Jump to content

146 1/2: Avisos deste que vos escreve para Junho de 2023


ATVTQsV

Posts Recomendados

Gente, eu decidi fazer um post só de avisos só porque tenho um desafio importante na minha carreira da internet a superar e não tem nada a ver com outros factores, e sim com uma luta à qual arranjei solução. Portanto este post, partindo do princípio de uma diss track à GEDIPE do TSN e da consecutiva sequela dedicada à comunidade televisiva portuguesa, eu decidi lançar uma série de perguntas face à situação do regresso ao YouTube ao fim de três anos e um mês, tomara que não seja mais. 37 meses, quatro canais do YouTube derrubados pela YouTuPIDE do copyright, a queixar-se de imagens em uso para a RTP Play e de criadoras de canções, cerca de 3000 vídeos tombados, 90% virou lost media. Vamos às perguntas.

Como é que vais regressar ao YouTube e porquê?

Eu recentemente descobri pelo Twitter segundo relatos de pessoas que tiveram contacto com o YouTube para restaurar o canal que, mesmo depois de anos com a conta apagada pelos "suspeitos do costume" (sobretudo copyright, mas os casos piores são violações dos termos de serviço, ainda por cima quando se postava algo inteiramente inócuo), a única via possível é pela retracção. Tentei recorrer ao YouTube em 2020-2021 e lançar contra-notificações ao ar, mas nenhuma resultou. Agora o porquê: eu tinha vários materiais que se tornaram lost media, e infelizmente deixa a comunidade nacional mais "coxa" e incompleta

Que lost media tinhas?

Boa parte do lost media era recolhida de utilizadores do YouTube mas também tinha lost media meu. Um dos meus canais era orientado à comunidade internacional. Por uns tempos acreditava que o separador de início de emissão da Moldova 1 de 2002 iria se tornar lost media, mas em boa hora apareceu um gajo que tinha descarregado o início de emissão do canal de 1 de Dezembro de 2002, que era extraído de um vídeo bem mais comprido do finado NostalgiaTVR (ele tinha também muitos rares da Moldávia). Recentemente fui "assediado" constantemente por um polaco (quiança do YouTube é bicho estranho) com mensagens a dizer ATVTQsV TV5 Mongolia link please, a afirmar que eu tinha o separador de início de emissão da TV5 da Mongólia (de 2003 a 2020) que tinha adaptado de uma gravação de 2019 em que aparecia esticado. Agora voltando ao lost media nacional. Tinha uns quantos intervalos que eu achei de um gajo que postava a novela Vidas Cruzadas da Globo (ora era a emissão de 1994/5 ora a repetição de 1998) e aquilo tinha anúncios e promos raras, que nem sequer estavam no YouTube (tinha até várias promos ao Bom Baião, que infelizmente era série da Marina Mota). Fiz várias cronologias portuguesas, sendo que uma da RTP Açores (a dos separadores) tinha material que era do LUSITANIATV e do mavb98 que tiveram as suas contas apagadas de maneira injusta pelo sistema de copyright. O problema é que a GEPIDE detecta automaticamente um nanosegundo de um programa da SIC que não quer saber da sua existência para a Opto (mesma lógica da batata que a Globo aplicou à Globoplay) e ban com eles. O problema é que nós, arquivistas portugueses, muitos de nós apagamos as gravações que tínhamos para libertar espaço no PC ou no telemóvel. E isso infelizmente acaba por ser lost media, dada a imprevisibilidade dos senhores da YouPIDE, também culpa da cúpula das grandes televisões.

Da RTP tinha alguns lost media aê. No vídeo que fiz da RTP Açores tinha uns separadores que já não estão no YouTube, até reconstruções toscas do separador de 2004 e o de publicidade de 2006 (o separador normal, sem "Perfume de Primavera", se é que me percebem). Tais recreações foram feitas exclusivamente para as cronologias e até agora ninguém fez repost (também dos canais que tinha, apesar do crescimento de Janeiro a Maio (até à noite de 9/10) de 2020, o ATVTQsV era um canal muito pequeno e que ainda não tinha chegado às 200 mil visualizações). Tinha até anúncios que são lost media, lembram-se do melhor comercial do VivaMelhor, aquele com actuações nível teatro escolar? Era o único a ter o anúncio no YouTube pois não estava no YouTube oficial deles nem noutro canal qualquer. Eu também tive um fim de emissão montado da SIC de 23 de Dezembro de 1995 com base em quatro vídeos (grelha de 24 + hino da SIC + mira técnica + início de programa da IURD) que eram do LUSITANIATV e desde que fechou a conta em 2021, nem vê-los! Eu até cheguei a descarregar um excerto incompleto do separador da SIC Sempre Gold com uma mulher em poses de dança do ventre (sim, onde segundo o meu amigo argentino "encontrou o ponto G", embora aquilo era um canal familiar xb) que estava num dos xupicentos vídeos nada a ver (era uma reportagem da TVI sobre claques ou lá o que seja da extrema-direita) e até mesmo uns separadores da meteorologia da TVI que viraram lost media em 2020, tudo por culpa da pandemia

Culpa da pandemia? Tinha alguma correlação?

Mais ou menos. Primeiro fui temporariamente reduzido porque eu fazia posts alarmistas a comparar a pandemia ao apocalipse em Março de 2020, precisamente quando já estranhava o meu pai não estar fora de casa e de estarmos todos em confinamento. O primeiro confinamento deprimiu-me bastante, afectou-me negativamente até o talo, e se continuasse a falar sobre tais temas ainda hoje iria de ban... É que hoje quando posto alguns posts que a minha mente secretamente lê como "cuidado isto vai levar-me ao ban" safo-me quando surge uma onda de reacções cómicas etc. vindos de outros utilizadores (no máximo 5) ou até mesmo constatações lógicas (tipo como até a Red Uno consegue ter grelha melhor apurada do que a nossa SIC da qual tenho relação amor-ódio). Talvez tente entrar na ficção do ATV de uma maneira formal a criar uma história sobre a guerra das audiências vistas por um antigo dono de canal que a pandemia fechou.

Mas sim, há correlação. Resumidamente: a pandemia deprimiu-me bastante e tentar sobreviver no YouTube era como um sedativo. O canal do ATVTQsV precisava de seguir tendências das redes sociais e postava vídeos que não estavam no YouTube. Um caso sonante que me ajudou a aumentar ainda mais foi o do Jorge Martinez a fazer dotes pirómanos a fechar uma edição do Atlântida Açores na Ribeira Grande em 2019. A actuação tinha na altura um ano, mas só no fim de Janeiro de 2020 é que se viralizou. Acontece que no primeiro confinamento (que ainda me causou depressão irreparável por ter perdido muitas das nossas liberdades colectivas) começaram a surgir vídeos das aulas que passavam na RTP Memória. Surge no Twitter um vídeo de uma aula de Educação Física que viralizou (e que ainda tenho no meu disco externo) e postei no YouTube. Ao fim de algum tempo recebi um strike da RTP. Como se não houvesse nada eu postei outro, a do "ele pisou um cocó" fora do contexto que viralizou também, e postei esta e fiz um karaoke da canção inteira. O vídeo do excerto também ganhou "muitas view" mas a Alda Casqueira também fez das suas e lançou dois strikes. Mais tarde outro dos meus canais recebeu strikes por ter vídeos de Cow and Chicken, sendo que na altura estávamos a dias da HBO Max e nos EUA a série não constava do catálogo.

E depois o mundo perdeu ainda mais a sua cabeça, até as redes sociais tornaram-se mais restritas nas questões do copyright. E pior ainda, há correlação com outro factor que emerge depois de ter perdido os canais do YouTube, de uma geração de (e passo a citar porque não inventei a expressão) "neo puritanos" que acreditam em (passo a citar outra vez porque um amigo meu inventou a dita) "pseudocausas" que em Portugal só dizem a pouca gente. Se em Portugal se abrisse um canal multicultural como é o caso da OMNI do Canadá, não seria muito bem recebido pelas faixas mais idosas da população porque não iriam entender nada daquilo que era dito (para fugir às teorias deles de que "eles vieram para nos substituir").

Para quê tantos atrasos?

Era mais falta de motivação e um nível crescente de preguiça derivado à pandemia. Também outros factores como o facto de ter trocado para outro PC com uma versão mais recente do Vegas Pro onde, infelizmente, ao contrário da que tinha no Surface, não dava para mexer os textos e os vídeos etc. como nas versões antigas, eu era um criador amador de memes e tal, mas sempre conquistava cerca de cinco seguidores num dos meus canais "internacionais". Era para ter feito a retracção (que está incompleta "no congelador") desde Março deste ano na segunda mas por motivos de queixume e afins foi adiado para a próxima segunda. Acredito que vou avançar sem medo para a dita e rezar para que o YouTube faça justiça à minha carreira.

Estritamente sobre o canal ATVTQsV, haverá mudança de conteúdos ou quê?

Dado que há muita gente que grava os separadores com um cartão de captura super hiper mega ri-fixe gigachad 4K (que eu não tenho ;_;), e como o meu HP está podre (felizmente tenho a pasta com o Vegas Pro de lá guardado no meu disco externo para depois exportá-lo a outros PCs), acho que vou deixar de lado certos tipos de vídeo porque o YouTube agora tem como hóspedes quianças que fazem vídeos no Kinemaster, Flipaclip, VideoShow etc. de separadores de tudo (produtoras, editoras, canais e noticiários). O que me confunde é que muitos deste utilizadores idolatram editoras de vídeo sem nunca ter visto um gravador das antigas em pessoa, ou até canais lineares (mesmo dos seus próprios países) sem ver mais de 5 minutos de televisão por dia. Também, a classe de utilizadores que mistura paixões deles com aqueles separadores, é de fugir

Vejo que o Grafismos Portugueses, por vicissitudes de ter uma fase anglo (que acabou no início deste ano) alcançou uma forte audiência internacional, e isso inclui aquela comunidade das "quianças do YouTube". Quanto mais jovem pior. Eles precisam de terapia e estar menos tempo nas máquinas e acabar com aquele vício (para mim) de editar separadores das produtoras e dos canais como se a sua vida dependesse disso. Eles também invadiram sites mais pequenos, portanto arranjar alternativa é e sempre será difícil.

Mas face ao ATVTQsV, vou concentrar menos em separadores e mais na TV fictícia cómica que tinha, a Telecinquenta. Tinha o seu auge de Janeiro a Julho de 2019 e desde então não produzi mais vídeos porque tinha preguiça ou queria fazer outros tipos de vídeos, sérios e cómicos, quer para mim quer para um não tão vasto auditório. Achava a Telecinquenta um bom momento de entretenimento e lazer, na altura estava influenciado pela TV Maresol e outras "afiliadas" da Rede Metrópole do Twitter, e bebi muito das suas influências, mas ultimamente a Maresol mudou os seus conteúdos para concentrar-se mais nas chamadas lives de programas do canal e a Metró ameaça fechar as portas (também, o primeiro ano do Bolsonaro era bom para memes, depois veio a pandemia e arruinou tudo). Esta nova Telecinquenta meio que fará a ponte entre o canal esquartejado em 2020 e renascido (eu espero) este ano, agora com algumas influências de canais como Asepxia TV, canal fictício espanhol cujo admin tem vários, tem muitas piadas autorreferenciais, "tira o sarro" de algumas quianças como o Savio Begaj e como ele encheu o YouTube com litros quilométricos de entulho que parecem vindos da minha cabeça quando tenta dormir e não consegue (textos sem sentido e grafismos nada a ver), etc. O dono da Asepxia ainda faz experiências boas com vídeo analógico, em Portugal não há especialistas nos dois ao mesmo tempo xb

2023: o ano do vaçantame (e do açambarcame)

Recebi notícias no mês passado de que o Google ameaça acabar a partir de Dezembro com contas do GMail que, segundo eles, estão sem usar há dois anos ou mais (péssimo para utilizadores que faleceram). No início achavam que o YouTube não iria ser afectado, mas depois o Google actualizou e disse que não. Mas como o Google é o Google, é muito provável que em pleno 2024 irão negar a decisão.

Tenho estado a açambarcar alguns vídeos de muitas fontes, pois tenho um disco externo de 2TB da Toshiba (publicidade enganosa, dado que é 1,80TB e apesar de ter colocado muito entulho, nem a metade está cheio). Relativamente ao campo da televisão eu só descarreguei uma boa dose de vídeos que descarreguei e acumulei etc. desde 2020 e antes no Google Drive, e pretendo prestar menos atenção à comunidade televisiva internacional (sobretudo a secção mais "amadurecida") pois não quero acabar como furro do Ceará a fazer vídeos dos piores separadores até do seu país e como convidado de programa de livestream de utilizador brasileiro.

Ainda há a questão de fecharem outras plataformas como o SAPO Vídeos que nem comentários tem, e ainda tenho de descarregar demasiados vídeos dos primórdios do Canal Q antes que seja tarde demais.

Estou a retomar a minha sanidade pré-pandémica, mas infelizmente tive o azar de partilhar vídeos pouco vistos de canais de televisão e de ter os mesmos postos em privado ou apagados do YouTube. Já aconteceu com uns separadores da Manásat quando fiz a sua crónica dias antes do primeiro bloqueio.

Termino a dizer que agradeço o apoio que me deram mesmo apesar de muitos dos meus apoiantes serem estrangeiros e que não sabiam que tinha conta cá, mas o que importa é que vou chegar à retracção na segunda num horário que me apetece e poderá levar-me, a largo prazo, à vitória.

Quanto à THdS, não sei se posso continuar para bem da minha sanidade mental, também eu preciso de ter descansos das máquinas.

Boa noite e até segunda.

  • Obrigado 2
  • Triste 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/06/2023 at 22:02, ATVTQsV disse:

Que lost media tinhas?

Boa parte do lost media era recolhida de utilizadores do YouTube mas também tinha lost media meu.

Lembro-me que fizeste uma reconstrução de um separador de publicidade da TVI utilizado por volta de março (?) de 2000, o vídeo original só tinha a parte final e o início do separador, pelo que me lembro era semelhante ao separador utilizado no início de 1999, mas o logotipo da TVI tinha efeito de vidro (?) e tinha escrito em baixo Publicidade (tal como escrito aqui, não PUBLICIDADE) em Helvetica (fonte/tipo de letra parecida ao Arial). Esse separador parece que se tornou lost media já que não vejo o vídeo original... e em 2000 não sei se utilizou ainda o grafismo do ultimo semestre de 1999 (aquele em tons de verde), o que é verdade é que trata-se de um separador usado por pouquíssimo tempo (pois depois mudou para um grafismo ao estilo da SKY One de 1993-1995, e em setembro do mesmo ano mudou totalmente de imagem como todos nós sabemos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, TV1_22 disse:

Lembro-me que fizeste uma reconstrução de um separador de publicidade da TVI utilizado por volta de março (?) de 2000, o vídeo original só tinha a parte final e o início do separador, pelo que me lembro era semelhante ao separador utilizado no início de 1999, mas o logotipo da TVI tinha efeito de vidro (?) e tinha escrito em baixo Publicidade (tal como escrito aqui, não PUBLICIDADE) em Helvetica (fonte/tipo de letra parecida ao Arial). Esse separador parece que se tornou lost media já que não vejo o vídeo original... e em 2000 não sei se utilizou ainda o grafismo do ultimo semestre de 1999 (aquele em tons de verde), o que é verdade é que trata-se de um separador usado por pouquíssimo tempo (pois depois mudou para um grafismo ao estilo da SKY One de 1993-1995, e em setembro do mesmo ano mudou totalmente de imagem como todos nós sabemos)

Eu ainda tenho o anúncio do separador "dourado" de Março de 2000, que era o tarifário Trevo da Maxitel que está no meu disco externo, achava que era dourado por causa dos Óscares, né, infelizmente não existem gravações suficientes para tirar a prova cabal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 11/06/2023 at 23:38, ATVTQsV disse:

Eu ainda tenho o anúncio do separador "dourado" de Março de 2000, que era o tarifário Trevo da Maxitel que está no meu disco externo, achava que era dourado por causa dos Óscares, né, infelizmente não existem gravações suficientes para tirar a prova cabal.

Olha, por acaso tinhas alguma coisa da SIC Notícias antes de ires abaixo, sem ser o separador de relógio da reportagem?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...