Jump to content

5: Económico TV


ATVTQsV

Posts Recomendados

Portugal sempre teve algumas lacunas no campo da indústria televisiva. Há géneros e sub-géneros e ninguém apostou neles durante tanto tempo. Desde o tema das regiões, abordado pela RTV, que entretanto mudou para a agropecuária, até à música, abordada parcialmente pela MVM (e pela RTP Música, canal esse que nunca teve a sorte de ser lançado), claramente Portugal é uma economia meio desenvolvida. Quando falamos em canais económicos, o primeiro registo é claramente fictício:

Este anúncio de Fevereiro de 2009 ao Euromilhões que satirizava a velha aparência do Bloomberg (aqui ficcionalizado como tv.economia) é mais recordado pelos portugueses pela sua versão ligeiramente encurtada (em que o corte não é feito quando ouvimos a palavra "transmontano" e que conseguimos ouvir o tal jingle do Euromilhões cantado por aqueles moços e moçoilas). O conceito era este: se alguém ganhasse o Euromilhões, iria ter dinheiro suficiente para poder comprar um canal que aparentemente estava na normalidade até que o tal senhor vencedor iria trocar o nome e o perfil do canal. Houve também uma versão para rádio em que, salvo erro, ouvia-se uma voz digna de Antena 2 a dizer que a rádio teria sido comprado pelo sr. Nuno Cabral de Montalegre e que iria passar a emitir apenas folclore transmontano. Houve também um anúncio na web, lembro-me que aparecia no SAPO.

Mas um anúncio filmado em Boticas não foi o suficiente para tornar o sonho do primeiro canal económico português numa realidade. A pré-história do Económico TV estava nas parcerias com o Financial Times (acho eu) emitidas nos anos 90 na RTP. Quando os direitos passaram para a TVI, o da RTP passou a ser o RTP Economia mas eventualmente foi cancelado pelo Rangel. O canal só começaria em 2009 e só na internet. O próximo passo: levar o canal às operadoras pagas e deixar de ser estritamente um canal de internet.

Inicialmente o arranque estava previsto para Novembro de 2009. Porém, o lançamento viria ser adiado várias vezes: inicialmente para Março de 2010, depois para Maio de 2010. Pelo que me lembro, a ZON adicionou o canal em Abril de 2010 e pô-lo em standby até ao arranque definitivo do canal, tal como iria acontecer em 2014 com a Sporting TV.

O canal foi lançado a 6 de Maio de 2010 e inicialmente não emitia durante 24 horas. Durante a madrugada, emitia o canal web que era o protótipo da ETV. Inicialmente era um exclusivo da ZON e integrou o pacote da ZAP em Angola (e mais tarde Moçambique) para reforçar a portugalidade da nova operadora africana. Em 2011, chegou à MEO e às outras operadoras e chegou a ser retirado por um breve período da Cabovisão. Foi também o primeiro canal de informação português a emitir em HD.

A 3 de Outubro de 2011, o canal tentou crescer a sua visibilidade na ZON ao mudar para o 16. A sua posição antiga (o 200) foi reservado para a versão em HD. Ou devo estar enganado?

Em Março de 2016, o Económico passou por uma crise e o jornal deixou de ser publicado em papel. Eventualmente a crise iria ser arrastada para o canal, que esteve em piloto automático em Outubro de 2016 até ao seu posterior fecho no dia 20 do mesmo mês. A 21 de Novembro foi declarado insolvente. A suspensão era para ser temporária mas o canal fechou de forma definitiva. Um dia negro para a informação portuguesa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...