srcbica Posted April 3 Posted April 3 há 18 horas, Pedro M. disse: Então e ele vai comprar o jornal para procurar emprego? Feliz 2001. Gozas, mas lembraste-me a seguinte situação: aqui há duas semanas sensivelmente vi no "Diário de Coimbra" um classificado. Era um casal belga que estava à procura de uma mulher a dias para trabalhar na Bélgica, mesmo! Se a mulher fosse casada, arranjavam emprego também na casa para o marido. Eu achei a situação tão estranha! Fiquei a pensar "Por que no Diário de Coimbra? Não há imigrantes na Bélgica? Isto será a sério?" A minha mente noveleira imaginou logo uma situação rocambolesca, tipo mansão assombrada ou tráfico. 7 Quote
Rui Melo Posted May 1 Author Posted May 1 A minha empresa ja esta a apostar também na automação de determinadas tarefas com sistemas de IA. No entanto, muitas falhas se levantam e isto leva me a crer que ainda estamos muito longe da era distopica em que a IA absorve todos os empregos. No entanto, a adaptação do fator humano é urgente. A questão já não e se vamos trabalhar com IA, mas como vamos. Quem ficar preso a equipas cujo trabalho e mais operacional e repetitivo pode ficar para tras. O certo e começar a pensar em areas que envolvam analise e pensamento critico. 3 Quote
Fernando Posted May 1 Posted May 1 6 hours ago, Rui Melo said: A minha empresa ja esta a apostar também na automação de determinadas tarefas com sistemas de IA. No entanto, muitas falhas se levantam e isto leva me a crer que ainda estamos muito longe da era distopica em que a IA absorve todos os empregos. No entanto, a adaptação do fator humano é urgente. A questão já não e se vamos trabalhar com IA, mas como vamos. Quem ficar preso a equipas cujo trabalho e mais operacional e repetitivo pode ficar para tras. O certo e começar a pensar em areas que envolvam analise e pensamento critico. Em todas as eras há correntes apocalípticas acerca do desenvolvimento tecnológico. A inteligência artificial vai mudar a forma de viver, mas não vai ser uma coisa tão drástica nem tão abrupta. Ando a estudar para a minha tese o final dos anos 1990 e havia discursos semelhantes em torno da internet, e é engraçado perceber que a maioria desses discrusos não se concretizaram. Não vamos ficar todos sem emprego de um dia para o outro, assim como outros empregos serão criados. É um processo mais do que natural. Há muita euforia com a AI, mas há-de passar. 4 1 Quote
AndreRob Posted May 1 Posted May 1 Uma coisa a IA irá ajudar... a libertar-nos das amarras do trabalho repetitivo, assim como as maquinas fizeram , assim como a internet fez... pode ter os seus maleficios (sobretudo a exposição que pode criar a ataques e manipulação) mas em termos de produtividade e resposta dos sistemas é uma evolução brutal. Aquilo que eu faço hoje em dia daqui a 5 anos será tudo feito por bots... o nosso trabalho será apenas gerir o produto. E em nenhum dessas epocas aumentou o desemprego, aumentou foi o tempo de descanso e diminuiu o esforço fisico e a possibilidade de fazer algo além do mesmo a vida toda... 2 1 Quote
Rui Melo Posted May 1 Author Posted May 1 há 16 minutos, AndreRob disse: Uma coisa a IA irá ajudar... a libertar-nos das amarras do trabalho repetitivo, assim como as maquinas fizeram , assim como a internet fez... pode ter os seus maleficios (sobretudo a exposição que pode criar a ataques e manipulação) mas em termos de produtividade e resposta dos sistemas é uma evolução brutal. Aquilo que eu faço hoje em dia daqui a 5 anos será tudo feito por bots... o nosso trabalho será apenas gerir o produto. E em nenhum dessas epocas aumentou o desemprego, aumentou foi o tempo de descanso e diminuiu o esforço fisico e a possibilidade de fazer algo além do mesmo a vida toda... Compreendo o que dizes. Mas temo e que a preguiça mental impere. Ja ves muita gente a usar o Chat GPT ou o Gemini como forma de “resume me isto”. Ao invés de desafiarem para coisas realmente úteis 1 Quote
AndreRob Posted May 1 Posted May 1 há 1 minuto, Rui Melo disse: Compreendo o que dizes. Mas temo e que a preguiça mental impere. Ja ves muita gente a usar o Chat GPT ou o Gemini como forma de “resume me isto”. Ao invés de desafiarem para coisas realmente úteis Essa é a parte probelmática da coisa ou seja o facilitismo também cria a falta de capacidade de querer saber mais, por isso é preciso começar a introduzir na educação e no ensino o uso dessas ferramentas de forma controlada. Quanto mais tarde pior. 4 Quote
InesMig Posted May 1 Posted May 1 On 01/04/2026 at 20:28, Rui Melo disse: Conhecem alguém que trabalhe em alguma das Big4? Particularmente a PwC? Ouve-se muito que as consultoras tendem a explorar e faz-se muitas horas, mas a progressão acho que é boa e é uma marca forte no currículo. Também sei que ha muitas chefias toxicas, mas la esta tudo depende sempre da equipa onde se calha. Um exemplo disso é que um amigo meu trabalhou na EDP e queixou se de fazer muitas horas e ter pouca qualidade de vida, enquanto tenho outra amiga noutro departamento que sai sempre a horas e ainda lhe dao tardes livres se for preciso (mas e uma area que nao mexe tanto com o ponteiro da empresa). Voltando as Big4, acho que em Portugal ate nem é dificil entrar. Diria que depende muito da faculdade onde se estudou Em consultoria tens de tudo um pouco mas qualquer empresa podes apanhar ambientes bons ou maus, depende da equipa Mas sem dúvida que abre portas e muitos acabam por ser recrutados pelos clientes Quote
Rui Melo Posted May 2 Author Posted May 2 há 12 horas, InesMig disse: Em consultoria tens de tudo um pouco mas qualquer empresa podes apanhar ambientes bons ou maus, depende da equipa Mas sem dúvida que abre portas e muitos acabam por ser recrutados pelos clientes Eu acho que com a minha experiência já consigo algo mais confortável sem ter de passar pelas Big4. Aquilo que eu acho que pode ajudar e caso eu queira reposicionar me numa certa área. Ai a consultoria pode ajudar Quote
InesMig Posted May 2 Posted May 2 há 21 minutos, Rui Melo disse: Eu acho que com a minha experiência já consigo algo mais confortável sem ter de passar pelas Big4. Aquilo que eu acho que pode ajudar e caso eu queira reposicionar me numa certa área. Ai a consultoria pode ajudar PWC parece-me ser a melhor opção 2 Quote
SecretNavy Posted May 2 Posted May 2 A internet mudou tudo. A IA está a mudar tudo. Felizmente ou infelizmente (depende de quem fala) nada vai ser o mesmo. 1 1 Quote
Rui Melo Posted Thursday at 06:24 PM Author Posted Thursday at 06:24 PM Coisas que valorizo em ambiente laboral Sair a horas Chefia compreensiva Adaptação dos programas às necessidades de cada um Colaboração entre equipa e partilha de ideias Iniciativa para automação de processos/redução de volumes Coisas que abomino em ambiente laboral Chefias tóxicas Colegas que gostam de “mandar”, não sendo chefes Distribuição de trabalho desigual Formações parcas Fofocas entre colegas / atribuição de alcunhas em ambiente profissional 7 1 Quote
Recommended Posts