Jump to content

130: Clix SmarTV/Optimus Clix TV


Recommended Posts

Há serviços que uma pessoa lembra de ver e que infelizmente deixou completamente ao lado por razões que até agora não compreende, simplesmente porque não tinha de pagar por ter. Ou porque queria estar com a ZON por muito tempo. Daqui a uma semana cumprem-se sete anos do aniversário da chegada da NOS - e por conseguinte, do fim das marcas ZON e Optimus. Até então, as duas empresas - mesmo com a fusão aprovada em 2013 - e depois de anos e anos em banho-maria - conseguiram acabar com os seus serviços individuais e no caso da televisão, em vez de criarem uma grande operadora com uma oferta diversificada de canais, acabaram por se tornar igual ao que a ZON era.

Vamos prestar homenagem à IPTV da Clix, a Clix SmarTV, que existiu cerca de oito anos no mercado e que trouxe ventos de mudança para as operadoras pagas, tendo atingido o zénite depois de 2010, num zénite que durou pouco. Bem pouco.

http://web.archive.org/web/20060429233029im_/http://images.clix.pt/canais/smartv/imagem_topo_home2.jpg

Em Junho de 2005 a Clix abriu mão à televisão "do futuro", a Clix SmarTV, ainda em regime experimental. Contudo, a plataforma só viria a se tornar mais "visível" no fim do ano, tendo aumentado substancialmente a sua cobertura à escala nacional.

A grelha inaugural consistia nos seguintes canais:

Spoiler

Generalistas:
RTP 1
2:
SIC
TVI
TV Record Europa
RTP África
Rai Uno
TVE Internacional
TV5
Rai Due
Rai Tre
Cubavisión Internacional
NHK World

Informação:
RTP N
NTV Mir
CCTV-4
SIC Notícias
FOX News
Bloomberg UK
TVE 24 Horas
Rai News 24
BBC World
Bloomberg España
CCTV-9

Documentários:
Odisseia
Biography Channel
Discovery Channel
Canal de História
Travel Channel
Animaux
Chasse et Pêche
Encyclopédie
Escales
Cuisine TV
SciTech

Entretenimento:
People+Arts
Life TV
SIC Radical
RTP Memória
Fashion TV
Wine TV
SIC Comédia
Arte
Revelation
BBC Prime
Canal de las Estrellas
Reality TV
TL Novelas

Filmes e séries:
Canal Hollywood
AXN
FOX
MGM

Música:
MTV Portugal
MCM Top
Trace TV
VH1
Mezzo
Performance
B4U Music
MCM Pop
Telehit
Bandamax
Ritmoson Latino

Desporto:
Eurosport
ESPN Classic
Motors TV
Eurosport 2
AB Moteurs
Eurosport News

Infantil:
Canal Panda
BabyTV
Tiji

Premium:
FreeX Light
FreeX TV
FreeX TV 2
X-Dream TV
Blue Hustler
Hustler TV
Inter+

A Clix tinha conseguido alguns exclusivos numa primeira fase: o pacote europeu da Televisa, para quem queria matar saudades da Galavisión (que nesta altura tinha mudado de nome para harmonizar com a versão latino-americana do Canal de las Estrellas, embora já tinha a mesma logo) que não vinha sozinho, e com ele vieram juntamente o TL Novelas, um par de canais de música e um de cinema do México (numa fase posterior tiveram o Clásico TV); três canais da Rai que a TV Cabo não tinha - entre os quais a Rai Tre e News 24, inéditas nas operadoras portuguesas; alguns canais duvidosos como a Life TV (canal "generalista" descendente da Liberty TV vinda da sétima camada da deep web); canais da Europa de Leste - o Inter+ ucraniano premium e o NTV-Mir russo básico; a ProSieben e o VOX, o primeiro já esteve nalgumas operadoras; o B4U Music para chegar às camadas mais jovens dos qué frô; alguns canais temáticos franceses, inicialmente em rigoroso exclusivo; o canal de música clássica Performance e o seu canal irmão SciTech TV que teve pouca sorte; o canal cristão Revelation que já foi alvo de partidas telefónicas; canais da Televisão Central da China; a FOX News e uma data de canais PORNÔ, todos inéditos em Portugal na altura. Infelizmente (provavelmente por terem estado a começar) não tinham nem SportTV nem Lusomundo para ter uma oferta premium decente. A SportTV veio antes do Mundial, e ainda bem. Passado algum tempo a Super RTL constou da lista.

Os canais são secundários, porque a tecnologia era o mais importante para uma operadora como a Clix, que tinha mudado a internet em 2000. A tecnologia usada pela Clix era a tecnologia ADSL2+, que permitiria melhor velocidade e oferta triple-play. Isto também incluiria um guia TV bem mais completo do que o da TV Cabo, que só dava grelhas detalhadas na Powerbox para alguns canais e não a oferta inteira, e o primeiro videoclube de uma operadora - o suposto video-on-demand da TV Cabo não passava de um mero serviço pay-per-view.

http://images.clix.pt/canais/smartv/imagem_videos_1.jpg

Sendo um serviço de IPTV, tinha de claramente usar os novos recursos para plataformas do tipo, o videoclube (perdão, Home-Vídeo) da Clix SmarTV (da qual podem ver um protótipo na imagem em cima) era o primeiro do país a recorrer a coisas do tipo "pare o filme, põe para trás, etc." e inicialmente estava limitado a filmes.

http://web.archive.org/web/20060429233107im_/http://images.clix.pt/canais/smartv/destaque_promocao_sporttv.jpg

Por esta altura a Clix SmarTV tinha consolidado um bocado, ao finalmente ter acesso ao canal premium mais cobiçado de sempre, e em Junho de 2006 contou com o Disney Channel no pacote básico, sendo esta a primeira operadora a tê-la neste regime. No fim de 2006 torna-se no primeiro operador em ter o recém-nascido canal em inglês da Al-Jazeera, numa altura em que muita gente a associava ao terrorismo, antes de passar a ser "só mais um canal de notícias".

Em 2007, com o surgimento da MEO, a Clix SmarTV ganha uma segunda concorrente (a primeira era a ARTelecom mas tinha pouca cobertura e poucos canais). No verão, a Exame Informática fez uma análise dos dois serviços com os seus representantes:

Mas teriam sido vantagens ou desvantagens?

A grelha no início de 2007 era assim (fora de ordem):

Spoiler

RTP 1
RTP 2
SIC
TVI
SIC Notícias
SIC Radical
RTP África
RTP Memória
RTP N
SportTV 1
SportTV 2
TVE 24H
Bloomberg TV
AB Moteurs
Al-Jazeera English
Animaux
Arte
AXN
B4
BabyTV
Bandamax
BBC Prime
BBC World
Biography Channel
Bloomberg
El Canal de las Estrellas
CCTV-4
CCTV-9
RIT
TV Moda
Canção Nova
INI
De Película
Overseas Property TV
Propeller
Chasse et Pêche
CNBC Europe
Cubavisión Internacional
Discovery Channel
Encyclopedia
Escales
ESPN Classic
Euronews
Eurosport
Eurosport 2
Eurosport News
Fashion TV
FOX
Canal de História
Canal Hollywood
Inter+
MCM Pop
MCM Top
Mezzo
MGM
Motors TV
MTV Portugal
National Geographic Channel
NHK World
NTV-Mir
Odisseia
Disney Channel
Canal Panda
people+arts
Performance
ProSieben
Pro TV International
Rai Uno
Rai Due
Rai Tre
Rai News 24
Russia Today
France 24
Zone Reality
TV Record
Revelation
Ritmoson Latino
RTL
SKY News
FOX News
Super RTL
Telehit
Tiji
TL Novelas
Trace TV
Travel Channel
TV5MONDE
TVE Internacional
VH1
VOX
Wine TV
Blue Hustler
FreeXTV
FreeXTV 2
X-Dream TV
Hustler TV

Por esta altura passei a saber mais sobre a existência desta operadora. Nós antigamente tínhamos net da Clix (antes do triple-play ter chegado à TV Cabo) e até achava a oferta da Clix bem mais variada do que a da operadora que tinha. Contudo estava sem alguns canais importantes que até estavam na concorrência: SIC Mulher (esta só veio em Agosto de 2007 se não me engano), FOX Life (por causa do contrato de exclusividade na altura), Cartoon Network/TCM (nem o CNN - a Turner só entraria em 2009). Até queríamos mudar para o serviço de TV da Clix mas tais planos acabaram ao fim de bem pouco tempo. Em contrapartida a operadora preenchia-se de canais meio duvidosos, boa parte deles FTA - até um de seita para dar mais dinheirinho (e não dinheiro, pois é do Macedão) para o RR Soares.

Em 2007 foram feitos aperfeiçoamentos aos serviços interactivos. Juntou-se um serviço de rádios - inicialmente quatro da MCR - as rádios do grupo estavam alojadas no site da Clix até voltarem ao IOL - nomeadamente a Comercial, Cidade FM, Best Rock FM e RCP. No fim do verão do mesmo ano juntaram-se quatro rádios da RDP - nomeadamente Antena 1, Antena 2, Antena 3 e RDP África. Na mesma altura tinha sido juntado um serviço de jogos - algo nunca visto desde o fim da falida TV interactiva da TV Cabo (na altura via sites de operadoras estrangeiras e ficava com inveja deles porque a Powerbox tinha poucas funções interactivas) - e que mais tarde chegaria às demais operadoras.

Aos poucos a operadora começava a ganhar mais substância, devido ao inicio da MEO e da guerra de canais das operadoras, tendo passado a emitir os canais TVCine pouco tempo depois da sua renovação. A grelha foi enriquecida com novos canais do filé - um contrato com a Sony permitiu-lhe o acesso aos seus novos canais Sony e Animax, para complementar o AXN, Nat Geo Music, FOX Crime (nada das restantes FOXs), The Style Network (através de um contrato com a NBCUniversal - por esta altura o E! começou a emitir para portugal), os canais premium da Globo (TV Globo Portugal e PFC) e o canal duvidoso WorldMadeChannel.

Como diria um utilizador do Clixforum:

"Ao abrir o site, parece o canal oficial do Bloco de Esquerda.

Ao ver a programação, bem... er... vejam vocês próprios."

"É um canal feito pelos próprios espectadores.
Não, não é tipo "você decide" mas sim "você é que faz o filme e manda pra nós e nós passamo-lo""

Nunca ouviu falar deste canal?

Então considere-se com muita sorte:

Não sei por onde começar. A ideia do canal era "recebemos vídeos de todo o mundo para depois fazer vídeos para encher os chouriços da nossa programação, no caso o nosso canal é um enche-chouriços que tem o tamanho da minha auto-estima, por isso não precisamos de ter diálogos textuais de maneira que passe a ser um canal sumamente internacional, temos até um protocolo com as Nações Unidas e daí os nossos títulos são nas línguas oficiais da organização, no entanto espero que o canal que temos acabe rápido porque apesar de sermos da web 2.0 nós não teremos guito para aguentar"

Nem tudo era bom na Clix SmarTV.

Para já, a qualidade do sinal nalguns dos casos era fraca demais:

Às vezes o sinal tinha muito que desejar:

Grelha em 2009:

Spoiler

1 - RTP 1
2 - RTP 2
3 - SIC
4 - TVI
5 - SIC Notícias
6 - RTP N
7 - RTP Memória
8 - RTP África
9 - SIC Radical
10 - SIC Mulher
11 - TV Globo Portugal
12 - Record
13 - Porto Canal
14 - E!
15 - People & Arts
16 - Fashion TV
17 - Zone Reality
18 - ESPN America
19 - PFC
20 - SPORT.TV 1
21 - SPORT.TV 2
22 - SPORT.TV 3
23 - SPORT.TV 1 HD
24 - Eurosport
25 - Eurosport 2
26 - Eurosport News
27 - AB Moteurs
28 - ESPN Classic
29 - Motors TV
30 - Benfica TV
31 - Bebe TV HD
32 - Disney Channel
33 - Canal Panda
34 - Baby TV
35 - Jim Jam
36 - KidsCo
37 - Super RTL
38 - Tiji
39 - Discovery
41 - Odisseia
42 - História
43 - Travel Channel
44 - National Geographic
45 - Nat Geo Wild
46 - Nat Geo Music
47 - National Geographic HD
48 - Bio.
49 - Encyclopedia
50 - Animaux
51 - TVC1
52 - TVC 2
53 - TVC 3
54 - TVC "HD" sem ser em HD
55 - Trailers Videoclube
56 - Hollywood
57 - FOX
58 - FOX Crime
59 - Sci Fi
60 - AXN
61 - Sony Entertainment Television
62 - Animax
63 - MGM
64 - Propeller
65 - Cartoon Network / TCM
67 - The Style Network
68 - Arte
69 - Arte HD
71 - BBC Prime
72 - TV Moda
73 - Luxe TV HD
74 - MTV Portugal
75 - MCM Top
76 - MCM Pop
77 - VH1
78 - TRACE
79 - Ritmoson Latino
80 - Telehit
81 - B4U Music
83 -Mezzo
88 - Euronews
89 - SKY News
90 - FOX News
91 - Bloomberg
92 - CNN
93 - BBC World
94 - CNBC
95 - 24 Horas
97 - Al-Jazeera
100 - The Poker Channel
102 - Chasse et Pêche
103 - Escales
106 - TVE Internacional
109 - France 24
110 - TV5 Monde
111 - Rai Uno
112 - Rai Due
113 - Rai Tre
114 - Rai News 24
117 - Canal de la Estrellas
118 - De Película
119 - Cubavisión Internacional
121 - TLNovelas
122 - Clásico TV
128 - RTL
130 - ProSieben
131 - VOX
132 - Disney Cinemagic HD
133 - Disney Cinemagic SD
144 - Canção Nova
145 - RIT
146 - Revelation
159 - Russia Today
160 - Inter +
162 - PRO TV International
163 - Star Plus
164 - Star Gold
168 - CCTV-4
169 - CCTV-9
172 - NHK World
180 - Man-X
181 - Blue Hustler
182 - Hustler TV
184 - Free X TV
185 - Free X TV 2
187 - X Dream TV

2009 trouxe a chegada da ESPN America, do Disney Cinemagic e dos canais STAR Plus e STAR Gold, para tentar angariar mais clientes entre os qué frô. Surgiu uma série de serviços novos.

  • Teletexto: acesso aos serviços de teletexto dos poucos canais que o usavam
  • Kids Club: esta já veio em 2008, serviu como a base do serviço MEO Kids e que fez a ZON entrar com algo parecido. Restringia as crianças aos canais a eles apropriados e à sua secção do vídeoclube. Tinha também um comando dedicado - algo que a ZON e a Vodafone coneguiram imitar.
  • Karaoke: disponível no vídeoclube da operadora
  • Clixopedia: acesso às versões da Wikipédia em português e inglês na box da Clix, serviço em constante actualização
  • Restart TV: a Clix foi a primeira em Portugal a disponibilizar este serviço, que já existia na Time Warner Cable nos EUA e mais tarde alastrou-se pelas restantes operadoras. Estava disponível nalguns canais

Manual de 2009

No fim de 2009 a Clix TV actualizou o seu software e a sua interface:

Antes da alteração:

A alteração com as antigas cores da Clix durou dois meses, já que em Janeiro de 2010 a Clix fora integrada na Optimus.

Alguns novos canais surgiram: os restantes canais da FOX, o MOV e o Panda Biggs, e canais mais duvidosos como o Press TV, My Channel (por incrivel que pareça é do Macedão), World Fashion e o paquistanês ARY News. A grelha continuava a ficar desorganizada, assim:

Spoiler

1 - RTP 1
2 - RTP 2
3 - SIC
4 - TVI
5 - SIC Notícias
6 - RTP N
7 - RTP Memória
8 - RTP África
9 - SIC Radical
10 - SIC Mulher
11 - TV Globo Portugal
12 - Record
13 - Porto Canal
14 - E!
15 - Discovery Travel & Living
16 - Fashion TV
17 - Zone Reality
18 - ESPN America
19 - PFC
20 - SPORT.TV 1
21 - SPORT.TV 2
22 - SPORT.TV 3
23 - SPORT.TV 1 HD
24 - Eurosport
25 - Eurosport 2
26 - Eurosport News
27 - AB Moteurs
28 - ESPN Classic
29 - Motors TV
30 - Benfica TV
31 - Bebe TV HD
32 - Disney Channel
33 - Canal Panda
34 - Baby TV
35 - Jim Jam
36 - KidsCo
37 - Super RTL
38 - Tiji
39 - Discovery Channel
40 - Nat Geo Wild HD
41 - Odisseia
42 - História
43 - Travel Channel
44 - National Geographic
45 - Nat Geo Wild
46 - Nat Geo Music
47 - National Geographic HD
48 - Biography
49 - Encyclopedia
50 - FOX Life HD
51 - FOX HD
52 - FOX Next
53 - FX
54 - FOX Life
55 - Trailers Videoclube
56 - Hollywood
57 - FOX
58 - FOX Crime
59 - Syfy Universal
60 - AXN
61 - Sony Entertainment Television
62 - Animax
63 - MGM
64 - Propeller
65 - Cartoon Network/TCM
67 - The Style Network
68 - Arte
69 - Arte HD
70 - My Channel
71 - BBC Entertainment
72 - TV Moda
73 - Luxe TV HD
74 - MTV Portugal
75 - MCM Top
76 - MCM Pop
77 - VH1
78 - Trace
79 - Ritmoson Latino
80 - Telehit
81 - B4U Music
83 - Mezzo
85 - World Fashion
86 -Ary News
87 - Record News
88- Euronews
89 - Sky News
90 - FOX News
91 - Bloomberg
92 - CNN
93 - BBC World
94 - CNBC
95 - 24 Horas
96 - France 24 (Inglês)
97 - Al Jazeera
98 - Press TV
100 - The Poker Channel
101 - RTP 1 HD
102 - Chasse et Pêche
103 - SIC HD
104 - Animaux
105 - Escales
106 - TVE Internacional
109 - France 24
110 - TV5 Monde
111 - Rai 1
112 - Rai 2
113 - Rai 3
114 - Rai News 24
115 - TPA Internacional
117 - Canal de las Estrellas
118 - De Película
119 - Cubavisión Internacional
122 - Clásico TV
123 - SPORT.TV Golfe HD
124 - SPORT.TV Golfe
121 - tlnovelas
128 - RTL
130 - ProSieben
131 - VOX
132 - Disney Cinemagic HD
133 - Disney Cinemagic SD
134 - Panda Biggs
143 - INI TV
144 - Canção Nova
145 - RIT
146 - Revelation
149 - MOV
150 - MOV HD
151 - TVC 1
152 - TVC 2
153 - TVC 3
154 - TVC
159 - Russia Today
160 - Inter+
162 - PRO TV International
163 - Star Plus
164 - Star Gold
168 - CCTV-4
169 - CCTV-9
172 - NHK World
180 - Man-X
181 - Blue Hustler
182 - Hustler TV
184 - Free X TV
185 - Free X TV 2
187 - X Dream TV
188 - HOT

Em Junho de 2010 é anunciada uma mudança na grelha de modo a melhorar a categorização dos canais. A grelha ficou organizada assim:

Spoiler

1 - RTP 1
2 - RTP 2
3 - SIC
4 - TVI
5 - SIC Notícias
6 - RTP N
8 - RTP Memória
9 - RTP África
10 - SIC Radical
11 - SIC Mulher
12 - Porto Canal
13 - RTP 1 HD
15 - SIC HD
20 - SPORT.TV 1
21 - SPORT.TV 2
22 - SPORT.TV 3
23 - SPORT.TV HD
24 - SPORT.TV Golfe HD
26 - SPORT.TV Golfe SD
28 - PFC
30 - Benfica TV
38 - Eurosport
39 - Eurosport 2
40 - Eurosport News
41 - ESPN Classic
42 - ESPN America
46 - The Poker Channel
47 - Motors TV
48 - AB Moteurs
49 - Chasse et Pêche
50 - Disney Cinemagic HD
51 - Disney Cinemagic SD
55 - Disney Channel
60 - Canal Panda
61 - Panda Biggs
63 - Jim Jam
64 - KidsCo
66 - Cartoon Network
70 - Bebe TV HD
72 - Baby TV
75 - Tiji
76 - Super RTL
80 - TVC 1
81 - TVC 2
82 - TVC 3
83 - TVC
90 - AXN HD (brevemente)
91 - FOX Life HD
92 - FOX HD
93 - MOV HD
98 - FOX Next
99 - FX
100 - FOX Crime
104 - Sony Entertainment Television
105 - Animax
106 - Hollywood
107 - TCM
108 - MGM
109 - Propeller
110 - Trailers Videoclube
112 - AXN
114 - FOX Life
115 - FOX
116 - MOV
118 - Syfy
121 - National Geographic HD
122 - Nat Geo Wild HD
126 - Discovery
127 - National Geographic
128 - Nat Geo Wild
134 - História
136 - Odisseia
138 - Biography
141 - Travel
145 - Animaux
146 - Encyclopedia
147 - Escales
151 - MTV Portugal
153 - MCM Top
156 - VH1
158 - MCM Pop
161 - Trace TV
163 - Nat Geo Music
168 - Mezzo
170 - Ritmoson Latino
171 - Telehit
174 - B4U Music
180 - Euronews
183 - Regiões TV (brevemente)
184 - CNN
185 - Sky News
186 - BBC World
187 - FOX News
188 - CNBC
189 - Bloomberg
190 - France 24 (Inglês)
193 - Al Jazeera
196 - Press TV
197 - Russia Today
201 - TVE 24H
202 - France 24 (Francês)
204 - Record News
207 - Ary News
210 - TV Globo Portugal
211 - TV Record
215 - Discovery Travel & Living
216 - Zone Reality
217 - MVM (brevemente)
220 - E! Entertainment
221 - My Channel
223 - BBC Entertainment
227 - Luxe TV HD
228 - The Style Network
231 - World Fashion
232 - Fashion TV
233 - TV Moda
236 - Canção Nova
237 - RIT
238 - Revelation
239 - INI TV
240 - TVE Internacional
241 - Canal de las Estrellas
242 - Cubavisión Internacional
243 - De Película
244 - TLNovelas
245 - Clásico TV
248 - TV5 Monde
250 - Arte HD
251 - Arte
254 - Rai 1
255 - Rai 2
256 - Rai 3
257 - Rai News 24
261 - ProSieben
262 - RTL
263 - VOX
265 - TPA Internacional
270 - Inter +
275 - PRO TV International
280 - Blue Hustler
283 - Hustler TV
290 - HOT
291 - Free X TV
292 - Free X TV 2
293 - X Dream TV
297 - Man-X
300 - Star Gold
301 - Star Plus
310 - CCTV-4
311 - CCTV News
315 - NHK World
500 - Mosaico

A operadora passou a contar com um mosaico, da qual não existem registos. Estava também prevista a entrada dos canais da NEXTV (MVM e RTV), no entanto as negociações continuaram sem frutos e os canais desistiram da sua oportunidade de entrar em 2012.

Como ficou a interface:

Manual de 2010

A mudança da Optimus Clix TV trouxe também a chegada das redes sociais à box, coisa que as outras operadoras já estavam a fazer. No caso da Optimus Clix foram introduzidas aplicações do Facebook e do Twitter.

Em 2011 a operadora retirou mais canais do que entrou, em duas ocasiões:

  • em Março, entrada dos canais Fashion One, Fashion One HD, Islam Channel e RT Doc e saída dos canais B4U Music, CCTV-4, Escales, Chasse et Pêche, Encyclopedia e Animaux;
  • em Maio, com a entrada a novos pacotes do KidsCo e do Syfy, entrada geral da AR TV e saída dos canais Ritmoson Latino, Telehit, Luxe TV HD, Canal de las Estrellas, De Película, tlnovelas, Clásico TV, Rai 2 e Rai 3.

A operadora contava agora com RF analógico por fibra.

Em Outubro de 2011 começa a contar com opção de gestão de canais premium, coisa que já havia na concorrência.

Novidades em 2012 incluiram a chegada de novos canais alemães: SAT.1 e Kabel Eins, complementando a ProSieben que estava na plataforma desde o início, o Canal 180, a TVI 24 (razão pela qual a posição 7 estava vaga por um bom tempo). Surgiu uma série de aplicações novas, como o extinto serviço de fotos da Google Picasa, o Dailymotion (a Optimus tinha capitais da France Télécom, daí terem colocado uma app deles), capas de jornais e revistas, troca de livros, leitura de blogues que estavam alojados no servidor da Clix e uma série de utilitários.

Em 2013, poucas mudanças, a Benfica TV passa a premium, mudança na SPORT.TV, fim do Poker Channel e subsequente troca pelo canal Ginx, troca do Cartoon Network em inglês pela versão em português. No fim do ano fora finalmente aprovada a fusão entre ZON e Optimus criando uma operadora que só teria os seus resultados em Maio de 2014.

A fusão estava especulada desde 2007 quando o spin-off da PTM foi concretizado e a Clix ainda era da Sonaecom. Eu na altura estava na expectativa de ver as ofertas das duas operadoras a fundirem, para assim termos um grande pacote de canais sem igual. Ficou tudo em banho-maria até que nos primeiros meses de 2014 começam as suspeitas sobre qual seria a nova marca, e o que aconteceria à Optimus Clix e à sua plataforma de televisão.

Em Fevereiro de 2014 foi anunciada a retirada dos seguintes canais (canais a negrito indicam canais que estavam na ZON na altura):

  • AB Moteurs
  • Jim Jam
  • Duck TV HD
  • Tiji
  • Super RTL
  • MGM
  • Trailers Videoclube
  • E!
  • MCM Top
  • MCM Pop
  • Mezzo Live HD
  • Mezzo
  • The Style Network
  • Casa Club TV
  • Rai 1
  • Rai News 24
  • VOX
  • Inter+

Resultado da grelha: http://other.static.clix.pt/fibra.clix.pt/GrelhaDeCanais.pdf

Canais que não resistiram à NOS:

  • BabyTV (voltaria à NOS em 2018)
  • RT Doc (voltaria a Portugal na grelha da Vodafone em 2016)
  • Islam Channel
  • My Channel (ninguém queria mais canais do Macedão; já havia um programa na Record Europa usando grafismos reminescentes, o My Top 10)
  • Fashion One HD (um canal de moda já é suficiente)
  • World Fashion (idem)
  • RIT/Canal Um Europa (entrava na NOS em 2015, mas saiu depois de ter entrado na MEO)
  • Inspiration Network International (testado na grelha da ZON em 2010 mas nunca entrou)
  • Arte HD
  • SAT.1
  • kabel eins
  • ProSieben (a NOS achava que só ter RTL e Super RTL no continente era suficiente)
  • PRO TV International (a NOS achava que os imigrantes romenos ficavam a ganhar com a TVR)
  • Inter+ (tinha saído da grelha da ZON em 2013, eles achavam que ter dois canais ucranianos dava prejuízo)
  • Blue Hustler (a NOS sentia-se confortável com os canais Playboy e HOT)
  • Hustler TV (idem)
  • Free-X TV (idem idem)
  • Private Spice (idem idem aspas aspas)
  • French Lover (idem idem aspas aspas enter)
  • STAR Gold (os qué frô já tinham Zee TV e dois canais da Sony)
  • STAR Plus (idem; estes dois canais ainda estão na Vodafone)
  • CCTV News (voltaria pouco tempo depois à NOS)

Um triste fim para uma grande operadora (ou será que não?).

Ainda antes da fusão das operadoras a ZON estava a testar quatro canais alemães, dois dos quais estavam na Clix e encontram-se na grelha madeirense (Das Erste, ZDF, ProSieben e SAT.1, salvo erro), tal suposição era um mero rumor. O videoclube da operadora foi encerrado junto com os canais acima mencionados.

Em Fevereiro surgiu a suposição de que a operadora seria a SKY Portugal, quando na verdade um russo qualquer a partir de uma residência de luxo em Miami pegou no código do site da ZON só para criar expectativa.

A marca Clix continuou até Setembro de 2015, mas esta crónica fala sobre a operadora de televisão e não da operadora de internet. Acho que o site ainda era da NOS, mas em vez da NOS continuar com o site e de entrar em processo de fusão, simplesmente fechou. Dizem que é por causa do progresso. Talvez, talvez não. 16 de Maio de 2014 foi o dia em que a operadora deixou de funcionar para sempre e a NOS reforçou a sua clientela.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...