Jump to content

2: MOV


ATVTQsV

Posts Recomendados

600.jpg
É outro movimento (desde que ainda tenha alguma relevância, é claro)

DSC00317.jpg
A única foto de jeito que consegui encontrar do primeiro grafismo do MOV. Ainda me lembro da sonoridade. E sim, o "em exibição" cabia bem dado o tema do canal.

O MOV foi anunciado na altura do spin-off da PT Multimédia para dar prioridade à MEO, que estava a dar os seus primeiros passos. Estavam inicialmente previstos dois canais: o MOV para todos os pacotes e o MOV+, premium. A estreia estava inicialmente prevista para 1 de Novembro de 2007, data do relançamento dos Canais Lusomundo como TVCine, mas não acabou por dar frutos e foi lançado um mês mais tarde, a 1 de Dezembro, tendo só lançada a versão básica do canal, deixando o canal premium de lado. Houve uma espécie de "equilíbrio de conteúdos", com 70% da grelha destinada a filmes e os restantes 30% a séries. O canal fora lançado em duas posições: o 10 e (salvo erro) o 55. Algures entre o 55 e o 58, onde estavam também o clone do Cartoon Network/TCM de outrora, o Canal Hollywood e, pasmem-se, a Fashion TV. Supostamente alguém da ZON perdeu as estribeiras quando fez a grelha lançada em Setembro de 2007. Supostamente, diria eu. O 10 era para aliciar a novos assinantes pois o canal estava no Funtastic Life, lugar vago pela extinta SIC Comédia que deu lugar ao Funtastic Life Experience (um dia vou dedicar uma THdS à TV Cabo. Um dia.) mas eventualmente foi retirado da dita.

Na altura do lançamento, o canal tinha, como já era previsto, uma quantia de filmes estonteantes, boa parte dos filmes tinham menos hipóteses de dar no Hollywood ou nos canais terrestres. Quanto às séries, tínhamos Entourage - A Vedeta, Kyle XY, October Road e Os Amigos de Brian. Aos fins-de-semana houve também uma espécie de espaço infantil com O Carteiro Paulo (que estreou no início do ano na RTP 2), Panshel e A Patrulha Zula (estas últimas duas nunca deram noutro canal). Também foi emitido o 35MM do Mário Augusto, que também dava na SIC Notícias e nos canais TVCine, antes do Mário sair em direcção para a RTP, para apresentar o Janela Indiscreta, e, posteriormente, a rubrica de cinema do Bom Dia Portugal, aos sábados. Houve também um outro programa, o Geração High Tech, que, como o nome indica, era dedicado às novas tecnologias tipo Exame Informática TV. Também chegou a apoiar o Fantasporto de 2008.


Passou pouco mais de meio ano e a operadora, agora com o nome ZON, lança a ZON BOX e os primeiros canais em HD, das quais constava o MOV. O canal teve uma alteração tremenda em Maio (21 de Maio, salvo erro) e o canal mudou de imagem, o slogan passou a ser "Junte-se ao Movimento", aludindo ao nome do canal. Funny side note here: o meu pai, nos primeiros meses do canal, chamou "Move" à MOV e "Zune" à ZON, a um ponto em que começou a referir à Sport Zone como "Sport ZON". But enough about that. A 2 de Junho passou a estar disponível em analógico e o espaço infantil foi removido. O canal esteve nesta situação durante um par de aninhos, até ter deixado de ser um canal da ZON para passar a ser gerido pela Dreamia, onde obteve uma nova licença juntamente com as licenças do Biggs, Canal Panda e Canal Hollywood. O canal posteriormente expandiu para a Optimus Clix e Cabovisão, também foi internacionalizado como uma das peças centrais do lançamento da ZAP em Angola e Moçambique.

Depois o canal deu uma reviravolta tremenda, deixando de focar nos filmes e mais nas séries de ficção científica, acção e terror, passando a ter uma imagem mais alternativa e pré-AXN Black dos primeiros doze dias de existência (estamos a falar da altura da queda do Animax).  A programação começou também a incluir séries do Adult Swim, deram três, mas só me lembro de duas: Robot Chicken e NTSF:SD:SUV. Também decidiram incluir umas sinergias entre canais, já que o Biggs também passou Teen Wolf, a dada altura dobrado para a audiência do canal.

Depois, com a massificação do AMC, e tendo o canal quase as mesmas séries que o AMC, o canal deu o seu último suspiro. A Dreamia, detentora do canal, quis focar mais nos filmes e na programação infantil, das quais lideram o Canal Hollywood e o Canal Panda, respectivamente. Isto não alterou a estrutura da Dreamia, pois achavam que manter o MOV era como bater no ceguinho morto. O canal fechou na madrugada de 31 de Março para 1 de Abril, abruptamente, durante a transmissão de um filme, e a solução foi colocarem o AMC em SD. A ZAP, parceira da NOS em Angola e Moçambique, retirou o canal a meio do mês. A mesma operadora também retirou abruptamente o KidsCo em Dezembro de 2013 - meio mês antes do canal terminar.

O canal fechou depois de nem sequer saber quem era, o que estava a fazer e porque é que abandonou a televisão. Uma "alternativa" mal gasta, sucumbida pelo terror das audiências e pelo facto de metade dos seus donos operarem o AMC.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Nos primeiros tempos a ideia que eu tinha do MOV era que passava bastantes filmes "série B" ou produzidos "straight to video" ou telefilmes de fraca qualidade.

Mas tudo mudou quando começou a transmitir séries de alta qualidade como The Wire e Generation Kill. Foi graças ao MOV que descobri estas séries e também maratonas das mesmas, foi aliás a minha primeira experiência de binge-watching.

Editado por chicoria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
On 08/01/2018 at 18:12, ATVTQsV disse:

Depois o canal deu uma reviravolta tremenda, deixando de focar nos filmes e mais nas séries de ficção científica, acção e terror, passando a ter uma imagem mais alternativa e pré-AXN Black dos primeiros doze dias de existência (estamos a falar da altura da queda do Animax).  A programação começou também a incluir séries do Adult Swim, deram três, mas só me lembro de duas: Robot Chicken e NTSF:SD:SUV. Também decidiram incluir umas sinergias entre canais, já que o Biggs também passou Teen Wolf, a dada altura dobrado para a audiência do canal.

A minha avó só conheceu o MOV nessa última fase, já que antes ela tinha Cabovisão...

On 10/01/2022 at 10:21, chicoria disse:

Nos primeiros tempos a ideia que eu tinha do MOV era que passava bastantes filmes "série B

Por acaso nos vídeos publicados dizia na descrição que o MOV era um canal de filmes "série B". Eu não via esse canal pois era um exclusivo da então TVCabo/ZON.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...