Jump to content

16: On Digital/ITV Digital


ATVTQsV

Posts Recomendados

Sejamos sinceros: Portugal é um daqueles países que chegam sempre em atraso a tudo. Se compararmos com o Reino Unido: a televisão a cores chegou em 1967 (para os "privilegiados" que tinham a BBC 2, já que os outros canais ligaram-se à cor em 1969) e nós em 1980. O cabo chegou nos anos 60 e 70, é certo, mas inicialmente numa altura em que a ITV estava dividida num sistema de franquias e nalgumas zonas, apanhar duas regiões da ITV já seria benéfico por causa das discrepâncias de grelha entre uma região e outra, e os primeiros canais para cabo já surgiram nos anos 80 (se bem que já haviam algumas experiências). Cá chegou no início dos anos 90. A TDT foi estudada no Reino Unido em 1997 e começou no ano seguinte. Em Portugal levou uns anos a ser estudada e o lançamento foi pouco benéfico para nós, portugueses, já que o governo não quis colocar mais canais e mais multiplexes para por a coisa a funcionar.

No Reino Unido, a TDT era para ser essencialmente paga. A British Digital Broadcasting iria ser a empresa responsável pela plataforma que iria funcionar em seis MUXs: três atribuídos aos canais existentes (o 1 para a BBC, o 2 para a ITV e Channel 4 e o A para o Channel 5) e três leiloados. A British Digital Broadcasting era uma parceria entre a Carlton, a Granada e a SKY e a marca ONdigital foi a marca dita "operacional" para o seu lançamento. Se estiverem interessados podem consultar aqui esta grelha de 1997 com os planos das empresas.

Eventualmente, houve uma série de desacatos entre as empresas que compunham a BDB. Pior: quando a SKY lançou o seu serviço digital em Outubro de 1998 (um mês e meio antes da ONdigital), tiveram de recorrer a campanhas agressivas. A ONdigital tinha de se contentar com as limitações do espectro terrestre, e ninguém se queixava.

A plataforma nasce com um sistema de dois pacotes: o serviço gratuito, que consistia os cinco canais analógicos (BBC One, BBC Two, ITV, Channel 4, Channel 5) e alguns serviços adicionais - a BBC News 24, que surgiu no ano anterior como uma tentativa da BBC para entrar nisto dos novos canais, a BBC Choice (criada em Setembro como um canal mais "alternativo" face à One e à Two) e, a partir de Dezembro, o canal "alternativo" na ITV, a ITV 2. Só se conseguia ouvir às emissões da BBC Parliament já que não havia espaço livre no espectro. No País de Gales havia a S4C na sua versão digital, uma vez que as limitações do espectro analógico ordenaram a criação de um canal bilingue com alguns conteúdos do Channel 4, mas as tecnologias digitais possibilitaram a chegada da Channel 4 para a região tal e qual ela era no resto do país, à qual mais tarde se juntou a S4C 2, que durante doze anos passou a Assembleia de Gales. Na Escócia havia a Tele G, canal que existiu até 2011 que emitiu conteúdos em gaélico durante uma (sim, só uma) hora por dia (das 18 às 19).

No pacote base, havia o espólio da Granada (o canal de clássicos Granada Plus mais o Breeze que era um canal para a mulher que à noite assumia o alter-ego de Men and Motors) e da Carlton (o generalista Carlton Select mais o canal de culinária Carlton Food Network, o Carlton Cinema que especializava em filmes clássicos, o infantil Carlton Kids e o seu alter-ego nocturno, a Carlton World, que era supostamente um canal de documentários mas afinal passava programas factuais regionais nas regiões em que a Carlton detia uma franquia - Londres, o centro e o sudoeste de Inglaterra) e alguns canais (da UKTV: a UK Gold, a UK Style, a UK Horizons e a UK Play - a Horizons partilhava a sua emissão com a Play de madrugada; o Cartoon Network (sem o TCM, sei que por lá já emitiram 24/24 mas compensava com o Carlton Cinema), a SKY One, a British Eurosport e o canal de televendas Shop! - mais um canal de informação sobre as novidades dos canais). Os canais premium eram a FilmFour (que na altura era pago), a SKY Sports 1 e 3 (o 2 chegou mais tarde) e os canais de filmes SKY Premier e Moviemax. À medida que o tempo avançava, mais canais juntavam-se à plataforma: os canais da Discovery (Kids/Wings), o Nickelodeon que partilhava emissão com o Paramount Comedy (Comedy Central), o Television X (premium para adultos), o canal de "televendas de viagens" TV Travel Shop (gratuito) e o canal Simply Money que falava sobre gestão de dinheiro (gratuito também).

O teletexto teve um notável upgrade já que os teletextos da BBC e da ITV começaram a crias versões digitais, com mais informação e detalhe.

Outra inovação foi o on net e o on mail, plataformas que ligavam a televisão à internet.

Porém, tal como certos sites que surgiram em plena época de vacas loucas da internet (mais ou menos por esta altura), já os canais das duas empresas começavam a passar por sérios problemas. Os primeiros canais que "saíram" do barco foram o Carlton Kids e o Carlton World, as suas capacidades físicas foram substituídas na operadora, respectivamente, pelo Discovery Kids e Discovery Wings (mais tarde Turbo), respectivamente. A razão? Poucos telespectadores e uma situação económica instável. Depois foi a vez do Carlton Select mas teve de permanecer por cabo. A única esperança para a sua sobrevivência era a emissão na SKY, o que era impossível.

(Avisamos que este post ainda está em construção. Depende se o tal que o publicou tem tempo no computador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...