI aparentemente perdeu as estribeiras porque os "criativos" da TVI supostamente não sabiam da existência do site.

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Símbolo "experimental" do canal com um slogan que parece que cabia com a TVI Ficção (protótipo do símbolo que viria a ser usado oficialmente e feito à pressa num programa como o Photoshop)

Mas as novidades não ficavam por aqui. O canal era para ser o primeiro canal da TVI em alta definição (se descontarmos o canal em HD da MEO feito só para o Euro 2008. E não aproveitaram o canal para as novelas?). O canal iria ocupar o 12, posição vaga pela RTP Olímpicos que era um canal em regime de pop-up. Aparecia uma mira com a estética da ZON a dizer "brevemente novidades em HD". E eis que, depois de algum tempo, arranca a mira experimental do canal em SD...
...e acidentalmente deixei aqui um spoiler.

Em Setembro foi confirmada a presença do Nicolau Breyner para apresentar um programa do canal, em que entrevistava primeiro actores e depois outras pessoas do ramo profissional português. Entretanto deparo-me com as horas e já estamos em pleno outono, e o canal ainda não foi lançado. Só no fim do ano é que foi anunciado o lançamento do canal para 2013, já que a TVI tinha poucos recursos humanos para sustentar o canal. E eis que em Dezembro aparece finalmente a mira de pré-lançamento:

Pois é, durante um mês tivemos acesso "privilegiado" a uma mira com um pêndulo em cima e o símbolo oficial da +TVI por baixo. A acompanhar estava o hino oficial do canal, licenciada "oficialmente" pelos detentores de "Barbra Ann", dos Beach Boys. Já não é a primeira vez em que isto aconteceu. Anciãos: lembram-se quando o Super Maxi tinha vários sabores? Ba-ba-ba ba-ba-banana, mo-mo-mo mo-mo-morango, ba-baunilha! Super Maxi, com os seus novos sabores... Não? Então porque é que descontinuaram?

Entretanto, passam-se os dias e os formatos a serem emitidos na +TVI ainda estavam no segredo dos deuses. O ano acaba. Passagem de ano! Yaaay! E mesmo a calhar, a escassas horas de 2013, a TVI passa um anúncio em que são referenciados os programas chave do novo canal. De acordo com o dito (infelizmente removido do YouTube), os programas que iriam constar da grelha eram:
-101 Ways to Leave a Gameshow (primeiro deu a americana e depois a britânica)
-Love in the Wild (reality show da NBC que entretanto mudou-se para os canais da SIC)
-Wipeout (caso curioso: inicialmente deram a americana em regime Nunca Digas Banzai: a dita versão era emitida com comentário português. Depois emitiram as versões espanhola e argentina do dito cujo. Entretanto, o extinto FX passava várias versões anglo-saxónicas, em particular a britânica e a americana.)
-Perdidos na Tribo (reposição da TVI em vez de passar o neozelandês de 2006. Ou a espanhola, que também visitou os Hamer na Etiópia)
-Fear Factor (passaram diversas versões internacionais, lembro-me de ver a americana e - pasmem-se! - a sul-africana)
-os bastidores do A Tua Cara não me é Estranha (e as repetições das galas)
-Hotspot (programa dos famosos nas redes sociais com Iva Domingues)
-É a Vida, Alvim (com, claro está, Fernando Alvim)
-The Jay Leno Show
-Video Pop (novos. Acho que um dia vou ter de fazer uma tua história de subestação sobre esta aberração)

Já chegámos a Janeiro e foram revelados mais alguns detalhes: o Hotspot mudou de nome para Spot+ mas o conteúdo e a Iva Domingues mantinham-se. O Spot+ era também acompanhado por um site com o mesmo nome que agregava conteúdos dos perfis das celebridades. Um programa de entrevistas com o Goucha, o Tu Cá Tu Lá, foi anunciado, depois da sua experiência na TVI 24 a fazer um programa parecido, o De Homem para Homem. O formato do Breyner foi cancelado. O Guestlist da TVI passou a compor a grelha. A série Ele é Ela também teve passaporte para as reposições. Estreou-se uma espécie de "Cómicos de Garagem" que era o "Vox - Em Busca da Comédia". Vi um pouco e não gostei. Quanto aos formatos estrangeiros juntavam-se a versão espanhola do Sex Academy emitida na "amiga" Cuatro uns anos antes (é natural, precisamos de explicações sobre como é que temos obsessões por conteúdo mais explícito. No ano anterior (e até Janeiro de 2013) a SIC passou o remake de Gabriela (aka "a lenda") e, apesar de não ter tido liderança absoluta, espicaçou a curiosidade de certos telespectadores por causa do conteúdo mais puxadote que a novela tinha. Quando foi reposta na Globo em 2017 só deu depois das 23) e dois programas diários de gossip com algum atraso: o OMG! Insider (o antigo "The Insider" que depois voltaria a ser o "The Insider") e o Entertainment Tonight (que a TVI decidiu mudar o significado em português para "Entretenimento Total"). Estes programas, que nos EUA são vendidos individualmente por região como os talk-shows do daytime, nunca foram emitidos em Portugal antes da sua chegada à +TVI. Também deram reality shows tipo SIC Radical, um dos primeiros foi o Excused.

E eis que o canal chegou quase à última da hora (gosto muito da "última da hora". Será que houve uma "primeira da hora"?), no dia 25 de Janeiro, às 19 horas, sucedia magia. Eu estava a ver o lançamento no meu quarto. Muita sorte tive eu de ver o lançamento de alguns canais: a RTP N, a TVI 24 e agora a +TVI.

Depois da festa de duas horas, seguiu-se o concerto iHeart Radio Music de 2012. Porém, apesar do novo canal chegar com atraso, o próprio canal já teve problemas: grelha descoordenada, emissão em SD e constante repetição dos programas (calma que isto não é a SIC). Porém compensou com o grafismo, uma miríade de bolas coloridas a viajarem num maralhal de bolas onde o símbolo do próprio canal, com o seu sinal de mais em arco-íris, era o elemento que definia o próprio canal. Rapidamente a TVI ofereceu um passaporte para emitir em Angola e Moçambique através da ZAP. E depois veio o Inimigo Público para gozar com o lançamento do próprio canal:

TVI lança Menos TVI com programação para pessoas inteligentes

A TVI está viciada em lançar canais temáticos no cabo. Depois do + TVI, a Media Capital vai lançar a Menos TVI, um canal que pretende atingir um público-alvo que nunca foi aposta da TVI.

“O Menos TVI destina-se a pessoas com boa capacidade cognitiva, sentido crítico, elevada formação cultural e intelectual, bem informadas e avessas à banalidade. Para concretizar este projecto foi preciso começar do zero. Isto é absolutamente inovador, arrojado e revolucionário. Nunca ninguém trabalhou assim na TVI, é uma loucura!", explicou o responsável pelo novo canal.

À medida que o ano avançava, a grelha do canal ficou enriquecida. Ele é Ela foi substituído por Olá, Pai. De repente lembraram-se de passar o one-off que era o A Grande Aventura e que deu no canal generalista em 2011. Algumas pessoas já estavam a queixar do conteúdo do canal: boa parte dos programas eram para encher chouriços. Ah, e as repetições do Uma Canção Para Ti. E a série Crianças SOS, entre mais algumas outras. Depois tiraram os programas americanos de showbiz e depois a presidência do canal fora assumida pelo Filipe Terruta (em Setembro de 2013), que já foi o líder da TVI "Criativa". No fim do ano a grelha foi reformulada:
-Conteúdo nacional: MCA 7, Gang dos Cotas, Toda a Gente me Diz Isso, OK KO, espectáculo "Punchliner" do Rui Sinel de Cordes feito especialmente para o canal
-Conteúdo estrangeiro: Sweet Home Alabama (reality show sulista do CMT), My Kitchen Rules (formato australiano que entretando passou a ser da SIC Mulher), The Block (outro formato australiano)

E chegamos a 2014, o canal cumpre o seu primeiro aniversário. Foi anunciado um novo grafismo a 28 de Janeiro e uma nova grelha a 3 de Fevereiro. Depois foi adiado para a última semana de Fevereiro. O grafismo trouxe ao canal um slogan: "a vida é feita de escolhas" e os separadores retratavam peixinhos dourados monótonos e um que mudava de cor tal como o símbolo do canal que não era monótono. O Terruta reformulou (e bem) o canal com programas tipo o On Rec (sobre vídeos), a Tropa do Humor (tipo aquele outro programa em que encontravam novos talentos cómicos), repetições do BB1 e do MCA 6, o programa de comédia Roleta Russa que nada tinha a ver com o concurso e Os Inocentes do Fernando Homem Ferreira. De fora chegavam o The Tonight Show (NBC), Viral Video Showdown (Syfy EUA), International Sexy Ladies Show (G4), Pânico na Band (que estava sempre a dar), entre outros programas americanos, incluindo alguns do Comedy Central cujo próprio canal em Portugal nunca vai ser lançado, a não ser que as tendências económicas se invirtam. Ah, e por falar em Comedy Central, davam também os roasts do canal. Nos intervalos chegaram a passar "os melhores momentos" dos talk-shows. Como em Maio houve o lançamento da marca NOS, e já que a +TVI era um exclusivo da operadora, aproveitaram para passar o espectáculo do grupo catalão La Fura dels Baus, da qual a TVI só passava uma pequenina fracção. Depois veio uma reposição do concerto dos 4Taste no Campo Pequeno que acho que deu na generalista num Natal. Com o Mundial de Futebol a acontecer no Brasil passaram um programa mais puxadote que era o Copa Bonita e que passava em duas modalidades: a versão "censurada by ERC" durante a generalidade do dia e a versão "não censurada" às 23 horas. Foi o canal oficial da NOS Air Race do mesmo ano. Depois tiveram os bastidores do Dança com as Estrelas durante Agosto e Setembro.

Depois com a chegada da quinta edição da Casa dos Segredos, a +TVI queria um Keeping up with the Kardashians à portuguesa, só que não estreou. Porém aproveitaram esta edição para lançar um formato que parentemente parecia ser completamente desenxabido: o Secret Toon. O Secret Toon era uma espécie de desenho animado em que se comentava a Casa dos Segredos. Havia também mais um reality show, Os Dias de Débora, mas nunca foi para o ar. Não, espere: foi para o ar. Dava pelo nome de "Débora Pik8".

O canal decidiu rejuvenescer e passou a ser dos YouTubers da altura, onde o Alexandre Santos iria ter o seu programa. Depois haviam outros como o Repórter Infiltrado, Operação GNR, Pancas na Semana e reposições do Melhor do que Falecer. Fechou o ano a dar o filme dos YouTubers, o Ruas Rivais.

O último ano foi o descalabro. O canal estava a começar em modo automático e parecia uma máquina com mil bolas de ténis a atirar as ditas bolas a uma velocidade estonteante. O canal começou a ficar exausto, de tal maneira que a NOS decidiu mudar o canal do 12 para o 74. Eis que surge a TVI Reality e o canal ficou quinze minutos em suspensão. O meu desejo era o de acabar com o canal, mas obviamente recorrendo à minha lógica de que os padrinhos mágicos não existem, decidi fazer figas para que o canal fechasse de vez, com menos telespectadores, menos orçamento e menos conteúdo.

E eis que, a 1 de Novembro, é anunciado o seu fim. Vê-se claramente que a saída do Terruta da função do canal foi um passo atrás já que um canal em piloto automático não é sustentado. Ainda havia um pequeno evento desportivo por passar por causa de uma tomada de posse na TVI 24. E depois, por volta das duas da manhã, já no dia 1 de Dezembro, o +TVI acabou. Foi confinado ao mesmo lugar onde estão canais que nunca triunfaram como o Vivir Viver. A perspectiva actual da TVI é ser um canal predominantemente idoso, e isto explica o facto de que há menos jovens a ver o canal.

O último programa foi o Pânico na Band, que passou a ter uma machadada às duas em ponto para dar uma mira da NOS a dizer "Fim de emissão". O áudio continuou por mais alguns minutos, para depois desligar a 100% e nunca voltar.

A televisão portuguesa nunca ficou tão triste. -TVI.

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há 2 horas, Televisão 10 disse:

Gostava de ver este canal. Lembro-me de colegas meus ficarem tristes com o fim deste canal, pois já não podiam ver as reposições de Morangos com Açúcar.

Os angolanos e moçambicanos sentiram o mesmo - a ZAP tirou o canal uns dias antes de fechar, salvo erro, e boa parte dos assinantes ZAP ficaram com raiva. Queriam procurar o canal em tudo o que era sítio, mas nada. Não faziam ideia de que o canal fechou.

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