Jump to content

Projecto Moda


prow

Posts Recomendados

'Project Runway' em versão portuguesa deverá estrear perto do Verão, na RTP. Já passa uma promo para os interessados se inscreverem num determinado número telefónico. No programa, os concorrentes realizam um vestido semanalmente, com determinado tema, saindo o que possuir o pior projecto. A Fremantle Media já anda à procura dos júris.

Fontes: A promo e o JN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, aliás, ainda ontem vi um pouco... É este que na versão original é apresentado pela Tyra?

(E falta um "R" em "Portuguesa" no título, enganei-me)

Nunca vi a versão americana do Project Runway, apanhei por acaso um dia destes a versão canadiana na SIC Mulher. A Tyra apresentava o programa que o zapping disse: "America's Next Top Model". Na minha opinião, antes o PR que o ANTM. Mas a RTP na adaptação deste tipo de programas não tem sido nada boa, basta lembrar o "Aqui há talento" que foi muito mal aproveitado. Mas a ver vamos.

(corrigido o erro)

"Project Runaway" ganha versão lusa

"Reality show" com estilistas será produzido em Portugal pela Fremantle

Trata-se de um programa com créditos firmados, ou não estivesse o original norte-americano há sete épocas no ar. Foi já adaptado para vários países e agora chegou a vez de conhecer uma versão portuguesa. A Fremantle Media é a produtora que a irá assegurar.

"Project Runaway" é um nome familiar ao ouvido, mesmo para quem não saiba bem sobre o que versa este conteúdo televisivo. E se o nome inglês até pode indiciar fuga, não é de todo esse o seu foco. "Runaway" prende-se antes com passarela, sendo pois um "reality show" cujos protagonistas são aspirantes a designers de moda. O formato tem um rosto que lhe é indissociável: o da modelo Heidi Klum, a sua grande mentora.

Ora, o JN apurou que "Project Runaway" vai ver a luz do dia por terras lusas pelas mãos da Fremantle Media, que detém os direitos do programa em outros territórios. Por enquanto, a produtora está à procura de formar equipa, buscando os elementos que vão constituir o júri, o rosto que irá conduzir a emissão, e a figura que terá o papel de "fashion adviser", uma espécie de conselheiro dos concorrentes que no original cabe a Tim Gunn interpretar.

E claro, sobretudo, a pesquisar futuros candidatos a estilistas, em quem se irá alicerçar a estrutura do formato. Estes, uma vez inseridos no projecto terão a seu cargo árduas tarefas no que à criação de roupa diz respeito, sujeitas a um apertado orçamento e a um ainda mais restrito período de tempo para as levar a bom termo.

Todas as temporadas da versão original, tal como a canadiana, ainda no ar, e por sinal apresentada por Iman, mulher de David Bowie - curiosamente, também Heidi Klum é casada com um cantor, Seal - foram exibidas em Portugal na antena da SIC Mulher.

Para já não foi anunciada a estação que irá contemplar na sua grelha o "reality show". Porém, a RTP está passar um anúncio o qual deixa adivinhar o investimento num conteúdo que se debruçará sobre o universo da moda.

Designers nacionais aprovam

"É fantástico que este programa seja adaptado cá", diz a estilista do Porto, Katty Xiomara. "É óptimo que, mesmo sendo através de uma via mediática, se dê a conhecer novos talentos", prossegue.

Interrogada se o vencedor se poderá vir a impor no panorama da moda nacional, Katty responde: "Embora tenhamos um mercado pequeno, as pessoas têm vindo a adquirir um certo gosto pelo produto português. Mas acho que estes jovens terão destaque em Portugal e quem sabe, lá fora também", concretiza.

A nortenha não poupa elogios a "Project Runaway". "De certa forma é um espelho do que se passa na realidade. Toda a pressão a que eles estão expostos faz parte do nosso trabalho, pelo que elucida acerca de como é o quotidiano de um criador". Quem também vê com agrado o facto de se estar a gizar uma versão lusa do formato é o designer Luís Buchinho.

"É um concurso muito interessante, que exige dote e talento dos concorrentes", considera. E não tem dúvidas quanto à "evidência" de que quem se sagrar vencedor gozará de uma visibilidade ímpar.

Saliente-se que nos Estados Unidos os três finalistas participam na Semana da Moda de Nova Iorque, um dos eventos com mais relevo nesta área.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

"Canta Por Mim" só aconteceu uma vez, na final, pois os famosos recusaram-se a estar ao vivo, no programa, na passagem de ano! E aí gravou-se o programa e já toda a gente sabia que ganhava a Solnado!

Agora em relação a este programa não sei muito bem como funciona, no original. Claro está que nada é em directo, mas com quantas semanas é que eles têm entre o que está a acontecer e o que vai para o ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Catarina Furtado em "Projecto Moda"

Depois de Vicky Fernandes e Ricardo Araújo Pereira terem passado pelo novo programa da RTP, foi a vez de a conceituada apresentadora fazer o mesmo.

A emissão foi gravada na passada terça-feira, segundo apurou o 24 Horas, e, ao que tudo indica, Catarina Furtado avalio uma criação que cada um dos designers do concurso confeccionou para si. Inserida no grupo de jurados, a actriz de Cidade Despida deu o seu parecer e, no final, mais um dos concorrentes foi eliminado.

Embora não tenha conseguido chegar à fala com Catarina Furtado, a referida publicação conversou com Nuno Baltazar, amigo e estilista de eleição da apresentadora, que disse que a amiga está completamente apta para avaliar num formato como este: "Sem ser uma vítima da moda, ela está muito atenta ao que se passa. Gosta de estar informada, mas encara a moda de uma forma muito pessoal, de acordo com a sua maneira de ser. É uma pessoa que sabe bem o que favorece o corpo feminino e é muito sensível à componente estética da moda", defendeu.

Com as gravações a decorrerem a todo o gás, Projecto Moda promete ser um sucesso, a começar pelo ilustre painel de convidados famosos que irá ter em cada emissão. A estreia deverá ser a 25 de Julho, no horário nobre da RTP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Paulo Gomes: As pessoas vão finalmente perceber como se faz moda"

O produtor de moda e mentor dos concorrentes de ‘Projecto Moda’, da RTP 1, diz ser “mais espontâneo” do que o guru Tim Gunn.

A primeira fase de gravações de ‘Projecto Moda’, que a RTP 1 estreia no final do mês, está quase a terminar. Os dois finalistas regressam ao estúdio em Setembro para a grande final, onde apresentarão as suas colecções. Qual o balanço?

Acho que o formato está muito bem conseguido. Agrada-me o facto de não ter a vertente de reality show, que mostra a intimidade das pessoas. Compreendo que um programa tenha que ter um ‘embrulho’ para quem está em casa, mas acho que o trabalho dos concorrentes e os desafios com que são constantemente confrontados devem ser abordados com seriedade.

A versão portuguesa está à altura da original, ‘Project Runway’?

Tenho que ser sincero. Se compararmos a nossa versão à primeira série norte-americana, os nossos candidatos são muito melhores. Logo no primeiro desafio as pessoas vão poder ver que o trabalho que eles desenvolvem é muito superior ao dos concorrentes norte-americanos. E isso deixou-me surpreendido, até porque estamos a falar da primeira série portuguesa.

Provavelmente a segunda vai ser ainda melhor, até porque haverá mais candidatos nos castings.

Quais são as suas expectativas para este programa?

É bom que se encontrem pessoas com talento e é bom que se encontrem essas pessoas de uma forma correcta e não usá-las para conquistar audiências. Além disso, acho que as pessoas que não percebem nada de moda vão achar graça ao facto de, muitas das vezes, a sua opinião não ser a mesma do júri. A moda é uma coisa muita específica, não é acessível a todos. As pessoas vão perceber, finalmente, como se faz moda.

Como se sente quando o comparam ao guru da moda de ‘Project Runway’, Tim Gunn?

É inevitável, uma vez que vou assumir o papel que ele desempenha no programa original. Contudo, não tenho nada a ver com ele. Nem fisicamente, nem na maneira de estar ou de vestir, nem na formação – ele é formado em Arquitectura e eu em Psicologia. Não tenho frases estudadas nem preparo as coisas em casa. Ele é mais contido e eu mais espontâneo.

Como é o ‘mentor’ Paulo Gomes?

Sou muito exigente e levo o trabalho muito a sério. Entrego-me totalmente e exijo que os outros façam o mesmo. Por outro lado, também sou uma pessoa acessível, pois estou lá para ajudar os candidatos.

O que mais o surpreendeu?

A maioria dos designers não está acostumada a confeccionar, deixam esse trabalho para as costureiras. Sempre achei que as ideias iriam superar essa parte da confecção e tive belíssimas surpresas.

Tem alguns preferidos?

Crio alguma empatia com pessoas que apresentam soluções rápidas. Cada vez que um é expulso é complicado. É como se fossem os meus filhos.

O vencedor vai poder mostrar o seu trabalho num evento como ModaLisboa ou Portugal Fashion?

Sim, assim como criar para a Modalfa e ter formação no estrangeiro.

Quais foram os critérios de escolha dos concorrentes?

Queríamos pessoas que conseguissem criar uma peça de roupa do princípio ao fim, desde o desenho à confecção. 60 por cento das escolhas foram óbvias. Os restantes foram seleccionados tendo em conta a sua personalidade e a forma como poderiam influenciar a dinâmica do grupo.

QUEM É

Natural de Palmela, Paulo Gomes, de 47 anos, é formado em Psicologia. Foi a meio do curso que começouacontactar com pessoasligadasà moda, entre elas Ana Salazar.Trabalhou como manequim, deu aulas de moda, colaborou no ‘Independente’,‘Marie Claire’, ‘Elle’ e ‘Máxima’. Foi director da ModaLisboa durante 20 anos. Em TV fez o ‘86-60-86’, com Sofia Aparício. Também é fotógrafo. Neste momento prepara o projecto ‘Manifesto Moda’, uma série de eventos que junta vários países de língua portuguesa.

PRIMEIRA SÉRIE PROJECTO MODA

Adaptado do original norte-americano ‘Project Runway’, com Heidi Klum e Tim Gunn, que já vai na sétima temporada, ‘Projecto Moda’ estreia no final de Julho na RTP 1. Neste concurso, dez designers tentam afirmar-se no mercado da moda dando o seu melhor numa série de desafios que colocam à prova as suas capacidades para criar e confeccionar peças de roupa. Apresentado por Nayma Mingas, o formato tem como júri Manuel Alves, estilista, Fátima Cotta, da ‘Elle’, e uma representante da Modalfa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ou será que "À Procura do Sonho" é que vai estrear no mesmo dia que este programa? :laugh_mini:

Não sei... A informação foi avançada ao mesmo tempo (do dia da estreia), mas a verdade é que "À Procura do Sonho" sempre se soube que iria estrear em Agosto, substituindo o "Achas Que Sabes Dançar?"; já o "Projecto Moda", a data de estreia sempre foi uma incógnita, tendo sido avançada para o final de Julho.

Agora tirem as vossas próprias conclusões. :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei... A informação foi avançada ao mesmo tempo (do dia da estreia), mas a verdade é que "À Procura do Sonho" sempre se soube que iria estrear em Agosto, substituindo o "Achas Que Sabes Dançar?"; já o "Projecto Moda", a data de estreia sempre foi uma incógnita, tendo sido avançada para o final de Julho.

Agora tirem as vossas próprias conclusões. :unsure:

Por outro lado, a RTP idealizou primeiro o concurso de moda e a SIC foi atrás criando outro dentro da mesma temática.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por outro lado, a RTP idealizou primeiro o concurso de moda e a SIC foi atrás criando outro dentro da mesma temática.

Isso é sempre uma incógnita... Mas acredito que primeiro tenha surgido a ideia de se produzir o "Projecto Moda", mas não nos podemos esquecer que é sempre preciso tempo entre a ideia e pós-produão até à produção (que é a fase em que os dois programas estão). E isto não se faz de um dia para o outro.

Nas promos, nossa "querida" apresentadora soou-me a falsa, a apresentar (não como pessoa, mas como apresentadora). :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...