Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

O que eu não percebo (mesmo no estrangeiro) é porque é que tem de haver um canal HD. Porque é que os canais não transmitem só em HD? Por exemplo, a TF1 tem um canal HD, mas porque é que a TF1 não transmite HD no seu canal principal e tem outro só com essa definição? O HD não dá em todos os televisores que transmitem em 16:9?

Não dá em todas as zonas  porque as linhas telefónicas não os suportam ,o problema todo é esse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Não dá em todas as zonas  porque as linhas telefónicas não os suportam ,o problema todo é esse.

Mas então não é um problema só português? E também é um problema que tem uma solução "fácil": a fibra ótica. Cada vez mais, o país (a Europa e o mundo) tem uma cobertura maior de fibra ótica. Será o futuro e com ele uma melhor qualidade de imagem para todos.  :D  Mas claro, a longo prazo. Ainda é um sonho em qualquer parte do mundo, penso eu. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas então não é um problema só português? E também é um problema que tem uma solução "fácil": a fibra ótica. Cada vez mais, o país (a Europa e o mundo) tem uma cobertura maior de fibra ótica. Será o futuro e com ele uma melhor qualidade de imagem para todos.  :D  Mas claro, a longo prazo. Ainda é um sonho em qualquer parte do mundo, penso eu. 

É um problema mundial existe muita zona por ai que o HD não chega, e a fibra óptica é o futuro mas para muito lugar um futuro que está longe de acontecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dá em todas as zonas porque as linhas telefónicas não os suportam ,o problema todo é esse.

E tens outras situações:

Boxs que só suportam canais SD e que o telespectador tem (quer por satélite ou TDT).

No caso por satélite um canal HD ocupa mais espaço do que um SD, logo é mais caro para o operador que tem o espaço alugado em satélite.

É um problema mundial existe muita zona por ai que o HD não chega, e a fibra óptica é o futuro mas para muito lugar um futuro que está longe de acontecer.

Já, agora: http://expresso.sapo.pt/pt-e-vodafone-partilham-rede-de-fibra-otica=f882296

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não! Por acaso a SIC e a RTP são as únicas que gravam os informativos em 16:9 HD (maioria) mas há peças jornalísticas do canal público e carnaxide que ainda estão em 4:3 e 16:9, penso eu.

No que concerne à TVI, excetuando a informação, tudo é filmado em 16:9! A ficção então está em 16:9 desde 2008, e em HD desde 2011, acho eu.

A SIC e a RTP, incluindo a informação gravam tudo em 16:9 HD/SD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filmes o que acontece muitas vezes é que o formato que compram já tem as barras... para usarem o 16:9 provavelmente tinham de cortar e isso tirava qualidade de imagem. Ou optam por deixar a dupla barra (nas tv que n assumem o 16:9 automaticamente) ou fazer 14:9 para evitar tanto espaço negro no ecrã.

 

Sobretudo estes filmes europeus que a rtp tem dado, ás vezes há esse problema porque a cópia que enviam vem como se fosse para os cinemas e não para tv.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filmes o que acontece muitas vezes é que o formato que compram já tem as barras... para usarem o 16:9 provavelmente tinham de cortar e isso tirava qualidade de imagem. Ou optam por deixar a dupla barra (nas tv que n assumem o 16:9 automaticamente) ou fazer 14:9 para evitar tanto espaço negro no ecrã.

Sobretudo estes filmes europeus que a rtp tem dado, ás vezes há esse problema porque a cópia que enviam vem como se fosse para os cinemas e não para tv.

A minha TV não está configurada para 16:9 pois não quero. Tenho-a configurada para apresentar a imagem total transmitida pois assim não perco imagem alguma. O SYFY por exemplo, muitas vezes coloca algumas frases das legendas no espaço fora do 16:9 e com esta configuração consigo ver tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo ontem a rtp2 deu um documentário provavelmente antigo e a emissão passou a 4:3... mas no canto o simbolo do canal a mim aparece-me cortado... o que me leva a crer que provavelmente estava em 14:9 porque como tinha alguma legendagem esta não podia dar no 16:9. E isto acontece muito na sic radical sendo que a maioria das vezes o problema é mesmo a legendagem.

 

Nós ainda usamos o sistema de embutir na imagem a legenda e não de forma externa como fazem os canais de cabo de series e filmes. Isto faz com que ao exibirem programas antigos tenhamos de recorrer ou ao 4:3 ou ao 14:9 para que não apareçam legendas em formato gigante pois elas já são parte da imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo ontem a rtp2 deu um documentário provavelmente antigo e a emissão passou a 4:3... mas no canto o simbolo do canal a mim aparece-me cortado... o que me leva a crer que provavelmente estava em 14:9 porque como tinha alguma legendagem esta não podia dar no 16:9. E isto acontece muito na sic radical sendo que a maioria das vezes o problema é mesmo a legendagem.

Nós ainda usamos o sistema de embutir na imagem a legenda e não de forma externa como fazem os canais de cabo de series e filmes. Isto faz com que ao exibirem programas antigos tenhamos de recorrer ou ao 4:3 ou ao 14:9 para que não apareçam legendas em formato gigante pois elas já são parte da imagem.

Sim, eu sei disso. Sabes o nome e a que horas deu esse documentário para eu dar feedback?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi aquele de homenagem a uma cantora lírica ontem mesmo ás 22h.

Estive a ver e o documentário estava em 4:3. Se estivesse em letterbox 14:9 nota as umas barritas em cima e em baixo.

Agora está a dar um filme na RTP 1 que ao analisar a imagem parece-me daqueles casos em que tinham feito letterbox 16:9 (quando compraram o filme em que ainda emitiam em 4:3) embutindo as legendas dentro da imagem e não na barra preta. A RTP agora fez zoom à imagem para emitir em 16:9 escondendo as barras mas como eu tenho aquela configuração na TV que te disse, consigo ver uma ligeira moldura. De qualquer das formas apoio a 100% esta solução pois além de pouparem dinheiro numa nova aquisição do filme (desnecessariamente para este caso), conseguem ocultar as barras quase na sua totalidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem o filme A Vida de Adéle tinha o tal problema da dupla barra... eu como não tenho tv 16:9 tenho de manter as barras para não esticar a imagem o que implica que filmes que venham com o formato de cinema me apareçam com a tal barra dupla... 

 

Mas isto acontece muito no cinema pelas razões já ditas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem o filme A Vida de Adéle tinha o tal problema da dupla barra... eu como não tenho tv 16:9 tenho de manter as barras para não esticar a imagem o que implica que filmes que venham com o formato de cinema me apareçam com a tal barra dupla...

Mas isto acontece muito no cinema pelas razões já ditas.

O filme foi feito em 21:9 e transmitido em 16:9 na RTP 2.

Eu tenho uma TV CRT com box e pessoalmente prefiro ter a imagem esticada na vertical pois evita que esse tipo de situações ocorra, já para não falar que quando o conteúdo é em 16:9 nunca tenho barras mesmo nessa TV.

Já experimentas-te fazer isso? Não gostas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filme foi feito em 21:9 e transmitido em 16:9 na RTP 2.

Eu tenho uma TV CRT com box e pessoalmente prefiro ter a imagem esticada na vertical pois evita que esse tipo de situações ocorra, já para não falar que quando o conteúdo é em 16:9 nunca tenho barras mesmo nessa TV.

Já experimentas-te fazer isso? Não gostas?

 

Só consigo alterar pelas configurações da Box visto que a tv tem apenas o 16:9 manual que não me serve de nada.

 

Opto por não tirar a barra porque assim teria de andar sempre a alterar. Não me faz muita impressão mas nestes filmes é aquela situação de ficar mais de metade do ecrã a preto. 

 

Habituei-me a ver a imagem assim... fica muito estranho se esticar já na outra tv que tenho que não usa a box a rtp esta sempre com gente esticadinha. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só consigo alterar pelas configurações da Box visto que a tv tem apenas o 16:9 manual que não me serve de nada.

Opto por não tirar a barra porque assim teria de andar sempre a alterar. Não me faz muita impressão mas nestes filmes é aquela situação de ficar mais de metade do ecrã a preto.

Habituei-me a ver a imagem assim... fica muito estranho se esticar já na outra tv que tenho que não usa a box a rtp esta sempre com gente esticadinha.

Sim, essa configuração tem que ser mesmo na box. Eu tenho a minha configurada sempre assim. Outra possibilidade que tens é fazeres pan & scan ou seja, cortares a imagem nas laterais em conteúdos 16:9 (tal como a SIC e a TVI fazem).

Outra TV? É algum LCD?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, essa configuração tem que ser mesmo na box. Eu tenho a minha configurada sempre assim. Outra possibilidade que tens é fazeres pan & scan ou seja, cortares a imagem nas laterais em conteúdos 16:9 (tal como a SIC e a TVI fazem).

Outra TV? É algum LCD?

 

Não é apenas uma pequena tv na cozinha nem sequer usa a box digital, tem os canais analógicos. lol 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que existe, os analógicos do cabo obviamente... neste caso da cabovisão.

Ah pronto, assim já está explicado. :P

Outro assunto:

Será que O Rebu vai emitir em 16:9... ou pelo menos em letterbox 16:9?

Custa-me a crer que emitam em 4:3 devido à publicidade que dá em letterbox 16:9.

As cenas têm planos muito ampliados e se fizerem pan & scan duvido que se consiga ver alguma coisa de jeito.

Mas pronto... talvez isto ocorresse num universo paralelo, já neste possivelmente vai dar mesmo em 4:3. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pronto, assim já está explicado. :P

Outro assunto:

Será que O Rebu vai emitir em 16:9... ou pelo menos em letterbox 16:9?

Custa-me a crer que emitam em 4:3 devido à publicidade que dá em letterbox 16:9.

As cenas têm planos muito ampliados e se fizerem pan & scan duvido que se consiga ver alguma coisa de jeito.

Mas pronto... talvez isto ocorresse num universo paralelo, já neste possivelmente vai dar mesmo em 4:3. :(

 

Vai ser emitida como as novelas... com a imagem cortada de lado. A tvi ainda tem algumas tentativas com o 14:9 mas a sic parece não estar minimamente preocupada na generalista. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ser emitida como as novelas... com a imagem cortada de lado. A tvi ainda tem algumas tentativas com o 14:9 mas a sic parece não estar minimamente preocupada na generalista.

A SIC até costuma fazer letterbox 14:9 nas séries.

E já agora... eu odeia o letterbox 14:9 pois não é cão nem gato... é um gatocão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...