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TVI Ficção


OrcLindo

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há 16 minutos, Vieira disse:

Lembro-me de ver sim. Não achei mau, apesar de ser um pouco secante. Mas 1 episódio é pouco. E depois a TVI fez uma pausa de anos, é porque a novela não correu assim tão bem.

Correu mal a nível de audiências porque a TVI só estava disponivel em 1993 em Lisboa, algumas regiões do centro e Madeira (que nunca contou para as audiências), fazia 0,5 de audiência. Não compensava continuar a fazer novelas, mas a novela estreou já gravada e como novela correu bem.

Tem cenas na serra de estrela, com bastantes cenas aéreas, cenas exteriores em bairros de lata, a vilã é atirada de uma falésia no fim da novela, quando matam o cortesão vaz dançam em cima  do cadáver dele, e a icónica vilã Maria Clara no funeral chega chegando insultando todos. Eu acho Telhados de Vidro uma novela icónica.

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há 11 minutos, Dimitri disse:

Correu mal a nível de audiências porque a TVI só estava disponivel em 1993 em Lisboa, algumas regiões do centro e Madeira (que nunca contou para as audiências), fazia 0,5 de audiência. Não compensava continuar a fazer novelas, mas a novela estreou já gravada e como novela correu bem.

Tem cenas na serra de estrela, com bastantes cenas aéreas, cenas exteriores em bairros de lata, a vilã é atirada de uma falésia no fim da novela, quando matam o cortesão vaz dançam em cima  do cadáver dele, e a icónica vilã Maria Clara no funeral chega chegando insultando todos. Eu acho Telhados de Vidro uma novela icónica.

Então no Porto a TVI não estava disponível na altura? :confusa_julia: Nasci nesse ano, por isso na altura nem via TV, mas se tivesse idade para ver ia achar mau :confusa_julia:

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há 4 minutos, Vieira disse:

Então no Porto a TVI não estava disponível na altura? :confusa_julia: Nasci nesse ano, por isso na altura nem via TV, mas se tivesse idade para ver ia achar mau :confusa_julia:

Não, só a meio de 1994 penso, eu, sei que foi só em 1994 agora quando ao certo. Nos Açores também foi só no fim de 1994

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há 2 minutos, Dimitri disse:

Não, só a meio de 1994 penso, eu, sei que foi só em 1994 agora quando ao certo. Nos Açores também foi só no fim de 1994

Confirmo. A região do Grande Porto não se encontrava abrangida aquando da inauguração das emissões do canal em 1993.

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On 17/04/2022 at 01:42, Poderoso TV! disse:

Obrigado! 

Eu da Helena Amaral conheço o seu trabalho pelas adaptações. Não consigo avaliar muito bem. Gostava de ver uma novela original dela, apesar de achar que não ia gostar muito, pois a parte original de "QOD" e as personagens originais de "QÉV" serem fracas;

Da Maria João Mira, gosto bastante, é uma autora muito organizada e que consegue construir narrativas de fácil compreensão, mas consegue surpreender na sua execução. 

O problema é que é uma autora que se perde facilmente ao ter as suas novelas esticadas e sofre imenso com as interferências do JEM.

Em "BMQ" apesar de a novela ter começado de forma confusa, conseguiu fazer uma novela leve e com pontos de interesse constantes, livrando-se do excesso de violência das tramas anteriores. 

Gosto especialmente das suas vilãs humanas. Adoro a vilã Sara Botelho de "Fala-me de Amor". 

Também é ótima a escrever comédia. É uma comédia mais natural e de situação. 

Em histórias familiares e segredos do passado ninguém a bate. Também é ótima a escrever mulheres mal amadas e complexas.

Os seus diálogos costumam ser naturais, mas bem trabalhados. Gosto quando mete alguma personagem a narrar;

Do António Barreira não gosto e nem desgosto. Acho que escreve boas sinopses e personagens, é ótimo em episódios chave e barracos, mas enche as suas novelas de comédia parola e sem interesse e as vilãs são super básicas, sempre a tentar matar e com frases de efeito. "Flor do Mar" foi muito prejudicada com esses vícios dele. A minha novela favorita dele foi o "Meu Amor", apesar de algo parada e de alguns vícios, gostei de o ver numa novela mais naturalista e a vilã da Lídia Franco era ótima. Também gosto das suas protagonistas são fortes e cativantes. Também lhe dou o mérito de conseguir escrever em ritmo industrial e não ter medo de desafios, como pegar numa novela que não é sua e vai a meio e levar o "barco a bom porto", como fez em "Tu & Eu" ou "Jardins Proibidos 2015". Os seus diálogos por norma são extremamente didáticos e melodramáticos e com alguma vulgaridade;

Do Rui Vilhena, gosto e acho um autor inteligente e que gosta de trazer algo de novo para a ficção, mas ultimamente dá mais importância às vilãs, às frases irónicas e de efeito e aos mistérios e às vezes falha na execução das tramas e das personagens secundárias.

Os seus diálogos são ótimos, mas por vezes exagera nas frases de efeito e nas ironias; 

Gosto muito do João Matos e tenho pena de ser poucas vezes aposta. É um autor multifacetado que consegue escrever tanto novelas leves, como pesadas, ou adultas ou infantis. Um talento desperdiçado;

Do Artur Ribeiro, acho um autor com texto primoroso e muito intelectual, até melhor que o texto do Vilhena. As suas personagens também são carismáticas, tal como os seus vilões. Mas é um autor que escreve de forma às novelas serem lentas e foge de confrontos. Em "Santa Bárbara" a novela andou a passos de caracol e poderia ter sido melhor desenvolvida. Acho que se dá melhor em projetos mais curtos, como séries;

Da Maria João Costa, conheço pouco do seu trabalho. Mas do que vi de "Amar Demais" não desgostei;

A Sandra Santos é uma autora que vai muito pelo seguro e é tudo muito "mais do mesmo". Mas acho que é uma autora que consegue dar uma boa agilidade às suas tramas e em comédia ninguém a bate

Não gosto muito dos seus protagonistas "bicho do mato" e os seus diálogos são simples, mas naturais; 

A Patrícia Müller acho que tem mais talento para projetos mais curtos. Em novelas ela tenta inovar mas depois saí algo sem nexo, como os finais de "Mar de Paixão" e "Rosa Fogo". Apesar de ela ter um sentido de humor incrível, ela há uns anos tinha um programa no Canal Q e era ótimo. Ela própria às vezes gozava com as suas novelas :riso:

Sobre os autores SP eu acho que eles são muito limitados pelas imposições da produtora. 

Mas gosto bastante do Pedro Lopes, tem bons textos, consegue criar boas tramas. As últimas novelas dele até tinham boas tramas paralelas. Acho que é um autor muito prejudicado por as novelas serem muito longas. Os seus textos e diálogos são bons e bem escritos. Acho que é o autor Português que escreve melhor ganchos;

Da Inês Gomes não desgosto, mas acho uma autora muito preguiçosa, que vai sempre muito para o "mais do mesmo" e não inova. Também não gosto do "machismo" que imprime às suas obras. Vem @Televisão 10:mico:

Mas como adaptou "Nunca Digas Adeus" eu passo pano. :adoro:

Mas acho uma autora que escreve novelas agradáveis. As suas protagonistas irritam um pouco com as suas indecisões amorosas e as suas vilãs parecem que são invencíveis, só quebrando no fim. É um pouco irritante.

Os seus diálogos são bons e naturais;

Também existem autores como o André Ramalho, a Eduarda Laia, o Alexandre Castro e a Ana Casaca, que escreveram poucas novelas a solo para conseguir avaliar. 

Também existiu o falecido Tozé Martinho, que foi muito importante para a nossa ficção, apesar de as últimas novelas dele terem alguns problemas, achava um autor talentoso e que escrevia minimamente bem. Apesar de não se ter adaptado à evolução dos tempos. Não merecia ter passado os últimos anos no ostracismo. Até porque existiram novelas bem piores que as últimas dele a serem produzidas e exibidas. O que achas dele? 

Existe o Manual Arouca também, mas acho um autor horrível. Só sabe criar vilãs boas, porque de resto, é para esquecer e espero que nunca mais escreva nenhuma novela. 

Apesar de tudo, acho que neste momento escrever ficção para Portugal deve ser muito difícil, pois os autores não têm grandes liberdades e têm que seguir cada vez mais ordens das direções dos canais, o que não deve ser fácil e até frustrante, principalmente agora com esta moda das novelas "cómicas, leves e tradicionais". 

É isto! Desculpem o testamento. :)

@D91, @Dimitri, @xfinity, @Vitória, @John123, @Free Live, @Guida, @Rui Melo, se quiserem dar a vossa opinião estejam à vontade e quem quiser obviamente. 

Acho que, em Portugal, os autores das telenovelas são muito pouco respeitados. Na verdade, o próprio produto é menosprezado (e cada vez mais). Percebo perfeitamente quando um autor se queira afastar do formato.

As direcções televisivas, através de diversas pressões, afectam e dificultam bastante o trabalho do autor. Consequentemente, o trabalho do actor. Essas pressões manifestam-se através de, por exemplo, pedidos de alteração nas novelas devido ao insucesso, abuso de poder em relação ao produto e desrespeito pela liberdade artística do autor, esticanço excessivo do produto em caso de sucesso, adulterando completamente a premissa inicial da obra (como aconteceu com A Única Mulher, inicialmente uma boa novela, mas que, inevitavelmente, se perdeu)...

Em Portugal, temos excelentes autores. Sem essas pressões superiores que referi, certamente teríamos tido muitas mais excelentes novelas. Infelizmente, essas contam-se pelos dedos. 

Dos bons autores, em primeiro lugar, destaco o Rui Vilhena. Apesar de ter alguns vícios de escrita e de criar núcleos secundários bastante irritantes e algumas tramas, por vezes, desinteressantes, é o melhor autor que temos, na minha opinião. Não consigo desgostar de nenhuma novela sua; mesmo a mais fraca (Sedução), consegue ser absolutamente fantástica. Os seus diálogos envolventes, as tramas principais muito bem construídas, as personagens memoráveis e o elenco soberbo em todas as novelas fazem com que as mesmas sejam as melhores alguma vez feitas em Portugal. No entanto, não são daquelas novelas que todos podem "consumir"; são novelas para um público mais específico. 
Infelizmente, nos últimos quinze anos, só escreveu novelas que não se saíram muito bem a nível audiométrico: Olhos nos Olhos foi remetida para terceiro horário um mês e meio após a estreia (mas mesmo assim teve audiências aceitáveis); Sedução teve um tratamento semelhante ao de Olhos nos Olhos, sendo, portanto, impossível fixar público e, daí, impossível ter sucesso. Na Corda Bamba foi "a novela certa na altura errada", citando Nuno Santos. Certamente, se estreasse dois anos antes, seria um sucesso (ou, pelo menos, seria mais bem sucedida). Nem vou falar da sua passagem pela Globo, porque foi só deprimente. Apesar de tudo, é um autor muito respeitado e valorizado (pelo menos no nosso país).

A par do Rui Vilhena está, claramente, o João Matos. Com menos ironias e "diálogos cultos", é certo, mas com histórias surpreendentes. Mundo Meu e Mundo ao Contrário estarão, talvez, entre as minhas telenovelas favoritas. Não sei porque é tão posto de parte; rejeitado. Acho que já deu provas que escreve muitíssimo bem e que é bastante versátil, passando "do 8 ao 80". 

A estes dois autores "novos", acrescento também o António Barreira e o Artur Ribeiro. O António é, também, um autor excelente. Escreve coisas bastante boas (Fascínios, Meu Amor, Remédio Santo...) e consegue revitalizar as menos boas (diga-se: novelas do Arouca, de quem já irei falar). Também escreveu coisas menos boas (Destinos Cruzados e Alguém Perdeu :cryhappy:), mas o balanço é, sem dúvida, positivo. Confesso que tenho curiosidade na novela que ele está a desenvolver para a Netflix. O Artur é um bom autor, mas penso que, como disseram, se dá melhor em projectos mais curtos. Confesso que, desde Belmonte, tem sido desilusão atrás de desilusão. Não é que as novelas seguintes fossem más (de todo!), mas esperava um bocadinho mais...

Também gosto muito da Maria João Costa. Ouro Verde e Amar Demais foram maravilhosas. A excepção é Valor da Vida, em parte.
Ao contrário de vocês (pelo que vejo), não gosto nada da Inês Gomes. Detestei Amor Maior e Terra Brava e não gostei d'A Serra. A melhor foi mesmo Mar Salgado, que é, de longe, uma novela perfeita.
Já a Sandra Santos é outra das autoras que não me prende muito com as suas obras. Gostava de a ver numa obra mais pesada ou, se quiserem, menos light.

Dos mais antigos, no fundo, as âncoras do formato telenovela em Portugal, destaco o trabalho notável de Francisco Nicholson, escritor da Vila Faia original; um verdadeiro mestre. Todas as novelas dele são fantásticas. Destaco a última que escreveu: O Olhar da Serpente. Um produto extraordinário que acabou colado às Televendas, de madrugada. Tal como a sua última novela, também o próprio não teve muita sorte, acabando na penumbra. Não sei se foi por sua vontade que não voltou a escrever, mas tenho a certeza que, se continuasse, iria escrever mais algumas boas obras. 

Também gosto muitíssimo do eterno Tozé Martinho. Roseira Brava, Todo o Tempo do Mundo, Amanhecer e A Outra são, para mim, algumas das melhores coisinhas alguma vez feitas no nosso país. Escreveu outras menos boas, como Sentimentos, mas conseguiu "redimir-se dos seus pecados" com Louco Amor, que, apesar de não ser a melhor novela de sempre (nem a melhor novela que escreveu), teve um bom desenvolvimento. Não sei se o seu afastamento (tanto da escrita como da representação) foi por vontade própria, mas creio que terá sido; Louco Amor teve excelentes audiências e conseguiu conter as "bombas" da SIC. Só voltou a aparecer em Sara, em 2018, pouco tempo antes de morrer, com a fala icónica "desde que me paguem...". Está a deixar saudades... 

O pior autor desta época de "nascimento" é o Manuel Arouca, sem dúvida. As novelas dele são bastante pachorrentas (todas, sem excepção). Só as consigo suportar em episódios duplos. E é o autor que menos se conseguiu reinventar ao longo dos tempos. A televisão avançou e o Manuel Arouca ficou parado em 1996, com o mesmo tipo de escrita e com a mesma lentidão. Isso não aconteceu muito com o Nicholson nem com o Tozé. Quem vê, por exemplo, uma Vila Faia e depois Os Lobos, percebe que o ritmo, os diálogos e o desenvolvimento são absolutamente diferentes. A única coisa que sabe escrever bem são os vilões, que acabam, em quase todos os casos, por carregar a novela às costas (Daniel Cruz em Primeiro Amor e a em Baía das Mulheres, por exemplo - os melhores). Curiosamente, gostei d'A Jóia de África. Se calhar, em projectos mais curtos, sairia-se melhor. Não conheço a escrita dele, mas dizem que ele escreve cada episódio como se escrevesse um romance. Para escrever uma telenovela é necessária muita mais agilidade de escrita (digo eu). 

On 17/04/2022 at 04:51, Poderoso TV! disse:

Podes acrescentar a essa lista a Maria João Mira que é uma autora veterana e é a única que sobrou da "velha guarda".

Maria João Mira já merecia o estatuto de "vedeta" a nível de autoria; mas não o tem. Foi das autoras mais maltratadas, que suportou todas as exigências e esticanços, mas que dirigiu com mestria a Casa da Criação - de onde saíram coisas muito boas -, que escreveu grandes novelas e que é extremamente versátil (talvez a mais versátil de todos os autores), doseando bem o drama, a comédia e a tragédia. Destaco Doida Por Ti, que, nas mãos de um outro autor, acabaria por cair no ridículo. Espero que lhe dêem esse estatuto maior, respeitando-a um pouco mais (porque merece). A partir de agora, que faça pausas maiores para conseguir criar melhor, de modo a que não caia novamente em tolices como Prisioneira. A culpa da tragédia que aconteceu com aquela novela foi da TVI, que desgastou a autora até não poder mais.
 

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há 1 hora, Guida disse:

Acho que, em Portugal, os autores das telenovelas são muito pouco respeitados. Na verdade, o próprio produto é menosprezado (e cada vez mais). Percebo perfeitamente quando um autor se queira afastar do formato.

As direcções televisivas, através de diversas pressões, afectam e dificultam bastante o trabalho do autor. Consequentemente, o trabalho do actor. Essas pressões manifestam-se através de, por exemplo, pedidos de alteração nas novelas devido ao insucesso, abuso de poder em relação ao produto e desrespeito pela liberdade artística do autor, esticanço excessivo do produto em caso de sucesso, adulterando completamente a premissa inicial da obra (como aconteceu com A Única Mulher, inicialmente uma boa novela, mas que, inevitavelmente, se perdeu)...

Em Portugal, temos excelentes autores. Sem essas pressões superiores que referi, certamente teríamos tido muitas mais excelentes novelas. Infelizmente, essas contam-se pelos dedos. 

Dos bons autores, em primeiro lugar, destaco o Rui Vilhena. Apesar de ter alguns vícios de escrita e de criar núcleos secundários bastante irritantes e algumas tramas, por vezes, desinteressantes, é o melhor autor que temos, na minha opinião. Não consigo desgostar de nenhuma novela sua; mesmo a mais fraca (Sedução), consegue ser absolutamente fantástica. Os seus diálogos envolventes, as tramas principais muito bem construídas, as personagens memoráveis e o elenco soberbo em todas as novelas fazem com que as mesmas sejam as melhores alguma vez feitas em Portugal. No entanto, não são daquelas novelas que todos podem "consumir"; são novelas para um público mais específico. 
Infelizmente, nos últimos quinze anos, só escreveu novelas que não se saíram muito bem a nível audiométrico: Olhos nos Olhos foi remetida para terceiro horário um mês e meio após a estreia (mas mesmo assim teve audiências aceitáveis); Sedução teve um tratamento semelhante ao de Olhos nos Olhos, sendo, portanto, impossível fixar público e, daí, impossível ter sucesso. Na Corda Bamba foi "a novela certa na altura errada", citando Nuno Santos. Certamente, se estreasse dois anos antes, seria um sucesso (ou, pelo menos, seria mais bem sucedida). Nem vou falar da sua passagem pela Globo, porque foi só deprimente. Apesar de tudo, é um autor muito respeitado e valorizado (pelo menos no nosso país).

A par do Rui Vilhena está, claramente, o João Matos. Com menos ironias e "diálogos cultos", é certo, mas com histórias surpreendentes. Mundo Meu e Mundo ao Contrário estarão, talvez, entre as minhas telenovelas favoritas. Não sei porque é tão posto de parte; rejeitado. Acho que já deu provas que escreve muitíssimo bem e que é bastante versátil, passando "do 8 ao 80". 

A estes dois autores "novos", acrescento também o António Barreira e o Artur Ribeiro. O António é, também, um autor excelente. Escreve coisas bastante boas (Fascínios, Meu Amor, Remédio Santo...) e consegue revitalizar as menos boas (diga-se: novelas do Arouca, de quem já irei falar). Também escreveu coisas menos boas (Destinos Cruzados e Alguém Perdeu :cryhappy:), mas o balanço é, sem dúvida, positivo. Confesso que tenho curiosidade na novela que ele está a desenvolver para a Netflix. O Artur é um bom autor, mas penso que, como disseram, se dá melhor em projectos mais curtos. Confesso que, desde Belmonte, tem sido desilusão atrás de desilusão. Não é que as novelas seguintes fossem más (de todo!), mas esperava um bocadinho mais...

Também gosto muito da Maria João Costa. Ouro Verde e Amar Demais foram maravilhosas. A excepção é Valor da Vida, em parte.
Ao contrário de vocês (pelo que vejo), não gosto nada da Inês Gomes. Detestei Amor Maior e Terra Brava e não gostei d'A Serra. A melhor foi mesmo Mar Salgado, que é, de longe, uma novela perfeita.
Já a Sandra Santos é outra das autoras que não me prende muito com as suas obras. Gostava de a ver numa obra mais pesada ou, se quiserem, menos light.

Dos mais antigos, no fundo, as âncoras do formato telenovela em Portugal, destaco o trabalho notável de Francisco Nicholson, escritor da Vila Faia original; um verdadeiro mestre. Todas as novelas dele são fantásticas. Destaco a última que escreveu: O Olhar da Serpente. Um produto extraordinário que acabou colado às Televendas, de madrugada. Tal como a sua última novela, também o próprio não teve muita sorte, acabando na penumbra. Não sei se foi por sua vontade que não voltou a escrever, mas tenho a certeza que, se continuasse, iria escrever mais algumas boas obras. 

Também gosto muitíssimo do eterno Tozé Martinho. Roseira Brava, Todo o Tempo do Mundo, Amanhecer e A Outra são, para mim, algumas das melhores coisinhas alguma vez feitas no nosso país. Escreveu outras menos boas, como Sentimentos, mas conseguiu "redimir-se dos seus pecados" com Louco Amor, que, apesar de não ser a melhor novela de sempre (nem a melhor novela que escreveu), teve um bom desenvolvimento. Não sei se o seu afastamento (tanto da escrita como da representação) foi por vontade própria, mas creio que terá sido; Louco Amor teve excelentes audiências e conseguiu conter as "bombas" da SIC. Só voltou a aparecer em Sara, em 2018, pouco tempo antes de morrer, com a fala icónica "desde que me paguem...". Está a deixar saudades... 

O pior autor desta época de "nascimento" é o Manuel Arouca, sem dúvida. As novelas dele são bastante pachorrentas (todas, sem excepção). Só as consigo suportar em episódios duplos. E é o autor que menos se conseguiu reinventar ao longo dos tempos. A televisão avançou e o Manuel Arouca ficou parado em 1996, com o mesmo tipo de escrita e com a mesma lentidão. Isso não aconteceu muito com o Nicholson nem com o Tozé. Quem vê, por exemplo, uma Vila Faia e depois Os Lobos, percebe que o ritmo, os diálogos e o desenvolvimento são absolutamente diferentes. A única coisa que sabe escrever bem são os vilões, que acabam, em quase todos os casos, por carregar a novela às costas (Daniel Cruz em Primeiro Amor e a em Baía das Mulheres, por exemplo - os melhores). Curiosamente, gostei d'A Jóia de África. Se calhar, em projectos mais curtos, sairia-se melhor. Não conheço a escrita dele, mas dizem que ele escreve cada episódio como se escrevesse um romance. Para escrever uma telenovela é necessária muita mais agilidade de escrita (digo eu). 

Maria João Mira já merecia o estatuto de "vedeta" a nível de autoria; mas não o tem. Foi das autoras mais maltratadas, que suportou todas as exigências e esticanços, mas que dirigiu com mestria a Casa da Criação - de onde saíram coisas muito boas -, que escreveu grandes novelas e que é extremamente versátil (talvez a mais versátil de todos os autores), doseando bem o drama, a comédia e a tragédia. Destaco Doida Por Ti, que, nas mãos de um outro autor, acabaria por cair no ridículo. Espero que lhe dêem esse estatuto maior, respeitando-a um pouco mais (porque merece). A partir de agora, que faça pausas maiores para conseguir criar melhor, de modo a que não caia novamente em tolices como Prisioneira. A culpa da tragédia que aconteceu com aquela novela foi da TVI, que desgastou a autora até não poder mais.
 

Identifico me a 100% com o teu texto. Gostaria apenas de acrescentar que o Pedro Lopes é um excelente autor, para mim o segundo melhor, atrás do Vilhena. Escreveu das melhores novelas da SIC: Laços de Sangue e Dancin Days (pese embora esta última se tenha arrastado, mas não tanto por culpa dele mas pelo esticanço característico que a SIC nos acostumou). Alem disso deu nos series incriveis: Liberdade 21, Cidade Despida, Glória... Gostava de o ver escrever uma novela para a TVI, seria interessante.

A Guida não referiu também a Patrícia Muller, mas sei a sua opinião. Bom, a meu ver Mistura Fina foi muito boa, tendo os aeus defeitos claro, mas a escrita e o desenvolvimento foram muito bons. Também gostei de Deixa que te Leve (eu sei que a premissa e os primeiros episódios foram da autoria da Sandra Santos, tentando replicar o sucesso do Feitiço de Amor, mas ainda assim o desenvolvimento posterior feito pela Muller foi muito bem conseguido). Mas ela esta longe de ser uma autora boa. Escreveu novelas pavorosas como Mar de Paixão, Rosa de Fogo e Poderosas...

Concordo ainda com o que alguém aqui disse sobre as autoras de Paixão não merecerem ser crucificadas por essa novela. Espero que tenham mais oportunidades, quiçá em séries. 

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há 42 minutos, Rui Melo disse:

Mar de Paixão, Rosa de Fogo e Poderosas...

"Rosa Fogo" não pode ser igualada com essas duas podridões. 

A novela não é um masterpiece, mas é boa. O final, pronto, foi fraco e mal desenvolvido. 

RF foi uma novela nomeada para os iEmmy :cryhappy:

Editado por xfinity
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há 13 minutos, xfinity disse:

"Rosa Fogo" não pode ser igualada com essas duas podridões. 

A novela não é um masterpiece, mas é boa. O final, pronto, foi fraco e mal desenvolvido. 

RF foi a última novela da SIC com uma nomeação para os iEmmy :cryhappy:

Foi "Vidas Opostas"!

há 34 minutos, Rui Melo disse:

Identifico me a 100% com o teu texto. Gostaria apenas de acrescentar que o Pedro Lopes é um excelente autor, para mim o segundo melhor, atrás do Vilhena. Escreveu das melhores novelas da SIC: Laços de Sangue e Dancin Days (pese embora esta última se tenha arrastado, mas não tanto por culpa dele mas pelo esticanço característico que a SIC nos acostumou). Alem disso deu nos series incriveis: Liberdade 21, Cidade Despida, Glória... Gostava de o ver escrever uma novela para a TVI, seria interessante.

A Guida não referiu também a Patrícia Muller, mas sei a sua opinião. Bom, a meu ver Mistura Fina foi muito boa, tendo os aeus defeitos claro, mas a escrita e o desenvolvimento foram muito bons. Também gostei de Deixa que te Leve (eu sei que a premissa e os primeiros episódios foram da autoria da Sandra Santos, tentando replicar o sucesso do Feitiço de Amor, mas ainda assim o desenvolvimento posterior feito pela Muller foi muito bem conseguido). Mas ela esta longe de ser uma autora boa. Escreveu novelas pavorosas como Mar de Paixão, Rosa de Fogo e Poderosas...

Concordo ainda com o que alguém aqui disse sobre as autoras de Paixão não merecerem ser crucificadas por essa novela. Espero que tenham mais oportunidades, quiçá em séries. 

É ao contrário. Os primeiros episódios é que foram escritos pela Patrícia Müller e os seguintes até ao fim pela Sandra Santos, que fez algumas mudanças, como aumentar o núcleo do Manuel Carrapiço e tornar a Márcia numa vilã mais cómica. Além do quem matou do vilão do António Capelo. 

E pelo que o @Dimitri disse o autor principal de "Mistura Fina" era o António Barreira, a Patrícia era colaboradora.

 

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há 13 horas, Rui Melo disse:

Identifico me a 100% com o teu texto. Gostaria apenas de acrescentar que o Pedro Lopes é um excelente autor, para mim o segundo melhor, atrás do Vilhena. Escreveu das melhores novelas da SIC: Laços de Sangue e Dancin Days (pese embora esta última se tenha arrastado, mas não tanto por culpa dele mas pelo esticanço característico que a SIC nos acostumou). Alem disso deu nos series incriveis: Liberdade 21, Cidade Despida, Glória... Gostava de o ver escrever uma novela para a TVI, seria interessante.

A Guida não referiu também a Patrícia Muller, mas sei a sua opinião. Bom, a meu ver Mistura Fina foi muito boa, tendo os aeus defeitos claro, mas a escrita e o desenvolvimento foram muito bons. Também gostei de Deixa que te Leve (eu sei que a premissa e os primeiros episódios foram da autoria da Sandra Santos, tentando replicar o sucesso do Feitiço de Amor, mas ainda assim o desenvolvimento posterior feito pela Muller foi muito bem conseguido). Mas ela esta longe de ser uma autora boa. Escreveu novelas pavorosas como Mar de Paixão, Rosa de Fogo e Poderosas...

Concordo ainda com o que alguém aqui disse sobre as autoras de Paixão não merecerem ser crucificadas por essa novela. Espero que tenham mais oportunidades, quiçá em séries. 

também gosto muito do Pedro Lopes, sim.

Quanto a Deixe Que Te Leve, foi ao contrário. Foi desenvolvida precipuamente pela Patrícia Müller e depois pela Sandra Santos. A Müller foi afastada a meio, devido ao fraco desempenho. A Sandra Santos é que revitalizou a novela. Curiosamente, o afastamento da Müller foi a última grande decisão do Moniz antes de sair da TVI.
Não preciso mesmo de falar muito dela... É para mim a pior autora de telenovelas em Portugal. Já li um livro dela e também não gostei. Demasiado sobrevalorizada, na minha opinião. 

Editado por Guida
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há 32 minutos, Guida disse:

também gosto muito do Pedro Lopes, sim.

Quanto a Deixe Que Te Leve, foi ao contrário. Foi desenvolvida precipuamente pela Patrícia Müller e depois pela Sandra Santos. A Müller foi afastada a meio, devido ao fraco desempenho. A Sandra Santos é que revitalizou a novela. Curiosamente, o afastamento da Müller foi a última grande decisão do Moniz antes de sair da TVI.
Não preciso mesmo de falar muito dela... É para mim a pior autora de telenovelas em Portugal. Já li um livro dela e também não gostei. Demasiado sobrevalorizada, na minha opinião. 

Exatamente! E a novela começou a subir em setembro de 2009 quando começaram as alterações da Sandra Santos. 

Ironicamente a novela tem uma estreia arrasadora e com o passar dos episódios começa a baixar, sendo que tem resultados fracos nesse Verão e até ameaçada pelo "Salve-se Quem Puder", o que era impensável na altura! 

Quando a novela passa para as 22H15 e com as alterações da SS, a novela explode!

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