Jump to content

O Que Se Passou Foi Isto


João

Posts Recomendados

RTP1 estreia nova série de humor

No seguimento da aposta no humor, está prestes a chegar à RTP1 um novo programa que promete divertir os portugueses. "O Que Se Passou Foi Isto" conta com a participação dos actores Carla Salgueiro, Manuel Marques e Luís Franco-Bastos. O formato retratará, em sketches humorísticos, a actualidade nacional. A estreia é já no dia 2 de Dezembro, e o programa será emitido semanalmente às quartas-feiras.

Fonte: Televisão-Opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teoria da conspiração adaptada ao humor

RTP1 estreia "O que se passou foi isto", com chancela das Produções Fictícias

Não são novos episódios de "Os contemporâneos" e os próprios actores brincam com isso numa das promoções a ir para o ar. Luís Franco-Bastos, Carla Salgueiro e Manuel Marques são os protagonistas do novo programa de humor da RTP1.

Em Portugal, toda a gente tem uma teoria sobre os casos e polémicas que enchem os jornais. Um tio, um primo, alguém que conhece alguém com acesso a informação privilegiada. As três personagens deste universo também, e "O que se passou foi isto..." é a frase basilar com que começam por contar a sua versão dos factos.

A acção passa-se num café, entre "Ludgero", o dono, interpretado por Manuel Marques, o estafeta "Fábio", Luís Franco-Bastos, e "Sónia", Carla Salgueiro, a dona do quiosque que sonha em ser escritora e é adepta das redes sociais. Os três vão tornar-se nos treinadores de balcão da actualidade, a que não vão faltar as imitações de Luís Franco-Bastos e de Manuel Marques de muitos dos protagonistas dos acontecimentos abordados.

"Todos tendemos para a teoria da conspiração e o programa nasce dessa lógica", revelou ontem José Fragoso, director de Programas da RTP1. A estreia está marcada para 2 de Dezembro, às 21.30 horas. Os 13 episódios serão exibidos semanalmente e a realização cabe a Jorge Paixão da Costa.

Depois de "Os contemporâneos" - que têm regresso previsto para a Primavera - o formato é o mais recente trabalho de humor das Produções Fictícias (PF) para a estação pública. "Vivemos uma época de grande diversidade no humor português, a RTP tem contribuído para que surjam novos programas e novas pessoas", sublinhou Nuno Artur Silva, director das PF. Uma das novidades é também a equipa de guionistas constituída por Joana Marques, Susana Romana e Roberto Pereira.

Manuel Marques é uma presença habitual nos formatos humorísticos. Acompanhou Herman José, participou no "Programa da Maria", "Manobras de diversão" e mais recentemente "Os contemporâneos". Carla Salgueiro integrou "Manobras de diversão".

Não sendo um estreante absoluto na televisão - participou esporadicamente em "Os contemporâneos", o trabalho realizado por Luís Franco-Bastos na internet revela um grande à-vontade neste registo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portugal novamente à lupa em sitcom no horário nobre da RTP1

Palpites, imitações, ideário nacional. "O Que Se Passou Foi Isto" chega na próxima quarta-feira, dia 2, às 21h30 na RTP1 para, em 13 doses de 25 minutos semanais, e não teme esgotar o filão do humor baseado de muito perto na actualidade.

Porquê? "Porque a actualidade também muda e há casos novos" sobre os quais as pessoas querem rir, mas também porque "o mecanismo que faz funcionar o programa é um que passa pela cabeça de toda a gente", explica Luís Franco-Bastos, um dos protagonistas da sitcom. Aquele que alimenta teorias da conspiração, que faz os portugueses dizerem "o que se passou foi isto"... ou coisa parecida.

Luís Franco-Bastos é o imitador/humorista/actor que dá corpo a várias imitações, bem como Manuel Marques, já rodado com o trabalho recente n'"Os Contemporâneos" - que sim, estão nos planos da RTP1 e devem voltar na Primavera. Carla Salgueiro é a outra protagonista, e os três vão encontrar-se no Ludgero's Café para teorizar sobre os casos da semana.

Com duas sessões de gravações semanais e uma de ensaio e com Jorge Paixão da Costa como realizador - e, frisa ele, sobretudo como "provedor do espectador" que tenta que tudo só saia para a TV mesmo no ponto -, a sitcom apresenta "uma transformação dessa realidade", explica Manuel Marques ao PÚBLICO. O actor gostava que a série surgisse com um ambiente ao estilo de "O Escritório" no que ela tem de orgânico, de não-forçado, e procura "objectividade" no humor, no sentido em que tem de ser directo.

O trio vai oscilar entre as cenas de sitcom e os sketches imaginados, mas há ainda arestas por limar. O projecto, um original pedido pela direcção de programas da RTP às Produções Fictícias (que aqui também se estreiam com a produtora A Má da Foca), começou a andar há cerca de um mês e só agora entra em gravações. Vai ocupar o lugar deixado vago na grelha pela ausência de três meses da Liga dos Campeões e ficará com "Telerural" como vizinho.

A RTP, explicou o director de programas José Fragoso, quer continuar a apostar "em projectos de humor inovadores potenciadores da capacidade criativa dos autores e dos actores" jovens, sendo neste caso os argumentistas Joana Marques, Susana Romana e Roberto Pereira, a partir de ideia original de Nuno Artur Silva.

"Vivemos um período de grande diversidade no humor português", constatou este fim de tarde Nuno Artur Silva, e o realizador Jorge Paixão da Costa diz sentir que se está a estrear no humor - apesar de ter realizado, em 1999, "Não és Homem Não És Nada". E José Fragoso acrescenta a importância da Internet como local de amadurecimento e revelação de talentos também no humor, dada a ausência de condições de produção em Portugal que permitam fazer episódios-piloto para avaliar a validade ou viabilidade de um projecto. Na web, "estes actores vão ganhando uma tarimba muito importante para se consolidarem como actores", disse Fragoso, referindo-se a Luís Franco-Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi só alguns partes do programa e não me seduziu muito...Quem faz de CR acho que para o talento que tem de imitar vozes, com CR acho que faz um trabalho fraquinho, então a imitar o riso, é de meter nervos, já o conhecia da internet.

Espero outras séries sem ser humor, a RTP tem apostado no humor, precisa de apostar em outros formatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...