Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Decidi criar este tópico pois acredito não existir nenhum congénere aqui no Fórum.

Ainda que este cantinho virtual sirva para nos abstrairmos do nosso quotidiano, penso que pode ser util a existência de um tópico para partilhar alegrias e frustrações das nossas carreiras.

Lanço aqui a minha primeira discussão: Näo sentem que esta cada vez mais difícil a procura de emprego? A IA foi o pior que podia acontecer com os sistemas de ATS, é muito injusto um candidato nem ter o CV visto por um humano so porque faltam conceitos chave… Mesmo os que passam, parece que é avaliado o CV « mais bonito » do que as qualidades.

Mais ainda, sinto que procurar emprego fora de Portugal e ainda mais desafiante, pelo menos ainda morando aqui. E na verdade as empresas logicamente preferem quem ja more no pais e tenha as burocracias tratadas

Edited by Rui Melo
  • Thanks 5
Posted
há 4 horas, Rui Melo disse:

Decidi criar este tópico pois acredito não existir nenhum congénere aqui no Fórum.

Ainda que este cantinho virtual sirva para nos abstrairmos do nosso quotidiano, penso que pode ser util a existência de um tópico para partilhar alegrias e frustrações das nossas carreiras.

Lanço aqui a minha primeira discussão: Näo sentem que esta cada vez mais difícil a procura de emprego? A IA foi o pior que podia acontecer com os sistemas de ATS, é muito injusto um candidato nem ter o CV visto por um humano so porque faltam conceitos chave… Mesmo os que passam, parece que é avaliado o CV « mais bonito » do que as qualidades.

Mais ainda, sinto que procurar emprego fora de Portugal e ainda mais desafiante, pelo menos ainda morando aqui. E na verdade as empresas logicamente preferem quem ja more no pais e tenha as burocracias tratadas

Mesmo! Eu já nem entendo que tipo de CV's as empresas querem, sou do tempo do Europass, por exemplo. xD

Em relação aos empregos, o pior é quando estás numa idade em que não és recém-licenciado mas também não tens experiência suficiente. As empresas só querem estes dois extremos, ou muita experiência ou recém-licenciados. 

• Like 3
  • Sad 3
Posted

Tenho que pensar nisso, quando voltar ao mercado.

O meu CV na altura era uma cena básica feita em word (mas bonitinha)

Quero sair desta espelunca até ao fim do ano, caso não me dêm o bónus devido :apontando:

• Like 2
Posted
há 8 horas, AndreRob disse:

Curiosamente a taxa de desemprego é das mais baixas dos ultimos anos, mesmo a nivela de inscrições no centro de emprego caiu a pique...

Sim, o que não significa que as pessoas estejam a receber bem ou satisfeitas com a posição que ocupam

• Like 5
Posted
há 10 horas, D91 disse:

Eu fiz o meu CV no Canva. Mas também acho que a primeira vez que fiz foi no Europass.

Eu fiz no word mesmo. Prefiro ter os designs a minha maneira. Estou contente com o CV que tenho e acho que cumpre os requisitos atuais. So falta alguém me dar a mão 

há 11 horas, Patiño disse:

Mesmo! Eu já nem entendo que tipo de CV's as empresas querem, sou do tempo do Europass, por exemplo. xD

Em relação aos empregos, o pior é quando estás numa idade em que não és recém-licenciado mas também não tens experiência suficiente. As empresas só querem estes dois extremos, ou muita experiência ou recém-licenciados. 

Esquece, Europass eles nem olham… 

Mas estou nessa fase e sinto muito isso. Ha oportunidades de estagio boas em empresas que procuro, e depois ha vagas que requerem mais de 7 anos de experiência… Por outro lado, as empresas estao a buscar mais vagas de IT e software developer em vez de expertise nas areas do negocio.

A informatica so veio para nos escravizar e roubar nos os empregos. Quem me dera que acontecesse uma catástrofe tecnológica que fizesse a informática regredir a niveis de 1960…

• Like 4
  • Shock 2
Posted
há 5 horas, Rui Melo disse:

Eu fiz no word mesmo. Prefiro ter os designs a minha maneira. Estou contente com o CV que tenho e acho que cumpre os requisitos atuais. So falta alguém me dar a mão 

Esquece, Europass eles nem olham… 

Mas estou nessa fase e sinto muito isso. Ha oportunidades de estagio boas em empresas que procuro, e depois ha vagas que requerem mais de 7 anos de experiência… Por outro lado, as empresas estao a buscar mais vagas de IT e software developer em vez de expertise nas areas do negocio.

A informatica so veio para nos escravizar e roubar nos os empregos. Quem me dera que acontecesse uma catástrofe tecnológica que fizesse a informática regredir a niveis de 1960…

Menos tecnologia, mais humanismo. É o que falta nas empresas

• Like 3
  • Thanks 2
Posted

Ainda sobre procurar emprego fora de Portugal. Para quem reside fora do pais, como fizeram/consideram mais facil?

Esperar ser contratado por alguma multinacional estando ainda a morar aqui, ou arriscar e ir so sem emprego sendo incerto o tempo que pode levar a uma recolocação?

Tenho andado a procura especialmente em Espanha, mas nem entrevistas consigo. Jamais, me vão contactar estando sem residência la, e ainda ha o fator lingua que e bem rigoroso neste pais… Por outro lado, pondero Belgica e Holanda, que acolhem mais facilmente estrangeiros (e ha mais opções na minha area), alem de que facilitam o emprego em ingles. Mas Espanha era mesmo o meu sonho….

Nao sei mesmo o que hei de fazer a vida, mas em Portugal nao da mesmo para ficar. Ha oportunidades boas de emprego, mas depois como e que compro casa? Alem de que estamos numa localização remota da Europa, e para viajar o mundo (que nao abdico), temos pouca vantagem/oferta de voos…

• Like 1
Posted (edited)
há 9 horas, Rui Melo disse:

Ainda sobre procurar emprego fora de Portugal. Para quem reside fora do pais, como fizeram/consideram mais facil?

Bom, eu posso dar um breve relato da minha situação. Estou de mudanças para a Suíça, no próximo mês, mas não foi de todo um processo fácil... até à decisão final, levou cerca de 2 anos. 

Spoiler

Primeiramente, tem muito a ver com a tua área de trabalho. Sou formado em Contabilidade e Gestão Financeira, e anos mais tarde tirei um Mestrado em Gestão. Quando terminei a licenciatura, há 11 anos, consegui uma vaga de emprego para o departamento financeiro de um empresa da minha zona. Estive 5 anos e fui "despedido" em 2020, com a pandemia a empresa atravessou diversos problemas, não era uma grande empresa e como não tinha muitos recursos para se manter de pé, declarou falência. Custou-me imenso, confesso-vos. Há 11 anos, não era tão fácil conseguir emprego na área da contabilidade, e sinceramente acho que o problema persiste hoje em dia, portanto agarrei-me àquele emprego como se fosse a última coisa à face da terra. E fiquei muito embaixo, cheguei até a entrar em uma quase depressão... mas com a ajuda do meu namorado, dos meus amigos e família consegui ultrapassar e em 2021 arranjei emprego numa multinacional em Lisboa. Resultado? Piorou o que estava já débil.

O ambiente, que outrora não era um problema na outra empresa, era um inferno, o salário era relativamente melhor dado que tirei o Mestrado durante os últimos anos que estive na outra empresa. Estive lá de 2021 até setembro de 2025. Durante esse período, felizmente, consegui pedir duas licenças sem vencimento para trabalhar na Suiça, onde consegui, com muita mas muita pesquisa online, uma vaga de trabalho na minha área. O mercado é de certa forma competitivo, não tanto quanto o Marketing que agora está a arrebentar com tudo (o meu namorado é formado em Marketing, e para ele acabou por ser mais difícil do que para mim com a área de Contabilidade e Gestão). Felizmente, em 2024 encontramos uma oportunidade na Suiça, na região alpina e para lá fomos quatro meses. Tive um contrato temporário e obtive o Permis A. Durante aquele ano aprendi alemão e estive a tirar o curso até ao segundo semestre do ano passado, onde consegui finalmente o meu C1. Falta-me o C2. Geralmente, pelo menos na Suiça, conseguem viver em trabalho e em sociedade com um B2. Mas na Suiça não se fala um alemão puro, mas sim o dialeto suiço. Mas, lá está, são umas palavras ou outras, não é nada de extraordinário. Eu safei-me. 

Depois retornamos a Portugal, e em 4 meses fiz mais do que em 1 ano de salário em Portugal. Felizmente, e esta foi a parte positiva que nos deus a oportunidade de poupar mais, a empresa dava-nos alojamento. É uma cadeia de hotéis, e então disponibilizaram-nos um quarto para os quatro meses. Obviamente que pagávamos, mas não era tão dispendioso quanto um flat, ou uma casa. Ainda por cima, há muita burocracia para arrendar um flat ou uma casa, têm que entregar três folhas de ordenado, têm que dar um depósito de três meses (dependente da empresa que está a arrendar a casa) e outras burocracias exigidas pelo cantão. As rendas nas regiões alpinas não são tão grandes como nas grandes cidades, como Zurique ou Berna. Mas, a comuna onde estive e estarei nos próximos tempos é a de Graubünden, onde as rendas são precisamente mais elevadas. 

Mas, pronto, retornei novamente no ano passado, estive lá seis meses, novamente com o Permis A. E a empresa ofereceu-me, a mim e ao meu namorado, um contrato de 12 meses que já nos daria a possibilidade de ter um Permis B. Com um Permis A, na Suíca, pouco conseguem, para vos ser sincero. Arrendar, é mesmo quase impossível, eles verificam os contratos de trabalhos, as vossas possibilidades financeiras, é um país extremamente burocrático. Porém, tivemos sorte com a empresa. Só voltei para portugal para tratar da burocracia que tenho cá como o meu apartamento, entre outras questões. O meu namorado já está na Suíca, com o contrato de 12 meses conseguimos arrendar um flat (poupamos muito, mas muito mesmo) e eu já estou de partida no início do próximo mês para uma aventura que anseio há algum tempo. Já não aguentava a rotina das 09h às 18h30. É muito cansativo. Não se ganha para a quantidade de trabalho que se faz. Na Suiça, trabalho menos horas e ainda consigo fazer teletrabalho duas vezes por semana - a empresa concede aos funcionários esta possibilidade, mas não é obrigatório. Nem todas as empresas lá têm isso. E sempre é bom também não estar dentro do mesmo espaço todos os dias durante anos e anos. 

Durante anos estive a trabalhar como Contabilista, mas na Suíça consegui um trabalho na área de Gestão de Projetos - que, já ansiava há alguns anos e, sinceramente, acho muito mais desafiador e interessante.

Para terminar, não tenham medo de arriscar. O desemprego é terrível, sim. Mas, hoje em dia, e dependente da vossa área, conseguem trabalhar em casa, no estrangeiro... não desistem de procurar e de inovar. :giveheart:

Edited by Afonso
  • Like 2
  • Love 2
  • 3 weeks later...
Posted
On 22/01/2026 at 22:05, Afonso disse:

Para terminar, não tenham medo de arriscar. O desemprego é terrível, sim. Mas, hoje em dia, e dependente da vossa área, conseguem trabalhar em casa, no estrangeiro... não desistem de procurar e de inovar. :giveheart:

Isso é algo que eu já tenho vindo a pensar e que vou procurar.;)

• Like 2
Posted
On 12/02/2026 at 21:11, D91 disse:

Isso é algo que eu já tenho vindo a pensar e que vou procurar.;)

A cena é conseguires emprego não estando ainda a viver no pais… E muito complicado e isto esta dificilimo. 
Depois também ha a questão das linguas… Acho que Belgica, Holanda e Luxemburgo é onde ainda e mais fácil conseguir emprego sendo expat e falando so inglês (não que não queira aprender as línguas, simplesmente não estou confortável em trabalhar nesses idiomas).

E acho que a UE devia regular o uso da IA na seleção dos candidatos. Para mim isso era proibido!

• Thanks 2
Posted
há 2 horas, Rui Melo disse:

(não que não queira aprender as línguas, simplesmente não estou confortável em trabalhar nesses idiomas).

É um bocado complicado fugir à lingua-mãe do país, a não ser que sejas nómada digital. Mas, também é preciso ter fundos para isso. :mosking:

É uma questão de aprendizagem e hábito. Também não me sentia à vontade com o alemão e fui aprendendo, aperfeiçoando e convivendo. No próprio país vais consumir muito a sua língua, o processo de aprendizagem acaba por ser muito mais rápido. 

• Like 2
Posted
há 1 hora, Afonso disse:

É um bocado complicado fugir à lingua-mãe do país, a não ser que sejas nómada digital. Mas, também é preciso ter fundos para isso. :mosking:

É uma questão de aprendizagem e hábito. Também não me sentia à vontade com o alemão e fui aprendendo, aperfeiçoando e convivendo. No próprio país vais consumir muito a sua língua, o processo de aprendizagem acaba por ser muito mais rápido. 

Sim, e para ir a supermercados e conviver com colegas tens mesmo de falar. Mas ha multinacionais onde é possível trabalhar unicamente em inglês 

• 2 weeks later...
Posted

Vou lançar esta pergunta para o ar após uma reflexão minha:

Não acham que estamos cada vez mais perto de chegarmos ao ponto em que os patrões vão ter de engolir sapos para terem/conseguir manter funcionários?

É que estamos numa fase em que em alguns setores eles estão desesperados pela falta deles mas dão-se ao luxo de descartar os que ainda têm.

• Like 3
Posted
há 11 horas, Miguel.carvalho disse:

Vou lançar esta pergunta para o ar após uma reflexão minha:

Não acham que estamos cada vez mais perto de chegarmos ao ponto em que os patrões vão ter de engolir sapos para terem/conseguir manter funcionários?

É que estamos numa fase em que em alguns setores eles estão desesperados pela falta deles mas dão-se ao luxo de descartar os que ainda têm.

Mais ou menos. Não há o candidato excelente, mas existe cada vez mais mão de obra qualificada e com ensino superior. Se formos a falar de trabalhos qualificados vejo muita rotatividade nas empresas, e então empresas grandes substituem os funcionários em duas semanas e nem renegoceiam condições. Do genero « não queres, ha quem queira ».

Acho sinceramente que mais sapos engolem os funcionários do que os patrões 

• Like 5
Posted (edited)
On 21/01/2026 at 00:18, AndreRob disse:

Curiosamente a taxa de desemprego é das mais baixas dos ultimos anos, mesmo a nivela de inscrições no centro de emprego caiu a pique...

Caiu a pique porque quem está em formações no IEFP não conta para essa % estatística mesmo estando desempregado, essa % de desempregados ser a mais baixa dos últimos anos é só para quem gosta de comer gelados com a testa. 

Edited by Froholdt
  • Like 3
  • Disagree 1
  • 4 weeks later...
Posted
On 25/02/2026 at 19:01, Froholdt disse:

Caiu a pique porque quem está em formações no IEFP não conta para essa % estatística mesmo estando desempregado, essa % de desempregados ser a mais baixa dos últimos anos é só para quem gosta de comer gelados com a testa. 

Isso é verdade, quem está em formação no IEFP não conta para essa estatística, o que não faz qualquer sentido. 

• Like 3
Posted
há 7 minutos, D91 disse:

Isso é verdade, quem está em formação no IEFP não conta para essa estatística, o que não faz qualquer sentido. 

Estando em formação e estando a receber bolsa automáticamente para eles estás como pessoa ativa, não sendo isso na realidade verdade. 

• Like 3
  • 2 weeks later...
Posted

Conhecem alguém que trabalhe em alguma das Big4? Particularmente a PwC?

Ouve-se muito que as consultoras tendem a explorar e faz-se muitas horas, mas a progressão acho que é boa e é uma marca forte no currículo. Também sei que ha muitas chefias toxicas, mas la esta tudo depende sempre da equipa onde se calha.

Um exemplo disso é que um amigo meu trabalhou na EDP e queixou se de fazer muitas horas e ter pouca qualidade de vida, enquanto tenho outra amiga noutro departamento que sai sempre a horas e ainda lhe dao tardes livres se for preciso (mas e uma area que nao mexe tanto com o ponteiro da empresa).

Voltando as Big4, acho que em Portugal ate nem é dificil entrar. Diria que depende muito da faculdade onde se estudou

Posted

O que mais adoro nos RH é a fantástica política de não avisarem quando uma pessoa não é selecionada. Nem falo de quando se envia um currículo, aí até compreendo que não digam nada porque são centenas, milhares de candidaturas que recebem, mas quando te chamam para duas entrevistas e depois não dizem nada demonstra uma total falta de humanismo, parece não haver qualquer consideração pela vida das pessoas e uma pessoa nem pede um e-mail bonitinho a explicar o porquê de não ter sido selecionado e um pedido de desculpas, bastava um "não foi selecionado" para o candidato saber se continua com expectativas ou parte para outra.

• Like 5
Posted
há 1 hora, Hugo disse:

O que mais adoro nos RH é a fantástica política de não avisarem quando uma pessoa não é selecionada. Nem falo de quando se envia um currículo, aí até compreendo que não digam nada porque são centenas, milhares de candidaturas que recebem, mas quando te chamam para duas entrevistas e depois não dizem nada demonstra uma total falta de humanismo, parece não haver qualquer consideração pela vida das pessoas e uma pessoa nem pede um e-mail bonitinho a explicar o porquê de não ter sido selecionado e um pedido de desculpas, bastava um "não foi selecionado" para o candidato saber se continua com expectativas ou parte para outra.

E, se fosse só no mundo do emprego, já não era muito mau...

O problema é que fazem isso em quase tudo... é mesmo uma falta de humanismo e de empatia para quem tenta a sua sorte e fica na falsa esperança de ser contactado até saber por terceiros que ficou a fazer figura de parvo, quando já podia estar a tentar novamente a sua sorte noutra oportunidade qualquer... enfim. :desastre2:

• Like 2
Posted
há 11 horas, ilovetv.2008 disse:

E, se fosse só no mundo do emprego, já não era muito mau...

O problema é que fazem isso em quase tudo... é mesmo uma falta de humanismo e de empatia para quem tenta a sua sorte e fica na falsa esperança de ser contactado até saber por terceiros que ficou a fazer figura de parvo, quando já podia estar a tentar novamente a sua sorte noutra oportunidade qualquer... enfim. :desastre2:

E ha muita hipocrisia. Julgam quem faz um curriculo com IA, mas eles proprios sao os primeiros a usar IA no descarte de candidatos…

Ou então a classica pergunta « esta em outros processos de recrutamento? » 
Obviamente que alguem que esta a procura de emprego estará a disparar para todos os lados :brinde:

O meu maior medo e mesmo as posições que as empresas vao absorver com a IA. Agora ainda nao parece ser uma realidade, mas temo muito sobre como vai estar o mundo do trabalho daqui a 5/10 anos. Torço tanto, mas tanto para que a IA colapse.

• Like 1
  • Thanks 2