cristovaoga Posted May 13, 2025 Posted May 13, 2025 Se durante meses se criticaram as decisões de Daniel Oliveira enquanto diretor de programas da SIC, hoje as decisões de José Eduardo Moniz têm sido bem mais condenáveis. Um homem com uma inegável experiência em televisão, com inúmeras provas dadas, mas que ultimamente tem cometido vários erros. Apostas em programas datados, produtos maltratados e uma grelha que permanece instável foram algumas das razões que levaram a TVI a passar para o segundo lugar na liderança das audiências. Mas analisemos alguns pontos. O arrasto de Festa é Festa Em 2021 estreou a novela cómica que rendeu inúmeras vitórias à TVI, tendo sido muitas vezes o programa mais visto do dia. No entanto, ao ser prolongada por tantas temporadas, Festa é Festa começou a apresentar sinais de desgaste. Se a primeira temporada registou uma audiência média de 12 pontos de rating, a nona temporada terminou em julho do ano passado com um rating médio de 6.1, quase metade. Com a estreia de A Protegida, passou para o final da noite, onde atualmente são exibidos episódios de quinze minutos. Espera-se que termine em agosto, sem ninguém dar conta e sem qualquer dignidade. Sentença condenada Foi uma das apostas mais certeiras de Moniz. O conceito não é novo, mas tem funcionado muito bem e reina ao início da tarde. Mas na TVI tudo o que funciona é esticado até rebentar, e a Sentença começou a ser esticada, chegando até a ter três episódios no mesmo dia, e uma tentativa de a levar para o horário nobre em direto revelou-se um fracasso. Felizmente, o programa segue forte (e líder) ao início da tarde. Agora é só não mexer. Mas será que aposta em Quero o Divórcio, que inclusive utiliza o mesmo cenário, não irá acelerar o desgaste da Sentença? Estreias (s)em promoção No dia 15 de abril, após começar a perder a liderança das audiências, a TVI foi à Primark e arranjou cinco novos programas. Cinco! O spin-off dos Batanetes estreou três dias depois, com um resultado que fez jus ao tempo de promoção - 6.2 / 12.4%. Nem todas correram pessimamente, mas poderia ter havido um outro cuidado e planeamento. A imagem que passaram é de que soaram os alarmes e lançou-se tudo o que estava em preparação. E não havia necessidade. A grelha da TVI é mais instável que os relacionamentos de Luciana Abreu, e com estas estreias as novelas da noite foram ainda mais empurradas, como se o especial do BB não as prejudicasse o suficiente. O remake de Ninguém Como Tu continua na gaveta, sem previsão para ver a luz do dia. Um canal, três caras Os ordenados milionários não são novidade, mas a TVI bem que os rentabiliza, dado que os principais programas do canal são quase sempre apresentados pelas mesmas três caras: Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha e Cláudio Ramos, sendo que este último deve estar à beira de um burnout. Não se percebe a dificuldade em apostar em Maria Botelho Moniz como apresentadora principal de um reality show. Qual a necessidade de colocar o apresentador do programa da manhã a apresentar o Big Brother? E, por falar nisso, para quando um outro reality show? Algo mais leve, para o verão? A verdade é que não há aniversário da TVI, entrevista ou comunicado em que José Eduardo Moniz não refira a ousadia e inovação características da estação, ou o seu "compromisso com Entretenimento de qualidade" ou "conteúdos originais que refletem a diversidade da programação (da TVI)". Estas afirmações são, no mínimo, subjetivas. Seria imensamente benéfico para o futuro da estação que Moniz colocasse por um momento o seu ego de lado e procurasse de facto fazer diferente. Mas pelos vistos é prioritário fazer peças para o Jornal Nacional sobre a crise económica no grupo da concorrência... Enfim, sendo este um meio onde os egos permanecem a grande altitude, resta-nos assistir a este jogo enquanto ainda o conseguem jogar. 11 3 Quote
canal5 Posted May 13, 2025 Posted May 13, 2025 É caso para dizer que a única ousadia que correu bem foi mesmo o contrato com o Moreirense, mesmo que naturalmente tenham feito a pensado nos jogos com os 3 grandes pode dar um bom impulso ao V-. 5 Quote
AndreRob Posted May 13, 2025 Posted May 13, 2025 (edited) há 1 hora, canal5 disse: É caso para dizer que a única ousadia que correu bem foi mesmo o contrato com o Moreirense, mesmo que naturalmente tenham feito a pensado nos jogos com os 3 grandes pode dar um bom impulso ao V-. Nem isso... porque são umas migalhas ao longo do ano... só vão ser 3 jogos com os grandes e sinceramente acham mesmo que os jogos do moreirense vão fazer diferença no v+? Ah segundo me contaram na realidade a tvi não pagou pelos direitos dos jogos, nao foi a negociata que se pensa, a tvi passou a ser patrocinador oficial do moreiresnse e em troca ficou com os direitos dos jogos nem sequer é um negocio por aí além. Foi uma coisa pela outra... Edited May 13, 2025 by AndreRob 2 1 Quote
Ficcão Total Posted May 13, 2025 Posted May 13, 2025 O Moniz tem muito boa imprensa, ou pelo menos tinha. Na minha opinião sempre foi muito sobrevalorizado. 4 3 Quote
carioquins Posted May 14, 2025 Posted May 14, 2025 há 19 horas, cristovaoga disse: Se durante meses se criticaram as decisões de Daniel Oliveira enquanto diretor de programas da SIC, hoje as decisões de José Eduardo Moniz têm sido bem mais condenáveis. Um homem com uma inegável experiência em televisão, com inúmeras provas dadas, mas que ultimamente tem cometido vários erros. Apostas em programas datados, produtos maltratados e uma grelha que permanece instável foram algumas das razões que levaram a TVI a passar para o segundo lugar na liderança das audiências. Mas analisemos alguns pontos. O arrasto de Festa é Festa Em 2021 estreou a novela cómica que rendeu inúmeras vitórias à TVI, tendo sido muitas vezes o programa mais visto do dia. No entanto, ao ser prolongada por tantas temporadas, Festa é Festa começou a apresentar sinais de desgaste. Se a primeira temporada registou uma audiência média de 12 pontos de rating, a nona temporada terminou em julho do ano passado com um rating médio de 6.1, quase metade. Com a estreia de A Protegida, passou para o final da noite, onde atualmente são exibidos episódios de quinze minutos. Espera-se que termine em agosto, sem ninguém dar conta e sem qualquer dignidade. Sentença condenada Foi uma das apostas mais certeiras de Moniz. O conceito não é novo, mas tem funcionado muito bem e reina ao início da tarde. Mas na TVI tudo o que funciona é esticado até rebentar, e a Sentença começou a ser esticada, chegando até a ter três episódios no mesmo dia, e uma tentativa de a levar para o horário nobre em direto revelou-se um fracasso. Felizmente, o programa segue forte (e líder) ao início da tarde. Agora é só não mexer. Mas será que aposta em Quero o Divórcio, que inclusive utiliza o mesmo cenário, não irá acelerar o desgaste da Sentença? Estreias (s)em promoção No dia 15 de abril, após começar a perder a liderança das audiências, a TVI foi à Primark e arranjou cinco novos programas. Cinco! O spin-off dos Batanetes estreou três dias depois, com um resultado que fez jus ao tempo de promoção - 6.2 / 12.4%. Nem todas correram pessimamente, mas poderia ter havido um outro cuidado e planeamento. A imagem que passaram é de que soaram os alarmes e lançou-se tudo o que estava em preparação. E não havia necessidade. A grelha da TVI é mais instável que os relacionamentos de Luciana Abreu, e com estas estreias as novelas da noite foram ainda mais empurradas, como se o especial do BB não as prejudicasse o suficiente. O remake de Ninguém Como Tu continua na gaveta, sem previsão para ver a luz do dia. Um canal, três caras Os ordenados milionários não são novidade, mas a TVI bem que os rentabiliza, dado que os principais programas do canal são quase sempre apresentados pelas mesmas três caras: Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha e Cláudio Ramos, sendo que este último deve estar à beira de um burnout. Não se percebe a dificuldade em apostar em Maria Botelho Moniz como apresentadora principal de um reality show. Qual a necessidade de colocar o apresentador do programa da manhã a apresentar o Big Brother? E, por falar nisso, para quando um outro reality show? Algo mais leve, para o verão? A verdade é que não há aniversário da TVI, entrevista ou comunicado em que José Eduardo Moniz não refira a ousadia e inovação características da estação, ou o seu "compromisso com Entretenimento de qualidade" ou "conteúdos originais que refletem a diversidade da programação (da TVI)". Estas afirmações são, no mínimo, subjetivas. Seria imensamente benéfico para o futuro da estação que Moniz colocasse por um momento o seu ego de lado e procurasse de facto fazer diferente. Mas pelos vistos é prioritário fazer peças para o Jornal Nacional sobre a crise económica no grupo da concorrência... Enfim, sendo este um meio onde os egos permanecem a grande altitude, resta-nos assistir a este jogo enquanto ainda o conseguem jogar. concordo a 100% 1 Quote
PierreDumont Posted November 21, 2025 Posted November 21, 2025 On 29/07/2025 at 06:38, AndreRob disse: Eduardo Moniz demita-se!!! Eu queria entender, de coração, porque o Moniz pensa tanto no Brasil e insiste tanto mesmo com os flops nos últimos 20 anos. Agora estão tentando vender "Terra Forte" pra Band. Tudo de novo? Quote
Fernando Posted November 21, 2025 Posted November 21, 2025 (edited) 49 minutes ago, PierreDumont said: Eu queria entender, de coração, porque o Moniz pensa tanto no Brasil e insiste tanto mesmo com os flops nos últimos 20 anos. Agora estão tentando vender "Terra Forte" pra Band. Tudo de novo? Porque dá dinheiro, eu acho que vocês se esquecem que, antes de tudo, a televisão privada é sobre negócios ele deixava de insistir se ninguém comprasse, se há tolos para comprar coisas que não funcionam, é normal que continua a forçar isso. O problema não é dele se compram as coisas que ele oferece, não me parece que quem esteja mal aqui seja o vendedor, pelo contrário. A pergunta deve ser porque a Band continua a comprar novelas portuguesas, sabendo que não resultam . Also, não é como se a TVI, e qualquer outro canal português, vendesse apenas coisas para o Brasil, os canais portugueses fazem apenas aquilo que outros canais do mundo fazem, exportar os seus produtos. Quem quiser compra, quem não quiser não compra. Edited November 21, 2025 by Fernando 4 Quote
msm0 Posted November 22, 2025 Posted November 22, 2025 há 1 hora, PierreDumont disse: Eu queria entender, de coração, porque o Moniz pensa tanto no Brasil e insiste tanto mesmo com os flops nos últimos 20 anos. Agora estão tentando vender "Terra Forte" pra Band. Tudo de novo? Eles insistem tanto vender para o Brasil, como para outros pontos do mundo. Basta ver as exportações que os canais portugueses fazem Pelos teus comentários neste fórum, acho que tu tens a ideia de que os portugueses são obcecados com o Brasil. Não sei se isso é sentimento de superioridade ou de inferioridade Quote
PierreDumont Posted November 22, 2025 Posted November 22, 2025 há 22 horas, Fernando disse: A pergunta deve ser porque a Band continua a comprar novelas portuguesas, sabendo que não resultam . Quem compra essas novelas é o dono da Band, que aliás, mora no Algarve. Existem duas teorias: a primeira é que ele quer fazer com que as novelas portuguesas se passem por brasileiras. A segunda seria a predileção pessoal por essas novelas e acha que vão dar certo de algum modo. Pode parecer estranho, mas as emissoras de TV no Brasil são administradas da maneira mais personalista e passional possível. O restante da direção não simpatiza com as novelas portuguesas. há 21 horas, msm0 disse: Eles insistem tanto vender para o Brasil, como para outros pontos do mundo. Basta ver as exportações que os canais portugueses fazem Pelos teus comentários neste fórum, acho que tu tens a ideia de que os portugueses são obcecados com o Brasil. Não sei se isso é sentimento de superioridade ou de inferioridade É sentimento de ceticismo, isso sim. Apenas tento entender como são tomadas as decisões do outro lado do Atlântico, quais os interesses de mercado e os cálculos que são feitos na cabeça do Moniz. Ele foi diretor da Band por uns quatro ou cinco meses, saiu com a chegada da pandemia e sabe-se lá por que saiu tão rápido. Eu não acho que os portugueses sejam "obcecados" pelo Brasil, agora chama a atenção gravar com brasileiros e no Brasil ("Cacau", "Terra Forte" e quase se associou à HBO para produzir "Romaria", que será gravada integralmente aqui em João Pessoa). O que eu sei daí veio desta reportagem aqui:https://observatoriodatv.com.br/noticias/escolha-de-floribella-quebrou-relacoes-na-band 1 Quote
Recommended Posts