Jump to content

14: a Quinta da Bicharada


ATVTQsV

Posts Recomendados

A RTV hoje em dia é o único canal dedicado à agropecuária em Portugal. Em tempos, esta velha glória da TV Tel que foi criado como um canal do Norte (mas sem a ajuda do PNRN) já teve de tudo: desde o Pedra da Audiência (Perda de Audiência) ao Xerife Penas, uma tentativa vã de incluir casos dignos de um Correio da Manhã. Em tempos, também, o canal teve um programa infantil: a Quinta da Bicharada.

Na verdade, o programa não foi o primeiro de tal índole na RTV. Antes já havia a Aldeia da Pequenada, apresentada pela Anita do Recreio da Anita. Os seus telediscos podem não ter passado em nenhum canal mas já arrecadou milhões de visualizações. Até que a RTV a pediu para fazer um programa infantil pelos idos de 2009/2010.

Ao fim de uma temporada, foi cancelado e substituído por este programa da qual irei falar.

Sim, eu sei que é um excerto (cerca de metade de um programa), mas serve para ver o quão horrível era. O programa era inicialmente apresentado por dois fantoches de cavalo à qual juntou-se mais tarde um de uma galinha. O programa era subordinado a um tema: o Natal, a Primavera, etc. O programa tinha as seguintes rubricas:
Contos Fantásticos: contos adaptados ou originais feitas no GoAnimate. Felizmente não tinha as horríveis vozes sintetizadas e tiveram a vontade de usar as vozes das pessoas que manuseavam os fantoches.
Escolinha: uma rubrica educativa que ensinava aos mais novos coisas como as formas ou as línguas estrangeiras. Tal e qual os Contos Fantásticos, eram animados no GoAnimate.
Aquela tal rubrica de culinária: o nome diz tudo. Mais uma vez, usou o GoAnimate, e ainda por cima numa rubrica de culinária! A sério, ficaram sem dinheiro.
Sabia que?: o nome diz tudo. Eram subordinados ao tema do programa em questão.
Uma rubrica de música: telediscos mal feitos no GoAnimate (é verdade) mas nuns episódios apareciam músicas dos Tic Tac Tales (lembram-se?) e uma música... pasmem-se... gravada da Aldeia da Pequenada! No fim do programa costumavam passar a canção do programa.
Açúcar às Bolinhas: artes manuais.

Curiosamente, na rubrica Açúcar às Bolinhas (que parecia ser feita para internet do que para televisão), isto aconteceu:

É verdade, foi a tal "versão alternativa" da música do Abram Alas Para o Noddy do Jaimão, fabricada para torturar os meus ouvidos (já me está a enervar) há uns dez anos. E sim, uma canção do Jaimão, com obscenidades, e ainda por cima num programa infantil? Onde estaria o Diácono Remédios? Felizmente as audiências do programa ficavam no fundo, com só 36 (eventualmente só 12) fiéis telesoectadores, onde o programa permaneceu em reposições até inícios deste ano pelo menos.

Já agora: na luta pelo pior programa infantil da lusofonia, qual deles ganharia? A Quiinta da Bicharada ou A Fadinha do Brasil?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...