Jump to content

A Viagem [cancelada]


DanielNunes

Posts Recomendados

Filha de autora de novelas espíritas vai escrever remake de A Viagem na Globo

A novela A Viagem vai ser adaptada para a faixa das 18h da Globo. Renata Jhin, filha da autora Elizabeth Jhin, já trabalha no projeto. A negociação da emissora com a roteirista começou há alguns meses, e a previsão é que o remake, quando a versão de 1994 da trama escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995) completa 30 anos de exibição.

Aos 73 anos, Elizabeth Jhin não quer mais assumir uma novela. Ela não teve seu contrato renovado com a Globo no ano passado, e a filha dela foi apontada como a melhor escolha entre os profissionais do mercado para estar à frente do remake de A Viagem. Renata estava na equipe de colaboradores da mãe de Amor Eterno Amor (2012) e de Espelho da Vida (2018).

Nos bastidores, comenta-se que ela teve papel fundamental no desenvolvimento da última trama da mãe há quatro anos. Renata, aliás, deixou o remake de Dona Beija (1986), da HBO Max, em maio deste ano, justamente para fechar contrato com a Globo.

Ela segue, de certa forma, os passos de Bruno Luperi, autor responsável pela adaptação de Pantanal. Assim como o novelista, Renata conhece bem o terreno em que vai pisar: os meandros de histórias que trazem o universo espírita, com reencarnações e almas obsessoras. Elizabeth foi convidada para ser supervisora da história, mas optou por não ser a mentora da filha --há quem diga que ela quer ver a herdeira fazer esse voo solo com as próprias asas. 

O projeto está bem no início, e Renata só começou a fazer esboços do que precisará para desenvolver a "encomenda" da líder de audiência na TV aberta. Ela está estudando muito para reescrever a saga de Ivani Ribeiro, considerada um ícone da teledramaturgia brasileira.

De acordo com o colunista André Romano, Walcyr Carrasco chegou a ser convidado para escrever a saga sobre a vida após a morte. O novelista até publicou um vídeo em seu perfil em uma rede social no qual afirmou não saber de nada e deixar claro que está focado em escrever Terra Vermelha (título provisório), trama que vai substituir Travessia no horário nobre da Globo em maio de 2023. 

No entanto, o Notícias da TV ouviu fontes ligadas ao remake de A Viagem que asseguram que a Globo está em contato com o autor para que ele seja o supervisor de Renata Jhin. 

A Globo foi procurada pela reportagem para comentar as informações apuradas, mas não enviou resposta até a publicação deste texto.

 

Vilão com cara de anjo

A versão de 1994 de A Viagem foi considerada muito ousada, principalmente por ser inspirada na filosofia de Allan Kardec (1804-1869). No enredo, Alexandre (Guilherme Fontes), um playboy delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio, passa a infernizar as vidas de todos aqueles que considera serem os responsáveis por seu trágico destino. O encapetado é o verdadeiro condutor da história.

Raul (Miguel Falabella) e Téo (Maurício Mattar), irmão e cunhado de Alexandre, respectivamente, são os principais alvos do espírito obsessor. Entretanto, mostrar uma trama que busca explicar a vida após a morte é o principal foco da novela. Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes) também estão entre os personagens atormentados por Alexandre.

Até hoje, o intérprete do vilão do Além é lembrado pelo "satanás" de A Viagem. O universo mágico, além de marcante, também é um dos trunfos da trama, que conta com Céu e inferno --o primeiro retratado em um jardim lindo, cheio de flores, e o segundo em uma espécie de mar de lama, onde Alexandre desembarcou após cometer suicídio.

O roteiro teve origem nos anos 1970, com a primeira versão exibida entre 1975 e 1976 na TV Tupi (1950-1980). Em 1994, a segunda versão, fez sucesso na Globo. As reprises no Vale a Pena Ver de Novo também foram bem-sucedidas. Recentemente, entre 2020 e 2021, o folhetim foi reapresentado pelo Viva.

  • Gosto 3
  • Adoro 2
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O curioso é que está a ser uma escada de horário, a versão original foi às oito, o primeiro remake às sete e o segundo às seis. Por mim "A Viagem" não seria feita, é uma novela que deu certo no seu primeiro remake, mexer de novo numa novela bem lembrada e sucedida é um risco. "Éramos Seis" está a prova que passou despercebida e ainda o remake de 1994 é a mais lembrada. "Pantanal" vai para a mesma curva dos outros. Não sei o que está andar na Globo, o México veio para o Brasil para trazer ideias de novas adaptações de outras novelas, só pode ser. 

há 37 minutos, Diogo O. disse:

A minha mãe fala muito desta novela e diz que era um bocado ridícula.

Curioso para ver, mas não sei se gosto muito da Globo virada para estes remakes... 

Não a acho ridícula, mesmo eu sendo católico, eu não acredito na doutrina espírita. A autora conseguiu um feito que outros autores não conseguem retratar em suas novelas, a religião de forma mais clara. Acho que até hoje é a única novela que retratou uma religião de forma mais séria, não que a Glória Perez em suas novelas não o fez, e fez também com maestria. Mas Ivani Ribeiro mergulhou bem fundo para retratar a doutrina espírita de como ela é. Engraçado que o Brasil de maioria cristão protestante e católico, se rende a esta novela. Para muitos é a melhor novela de muitos anos. Não atoa que suas reprises são bem sucedidas. Tem uma mensagem ali, as vezes de conforto. Só de pensar de como seria o lugar onde a gente vai ficar depois de morrer que é um campo de golfe 😃 (cenário na novela foi num campo de golfe),  já é algo reconfortante. 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, DanielNunes disse:

O curioso é que está a ser uma escada de horário, a versão original foi às oito, o primeiro remake às sete e o segundo às seis. Por mim "A Viagem" não seria feita, é uma novela que deu certo no seu primeiro remake, mexer de novo numa novela bem lembrada e sucedida é um risco. "Éramos Seis" está a prova que passou despercebida e ainda o remake de 1994 é a mais lembrada. "Pantanal" vai para a mesma curva dos outros. Não sei o que está andar na Globo, o México veio para o Brasil para trazer ideias de novas adaptações de outras novelas, só pode ser. 

Não a acho ridícula, mesmo eu sendo católico, eu não acredito na doutrina espírita. A autora conseguiu um feito que outros autores não conseguem retratar em suas novelas, a religião de forma mais clara. Acho que até hoje é a única novela que retratou uma religião de forma mais séria, não que a Glória Perez em suas novelas não o fez, e fez também com maestria. Mas Ivani Ribeiro mergulhou bem fundo para retratar a doutrina espírita de como ela é. Engraçado que o Brasil de maioria cristão protestante e católico, se rende a esta novela. Para muitos é a melhor novela de muitos anos. Não atoa que suas reprises são bem sucedidas. Tem uma mensagem ali, as vezes de conforto. Só de pensar de como seria o lugar onde a gente vai ficar depois de morrer que é um campo de golfe 😃 (cenário na novela foi num campo de golfe),  já é algo reconfortante. 

 

Eu continuo a achar que aquela mensagem final é altamente poderosa ainda hoje quando revejo a cena fico meio arrepiado, o problema de hoje em dia é que uma abordagem daquelas tem de ser altamente cuidadosa, até porque não tem nada a ver com as farofadas espiritas do Walcyr,  não sei até que ponto a novela não vai levar 'paulada' naquele horário por causa destes temas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renata Jihn seria uma boa aposta para estar a escrever isto, mas não como autora principal, uma vez que ainda não teve oportunidades a solo, apenas colaboradora em várias novelas na globo e também na record. Ser alçada a autora principal num projeto desta envergadura, até pelo simbolismo da obra e por ser supostamente a 100a novela das 18h da globo, e de uma imensa responsabilidade. No entanto, todos os autores com quem ela já trabalhou dizem que ela é uma excelente guionista. 

Relativamente à trama da novela, não a acho nada nada ridícula, pelo contrário. No entanto, o remake da década de 90 tinha sequências pesadas de ódio e de vingança que, a serem mantidas nesta re-atualizacao, não sei como encaixariam no horário das 18h da globo. Seria interessante ver a atualização da trama com os novos efeitos especiais das mais recentes tecnologias. 

Não tenho curiosidade em ver este remake, mas espreitá-lo-ia na boa. Considero que a pessoa mais apta para ficar à frente disto é mesmo a Elizabeth Jihn, dada a sua preferência por este tipo de temas. No entanto, como não tem contrato fixo com a globo, não sei se isso seria possível ou se a autoria teria sequer interesse. 

Editado por Ficção Nacional
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Zé Santos disse:

Não é a primeira vez que o site Notícias da TV é apanhado em fake news e notícias de especulação...

Eu acho que é verdade sim. Mas acho que não era para ser divulgado tão agora. Vejo mais por precaução do que outra coisa. Pode ser algo em torno de direitos autorais, porque a Ivani Ribeiro se baseou no livro do "Nosso Lar". Algo ai que a Globo quer negar. Se com a entrada de Eliana na Globo está assim porque não com esta novela que está a ser ventilada como um possível remake há meses. É igual "Renascer" e "O Rei do Gado" muitos (a imprensa) já batem que é definitivo o remake destas duas novelas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não terminei a versão dos anos 90. Via a novela pela Globo Portugal, depois passei a ver na net mas deixei-a perto da reta final por causa de 'Pantanal'. 

Também não sei se será boa ideia fazerem um remake de uma novela tão emblemática nesta altura do campeonato. Por outro lado, se a filha da Elizabeth Jhin tiver a mesma sensibilidade e talento para a escrita da mãe, acredito que possamos ser surpreendidos pela positiva. Isto se a novela não for um clone escancarado da versão de 1994, claro está. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielNunes disse:

Eu acho que é verdade sim. Mas acho que não era para ser divulgado tão agora. Vejo mais por precaução do que outra coisa. Pode ser algo em torno de direitos autorais, porque a Ivani Ribeiro se baseou no livro do "Nosso Lar". Algo ai que a Globo quer negar. Se com a entrada de Eliana na Globo está assim porque não com esta novela que está a ser ventilada como um possível remake há meses. É igual "Renascer" e "O Rei do Gado" muitos (a imprensa) já batem que é definitivo o remake destas duas novelas. 

Quem começou a lançar esses boatos do remake de AV foi o Observatório da TV e as Notícias da TV, sites com fama de fake news como disse e bem o @Arun Marruá . 

o Duh Secco é uma fonte bem confiável do que se passa na Globo e no Viva, confio mais nele, do que nos outros sites que foram desmascarados, inclusive pelo Walcyr Carrasco, autor da Globo. 

Desde que começou Pantanal que os sites não se cansam de inventar remakes para ver se cola. 

E como disse o @Ficção Nacional a Renata Jhin nem sequer trabalha neste momento na Globo e ela própria desmentiu ao Duh Secco.

Editado por Zé Santos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Zé Santos disse:

Quem começou a lançar esses boatos do remake de AV foi o Observatório da TV e as Notícias da TV, sites com fama de fake news como disse e bem o @Arun Marruá . 

o Duh Secco é uma fonte bem confiável do que se passa na Globo e no Viva, confio mais nele, do que nos outros sites que foram desmascarados, inclusive pelo Walcyr Carrasco, autor da Globo. 

Desde que começou Pantanal que os sites não se cansam de inventar remakes para ver se cola. 

Se esses remakes todos que eles inventaram existissem mesmo, tínhamos novelas garantidas até 2050 :nostalgia:

É que já foi o remake de O Rei do Gado, Renascer, Xica da Silva, Vale Tudo, A Viagem :vip:

O que vem a seguir? Remake de A Regra do Jogo? :olhos:

há 1 hora, Ficção Nacional disse:

No entanto, como não tem contrato fixo com a globo, não sei se isso seria possível ou se a autoria teria sequer interesse. 

Exato, a Renata Jhin está a escrever o remake de Dona Beija para a HBO Max

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Arun Marruá disse:

Se esses remakes todos que eles inventaram existissem mesmo, tínhamos novelas garantidas até 2050 :nostalgia:

É que já foi o remake de O Rei do Gado, Renascer, Xica da Silva, Vale Tudo, A Viagem :vip:

O que vem a seguir? Remake de A Regra do Jogo? :olhos:

É mesmo! Todos os meses falam de um remake diferente. E é quase sempre o Observatório da TV ou as Notícias da TV a noticiar. 

E passado pouco tempo são desmentidos! :olhos:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já apontaram também Roque santeiro como um dos próximos remakes na globo. Portanto, vamos ver... Até acredito que o projeto A Viagem esteja no ar. Agora, para quando, quem escreve e a simbolizar o que... Isso já não sei, até porque uns dizem que é para comemorar a 100a novela das 18h da globo, outros dizem que é em homenagem aos 50 anos da primeira versão e dos 30 da segunda e seria de novo as 19h... O que se sabe é que dois autores já desmentir am estar envolvidos no projeto... Quem vira a seguir? 

Editado por Ficção Nacional
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Ficção Nacional disse:

Já apontaram também Roque santeiro como um dos próximos remakes na globo. Portanto, vamos ver... Até acredito que o projeto A Viagem esteja no ar. Agora, para quando, quem escreve e a simbolizar o que... Isso já não sei, até porque uns dizem que é para comemorar a 100a novela das 18h da globo, outros dizem que é em homenagem aos 50 anos da primeira versão e dos 30 da segunda e seria de novo as 19h... O que se sabe é que dois autores já desmentir am estar envolvidos no projeto... Quem vira a seguir? 

De facto se a novela viesse às 18h, em 2024, como noticiavam, seria a 100ª novela das 6 e uma homenagem aos 50 anos da primeira versão e dos 30 da segunda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, DanielNunes disse:

Por mim até poderia ser uma fake news. Não gostaria de uma nova versão desta novela. Mas, acho que um dia ou outro vem. A Globo vem fazendo bastante remake, e uma novela consagrada desta difícil a Globo não fazer. Assim como "Vale Tudo", pra mim é uma novela intocável.

Além disso com a globoplay a probabiliade de remakes pode ser mais viável, por exemplo eu veria com bons olhos um remake de xica da silva para a globoplay mas não tanto para canal aberto... veremos nos próximos anos como a globo vai tentar virar o jogo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Pela coluna de Flávio Ricco.

Uma ideia

O remake de “A Viagem” é só uma das muitas ideias em avaliação na Globo para o horário das 18h. A área de dramaturgia da emissora tem dito que ainda não bateu o martelo sobre o assunto.

Curiosamente, já existe até uma torcida nos bastidores para que Taís Araújo possa viver um dos principais papéis. Tempo ao tempo.   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...